Bolo de laranja: Gostoso, fofinho e bem fácil de fazer

Tenho gastado horrores no café aqui do prédio onde trabalho, isso porque a cafeteira do escritório quebrou e estava sem tempo de trazer lanchinhos  para comer a tarde. Colocando tudo na ponta do lápis resolvi dar um basta na gastança.

Prometi para mim mesmo que faria um bolinho toda semana para não precisar comprar lanches a tarde e o resultado está sendo bem satisfatório:  Estou uns reaizinhos mais rica hehehe.

Bom, daí que fazer bolo toda a semana exige uma variação de sabores, certo?
Não dá pra comer bolo de fubá toda vez. Foi aí que descobri o bolo de laranja mais gostoso desse universo e queria compartilhar essa receita com vocês.

ingredientes

2 laranjas
1 xícara (chá) de óleo de canola (ou óleo de milho)
2 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento em pó

 

modo_de_preparo

Preaqueça o forno a 180 °C  (temperatura média). Unte uma assadeira retangular (ou redonda) com manteiga ou óleo e polvilhe com farinha.

Descasque uma das laranjas.  A outra, lave bem, corte e descarte as pontas (“os pólos” dela).  Divida as frutas em quatro partes, no sentido do comprimento. Retire o miolo branco e pique cada gomo em pedaços médios. Ou seja: você vai usar uma laranja sem casca e uma com casca, ambas cortadas em pedaços médios e obviamente sem a parte branca e sementes.

No liquidificador, bata o óleo, os ovos e os pedaços de laranja até obter uma mistura homogênea.

Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Adicione o creme de ovos com laranja aos poucos, misturando delicadamente com uma colher de pau até a massa ficar bem homogênea.

Transfira a massa do bolo para a fôrma untada e leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 45 minutos. Para verificar o ponto do bolo, espete um palito na massa. Se sair limpo, está pronto. Retire o bolo do forno e passe uma faca de ponta arredondada nas bordas. Deixe esfriar sobre o fogão por aproximadamente 30 minutos, ou até que fique morno, e desinforme. Regue com a calda quente.

Para a calda:

– suco de 1 laranja
– 1/2 xícara (chá) de açúcar

Modo de Preparo
Numa panela pequena, coloque o suco de laranja e o açúcar e leve ao fogo médio. Quando ferver, conte 2 minutos e desligue o fogo. Reserve.

Esse é um tipo de bolo que “aquece o coração” como diz o Gabe (marido). Aconselho para receber visitas e até mesmo como parte de um cardápio para chá de cozinha ou noivado no estilo colonial.

Ah! Se fizer a receita, comente aqui no blog o que achou dela e guarde um pedacinho pra mim!!!!!! =)

 

Receita via Panelinha 

 

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

57 comments on “Bolo de laranja: Gostoso, fofinho e bem fácil de fazer”

    1. Jura que vc fez Ester!?
      Que máximo!!!

      Esse bolo é bom demais né? Fica úmido, macio e com o gostinho da fruta mesmo.. Sem aromatizantes …

  1. Descasque uma das laranjas. A outra, lave bem, corte e descarte as pontas (“os pólos” dela). Divida as frutas em quatro partes, no sentido do comprimento. Retire o miolo branco e pique cada gomo em pedaços médios. Ou seja: você vai usar uma laranja sem casca e uma com casca, ambas cortadas em pedaços médios e obviamente sem a parte branca e sementes. Minha dúvida: como tirar a parte branca sem tirar a casca? Aguardo resposta. Grata.

    1. Su, você vai usar 2 laranjas: 1 descascada e a outra sem os pólos. Corte cada uma delas em 4 partes, tire o “bagaço” e depois pique em pedaços menores. Ou seja: você vai usar uma laranja sem casca e uma com casca, ambas cortadas em pedaços médios e obviamente sem a parte branca e sementes.

  2. Olá fiz o seu bolo de laranja, ficou muiti gostoso, porem coloquei somente uma xicara de açucar p n ficar muito doce, só q o bolo ficou bem fininho e igual um pudim de pão, sabe o q pode ter acobtecido?

    1. Gisele, pode ser que o volume do bolo tenha ficado menor porque você tirou uma xícara de ingrediente.
      Para deixar o bolo menos doce eu usei 2x 2/3 de xícara, ou seja um pouco menos de xícara de açúcar que a receita pede.

  3. Gente, esse bolo é divino. Sempre faço mas hoje resolvi comentar. Obrigada pela receita eu amei. E gente, sobre as laranjas o que a Rubia quer dizer é que a gente tem que tirar aquele fiozinho branco do meio da laranja quando corta em 4 , no meio tem um fiozinho branco e se tira pra não amargar o bolo, e as sementes TB.

  4. Acabei de fazer o bolo! Um aroma delicioso…. não vou aguentar esperar esfriar para experimentar!
    A receita é ótima, super fácil e sempre temos todos os ingredientes em casa. Isso é o maximo! -adorei… ?❤️

  5. Gostaria de saber qual laranja você usou? Pode ser qualquer laranja? Pq em outras receitas, não sei essa, dizem que ao fazer o bolo com casca ele fica amargo, só vi elogios, mas só tenho a laranja pêra, e com a casca verde será que fica amargo, vontade de fazer um bolo assim, mas a dúvida tá cruel, vou ficar frustrada se fizer e ficar amargo e outra vc podia mostrar o passo com fotos pra quem tá na dúvida da laranja com casca e sem casca, agradeço desde já.

  6. Rúbia!!! Venho agradecer pela receita perfeita e maravilhosa e divina do tão simples bolo de laranja… Fofinho e deixou a casa com um cheiro… Acabamos de tirar do forno. Minha filha me ajudou a fazer! Muito obrigada!! Um beijo!

    1. Oi Bruna, eu usei uma redonda +-30cm de diâmetro e retangular de mais ou menos 20x30cm, ambas dão certo.
      Se a sua forma for muito maior que isso talvez seja melhor dobrar a receita sim. Se for pouca coisa, o bolo ficará mais baixinho, mas dá certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *