Como fazer uma festa de casamento gastando pouco

9 de setembro de 2009

1097370_wine_and_bridePara muitos uma grande festa de casamento é logo descartada pelos altos custos de um buffet alido a uma imensa lista de convidados. Neste caso a primeira solução seria cortar metade dos convidados. Mas e se você não puder deixar de convidar essas pessoas? Como fica? Saiba que para tudo tem uma saída.

Se você deseja curtir o momento com seus convidados após a cerimônia, saiba que é muito delicado  oferecer algo após a cerimônia , se você pretende gastar pouco, vai precisar abrir mão de algumas coisas, mas existe sim uma maneira de economizar na festa de casamento , e fazendo Bonito!

Antes de mais nada, verifique se na Igreja existe algum salão disponível  para receber seus convidados após a cerimônia. Desta forma você economizará com o aluguel do salão.

Organize um coquetel com canapés frios e bebidas. Se houver possibilidade sirva também canapés quentes. As bebidas podem ser negociadas diretamente com uma distribuidora (geralmente em consignação). Não esqueça de negociar também com os organizadores do coquetel alguns garçons.

Os convidados poderão ser servidos em pé mesmo (um custo a menos com mesas, talheres, pratos e decoração). Após uns 50 minutos de coquetel, faça o brinde e corte o bolo que já poderá ser servido.

Você pode encrementar sua mesa de bolo com uma mesa de doces. Uma outra alternativa é distribuir bem casados que são a marca registrada dos casamentos. Todo mundo adora levá-los para casa!  Mas esses itens são opcionais, se o orçamento estiver apertado.

Algumas considerações:

* Para o clima ficar agradável, não esqueça de providenciar um som ambiente, baixinho, para que todos possam conversar e se sentir a vontade.

* Reserve algumas cadeiras ou poltronas para os idosos e crianças.

* Deve-se calcular em média:
1 fatia de bolo por covidado,
2 bem casados por convidado,
6 docinhos por convidado,
15 canapés ou salgados por convidado.

Felicidades!

Veja também:
Casamento na pizzaria
Um jantarzinho lá em casa

Dicas para realizar uma cerimônia íntima
Coquetel ou jantar, qual a opção mais ecomônica para o seu casamento?
Inspirações para um casamento com bolo e champagne






Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto. Atualmente também é editora do ZankYou – Revista de Casamento do Portal Terra. Ver todos os posts de Rubia Rocha


24 Comentários

Comentários

Seu e-mail não será divulgado!
  1. maria disse:

    q bacana, dicas simples e verdadeiras!
    me caso em março 2010 me ajudem tenho pouca grana, quero tudo simples mas com bom gosto. congrego em uma igreja pequena como decora_la? me envie dicas e truques. Obrigada!!!

  2. lucimar disse:

    adorei esse bolg. Eu estava mesmo precisando de umas sugestoes
    para o meu casamento!!!
    Nao estou podendo dispor de muitos gastou mas quero um casamento bem organizado. valeu demais!!!
    obrigado !!!!!!

  3. dalila disse:

    muito legal esta opção,pois os gastos são menores e ainda não deixo de receber meus convidados com um certo “charme”adorei!!!

  4. rodrigo disse:

    Olá, estamos planejamento nosso casamento e gostaria de saber a opinião de vcs: buffet de massas (festival de massas) é uma boa opção e mais barata do que um jantar para a festa? antes será servido salgadinhos e uma mesa de frios.

    • Rubia Rocha disse:

      Olá Rodrigo, na verdade hoje em dia existe empresas de Buffet que cobram a mema coisa pelo coquetel com massa, somente coquetel ou jantar. Vale a pena você dar uma pesquisada para verificar o que vale mais a pena. Uma opçao certamente mais econômica é contratar por conta os canapés e os garçons, fazendo também uma compra de bebidas consignadas.

  5. DAYANE disse:

    OLHA EU GOSTARIA DE SABER O QUE CANAPÉS?
    OBRIGADO.

  6. Débora Cristina Lopes de Almeida disse:

    Adorei esse blog…tem muitas dicas boas que não encontrei em nenhum outro site…rs…Vou casar no começo de 2013 e ja estou correndo atrás das coisas para não ficar tudo em cima da hora,quero fazer algo econômico e organizado pois tenho muitos convidados,vou alugar um salão sem o buffet pois tenho amigos q trabalham com buffet que farão um preço bacana pra mim…gostaria de mais dicas pra economizar e não fazer feio…Obrigada.

  7. ana paula disse:

    quero saber omo casar e gastar pouco,pois a nossa familia é muito grande. Gostariamos de fazer uma festa que todos gostassem.

  8. Camilla disse:

    Ola meninas, vou casar agora, em maio de 2011 e consegui economizar muitoooo. Fiz uma planilha com todoos os gastos, ainda nao tenho o total definido mas provavelmente saira por menos de 2000 reais. Reduzi muita coisa, mudei meus planos umas 3 vezes ate chegar na ultima ideia. O negocio é ORGANIZACAO,e mao na massa, da um pouquinho de trabalho mas vale a pena. Nao vou casar na igreja mas vou fazer uma festinha para os amigos, mais ou menos 40 pessoas, em um camarrote de uma casa noturna. Vai ter bolo, docinhos, salgadinhos, etc…igual a casamento normal, so com a vantagem de ser menor e com menos trabalho. E no dia seguinte vou oferecer um jantar para os familiares mais proximos, umas 15 pessoas mais ou menos.
    Nao queria deixar passar essa data em branco, e o importante é ser feliz.
    Quem quiser alguma ajuda, umas dicas ou tem alguma duvida pode me mandar um email: camilla.silveira.santos@gmail.com

    abracos e boa sorte meninas!!!! :)

  9. Jaime Gomes disse:

    Muito instrutivo este site para os que vão casar e para os pais dos casados que sempre colocam a mão no bolso! Vou indicar para uma amigo que casa ainda esse ano! Gostei do post que fala da mesa de doces!

  10. nicolli merllinda mowrows disse:

    eu acho otimo pq tem alguns convidados que vão comer poucas coisas

  11. nicolli merllinda mowrows disse:

    legggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaallllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll bjokasssssssssssssssss s2s2s2s2

  12. vaneude disse:

    vou me casar em breve e to pegando tdas as dicas..

  13. MARCO FERNANDES disse:

    OLA,
    Gostatia de saber uma coquetel para quarenta pessoas,quanto gastatia,não serviremos nada alcoolico,por favor algo simples,mas jeitosinho
    grato
    MARCO

  14. MARCO FERNANDES disse:

    OLA,
    Gostatia de saber uma coquetel para quarenta pessoas,quanto gastatia,não serviremos nada alcoolico,por favor algo simples,mas jeitosinho
    grato,me ajudem
    MARCO

  15. Rubia Rocha disse:

    Jil, para fazer um brinde em somente duas horas, penso que o espumante (sucos e refris para crianças) com bolo ou cupcakes seria o mais prático.
    A decoração tem um universo de opções. O mais prático seriam vidrinhos com flores dentro. Se quiser conversar mais sobre isso é só enviar um email para contato@blogdocasamento.com.br

  16. Adriana Maria Soranz disse:

    Ótimas dicas e idéias, também estava procurando algo do tipo (não gastar muito! rs), já estamos gastando bastante com nosso apto novo, porém não queremos deixar essa data tão especial passar em branco.

    Ótima dica dos Canapés!! Obrigada!! :)

  17. danielle disse:

    show de bola