Como organizar um chá de casa nova

Por Rubia Rocha em 17 de julho de 2013

O chá de casa nova é uma prática derivada do chá de panela, onde a ideia é ajudar o casal a mobiliar a casa. Esse tipo de recepção é uma ótima sugestão para casais que já moram juntos e não tem planos de fazer cerimônia e festa de casamento, massssss… não querem perder o gostinho de reunir os amigos para celebrar a casa nova, a vida, o amor e o casamento. É também uma oportunidade de abrir as portas para quem ainda não conhece o seu lar.

A lista de presentes pode conter itens de decoração, eletrodomésticos, eletrônicos ou enxoval. Essa é a diferença, pois, no chá de panela a lista é baseada em utensílios domésticos. O chá de casa nova também se aplica a pessoas que moram sozinhas.

Ele pode ser organizado da seguinte forma:
1) Escolha do dia e hora;
2) Lista de convidados
3) Elaboração do cardápio
4) Lista de presentes
5) Convites
6) Roteiro para as brincadeiras (opcional)
7) Lembrancinhas

A organização começa com a escolha do dia, hora e local (de preferência na casa nova). Depois é preciso fazer a lista de convidados, bem como o cardápio que será servido.

Pequenas porções (pizzas, salgadinhos, docinhos, sanduíches, canapés, etc…) são mais fáceis de servir e poderão ser administrados pelos anfitriões da festa.

Se você preferir, pode contratar uma empresa especializada para cuidar do “coquetel”.   Pode-se também solicitar aos convidados que levem algum prato, mas isso precisará ser especificado no convite, dando aos convidados a  liberdade de levar o prato de sua preferência. Além disso a contribuição do cardápio pelos convidados exige uma lista de presentes mais simples.

Para o chá de casa nova, o convite pode ser enviado por email, correio, redes sociais ou entregue pessoalmente, sem muita formalidade, mas sem esquecer das informações principais como dia, hora e local. Colocar uma mensagem convidando para conhecer a sua casa nova, é sempre muito simpático.

É hora de definir a lista de presentes. Obviamente, inclua na lista itens que ainda não tenham em casa, até mesmo eletrodomésticos, porém, na maior parte das vezes, são os pequenos objetos que faltam, como os de decoração. Também pode ser feita uma lista de bebidas, para abastecer o novo bar. Por isso a melhor época para ser feito, é após o casamento (se não houver chá de cozinha ou chá bar). Móveis e itens de maior valor também podem ser incluídos na lista, fica a critério do convidado escolher o que deseja comprar.

chá de casa nova

cha.de.casa.nova2

chá de casa nova

chá de casa nova

chá de casa nova

Imagens: Hostess

Segue sugestão de itens para o chá de casa nova:

Eletrodomésticos

– Batedeira
– Cafeteira
– Centrífuga
– Espremedor de frutas
– Ferro de passar roupa
– Ferro portátil
– Grill
– Liquidificador
– Forno elétrico
– Micro-ondas
– Processador
– Raclette elétrica
– Sanduicheira
– Tostador de pão
– Torradeira
– Mixer
– Fritanela
– Aspirador de pó
– Secador
– Aquecedor

Decoração

– Castiçal
– Porta-retratos
– Vasos
– Vaso solitário
– Centro de mesa
– Relógio
– Luminária
– Jogo de damas
– Quadros
– Bombonier
– Figuras de cristal
– Pesos para porta e para papel
– Revisteiro

Dormitório:

– Cama de casal
– Criado-mudo
– Poltrona
– Guarda-roupa
– Cabideiro
– Abajour
– Tapete
– Travesseiros com visco elástico
– Roupas de cama
– Cortinas

Sala de estar:

– Sofá-cama
– Estante
– Mesa lateral
– Mesa de centro
– Abajour
– Puff
– Tapete
– Esteira para braço do sofá
– Almofadas com visco elástico
– Manta para estofado
– Cortinas de pano

Banheiro:

– Espelho
– Saboneteira
– Tapete anti-derrapante
– Cortina para box
– Roupas de banho

Cozinha:

– Mesa com cadeiras
– Armários
– Bancada
– Persianas

Área de serviço:

– Mesa para passar roupa
– Armários
– Cabideiro
– Varal de teto
– Varal de chão

Como no chá de panela, no chá de casa nova também existem as brincadeiras, sendo a mais comum a de adivinhar os presentes, ou pagar o castigo (clique aqui para ver algumas opções de brincadeiras e castigos.

E por fim, você também pode preparar lembrancinhas para distribuir aos convidados no fim da festa, como bombons, bolachinhas, doces, ou o que a sua imaginação preferir.

Clique aqui para ver algumas opções.


Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto. Atualmente também é editora do ZankYou – Revista de Casamento do Portal Terra. Ver todos os posts de Rubia Rocha


Tudo para o seu casamento você encontra em nosso guia de fornecedores do Blog do Casamento. Acesse!