Como se livrar da pele flácida após a gestação

A gravidez é dos momentos mais bonitos na vida de uma mulher. Nesse processo ocorre uma série de modificações no corpo feminino para receber essa nova vida.

Nesse período podem surgir estrias, manchas escuras na pele e aumento de peso. É ai que o terror feminino começa. Após a gravidez é normal que a pele fique flácida e apareça o temível processo de diástase.

Muitas mulheres tem a sua autoestima reduzida após esse processo, pois acreditam que nunca mais vão ter o seu corpo bonito novamente. Elas começam a evitar usar roupas mais decotadas ou biquíni na praia para não expor a sua barriga.

 

Quer saber mais sobre estes dois procedimentos e voltar a ter aquele corpo tão desejado? Continue lende este artigo que vamos contar tudo para você!

Porque ocorre a flacidez da pele após a gravidez ?

Durante a gravidez nosso corpo passa por diversas modificações. A flacidez é causada principalmente por conta da diminuição dos níveis de hormônios produzidos pelo corpo e ganho de peso. A falta de exercícios físicos na gravidez também ajuda a pele ficar flácida.

Outro fator que contribui para o seu aparecimento é a perda de elementos do tecido conjuntivo, que são responsáveis pela sustentação do nosso corpo. Alguns exemplos são colágeno e elastina, duas proteínas essenciais para a pele.

Um processo chamado diástase também é responsável pela flacidez da pele. Esse processo é a separação natural do músculo reto do abdome par haver o crescimento da barriga.

Esse processo vai variar de mulher para mulher, pois depende de qual foi o aumento de peso e se foi realizado exercícios físicos nesse período.

A consequência desses fatores é uma pele flácida e com um aspecto envelhecido.

Abdominoplastia

Um método que é capaz de remover a flacidez da pele e também o excesso de pele é a abdominoplastia. Esse processo faz um remodelamento do corpo, deixado magra e com a barriga firme novamente, removendo também as estrias.

Nesse procedimento são realizadas incisões na região do abdome, então a gordura é removida da região, expondo os músculos abdominais. Os músculos da região serão suturados para ficarem mais firmes.

A pele então é esticada e seu excesso é retirado. Para finalizar o procedimento o médico irá fazer uma pequena incisão para formar o umbigo. O corpo ganha um novo aspecto, ficando mais acinturado e apresentando firmeza na região.

Após o procedimento é normal sentir desconforto abdominal, por isso é necessário tomar cuidados com a postura, evitando forçar a região. Exercícios físicos ou que levem ao esforço não devem ser realizados durante os próximos 3 meses da sua realização. A exposição ao Sol também deve ser evitado, por isso é importante utilizar protetor solar acima do fator 30 durante durante 3 meses.

É obrigatório o uso da cinta modeladora para obter um resultado mais satisfatório e evitar complicações clínicas. Ela deve ser utilizada durante 30 dias durante 24 horas, sendo retirada apenas para tomar banho. Nos primeiros 8 dias da sua realização não é indicado tomar banho por conta da cinta, que não deve ser removida.

É importante ressaltar que mulheres que desejam engravidar novamente são aconselhadas a não realizar essa cirurgia, pois a pele irá esticar novamente, perdendo os resultados.

Alguns fatores podem contraindicar esse procedimento, distúrbios metabólicos, cardiorespiratórios, inflamatórios, doenças autoimunes e problemas vasculares.

Mastopexia

Outra região que é afetada após a gravidez são os seios. Com o aumento de peso durante a gestação e a amamentação as mamas aumentam de volume, o que pode acarretar em caimento e flacidez.

Porém, para reverter esse quadro, existe uma cirurgia plástica chamada de mastopexia, também conhecida como lifting de mama. Ela é responsável por remodelar a região dos seios, levantando e dando outra forma a região.

Essa técnica faz o reposicionamento da aréola e do tecido mamário, o que remove o excesso de pele da região dos seios. Em alguns casos serão retiradas glândulas e gordura, para remodelar a forma das mamas.

O procedimento pode ser realizado com a implementação de uma prótese de silicone. Para isso é necessário conversar com o médico e consultar a possibilidade de aplicá-lo. Assim, além de corrigir a flacidez e levantar o seio, é possível aumentar seu tamanho e deixar mais preenchido. Porém cabe salientar que uma prótese de silicone muito grande pode acarretar novamente na flacidez mamária.

Após realização do lifting de mama é necessário tomar alguns cuidados, como evitar realizar esforço e atividade física, não se deve deitar de barriga para baixo ou de lado nos próximos 30 dias, deve utilizar o sutiã modelador durante 24 horas por um mês, é indicado realizar uma alimentação saudável e balanceada, que evite a ingestão de alimentos gordurosos e que possuem grandes quantidades de açúcar.

Como é possível evitar a flacidez durante a gestação?

A flacidez após a gestação é um processo que pode ocorrer naturalmente por conta da diástase, ou seja, a separação dos músculos abdominias para o crescimento da barriga. Entretanto é possível minimizar os seus efeitos após realizar alguns cuidados.

  • Faça exercícios que fortaleçam a sua barriga e protejam o bebê. Alguns exemplos são hidroginásticas, caminhadas leves e natação. Para realização de atividades sempre consulte o seu médico
  • Cuidado com os ganhos de peso, é preciso realizar uma dieta saudável e balanceada. O aumento de peso pode levar ao aparecimento de estrias e gerar a flacidez.
  • Cremes e óleos podem ajudar a prevenir a flacidez da pele. É aconselhável passar cremes durante a gestação e após a gestação. Esses cremes não devem ultrapassar 3% de concentração do composto.
  • A amamentação também pode ajudar nesse processo, pois ajuda a acelerar o metabolismo. Ela também auxilia na perda de calorias. Por isso ajuda a perder o peso.

Gostou desses procedimentos que podem recuperar a beleza do seu corpo? Comente e diga o que achou. Continue nos seguindo para não perder mais nada.

Foto capa: Kat Jayne

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *