convites_casamento

Convite de casamento – dúvidas comuns

Eu tenho recebido muuuuuuitass e muuuuitas dúvidas sobre como escrever o nome dos convidados no convite de casamento e assuntos pertinentes a esse tema. Então como o assunto sempre gera dúvidas, resolvi fazer uma compilação das mais comuns, quem sabe uma não esteja intrigando você =)

Quero muito que os meus convites de casamento sejam escritos em forma númerica, por exemplo: (Dia 20 de Abril de 2012, as 7 da noite), mas os convites de casamento são escritos da seguinte forma: (Dia vinte de Abril de dois mil e doze, as dezenove horas). O que eu faço? Obrigada.
Números por extenso são mais formais, para casamentos tradicionais, convites grandes com letras bem clássicas e manuscritas. Eu particularmente (como designer) prefiro a forma numérica porque ajuda o convidado a se localizar nas informações, é bater o olho e já gravar a data. A forma numérica também é considerada mais informal, para casamentos divertidos e descontraídos.

Floral_R75_foto4

Dentro deste post, tenho uma dúvida. Quando colocamos os nomes dos noivos nos convites, primeiro vem o nome do noivo e depois da noiva ou isso é em ordem alfabética? Existe um senso quanto a isso?
Para convites de casamento, antes sempre será o nome da noiva, já no convite de bodas, é o nome do homem que deve aparecer antes.


Gostaria de saber com quanto tempo de antecedência devemos entregar os convites.
Para convidados de fora, o ideal é entregar com pelo menos 3 meses de antecedência, pois eles precisam se programar melhor. Neste caso também recomendo que o convite informal (verbal ou através do save the date – clique aqui para ler mais sobre isso, seja feito com um ano a seis meses de antecedência). Para os convidados na mesma cidade, um a dois meses antes já é o suficiente.


Tenho duas madrinhas de casamento que são irmãs e moram na mesma casa, como devo escrever no envelope do convite?
O ideal é entregar um convite para cada madrinha. Você pode escrever simplesmente o nome da Madrinha, por exemplo: Luana, ou À minha madrinha Luana, À minha querida madrinha Luana.


Como escrever no envelope de um convite para  15 anos, se os convites individuais não serão enviados para todos da família.
Se você não pretende convidar todos da família, escreva na tag dos convidados o nome das pessoas que pretende convidar, e anexe a quantidade de convites individuais das pessoas convidadas. Por exemplo: João, Maria e Eduardo.  Já aviso que nem sempre dá certo, porque as pessoas tentam sempre “dar um jeitinho de incluir mais um”. Mas se os convidados tiverem bom senso, entenderão que as demais pessoas não foram convidadas.



Oi, preciso saber como escrever no meu convite o nome de um casal homossexual (duas mulheres) que tem uma filha.
O ideal é escrever o nome das três pessoas convidadas. Exemplo: Joana, Simone e Duda.


Gostaria de saber como escrevo num convite, onde estarei convidando a família toda (pais e filhos), mas a principal convidada é uma amiga (filha). Devo escrever o nome do pai dela e família, ou o nome dela e família?
Você pode escrever o nome da sua amiga + família: Exemplo: Luana e Família. Ou então entregar um convite para a sua amiga, e outro para o pai ou mãe + família.


Ao escrever por exemplo “Ao meu querido irmão Bruno” no convite, devo colocar todas as palavras com a primeira letra em maiúscula? Ou apenas o nome da pessoa? Por exemplo: “Ao meu querido irmão Bruno” ou “Ao Meu Querido Irmão Bruno”?
De acordo com as regras gramaticais, somente o Bruno (nome próprio) deverá ser escrito com letra maiúscula.


Gostaria de pagar para um profissional escrever em meu convite de casamento, onde acho essa pessoa? quanto está cada convite para escrever?
O nome deste profissional é Calígrafo. O preço varia de R$ 0,80 a R$ 2,00 por nome escrito no envelope.


Olá, gostaria de saber se sempre o nome do homem que tem que ir antes  no convite.
Hoje em dia colocamos primeiro o nome da pessoa convidada + familiares ou noivos etc. Por exemplo: eu tenho uma amiga chamada Alessandra, e seu esposo chama-se João.  Então coloco antes o nome de quem estou convidando Alessandra e João (ou esposo). Se convido a família toda, podemos colocar o nome do homem antes. Exemplo: Tio Alaor e família.


Como endereçar o convite ao meu pai que é casado? E  como endereçar o convite a três irmãs que moram juntas?
Pode-se escrever o nome do pai + nome da esposa. Exemplo: Sebastião e Andressa. Ou então Sebastião e esposa.
No caso das irmãs, pode-se escrever o nome das três. Exemplo: Tatiane, Roberta e Gisele.


Bom dia! Gostaria de enviar um convite para um casal de tios dos meus pais, porém ele tem 8 filhos e todos casados. Posso colocar Aos tios fulano e fulana e família?
Quando a família possui filhos casados, estes já são uma nova família e precisam de um convite só para eles. Logo você deverá fazer um convite para os tios e mais 8 convites, sendo um para cada casal casado e seus filhos.


Pessoal, quero saber o que acham do  plano que estou preparando. Nos meus convites, está escrito que o casamento irá começar as 19horase, mas na realidade ele começará às 20horas  (nesse horário já deve ter lotado de gente e acho brega algumas pessoas chegarem no meio do casamento). Estou exagerando na demora?
Deixar os convidados esperando por tanto tempo só os deixará irritados. O ideal é colocar de 15 a 30 minutos antes o horário da cerimônia. Ou seja, se o casamento é às 20 horas, no convite você poderá colocar 19h30min ou 19h45min.


Posso colocar apelidos em convites de casamento? Por exemplo, uma mulher chamada Elisabete: “Para Beth e Família” ?
Eu gosto assim e pode ser assim.  Se o casamento não seguir a linha tradicional, acho agradável tratar pelo apelido, ou por Tio João, Tia Maria, Madrinha Gisele, Querido Irmão fulano, etc.


Gente, quero entregar meus convites em um dia só, mas não vai dar certo. E queria entregar todos os meus convites 2 meses antes do casamento. Será que é deselegante, alguns convidados receberem em um dia e outros convidados receberem em outros dias??????
2 meses de antecedência é um prazo legal, mas entregar tudo no mesmo dia é impossível! Você só vai se desgastar. Faça um cronograma de entrega, e deixe alguns convites no carro, assim quando você estiver passando pertinho de algum convidado, pode aproveitar para fazer a entrega. Não se preocupe se um convidado receber antes que outro, na verdade eles ficarão mais preocupados em ser convidados do que receber antes ou depois que alguém.


Vou me casar em junho/2012, meu noivo mora em outro país e a ultima vez que vamos nos ver antes do casamento será em dezembro/2011, eu gostaria de entregar os convites junto com ele, se não conseguir todos pelo menos para nossas famílias. Gostaria de saber se entregar os convites com esta antecedência tem algum problema, e se tiver qual a alternativa? Entregar os convites sozinha?
O ideal é entregar os convites entre 2 e 1 mês de antecedência. Muito tempo antes pode fazer com que o convidado esqueça do compromisso, além disso já vi situações em que o horário na Igreja foi alterado, ou o local da recepção precisou ser alterado, e isso fará com que você precise informar todos sobre essas mudanças. Não vejo problema nenhum sobre entregar os convites sozinha. Isso faz com que a entrega seja mais objetiva.


Olá, estou com uma dúvida terrível. Como devo endereçar o convite de casamento quando a mulher é minha amiga e mal conheço o marido dela?? Gostaria de usar o termo “À amiga tal”, mas não sei como encaixar o nome do marido.
Você pode escrever “Á amiga Luana e esposo”. Ou então descobrir o nome dele e escrever ” A amiga Luana e Rafael”.

  • 0.8

    Avaliação geral

  • Avaliação das leitoras: 2 Votos

Compartilhar

Sobre Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Você também poderá gostar de

134 comments on “Convite de casamento – dúvidas comuns

  1. Gabriela Barros
    21 de novembro de 2011 at 14:51

    Olá! Adoro seu blog, sempre estou lendo as novidades. Dentro deste post, tenho uma dúvida. Quando colocamos os nomes dos noivos nos convites, primeiro vem o nome do noivo e depois da noiva ou isso é em ordem alfabética? Existe um senso quanto a isso?

    Obrigada!

    • Rubia Rocha
      22 de novembro de 2011 at 8:36

      Olá Gabriela! Para convites de casamento, antes sempre será o nome da noiva, já no convite de bodas, é o nome do homem que deve aparecer antes.

  2. Caroline
    22 de novembro de 2011 at 9:48

    Adorei o post! Sanou diversas dúvidas que eu tinha.

    Obrigada!

  3. Giovane Oliveira
    29 de novembro de 2011 at 14:25

    Meu casamento será informal, com convite personalizado. Gostaria de saber se posso fazer etiqueta com o nome dos convidados e colar como se fosse um lacre.
    Obrigada,
    Giovane

    • Rubia Rocha
      1 de dezembro de 2011 at 16:40

      Olá Giovana, você pode fazer as etiquetas sim.

  4. Mayra
    7 de março de 2012 at 9:28

    Gostaria de saber como endereçar convites aos parantes casados por exemplo: vou convidar minha prima, seu esposo e filha, coloco o nome dela primeiro ou o nome do seu esposo? ex: Gleider e familia ou Emanoel e familia. Estou na mesma duvida quanto ao casais de tio coloco o nome da minha tia primeiro e depois do seu esposo(tio de consideração) ou coloco o nome dele primeiro?

    • Rubia Rocha
      7 de março de 2012 at 16:54

      Olá Mayra, para a sua prima, você pode escrever: Nome da prima + e família. (você coloca o nome do convidado que conhece ante, e depois os familiares desta pessoa)
      Já com os tios, você pode colocar o nome do homem antes.

  5. Marcela
    28 de maio de 2012 at 20:25

    Gostaria de saber em que lugar do convite vai o nome dos convidados. Escrito no próprio envelope, numa tag separada…? E se eu fizer lista de presentes, é deselegante colocar informações sobre ela no convite?

    obrigada

    • Rubia Rocha
      8 de junho de 2012 at 17:00

      OI Marcela, dá pra fazer das duas formas. A mais em conta e mais prática é colocar o nome dos convidados nas tags , coladinhas no laço do convite ou no verso. Os minicards para presente são deselegantes mesmo, mas embora esse assunto seja polêmico, muita gente fz mesmo assim, porque se torna mais prático aos convidados.

  6. Thaise
    29 de maio de 2012 at 12:36

    Gostaria de saber se crianças pequenas recebem convites individuais e ate q idade.

    • Rubia Rocha
      8 de junho de 2012 at 15:45

      Thaise, quem define a questão de crianças pagantes é o buufet. Geralmente crianças até 5 anos não pagam, e não precisam receber o convite individual.

  7. Paula
    3 de julho de 2012 at 23:24

    Gostaria de saber se no local que vai os endereços dos pais dos noivos, posso colocar somente nosso endereço ja que ja moramos juntos a um bom tempo…

    • Rubia Rocha
      4 de julho de 2012 at 16:27

      Pode sim Paula, o endereço serve para receber cartinhas e presentes, então pode ser o endereço que ficar mais fácil para os noivos =)

  8. Ludimila
    4 de julho de 2012 at 14:03

    Oii adorei o Blog.. estou com uma duvida!! no meu convite vai estar escrito com a benção de Deus e dos Pais.. mas benção tem acento no e?? tipo bênção??

    ahh pelo que eu entendi na net.. as duas maneiras esta certa,mas preciso da sua opinião;

    Bjs

    • Rubia Rocha
      15 de agosto de 2012 at 16:38

      Ludmila, pelo que sei agora não precisa usar o ^

  9. MelinA
    18 de julho de 2012 at 9:54

    Oi gostaria de saber como faço pq minha prima e o marido serão meus padrinhos
    Só que eles tem filhos dai como coloco no convite? Aos queridos padrinhos fulano e fulano e família!??

    • Rubia Rocha
      8 de agosto de 2012 at 21:12

      Mel, isso aí! Aos queridos padrinhos X e Y e família (para mencionar que os filhos também estão sendo convidados)

  10. Gabriela
    19 de julho de 2012 at 22:07

    Olá, me tire só uma dúvida. Minha irma já é casada e com filhos. No convite de casamento tenho que colocar o nome do marido dela e família ou posso colocar á minha irma querida e família?

    • Rubia Rocha
      8 de agosto de 2012 at 21:09

      Gabriela, tanto faz. Hoje o ideal seria colocar o nome da sua irmã + e família.

  11. Camila Oliveira
    7 de agosto de 2012 at 21:04

    Olá… Li as perguntas e gostaria de saber uma coisa, aqui na minha cidade usa-se muito colocar o nome inteiro do homem e depois a família, exemplo: João Pereira Silva e Famlía. Mais nunca coloca-se o nome João e família. E também eu li que quando a familia tem filhos já casados, o ideal é mandar 01 convite a cada um dos filhos, não acho certo! Usa-se mandar assim: João Pereira Silva e Família e embaixo Extensivo aos filhos casados.

    • Rubia Rocha
      8 de agosto de 2012 at 21:02

      Camila, hoje em dias muita gente coloca o nome completo do convidado em casamentos extremamente formais. Não é errado, pois cada casamento tem um estilo.
      Da forma que você cita acima, também é correto, coloca o nome do casal e embaixo o nome dos filhos casados, isso é uma tática para entregar apenas um convite para cada família, mas ideal mesmo é entregar um para cada membro da família que seja casado, pois trata-se de uma nova família convidada.

  12. Ludimila
    23 de agosto de 2012 at 16:26

    Agora ele ja foi impresso com o ^

  13. RITA
    2 de outubro de 2012 at 15:36

    É falta de educação ao invés de escrever do lado de fora do convite:
    Ao Sr. Fulano de tal e família.. Eu mandar imprimir na gráfica: A VOCÊ E SUA FAMÍLIA???
    Obrigada

    • Rubia Rocha
      9 de outubro de 2012 at 20:50

      Rita, você pode escrever desta forma, assim não não assume aquele compromisso de escrever o nome de todos os convidados e esquecer de alguém, porém isso deixa o processo mais genérico, ou seja, fica aquela sensação “todos somos iguais.
      Além disso, se você direcionar “A você e sua família”, algumas pessoas vão entender que a família toda foi convidada, quando na verdade você está chamando somente o casal, por exemplo.

  14. Larissa
    27 de janeiro de 2013 at 15:10

    minha dúvida é que meu noivo nunca conheceu o pai, hoje a mae dele é casada com outro homem…como devo colocar no convite, uma vez que o atual homem nao é pai do meu noivo…

    at.

    • Rubia Rocha
      29 de janeiro de 2013 at 19:01

      Larissa, vocês podem colocar somente o nome da mãe, ou então o nome do padrasto + nome da mãe dele, se o relacionamento dos dois for harmonico.

  15. cytotec
    22 de abril de 2013 at 21:51

    Ótimo WebSite, isto salvou minha vida, meu futuro!

  16. Sabrina
    28 de agosto de 2013 at 0:40

    gOSTARIA DE SABER SE É DESELEGANTE NÃO COLOCAR NOME DO DESTINATÁRIO, APENAS ENTREGAR PESSOALMENTE? CALIGRAFO É MTU CARO E ESCREVER COM NOSSA LETRA NAO DA? RS

    • Rubia Rocha
      12 de setembro de 2013 at 20:17

      Sabrina, não é feio não. Você pode entregar os convites sem o nome dos convidados. O único risco que você corre é que as pessoas interpretem o convite de forma generalizada e ao invés de ir apenas o casal convidado, vá a família toda… (por exemplo)

  17. Maria
    25 de outubro de 2013 at 2:55

    É deselegante não colocar o nome dos pais no convite?

  18. Alex Aguinaldo
    25 de novembro de 2013 at 13:16

    Bom Dia,
    estou com uma duvida
    nos convites de casamentos, coloca-se o nome da noiva por primeiro, e nas LEMBRANCINHAS do casamento, vai o do noivo???

    • Rubia Rocha
      28 de novembro de 2013 at 16:15

      Alex, o ideal é sempre colocar o da noiva antes, tanto no convite quanto nos demais itens da papelaria.

  19. Nathália
    23 de janeiro de 2014 at 15:48

    Olá Rubia, parabéns pelo blog.
    Tenho uma dúvida e gostaria que me ajudasse.
    Tenho dois irmãos. Eles não são casados, mas ambos namoram há tempos. Como faço para convidá-los? Entrego um convite para cada irmão e um convite para cada cunhada, ou entrego um convite para cada casal?

    Obrigada!

    • Rubia Rocha
      6 de março de 2014 at 15:32

      Nathália, você faz um convite por casal =)

      Assim: Nome do irmão + nome da namorada
      ou Ao querido irmão (nome) + nome da namorada

      ;)

  20. Maria Luiza
    30 de janeiro de 2014 at 2:00

    Gostaria de saber se dentro do convite foi escrito com letra dourada e fora tem um friso prata tem algum problema se escrever em dourado da mesma de dentro do convite ou tem que seguir o padrao ou pode ser prata por fora aconpanhando o friso da grafica que foi prata me fale abraços Luiza

    • Rubia Rocha
      18 de março de 2014 at 15:47

      Maria, tanto faz. Leve em consideração as cores da decoração da sua festa. Se você escolheu o dourado na sua decoração de casamento, e esse friso prata foi só um detalhe que veio meio sem querer, permaneça com a caligrafia dourada.

  21. Michele Santos
    10 de fevereiro de 2014 at 17:59

    Oi Rubia, achei muito interessante todas as duvidas tiradas mais tenho uma moro junto co meu marido e vou oficializar posso por o nome dos nossos pais como eles convidam para a cerimonia ?

    • Rubia Rocha
      21 de fevereiro de 2014 at 19:10

      Michele, se eles pagarão a festa, pode colocar o nome dos pais antes, senão você pode colocar assim:
      Nome dos noivos + “com a benção de seus pais” + nome dos pais…

  22. Willio
    14 de fevereiro de 2014 at 16:39

    Recebi um convite de casamento, que consta convite Individual. Isso significa que não posso levar minha esposa, já que ela não tem convite?

    • Rubia Rocha
      21 de fevereiro de 2014 at 19:00

      Willio, se o convite é individual, ela teria que dar dois convitinhos, um para você ou um para sua esposa. Se somente você recebeu, significa que ela não convidou a sua esposa =(

  23. Ivani Tamara
    28 de fevereiro de 2014 at 13:15

    Oi Rubia! gostaria de saber se posso colocar os nomes das minhas 2 filhas no convite de casamento ao invés de colocar o nome dos pais?

    • Rubia Rocha
      18 de março de 2014 at 15:52

      Ivani, claro!!! Tem muita gente que faz assim =)

      Seria mais ou menos isso:

      Ivani e Noivo
      juntamente com sua filhas (+ nome das filhas)

      Convidam para …

  24. Samira Storani
    14 de março de 2014 at 17:55

    Olá, AMEI o site e as duvidas de todos me ajudaram bastante, mas ainda tenho uma: O convite do meu casamento é formal. Meu noivo tem nome composto, mas as pessoas só conhecem pelo segundo nome. Como deverá vir no Convite: Samira e José; Samira e José Clemente, ou Samira e Clemente?

    • Rubia Rocha
      6 de junho de 2014 at 15:46

      Samira, se tratando de formalidade talvez seja melhor manter os dois nomes dele. Mas sinceramente não vejo problemas dele manter somente o segundo.

  25. Lanna
    21 de março de 2014 at 16:17

    Olá, Rubia!

    Tenho uma dúvida, como colocar o nome dos pais nas tags? Tanto meus pais, quanto os de meu noivo são separados! Coloco apenas com o nome, posso colocar à minha amada mãe? A dúvida na verdade é como se portar, umas vez que o convite é dos noivos, como se direcionar à mãe do noivo, como mãe ou sogra? Help me!

    • Rubia Rocha
      25 de junho de 2014 at 21:00

      Lanna, ambos se direcionam como “mães” e “pais” Tipo assim:

      A minha amada mãe (mãe da noiva)
      A minha amada mãe (mãe do noivo)

      Ao meu querido pai (pai da noiva)
      Ao meu querido pai (pai do noivo)

      Como eles são separados, serão 4 convites. Se eles se casaram novamente ou estão namorando , você pode colocar assim:
      Ao meu querido Pai (nome do pai) e (nome da acompanhante)…

  26. Ana
    6 de abril de 2014 at 4:22

    Olá, gostaria de saber se é considerado deselegante o envio de convites individuais juntamente com o convite. E se por exemplo posso convidar um amigo solteiro com somente um convite individual anexado (excluindo portanto possíveis “ficantes”)

    • Rubia Rocha
      9 de abril de 2014 at 15:30

      Ana, o convite individual é o último recurso que utilizamos para restringir o aparecimento de “penetras” na festa.
      Se você acha que os seus convidados não entenderão “o recado” de que precisam ir desacompanhados, é a forma mais “direta” de se fazer entender..

      Muitos noivos tem recorridos ao convite ind. para ter controle sobre os convidados e os gastos. Não é gentil, mas as vezes é um mal necessário.

  27. Jane Cleide
    27 de abril de 2014 at 3:37

    Olá Rubia, primeiro quero parabenizar pelo Blog é perfeito, eu amei .. e quero então tirar minha duvida : eu não tenho Pai presente, não fui criada com ele,(mas ele é vivo) tenho mais Consideração por meu Padrasto, foi quem me criou desde bebe, Porem ele se separou da minha Mãe e esta morando muito Longe e tambem não estou tendo contato com ele, e minha mãe não ficaria feliz dele fazer a entrada comigo, e Quem vai fazer a entrada comigo vai ser meu irmão mais Velho, como que faço para colocar no Convite ??? :/

    • Rubia Rocha
      25 de junho de 2014 at 21:23

      Jane, eu não lembro se te respondi.. mas para garantir.. vamos lá! Você fez uma escolha ótima, de entrar com seu irmão. Ele é uma figura neutra , não vai deixar ninguém chateado.

      No convite você pode fazer assim:
      Colocar o nome da sua mãe,
      do seu pai biológico (se ele for ao casamento, ou se o seu coração achar melhor citar ele no convite, ou se ele merecer)
      + o nome do seu padrasto.

      ou então o nome da sua mãe + padrasto.

      Ou então pra ninguém ficar triste, coloca assim:
      Jane e Noivo
      Juntamente com seus pais (mas não coloca o nome de ninguém)
      Convidam para a cerimônia de seu casamento….

      São as 3 opções utilizadas no convite. Espero ter ajudado.

  28. Marcelo
    29 de abril de 2014 at 11:12

    Rubia, estou num dilema cruel: queria convidar para o meu casamento, o ex marido da minha tia. Ele sempre foi muito querido pela família, mas depois que se separaram nunca mais tivemos contato e ninguém sabe como os dois se relacionam hoje em dia. Considerando que a lista de convidados será feita com as pessoas que fizeram realmente parte de nossas vidas, ele não poderia faltar. Seria bom conversar com minha tia primeiro, saber da opinião dela? O que fazer?

    • Rubia Rocha
      6 de maio de 2014 at 15:29

      Marcelo, é bem isso mesmo. Primeiro seria legal você conversar com a sua tia, para saber se ficará tudo bem entre eles. Como ele é um convidado indispensável é importante argumentar com ela sobre a importância da sua presença no seu casamento. Com certeza ela irá entender ;)

  29. Luciana
    14 de maio de 2014 at 16:31

    Olá tenho uma dúvida, que tamanho de letra devo usar para o nome dos convidados?

    • Rubia Rocha
      20 de maio de 2014 at 15:32

      Luciana, depende da fonte escolhida, algumas são bem espaçosas e grandes, já outras miudinhas. De qualquer forma, uma medida “padrão” seria o tamanho 12.

  30. VIVIANE COSTA
    28 de maio de 2014 at 0:34

    OI! GOSTARIA DE SABER COMO POSSO COLOCAR NO MEU CONVITE DE CASAMENTO,O HORARIO DE INICIO SENDO QUE CERIMONIA VAI SER NO SALÃO APOS 21:00,MAS GOSTARIA DE COLOCAR O TERMINO DA FESTA SEM SER CONSTRANGEDOR PARA MEUS CONVIDADOS PRECISO DE UMA DICA ? MUITO OBRIGADA.

    • Rubia Rocha
      25 de junho de 2014 at 22:08

      Viviane, na realidade o horário do “término” da festa, nós não colocamos no convite.
      O horário de inicio sim. Se é as 21 horas, você pode informar que é ás 20h45, por causa dos atrasadinhos.

      Mas no término você pode combinar com o DJ ou com a sua cerimonial para eles anunciarem que a festa está encerrando. Ficará melhor assim =)

  31. Cris
    31 de maio de 2014 at 23:13

    Meu casamento vai ser “cada um paga o seu” jantar mas não sei como colocar esta informação no convite, para que o convidado intenda.

    • Rubia Rocha
      25 de junho de 2014 at 22:05

      Cris, você pode informar no final do convite que o jantar será por adesão (e bem pequeno informar o valor por pessoa). E para ficar bem claro, o ideal é reforçar verbalmente, para não haver falha de comunicação.

  32. Ana
    1 de junho de 2014 at 21:21

    Boa Noite
    Me tira uma dúvida por favor.. O convite individual eu entrego para crianças também? Ate quantos anos?

    • Rubia Rocha
      5 de junho de 2014 at 19:36

      Ana, se elas forem pagantes na sua recepção sim. Se elas forem isentas não precisa. Basta explicar para os pais dela que não haverá necessidade de convite individual para elas.

  33. Andressa
    11 de julho de 2014 at 14:50

    Tenho amigos que serão padrinhos e tem filhos.Como coloco nos convites? Também casais de amigos onde sou amiga mais da mulher e com filhos, como colocar também?

  34. nadia torres
    22 de julho de 2014 at 9:54

    Ola Rubia. Qual a maneira correta de escrever no convite de casamento: Sr.Paulo da Rocha e Familia ou Sr Paulo da Rocha e familia ( com letra minuscula)????
    A palavra “familia” deverá estar alinhada ao nome ou poderá ser colocada na linha abaixo??
    Obrigada.

    • Rubia Rocha
      20 de agosto de 2014 at 14:35

      Nadia, é só uma questão de formatação mesmo. O correto é que “família” fique em minúsculo, porque não é nome próprio. A quebra de linha acontece no caso do nome ficar muito extenso mesmo, aí passamos para a linha debaixo =)

  35. Amanda
    24 de julho de 2014 at 14:17

    Olá, adorei o post e adoro o blog!
    Estou numa situação meio difícil com os convites, moro fora do país mas vou casar no Brasil. É muito feio eu pedir pra minha mãe entregar os convites? Ou alguma amiga entregar para um grupo de amigos? Fiquei tentando calcular os gastos com correio para enviar na casa de cada pessoa e somando todos é bastantinho né.
    Tenho convidados que moram no exterior também, preciso fazer um convite em inglês ou posso só escrever uma tradução do convite?
    Quando alguma amiga tem namorado, coloco Nome da amiga + namorado ou nome do namorado?

    • Rubia Rocha
      11 de agosto de 2014 at 14:48

      Oi Amanda, nas suas condições, é perfeitamente aceitável que sua mãe ou suas amigas entreguem o convite por você. Para ficar gentil, envie um email para seus convidados, avisando que você entregará os convites pela sua mãe e suas amigas.

      Com relação ao texto, alguns noivos preferem fazer uma versão em inglês, e outros colocam a tradição logo abaixo da frase (deixando o mesmo convite em dois idiomas). Na realidade é só uma questão de praticidade, então você pode optar pelo que fica mais fácil pra ti.

      Bjo!

  36. gilson
    28 de julho de 2014 at 17:18

    olaaa rubia..to com uma duvida….

    meus pais sao separados….eu nao vou convida meu pai….como deixo no convite??? so nome da minha mae…q vivi sozinha….ou coloco do meu irmao como representante meu????? obrigado!!!!!

    • Rubia Rocha
      20 de agosto de 2014 at 14:42

      Gilson, no convite você pode colocar somente o nome da sua mãe mesmo.
      Uma segunda opção é citar “Juntamente com seus pais” e não colocar o nome deles. Fazer apenas uma citação mesmo.

  37. Edlene Carvalho
    5 de agosto de 2014 at 14:49

    Estou preparando a confecção dos convites e a pessoa responsável me perguntou se eu queria os convites em saquinho.Esse saquinho é cobrado R$ 0,30 a Unid.Porém esse saquinho não me agrada muito.É deselegante entregar os convites embalados em saquinho?Edlne Carvalho

    • Rubia Rocha
      20 de agosto de 2014 at 14:53

      Edlene, o plástico protetor é uma forma de proteger os convites da umidade, ou de sujeira e amassado. Você pode entregar sem se quiser, ou então ir a uma casa de embalagens e festas e comprá-los separadamente.

  38. karol
    11 de setembro de 2014 at 1:19

    olá gostaria de saber se posso colocar o convite individual e o convite de lista de presente dentro do convite ???e como faço pra prender esse convites???é feio colocar em clips bem pequenos??fica muito feio colocar os dois dentro do convite??

    • Rubia Rocha
      23 de outubro de 2014 at 17:10

      Karol, as noivas geralmente colocam esses bilhetinhos com mini clips, ou colados com um pingo (mínimo) de cola, ou então soltos mesmo, dentro do envelope.

  39. denise
    16 de setembro de 2014 at 21:07

    Ola estou co uma duvida no meu convite coloquei de um lado o nome das maes e do outro lado o nome dos pais posso entregar assim ou esta errado bjsssssssss obrigada

    • Rubia Rocha
      17 de novembro de 2014 at 19:49

      Denise, o correto é colocar o nome da mãe e embaixo o nome do pai da noiva (do lado esquerdo) e do lado direito o nome da mãe e embaixo o nome do pai do noivo.

      Exemplo:
      Mãe da noiva Mãe do noivo
      Pai da noiva Pai do noivo.

  40. antonia
    9 de janeiro de 2015 at 5:28

    Gostei das informações.

  41. Sara
    30 de março de 2015 at 10:26

    Olá!Tenho uma dúvida em relação aos convites, o que você acha de fazer o envio dos convites por email em vez de papel? Obrigada!

    • Rubia Rocha
      6 de abril de 2015 at 18:38

      Sara, se a sua cerimônia for informal, não tem problema algum vc convidar por email =)

  42. Sara
    30 de março de 2015 at 10:30

    Olá! Estou com uma dúvida, qual a sua opinião acerca de efetuar e enviar os convites de casamento por email em vez de papel? Obrigada

    • Rubia Rocha
      2 de abril de 2015 at 20:22

      Sara, depende do grau de formalidade do seu casamento. Se vc estiver planejando uma coisa mais simples, não há problema algum em mandar o convite por email =)
      Bjo!

  43. Lavínia Ferjan
    15 de abril de 2015 at 13:26

    Olá Rubia, interessante seu blog, gostei muito porem tenho uma duvida… Meu marido recebeu um convite de bodas de prata onde só tem o nome dele, estou em duvida pois não sei se devo ir.

    • Rubia Rocha
      16 de setembro de 2015 at 22:38

      Oi Lavínia, eu também estou com dúvida. Se tem apenas o nome dele, pelas regrinhas é porque vc não foi convidada. Em caso de dúvida é melhor perguntar =S

  44. claudete
    17 de abril de 2015 at 20:33

    Enviei um convite p/ minha tia (viuva) mas não coloquei e familia e ela tem uma filha que mora com ela, fiz mal??

    • Rubia Rocha
      16 de setembro de 2015 at 22:41

      Claudete você vai precisar avisar a sua tia que a filha também foi convidada.

  45. Nathalia
    27 de abril de 2015 at 16:58

    Olá ! Esqueci de colocar no convite alguns minutos antes da cerimônia. Como posso pedir no convite para que cheguem antes. Fica ruim uma tag com essa solicitação ?

    • Rubia Rocha
      8 de julho de 2015 at 14:34

      Nathalia, agora que seus convites já ficaram prontos, fica um pouco estranho retificar a informação, você pode pedir para os padrinhos e pais chegarem antes, mas terá que contar com a pontualidade dos convidados.

  46. Ju
    7 de maio de 2015 at 18:59

    Olá. Gostaria de uma grande ajuda! Convidei uma colega de trabalho pra ser madrinha de casamento, na época do convite “existia uma amizade” mas descobri que apenas da minha parte, pois com o tempo ouvi que ela falava mal de mim, do meu noivo, e até foi fazer uma reclamação ao meu chefe dizendo que eu falava demais do meu casamento, (mesmo não sendo a verdade) e que estava incomodando. Meu chefe me chamou para uma conversa e ele mesmo disse que agi errado ao convidá-la pois ela não agia com a mesma amizade que eu tinha com ela. Sei que é deselegante retirar o convite, mas não sei como agir, já que a presença dela me desagrada demais e hoje mantemos uma relação muito delicada, onde falamos apenas o estritamente necessário.
    Obrigada!

    • Rubia Rocha
      8 de maio de 2015 at 17:51

      Ju, puxa vida que triste isso… Olha… não existe uma regra para esse tipo de questão, nem mesmo os meus conselhos serão simples de seguir. Eu particularmente acho que padrinhos de casamento são tipo irmãos de coração, que desejamos ter por perto com todo o carinho do mundo no grande dia.

      Se essa pessoa não tem mais uma relação bacana para exercer o papel, nada mais justo que você entregue esse cargo a outra pessoa. Você pode fazer esse processo meio à francesa – simplesmente mudando de ideia sem comunicá-la, até porque no fundo ela sabe que não é digna deste convite. Ou então conversando abertamente com ela sobre a sua desistência.

  47. Juliana
    7 de maio de 2015 at 19:30

    Recebi um convite de casamento por correio e no convite veio mencionado que a decoração da festa será na cor bordô. Não entendi o motivo de mencionar isso.

    • Rubia Rocha
      8 de maio de 2015 at 17:44

      Olá Juliana, tudo bem? Juro que não entendi também! o.O

  48. Maria Isabella Miranda Luiz
    17 de julho de 2015 at 18:52

    Olá. Estou com muita dúvida na seguinte situação: na hora de colocar o nome dos pais devo escrever o do pai em cima e da mãe em baixo ou posso colocar o da mãe em cima e do pai por baixo? Eu queria q ficasse um degradê nas linhas mas os nomes das mães de ambos são maiores q os dos pais e não tem como abreviar mais. Obrigada

    • Rubia Rocha
      27 de julho de 2015 at 20:34

      Maria Isabella, na realidade tanto faz. Você pode colocar tanto no nome das mães ou dos pais por primeiro. Como você está tendo problemas gráficos com o seu convite, você pode colocar na melhor ordem “estética” =)

  49. Natália
    22 de julho de 2015 at 20:37

    Rúbia me tira uma dúvida meu pai não vive comigo eu coloquei o nome dele no convite eu posso entrega normal ou tem que fazer um convite diferente a ele

    • Rubia Rocha
      27 de julho de 2015 at 20:31

      Natália, pode entregar o convite normal para ele =)

  50. Everton
    24 de julho de 2015 at 14:34

    Bom dia! Eu queria saber se crianças recebem convites individuais, e se sim, a partir de qual idade?

    • Rubia Rocha
      27 de julho de 2015 at 20:30

      Everton, você precisa checar isso com o pessoal que realizará o jantar/almoço do seu casamento. Geralmente crianças até 5 anos não pagam, por isso não precisam receber o convite ind. Mas cada empresa tem as suas regras por isso verifique com eles qual é a idade mínima “não pagante” ;)

  51. Everton
    24 de julho de 2015 at 14:35

    Eu vou casar dia 20/09/2020 e queria saber se já posso ir convidando os padrinhos.

    • Rubia Rocha
      27 de julho de 2015 at 20:28

      Everton, o ideal é convidar os padrinhos de 6 meses a um ano de antecedência.

  52. livia
    30 de agosto de 2015 at 23:19

    queria saber se os convites individual tmb tem q ser entregue pra crianças q não paga?? pois meu buffet n cobra crianças com menos de 5 anos ,mas fico cm medo da pessoa pegar esse convite individual e passar pra alguem q pague.

    • Rubia Rocha
      9 de outubro de 2015 at 19:27

      Livia, crianças que não pagam não precisam do convite ind. =) Ele serve para controlar o número de pagantes.

  53. Alessandra Dognani
    12 de setembro de 2015 at 21:10

    Olá! Meu noivo não teve a presença do pai, tem um bom relacionamento com a mãe e o padrasto mas foi criado pelos avós e hoje, seu avô não está mãos entre nós. Como elaborar meu convite com esta situação? Coloco o nome dos avós e da mãe e “in memorian” na frente do nome do avô?

    • Rubia Rocha
      28 de outubro de 2015 at 11:46

      Alessandra, nestes casos onde os noivos são criados pelos avós ou padrastos, você pode colocar o nome dos pais antes (considere a possibilidade de trocar o nome do pai pelo do padrasto no convite, se o pai for bem ausente) e abaixo o nome dos avós com (em memória) ou (i.m) do lado.

      Caso fique muita informação no convite, você pode colocar apenas assim:

      Alessandra e Noivos
      Juntamente com seus pais e avós
      (mas não cita os nomes)

      Convidam para a cerimônia de seu casamento…

  54. Pollyanne Martins
    28 de setembro de 2015 at 17:54

    Olá, estou com uma dúvida. Quando vou convidar minha tia que é irmã do meu pai, ou a tia do meu noivo que é irmão do pai dele. Devo colocar 1º o nome dela ou do marido? Qual é o certo?
    Muito obrigada =)

    • Rubia Rocha
      25 de fevereiro de 2016 at 22:16

      Polly, o certo é colocar antes o nome da pessoa que vc conheceu antes. A sua tia vc conheceu antes que o marido dela, por exemplo, porque ela é sua parente.

  55. Valdinéia
    5 de outubro de 2015 at 1:51

    olá!!! Parabéns pelo blog, gostaria de saber se é deselegante eu abreviar meu nome no convite de casamento;como noiva…

    • Rubia Rocha
      28 de outubro de 2015 at 11:34

      Se o seu casamento for informal você pode abreviar sim. Tenho visto muitos convites de casamento com os nomes abreviados. Hoje em dia isso não é considerado deselegante =)

  56. Guilherme Passos
    20 de outubro de 2015 at 11:45

    Ola Rubia. Parabéns pelo seu blog. Estou com uma dúvida em ralação a entrega dos convites. Trabalho numa empresa a 2 anos e decidir chamar somente os colegas do meu setor, eu não iria enviar convite para o meu gerente,( na empresa são 5) pois tenho apenas contato profissional com ele. Agora meus amigos falam que eu deveria mandar um convite p ele para não ficar feio. Pedimos uns convites a mais, seria deselegante entregar o convite a ele sem o seu nome? Desde já agradeço.
    abraços…

    • Rubia Rocha
      28 de outubro de 2015 at 11:21

      Olá Guilherme, aconteceu algo semelhante comigo e eu entreguei o convite sem a tag do nome. O nome do convidado no convite não é uma coisa obrigatória, por isso acredito que ele não vá perceber que foi convidado em última hora =)

  57. Beatriz
    2 de novembro de 2015 at 3:03

    Oi Rubia, estou fazendo meus convites de 15 anos e tenho uma dúvida.
    Tenho alguns convidados que tem nome composto, ao escrever o nome deles no convite eu coloco apenas o primeiro nome ou coloco o nome composto junto? E quando essa pessoa tiver nome composto e eu for convidar a família também?
    Obrigada desde já! bjs

    • Rubia Rocha
      25 de fevereiro de 2016 at 22:12

      Beatriz, o indicado é colocar o nome composto neste caso + é família. Por exemplo: João Carlos e família, João Carlos e Dora.

  58. Alex Destri
    25 de novembro de 2015 at 13:10

    Olá Rubia, estive lendo as questões acima e não encontrei algo que ainda tenho dúvida. Minha noiva e eu também somos publicitários e produzimos convites como hobby para alguns amigos, portanto produziremos o nosso também.
    O casamento é em abril de 2016, minha noiva e eu decidimos por convites individuais, modernos, com o nome de cada convidado impresso no convite, algo bem exclusivo. O nome terá um picote para destacar na entrada da festa, que é o controle de convidados. Pensamos também em unir os convites individuais de uma mesma família e envolve-los em um laço com uma tag da família. Qual sua opinião a respeito?

    • Rubia Rocha
      25 de fevereiro de 2016 at 21:55

      Fica lindo Alex. Vcs planejaram muito além. Vai ficar maravilhoso e bem funcional também.

  59. Gessyca
    1 de dezembro de 2015 at 10:41

    Olá Rubia
    Estou com uma dúvida no preenchimento do endereço.
    Devem conter as palavras ” localizado à”, “situado à” , etc ??
    Escreva alguns exemplos para me ajudar.
    Adorei seu blog..
    Bjinhos

    • Rubia Rocha
      25 de fevereiro de 2016 at 21:46

      Gesyca, eu acho esses termos meios antigos =/ Eu gosto de usar assim:

      que se realizará no dia tal, às xx horas, na Igreja xxxx, Rua nome da rua, numero, bairro, cidade e estado (que são opcionais).
      Após a cerimônia os convidados serão recepcionados no espaço tal, Avenida xxxx, …

  60. katia
    8 de dezembro de 2015 at 20:56

    Boa noite Rúbia. Eu e meu esposo vamos fazer uma festa de bodas de prata no ano q vem, na parte de presentes, na realidade preferimos em dinheiro para nos ajudar a pagar uma viajem( ja q nao tivemos no casamento), minha duvida é como colocar esse detalhe no convite…será q devo escrever uma notinha separada? Mas como escreveria? Vc pode me ajudar? Grata!

    • Rubia Rocha
      25 de fevereiro de 2016 at 21:50

      Katia, essas coisas você pode escrever em um minicard separado e preso ao convite com um miniclipe de papel, ou então no rodapé do convite.

      Você pode escrever assim: Sua presença já é um presente. Caso queira nos presentear, sugerimos uma contribuição em dinheiro, através de depósito bancário (conta xxx agencia xxx)

  61. Graciane silva
    8 de janeiro de 2016 at 23:04

    Olá, eu mesma estou fazendo o meu convite de casamento. E o tamanho do meu convite está fora de padrão devido o formato do convite, fica feio colocar o convite em saco plástico maior que o convite_ Obrigada!

    • Rubia Rocha
      25 de fevereiro de 2016 at 21:40

      Graciene isso é só um detalhe. Se o plástico for pouca coisa maior, é tranquilo.

  62. Kate Silva
    14 de janeiro de 2016 at 13:26

    Estou com uma duvida tremenda. Vou me casar em Abril e estou fazendo os convites, porem minha mãe não tem quase nenhum contato comigo, fui criada pelo meu pai e minha tia e gostaria muito de colocar o nome dela no convite. Como poderia proceder?

    • Rubia Rocha
      25 de fevereiro de 2016 at 21:24

      Kate, você pode colocar o nome do Pai + Mãe + Tia. Isso tem sido bem comum quando os noivos são criados por outras pessoas da família =)

  63. Elaine
    16 de janeiro de 2016 at 12:09

    Olá Rúbia,

    Gostaria de saber se é deselegante não convidar todos os colegas de trabalho para meu casamento, trabalho numa empresa dividida por setores, no setor onde trabalho tem pessoas que vão ser convidadas e outras que não tenho afinidade para tal, é deselegante convidar parcialmente meus colegas de trabalho?
    outra dúvida é o nome dos pais e padrinhos na tag do convite… “Aos meus amados pais” como devo colocar? minha irmã e madrinha ainda mora com meus pais, penso que ela está inclusa no convite deles… está correto?

    • Rubia Rocha
      25 de janeiro de 2016 at 17:18

      Elaine, você não tem obrigação de convidar um setor inteiro do seu trabalho só por educação. Convide apenas quem realmente tem um vínculo de amizade contigo. Inclusive nesta semana estou gravando um vídeo sobre isso. Vou publicar no canal do Youtube na semana que vem 27/01/2016 https://www.youtube.com/user/blogdocasamento não deixe de assistir!

      Sobre o convite, como a sua irmã é madrinha, acredito que seja melhor entregar um convite apenas para ela, e outro para seus pais.
      Para escrever na tag, você pode usar “aos meus amados pais” fica bem delicado e lindo! Tem gente que prefere escrever somente os nomes, mas do jeito como vc sugeriu é a minha forma preferida =)

      Bjo!

  64. Luh
    22 de janeiro de 2016 at 0:20

    Olá, Rubia! Adorei as dicas li também os comentários e estou em dúvida. Trabalho em uma escola e tenho muito contato com os colegas, mas como vou fazer uma festa simples para 100 pessoas, não vou convidar as esposas/maridos e filhos dos meus colegas, fica chato? Será que devo convidar apenas os maridos das duas diretoras? Meu noivo também não vai convidar os conjuges dos colegas dele, mas vai convidar os dos chefes. O que fazer?

  65. Paola
    29 de abril de 2016 at 19:05

    Boa tarde. eu fui convidada para um casamento, mas comecei a namorar recentemente. Como devo proceder? Devo pedir a noiva se posso levar meu namorado ou é deselegante?
    Obrigada

    • Rubia Rocha
      11 de maio de 2016 at 20:26

      Oi Paola, perguntar não ofende ;) Se você perceber que a noiva ficou meio relutante, melhor ir sozinha, mas se ela disser que está tudo certo leve seu namorado e aproveite a festa!

  66. Tainara
    16 de maio de 2016 at 2:50

    Esqueci de colocar o local da festa nos convites, só coloquei o local da cerimônia, o que posso fazer para informar aos meus convidados o local da festa que vai ser na casa dos meus País.

    • Rubia Rocha
      29 de junho de 2016 at 20:54

      Tainara, você pode fazer mini cartõeszinhos anexados ao convite informando o endereço da festa. É a melhor alternativa e a mais baratinha também.

  67. Tabiana
    8 de junho de 2016 at 0:41

    Boa noite Rubia!
    Tenho uma dúvida..
    Meu noivo tem nome composto (Antonio Donizete) porém a grande maioria das pessoas o conhecem por Donizete.. Eu particularmente prefiro o primeiro mas ele diz que as pessoas ficariam na dúvida…. Como devo fazer no convite??? Eu tenho apenas 1 nome. Posso colocar os 2 nomes dele??? Obrigada! Bjss

    • Rubia Rocha
      29 de junho de 2016 at 20:35

      Tabiana, dependendo do espaço no convite pode ficar meio extenso você com um nome dó e ele com dois.
      Eu usaria Tabiana e Donizete, cujo o numero de caracteres é bem parecido e fica bem harmônico, mas tudo é questão de preferência. =)

  68. Rafaela
    9 de junho de 2016 at 14:52

    Ola,adorei o blog e as dicas parabéns! os meus tios vão oficializar o casamento depois de 27 anos e uma filha,e eles não estão conseguindo achar uma frase legal para colocar no convite,você tem alguma ideia do que possa ser colocado? eles querem algo relacionado a esses 27 anos juntos e não estou conseguindo ajudar pois tambem estou sem ideias de como fazer.

  69. Gleice
    30 de julho de 2016 at 18:10

    Olá, uma dúvida…. é deselegante entregar convite da recepção na igreja? Infelizmente não podemos convidar todos para recepção, mas para cerimônia temos convites ” obrigatórios” como: vizinhos, patrões, amigos que hj estão distantes porém queremos comunicar a união a todos e a recepção para os mais próximos do momento.

    • Rubia Rocha
      8 de agosto de 2016 at 15:32

      Neste caso Gleice, você terá que fazer dois modelos de convites, um informando o local da cerimônia e da festa, e outro somente com o local da cerimônia.

      Uma segunda opção é entregar o convite com o local da cerimônia e um cartãozinho com as informações da festa. Este cartão (com o endereço da festa) você entrega somente para os convidados mais próximos =)

  70. Tais Silveira
    29 de outubro de 2016 at 17:58

    Meu noivo tem nome composto Luiz Eduardo, No caso tenho as opções Taís e Luiz, Taís e Eduardo ou Taís e Luiz Eduardo me ajuda qual usar???

    • Rubia Rocha
      8 de novembro de 2016 at 11:53

      Tais, eu prefiro usar só os primeiros nomes, assim a formatação fica mais bonita, pois o número de caracteres fica equilibrado ;)

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Os campos obrigatórios estão marcados com *