Como escolher o local onde morar?

Muitos aspectos influenciam na hora de escolher onde morar, principalmente quando se é jovem e tem pouca experiência em elencar prioridades e o que deseja para seu primeiro imóvel.

Um dos pontos que merecem mais atenção quando se vai adquirir um novo apartamento é a localização. Escolher um bairro em desenvolvimento ou já maturado é uma tarefa difícil para muitos jovens casais, que nunca tiveram experiência na compra de um imóvel antes.

Para ajudar na escolha do lugar ideal para começar essa nova fase da sua vida, listamos neste texto quatro itens que você deve considerar antes de descobrir se o novo lar é perfeito para as suas necessidades.

Perfil do bairro

É essencial estar atento ao perfil do bairro escolhido para residir. Antes de fazer a aquisição é essencial analisar pontos como a segurança da região, o comportamento da vizinhança, se é uma área tranquila, agitada ou arborizada, por exemplo.

Uma dica legal, que ajuda neste tópico, é fazer visitas em horários alternados e em diferentes dias. Assim é possível avaliar com mais clareza esses aspectos e, também, conversar com as pessoas que já moram/trabalham na área!

Talvez você se interesse em saber mais sobre contas conjuntas ou individuais.

Distância do trabalho/faculdade

Um dos pontos cruciais, e por isso o primeiro desta relação, é considerar sua rotina diária. Quando falamos em cotidiano estamos indo além da distância e pensando em como seus hábitos podem impactar no seu dia a dia.

Por exemplo, se você estuda e trabalha, muito provavelmente acaba dormindo tarde e acordando cedo. Então, é importante que sua casa seja de fácil acesso aos dois locais e que o percurso entre eles não seja longo, para manter sua qualidade de vida.

Transporte público

Tão importante quanto levar em consideração a distância entre os lugares que você mais frequenta durante a semana é pensar como fazer para se deslocar até esses pontos. Mesmo tendo carro, às vezes a locomoção por meio de transporte público acaba sendo uma opção que apresenta melhor custo benefício.

Sendo assim, é necessário se certificar que o seu mais novo bem oferece acesso fácil a transportes coletivos, como ônibus e metrô. Assim, mesmo com possíveis imprevistos com o seu carro ou carona, você sabe que pode contar com mais uma alternativa.

Conveniências

Localização é mais que acessibilidade, é também ponderar suas necessidades. Você tem animais de estimação? Então talvez ter um parque por perto faça muita diferença. Se você já tem ou pretende ter um filho em breve, ter à disposição uma área de lazer pode ser muito útil. O mesmo acontece com padarias, mercados e farmácias na redondeza.

A boa notícia é que atualmente muitas construtoras em São Paulo já entregam apartamentos prontos para morar em áreas com toda a infraestrutura necessária para garantir bem-estar.

Pronto, agora você já tem uma boa direção de como escolher o local onde morar, com uma ótima localização e que, principalmente, atenda suas necessidades. Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar outra sugestão com a gente? Então deixe seu comentário aqui embaixo!

Imagem: Pexels

Veja também

Compartilhar

Sobre Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.



Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Os campos obrigatórios estão marcados com *