7 maneiras de economizar com o seu casamento

Você esperou pelo grande dia de sua vida, mas descobriu que ter o casamento dos sonhos custa caro? Calma, não é preciso desistir de se casar: você só precisa dizer “sim” para o planejamento e para a economia.

No Brasil, eventos como casamentos são notadamente caros. Felizmente, existem maneiras de reduzir os custos, principalmente quando você e seu par se planejam para a ocasião e, de preferência, com pelo menos um ano de antecedência.

Descubra como é possível ter um casamento como você sempre quis, sem gastar muito dinheiro e garantindo memórias que vão durar para sempre:

Escolha uma data pouco concorrida

Datas muito concorridas são mais caras para se casar, além de dificultar a reserva do local, do buffet, do celebrante e assim por diante.

Uma boa alternativa é evitar os fins de semana, principalmente à noite, as vésperas de feriado e o mês de maio, que é o mês das noivas. Procure realizar o seu casamento em uma terça-feira à noite, por exemplo, ou em um domingo pela manhã.

Ao pesquisar essas opções, você vai descobrir que muitos fornecedores conseguem oferecer um desconto na hora de fechar o negócio, pois essas reservas normalmente são pouco procuradas pelos casais.

Reduza sua lista de convidados

É claro que você deseja compartilhar o momento mais importante da sua vida com todos os seus familiares, amigos, colegas do trabalho, vizinhos, colegas da faculdade, amigos de infância e outros. Porém, isso tem um custo, e é bem alto!

Prefira convidar poucos e bons convidados para fazer um mini wedding, ou seja, um casamento íntimo, moderno e para até 150 pessoas.

Pense com carinho na sua lista de convidados e inclua somente pessoas com quem o casal tem intimidade e tem acompanhado a evolução desse relacionamento. Talvez algumas pessoas importantes tenham de ser deixadas de lado para economizar um pouco mais.

Peça ajuda para os convidados

A parte mais especial de realizar um casamento mais reservado é usar a intimidade que você tem com os convidados a favor desse momento de sua vida.

Você tem um amigo DJ? Peça para ele montar e comandar a playlist da sua festa. Sua avó prepara um bolo delicioso? Ela vai adorar prepará-lo para o seu grande dia. O seu primo acabou de fazer um curso de fotografia? Ofereça-se para ser modelo por um dia.

Além de tornar o seu casamento ainda mais significativo, as contribuições dos seus convidados ajudarão você a economizar um bom dinheiro.

Ainho Alves

Fuja da alta temporada na lua de mel

Seja para um destino nacional ou internacional, sempre evite viajar quando for alta temporada, pois é quando as passagens, a estadia e os passeios ficam mais caros.

O ideal é pesquisar muito bem o local para o qual você e seu par pretendem viajar e ser flexível com o destino. Dependendo do custo e do seu sonho, talvez você possa explorar uma nova cidade ou postergar um pouco mais a lua de mel.

Além disso, faça as reservas com antecedência, pois essa é sempre uma forma inteligente e certeira de economizar nas viagens.

Não gaste demais no vestido de noiva

Colocar um vestido deslumbrante é o sonho de muitas noivas, mas, para se sentir linda e estilosa no grande dia, você não precisa gastar tanto dinheiro realizando o primeiro aluguel do vestido ou fazendo uma compra de um estilista famoso, por exemplo.

Se você tiver pouco espaço para guardar e não pretender usar o vestido novamente, o ideal é realizar o aluguel da peça, e fugir da primeira vez. Experimente vestidos que já foram usados por outras noivas e que possam ser ajustados para ficar perfeitos no seu corpo, pois isso irá reduzir o valor do aluguel.

Outra opção é comprar um vestido de segunda mão em bom estado em brechós ou em sites de compra e venda de usados na internet. Depois de casar, você pode reformar ou tingir a peça para aproveitá-las em outras ocasiões.

Use itens sazonais

Tanto para a decoração quanto para os comes e bebes, prefira usar flores, alimentos e bebidas acessíveis no período que será realizado o seu casamento. Isso irá baratear os custos com esses elementos.

Júlio Garcia

Por exemplo, se você for casar no mês de agosto, que tal rechear o bolo com morangos ao invés de frutas tropicais? Usar alimentos sazonais deixará os pratos servidos muito mais frescos e deliciosos.

Já para as flores que serão usadas no buquê e na decoração, use aquelas que são sempre acessíveis ou as que estejam florescendo. Isso também vai garantir que o visual ficará muito mais bonito no grande dia.

Faça um plano de previdência

Se você está em um relacionamento duradouro e pensa em se casar no futuro, ou se mesmo antes de se comprometer com outra pessoa já tem o casamento como um sonho a ser realizado, abra um plano de previdência privada para ser usado no médio prazo.

Se você economizar R$ 400 durante sete anos – o tempo médio que um casal leva entre o namoro e o casamento –, você terá mais de R$ 40 mil acumulado para planejar o seu casamento.

Esse valor é o suficiente para organizar um evento simples, mas, mesmo assim, inesquecível. Caso você esteja pensando em algo grandioso, o dinheiro será uma boa ajuda para quitar as dívidas. Clique aqui para baixar a planilha de gastos do casamento

Abrir o seu plano de previdência é fácil e rápido e vai ajudar você a dizer o tão esperado “sim” como sempre sonhou.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *