Coquetel ou jantar, qual é a opção mais econômica para o seu casamento?

Dentre os vários itens que precisam ser cuidadosamente analisados para fazer a sua festa de casamento, sem dúvida o que mais pesa é o custo da recepção e buffet – o preço por pessoa + bebidas.

Se você não está bem preparada para uma festança, não desanime, existem vários tipos de recepções, com certeza uma delas será ideal para o seu bolso.

Coquetel ou jantar, qual é a opção mais econômica para o seu casamento?

Brinde e bolo

É sem dúvida a forma mais econômica de comemorar um casamento. Consiste no brinde do casal, acompanhado do bolo, logo após a cerimônia de casamento muitas vezes ali na Igreja mesmo (para economizar no aluguel do salão). Os gastos são bem menores, pois incluem somente o bolo, bebidas e garçons, com música ambiente.

#dicas
* As bebidas podem ser compradas diretamente de um distribuidor, economia garantida!

* Você pode optar pelo bolo cenográfico, encomendando um segundo bolo bem mais simples para servir aos  convidados, estimo aí uma economia de no mínimo R$ 200,00.

* Se a lista de convidados for pequena, as louças podem ser emprestadas por pessoas da família (talheres, pratos de porcelana e taças).

bolo_champagne

bolo_champagne2

Coquetel
Canapés, salgadinhos e bebidas são oferecidos aos convidados durante o cumprimento aos noivos.  O cardápio deve incluir somente itens que possam ser comidos sem o uso de talheres, exceto o bolo. Os convidados ficam em pé e os canapés dispostos em vários pontos do ambiente ou servidos por garçons. É uma forma de manter os convidados por perto por mais tempo após a cerimônia, mesmo que os noivos não tenham condições de oferecer um jantar.

#dicas
* Reserve algumas cadeiras para idosos e crianças descansarem durante o coquetel.
* Uma música de fundo ajuda a deixar a comemoração mais agradável e descontraída ;)

coquetel_casamento

coquetel_casamento2

Coquetel e mesa de massas
Como o próprio nome já diz, é uma opção onde além dos canapés e bebidas, inclui a mesa de massas. É uma opção um pouco mais cara, mas econômica comparando-se ao jantar completo. Todos devem ser acomodados para que possam comer sentados.

#dicas
* As massas recheadas são mais caras que as massas simples com molho, peça um orçamento e analise a diferença de preço.

* Os itens servidos em unidades como canelones e crepes são bem adequados a ocasião.

coquetel_casamento3

Coquetel seguido de jantar – Esse tipo de recepção é mais completa e mais desejada pelos noivos. Consiste em um coquetel (canapés de entrada), seguido de jantar ou almoço. O preço por pessoa é mais alto, mas ainda assim existem algumas dicas para economizar.

#dicas
* Avaliem o cardápio e retirem os itens que acharem dispensáveis.

* Criem cardápios alternativos e façam orçamento com empresas da área.Já pensou que delícia servir uma feijoada nos dias gelados do inverno, ou então uma mesa de saladas e massas no verão? Avalie essas possibilidades com os fornecedores para ver se os custos podem se reduzir.

* Peçam a substituição de itens se o cardápio estiver fora do seu orçamento. Frutos do mar são mais caros que frango ou carne vermelha, por exemplo.

* Optem por sobremesas mais simples, ou elimine-as do cardápio, uma vez que o bolo e a mesa de doces também estará disponível aos convidados.

O que você precisa saber:
* As bebidas alcoólicas como whisky e espumantes geralmente não fazem parte do pacote. Verifique se é possível negociar diretamente com a distribuidora.

* Crianças geralmente tem desconto, lembre-se de negociar com o buffet.

* Nunca contrate o serviço de buffet para o numero exato de convidados, sempre para menos, o prestador de serviço irá organizar uma margem de 30% a mais de lugares para um eventual excedente de convidados. Porém se o número de convidados for menor ao número contratado, o buffet não devolverá o dinheiro.

* O tempo de permanência de seus convidados na festa entre outros fatores também está relacionado com o funcionamento dos serviços, ou seja, enquanto estiver rolando bebidinhas e comidinhas, o pessoal permanecerá animado =) Um conselho: Se a sua verba para a festa for limitada,  escolha uma festa mais simples, porém farta. Será garantia de sucesso!

Casamento_Escuna20

 

Veja também

  • 3.3

    Avaliação geral

  • Avaliação das leitoras: 2 Votos

Compartilhar

Sobre Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Você também poderá gostar de



101 comments on “Coquetel ou jantar, qual é a opção mais econômica para o seu casamento?

  1. Daniela
    14 de julho de 2009 at 17:58

    Adorei seu blog. Muitas dicas para as noivas como eu.srsrs

  2. Elizabeth
    4 de novembro de 2009 at 16:08

    Boa tarde!

    gostaria de uma sugestao estou montrando o cardapio para meu casamento gostaria de oferecer um jantar com massa , mas gostaria de colocar 2 tipos de carne , mas nao queria carne de custo muito alto

  3. Tradução
    18 de novembro de 2009 at 23:37

    Eu acho que o jantar é bem melhor…

  4. buffet governador valadares
    23 de fevereiro de 2010 at 17:10

    Parabens pelo seu blog. Temos um buffet em governador valadares e gostaria de fazer uma parceria com vocês na troca de link entre nossos blogs. Caso tenha intereresse por favor entre em contato.

  5. Andressa Michelle Ribeiro
    11 de outubro de 2010 at 15:48

    É muito indelicado não fazer festa? Se eu optar por fazer bolo e bebida, qual bebida ofereço? reffrigerantes ou tenho que oferecer champagne ou algo similar?……ibrigada

    • Rubia Rocha
      13 de outubro de 2010 at 15:01

      Oi Andressa! Não é indelicado não fazer festa, afinal de contas, cada um sabe das suas possibilidades. O indelicado é não servir nada após a cerimônia aos convidados. Por isso que existe a comemoração com Bolo e Champagne. Onde você pode brindar com um espumante, e também pode servir refrigerante e/ou sucos, acompanhando o bolo. Mas o espumante é algo bem importante para a data. Ele é essencial. Verifique em distribuidoras de bebidas, muitas fazem consignação , o que torna o evento ainda mais econômico!!!

  6. Roberta
    8 de novembro de 2010 at 17:11

    Olá, gostaria de comemorar com entrada de salgado, mesa de massa, mesa de doces e bebida refri, whisky e espumante. Posso usar mesa posta com sousplat e pretos pequenos?
    Obrigada

    Roberta

    • Rubia Rocha
      10 de novembro de 2010 at 8:55

      Olá Roberta, olha os pratos pequenos são ideiais para os canapés e salgados, mas complica para a massa. Se você optar por pratos pequenos, encomende uma quantidade maior de salgados e canepés e não siva a massa. Se você servir a massa, então utilize o souplat + prato maior + prato menor.

  7. Roberta
    8 de novembro de 2010 at 17:12

    Ops, pratos pequenos…heheh. E quantos tipos de massa devo servir?

  8. Fernanda
    4 de maio de 2012 at 19:05

    Boa noite, vou casar em abril de 2013, e eu e minha familia iremos fazer tudo, gostaria de saber como calculo a quantidade de comida, refrigerantes,cerveja, etc.. talheres que irei alugar. Será que saí mais barato? vc tem alguns lugares pra me indicar ou me ajudar algum site pra eu ver esses detalhes. obrigada.

  9. jéssika figueiredo
    21 de agosto de 2012 at 12:00

    Ola, bom vou me casar dia 8 daqui 2 semanas, e ainda nao resolvemos o que vamos servir, eu gostaria de servir um jantar mais meu noivo nao tira da cabeça de servir somente salgado, eu particulamente nao gosto da ideia, pois a festa sera depois da igreja a noite começando pelos 21:00hrs os convidados estarão esperando um jantar só salgados eu nao acho legal… Alguma ideia para fazer uma festa boa sem gastar mt??? Nao iremos contratar buffet, somente cozinheiras..

    • Rubia Rocha
      22 de agosto de 2012 at 12:12

      OI Jéssica, olha uma dica que talvez seja interessante para o bolso de vocês é fazer um misto de coquetel (os salgados que seu noiva tanto quer) com massas na sequência. Funciona assim… Quando seus convidados chegarem no salão de festa, uma mesa bem bonita de salgados ficará exposta para os convidados se servirem, como se fosse uma espécie de “entrada”, depois disso, as cozinheiras podem montar um buffet de massas – (vale macarrão, lasanha, nhoque e afins) com sugestões de molhos. O ideal é fazer uns 3 tipos de massas e uns 3 tipos de molho. Fica mais em conta e agrada todo mundo =) . Espero ter ajudado.

  10. Thiago Marinho
    26 de dezembro de 2013 at 2:02

    Ola, primeiramente adorei o blog.

    Vou me casar no ano que vem e estou começando a ver agora os preparativos para a festa.
    Fico meio preocupado em fazer um coquetel, pois estamos com pouco dinheiro em caixa, mas gostaria de recepcionar os nossos convidados depois da troca de alianças.
    Vou fazer a cerimonia no mesmo local que decidir fazer a festa, pois como faremos um casamento homo afetivo não podemos casar na igreja.

    Gostaria de uma sugestão:

    Coquetel ou Jantar?
    Salão ou Chácara?

    Estou com muitas duvidas… Help Me!!!

    • Rubia Rocha
      17 de janeiro de 2014 at 19:59

      Thiago, coquetel acredito que seja mais em conta que jantar, e o salão geralmente tem toda a estrutura que você precisa (mesas cadeiras). Se escolher a chácara, verifiquei se a locação do espaço já forneça os móveis, pois isso é sempre um gasto a mais de última hora.

      • Gilberto
        29 de janeiro de 2014 at 13:27

        temos varias opções de cardapios, e tamebm promoções , tenho certeza que de algum cardapio lhe agradará

  11. Ariana Marta Gentil
    30 de janeiro de 2014 at 18:31

    Boa Tarde..irei me casar em julho de 2015 e resolvemos fazer um coquetel, mas não irei servir cerveja, iremos fazer caipirinhas de frutas e batidinhas com ou sem alcool. Uma amiga me disse q nao seria certo nao servir cerveja por causa do salgado. o q vc acha? Gostaria de sua opinião!!!

    • Rubia Rocha
      18 de março de 2014 at 15:43

      Ariana, A sua amiga tem razão quando a harmonização.. Salgados caem muito bem com cerveja, melhor do que com os destilados. Você precisa levar em consideração a preferência dos seus convidados, antes de definir o cardápio. Se eles não “vivem sem cerveja” seria interessante que tenha, para que todos fiquem felizes e satisfeitos.

      O lado bom é que no inverno o consumo de cerveja cai bastante, e os vinhos e destilados são bem vindos, para ajudar a esquentas, principalmente (principalmente se você morar no sul, onde o inverno é bem rigoroso). Por isso talvez seja interessante você manter os dois. Ou então adequar o cardápio com a melhor bebida.

  12. Juliana
    7 de abril de 2014 at 14:03

    Olá, é mto indelicado só servir coquetel para um casamento a noite? Além do coquetel terá batata frita, mini pizza, cachorro quente….

    • Rubia Rocha
      9 de abril de 2014 at 15:19

      Não é não Juliana, você deve pensar primeiramente em fazer o que é melhor para o seu bolso, e pelo seu cardápio, acho que vai ficar super gostoso!

      O que importa é fazer tudo com carinho ;)

  13. Camila
    7 de abril de 2014 at 15:06

    Olá Rubia,
    Posso servi no jantar apenas arroz, estrogonofe com batatas e uma salada?? na entrada estava pensando em uma petisqueira em cada mesa. fica ruim? Obrigada

    • Rubia Rocha
      9 de abril de 2014 at 15:22

      Claro Camila! Estrogonofe é um prato muito democrático, e a entradinha na petisqueira também é uma alternativa queserá bem aceita.

      A minha sugestão é que você faça mais algum prato principal além do Estrogonofe, para que aqueles que não gostem ou não possam comer Estrogonofe, não fiquem só no arroz com batatas. Pode ser uma lasanha, ou algo que também combine com arroz branco ;)

  14. DGEventos
    7 de abril de 2014 at 17:20

    Gosto muito do blog… As dicas são realmente muito úteis, tanto para quem vai casar, como para as empresas de eventos.

  15. Emanoela
    10 de abril de 2014 at 14:49

    Gostei muito. Meu casamento será em setembro, optamos por coquetel e ganhamos do buffet uma mesa de pães e queijos!

  16. Fernanda
    18 de abril de 2014 at 3:25

    Oi Rubia! Vou me casar daqui alguns meses e estou meu buffet vai ser vir cerveja, agua e refri a vontade. Escolhi coquetel + jantar. Você acha que devo servir uma outra bebida alcoólica também? Ou só cerveja está bom? Queria economizar… Obrigada!

    • Rubia Rocha
      20 de maio de 2014 at 15:57

      Fernanda, se for inverno e seus convidados gostarem, um vinho é sempre bem vindo, se a sua região fizer frio.

      Tudo depende das preferências dos seus convidados. Se você acha que a maioria vai optar por cerveja, mantenha a cerveja. Agora se você sabe que boa parte dos convidados adora tomar vinho, é importante considerar isso também… Se você casar em meses de inverno, bebidas destiladas são mais indicadas, se na sua região faz calor o ano todo, voltamos para a cerveja como primeira opção =)

  17. Gilmara
    27 de abril de 2014 at 5:28

    Olá, vou me casar em dezembro e tô piorando já poisgostaria de comemorar com uma festinha mas pela quantidade de pessoas( só família e amigos íntimos) passa de 300. Nosso orçamento não comporta aquela festa tradicional de servir salgados e em seguida jantar e depois doces e bolo pra esse tanto de gente. Sou do interior do CE onde aqui o pessoa costuma servir carne assada então gostaria de saber se seria deselegante servir só o coquetel com a carne assada(geralmente cortada em cubinhos) ou uma outra opção é só o jantar sem tanta sofisticação, pois aqui são pessoas simples acostumada com o salpicão, estrogonofe e arroz. Já li muito a respeito das massas , gostei mas não sei se seria tão bem aceito pq não é de costume servir por aqui, por outro lado poderia ser uma novidade agradável ao paladar pra sair da rotina não é mesmo? Me ajude a definir querida! ;)

    • Gilmara
      27 de abril de 2014 at 5:31

      Piorando não, PIRANDO..rsrsrs.

    • Rubia Rocha
      6 de maio de 2014 at 21:47

      Oi Gil, olha só… Como a sua festa terá muuuuuuitos convidados, você pode partir para o lado mais prático, fazendo somente uma coisa ou outra.

      Se for somente o jantar, procure servir algo que seja bem democrático, aquele tipo de cardápio que todo mundo gosta. Salpicão , estrogonofe e arroz são uma ótima opção, viu? Como você quer fazer algo especial, capriche na decoração do local, mas que tudo fique lindo!

      • Marcia
        18 de agosto de 2014 at 1:44

        Boa noite. Vou me casa e nós mesmo que iremos fazer tudo, somente pagaremos a ornamentação do casamento. Minha família, prefere encomendar salgados e depois servir o churrasco; já para a do meu noivo, além do churrasco, é preciso também o jantar. O que você acha? Preciso de ajuda.

        • Rubia Rocha
          20 de agosto de 2014 at 18:40

          Marcia, pondere isso baseada no seu orçamento. Mais churrasco e depois jantar não faz mto sentido. Acho que fica melhor servir canapés (salgadinhos) seguido de jantar ou churrasco =)

      • Ana Lorena
        11 de junho de 2016 at 18:22

        Rúbia. Boa tarde. Pesquisando sobre *o que servir no almoço de casamento*, encontrei você. Queria sua ajuda para definir o que servir no meu. Vamos casar durante o dia. E queria saber o que posso servir no almoço? É coisa simples. A sobremesa serão os docinhos . São 150 pessoas para menos.

        Grata. :*

        • Rubia Rocha
          29 de junho de 2016 at 20:28

          Ana, são muitas possibilidades. Se for inverno uma feijoada cai muito bem, se for verão, saladas, carnes e massas também são bem vindas. Ou churrasco. Vale a preferência dos noivos e dos convidados mesmo. Tente pensar em que tipo de comida ficaria bem democrática. Pizza? Churrasco? Feijoada? Massas?

  18. Silmara
    8 de julho de 2014 at 0:57

    Olá Rúbia, gostei muito do seu blog, possui dicas bem práticas e dentro da realidade da maioria dos brasileiros kkkk.
    Pretendo casar em novembro e fazer a cerimônia religiosa na igreja. Não poderei fazer festa, mas, pretendo oferecer um jantar ou coquetel somente aos padrinhos e família, cerca de 60 pessoas. Como somos evangélicos não serviremos bebidas alcoólicas, então será somente refrigerante, água mineral e de côco e talvez coquetel sem álcool. O que acha, teria mais alguma sugestão? Abraços.

    • Rubia Rocha
      20 de agosto de 2014 at 14:38

      Silmara, está ótimo! Toda adaptação para o seu orçamento é bem vindo. Você estará oferecendo um jantar ou coquetel e isso é muito gentil. As bebidas alcoólicas não são obrigatórias, e se isso é uma opção religiosa, as pessoas entenderão =)

  19. adriana
    10 de julho de 2014 at 1:29

    Oi, Rubia…eu sou de Tupã/SP. Pretendemos fazer 01 festa de aniversário nosso único filho de 2 anos, mas como conhecemos muitas pessoas, nossa lista consta 160 adultos, 35 acima de 4 anos e 16 crianças até 4 anos, imagino que como no ano passado média de 20 a 30% não comparecem. Mas estou na dúvida se faço 01 coquetel, ou coloco 01 mesa com lanche de metro, torta de frango e bolo salgado, quibe assado, lazanha, nhoque, macarrão, enfim….e nem imagino a quantidade que devo fazer??? O que vc me diz por favor…Ah teremos a mesa de guloseimas com docinhos e o bolo vou servir fatias de bolo gelado embrulhado no papel alumínio. E de bebida suco laranja, agua, refrigerante e para os que bebem colocaremos 01 barril de chopp. Mas a minha maior dúvida esta no coquetel e nessa mesa de massas citadas a cima, esta correto? Será que vou gastar menos do que servir um jantar com strogonoff, maionese e arroz??? Socorroooo???? Desde já agradeço pela atenção…. Adriana

  20. carla cristina
    31 de julho de 2014 at 3:13

    Olá,amei o blog.Estou me planejando para me casar em junho do ano que vem.E gostaria de fazer a comemoração somente com bolo e bebidas no caso refrigerantes.Pois quanto menor o custo para nós melhor.Vai ser uma cerimonia simples para 70 pessoas .Vou fazer tudo na igreja,preciso de alugar mesas?
    Por ser em junho fica feio comemorar dessa forma?
    Preciso de sua opinião.

    • Rubia Rocha
      20 de agosto de 2014 at 14:40

      Carla a estação do ano não interfere em nada não. Você pode adaptar seu cardápio e servir coisas quentes como café e chocolate quente por exemplo ;)

  21. Rafaela
    7 de agosto de 2014 at 0:13

    Oláa! Estou organizando meu casamento, mais o orçamento esta muito apertado, gostaria de saber se fica feio servir uns canapés, frios e salgadinhos em um casamento a noite?! Gostaria muito de servir o “jantar” mais infelizmente não poderei fazer!
    Obrigada!

    • Rubia Rocha
      20 de agosto de 2014 at 18:31

      Rafaela, não fica feio não. Você pode servir o que o seu orçamento permitir. Se o jantar não está dentro dos seus planos, um coquetel ou até mesmo um brinde com bolo já está valendo! O importante é celebrar, não importa como.

  22. Tatiane
    30 de agosto de 2014 at 0:45

    Olá, meu casamento vai ser dia 27/09/14 as 20 horas, vai ser evangélico, vai ter refrigerante, suco, mesa de frios, jantar sendo arroz, estrogonofe, salada e batata palha, é para 300 pessoas, doces e bolos, devo servir uma entrada?

    • Rubia Rocha
      8 de setembro de 2014 at 14:02

      Tatiane, se você vai ter uma mesa de frios, ao meu ver creio que não precise de entrada não. Você pode começar a servir as bebidas direto (antes, durante e depois do jantar). E a mesa de entrada poderá ser a sua entrada.

  23. Ludmilla Lucena
    30 de agosto de 2014 at 13:42

    Achei muito informativo este blog.Muitas dicas!

  24. Lais
    1 de setembro de 2014 at 14:58

    Parabens pelo blog! Estou com uma duvida… o buffet q eu penso em contratar para o jantar de casamento, oferece de entrada para o coquetel 10 opçoes de salgados e disse q nao está usando mto os canapés. Gostaria de saber se essa qtd de salgados é adequado e se nao devo servir canapés.
    Obgda,

    • Rubia Rocha
      8 de setembro de 2014 at 14:05

      Lais, 10 opções de salgados é bastante coisa. Neste caso acho que não é necessário os canapés mesmo. Verifique com a empresa se você pode fazer degustação dos salgados, para você ter certeza que são adequados a uma festa de casamento =)

  25. JESSICA
    1 de setembro de 2014 at 17:18

    Olá Rubia
    Vi que no coquetel, não existem mesas e cadeiras para todos apenas para os mais velhos e mesas de apoio para as bebidas. No caso essas mesas de apoio podem ser a normal sem as cadeiras em volta ou tem que ser aquelas altinhas tipo de bar?
    adoraria sua ajuda

    • Rubia Rocha
      8 de setembro de 2014 at 14:01

      Jessica, as mesas de apoio podem ser sem as cadeiras, é apenas para os convidados chegarem, pegarem o que estiver servido ali e saírem. Pode ser qualquer mesa, preferencialmente uma que combine com o estilo da sua festa. Aí a decoração dela também conta. Se ela for velhinha você pode colocar uma toalha bem bonita por cima.. ;)

  26. Elidiana Carvalho
    6 de outubro de 2014 at 14:28

    Ótimas dicas! No meu ponto de vista o coquetel com mais variedades de petiscos,sai melhor do que coquetel seguido de jantar.

  27. erika
    9 de novembro de 2014 at 13:32

    Ola, vou me casar dia 10-01-2015 no civil, gostaria de fazer uma recepção mais simples possivel, bonitinha e agradavel, porem nao tenho muito dinheiro. Serao a media de 300 a 400 pessoas. Um jantar seria a melhor opcao?Qual seria a media de gasto com comida e bebida? Obrigada e parabens pelo blog.

  28. jhenifer vieira pio
    5 de dezembro de 2014 at 17:52

    ola amei seu bolg, vou me casar em março,sou evangélica e a recepção sera simples e no salao da igreja mesmo, sera uma coisa mais simples pois não posso gastar muito ..queria servir so salgados,refri,bolo,e no brinde espumante …vc acha que ficaria mto simples???e quais salgados eu devo servir..obrigada

    • Rubia Rocha
      21 de janeiro de 2015 at 14:01

      Jhenifer, você pode servir salgados sim. Isso chama-se Coquetel. Você pode pesquisar nas confeitarias de sua confiança, quais os salgados que combinam mais com uma recepção de casamento. Sugestões mais sofisticadas seriam recheios como tomate seco com ricota, camarão, carne seca, massas folhadas entre outras mil sugestões. Coquetéis de casamento são bem comuns. O que o deixa sofisticado é a maneira como será servido. Por exemplo: Ficará bem mais elegante você servir refrigerante em uma jarra de vidro, do que direto da garrafa pet, por exemplo. Esses detalhes deixarão o seu casamento mais elegante, mesmo você economizando ;)

  29. Gabriela
    8 de dezembro de 2014 at 17:26

    Olá, por favor, uma ajudinha hehe! vou me casar no final da tarde, tenho a ideia de fazer mesas fartas espalhas pelo o salão com vários tipos de salgadinhos e canapés, é indelicado não servir jantar e deixar somente os salgadinhos, bebidas e mesa de doces?? Obrigado :)

    • Rubia Rocha
      21 de janeiro de 2015 at 13:55

      Gabriela, não é não. Isso chama-se Coquetel. Se é mais prático e viável para você fazer coquetel, ficará bem bacana oferecê-lo da forma como está pensando ;)

  30. Renata
    20 de janeiro de 2015 at 15:22

    Porque tudo é tão caro? :(

  31. Amanda
    1 de fevereiro de 2015 at 19:35

    Boa tarde!

    Estou vidrada nos blogs da louca vida de noiva rs…Preciso de indicações de lugares que realizem apenas o meu janta, afinal tenho ganhado muitos itens de presente como salgados e doces de fornecedores que já conhecia, um outro detalhe é que não vou servir bebidas alcoólicas em meu casamento… O que me faz acreditar que já irá diminuir bastante o custo.Bom conto com a ajuda de vocês para indicações.Por favor salvem uma pobre e enlouquecida noiva com apenas seis meses de tempo hábil para resolução de tudo.

    Bjos!

  32. Marília
    16 de fevereiro de 2015 at 20:08

    Boa Tarde!
    Rubia, vou me casar de manhã a cerimonia estar prevista para começar 10 hrs. O local da cerimonia e da recepção será no mesmo espaço que vai ser em um campo, optei de acordo com o estilo e o horário do casamento que fosse servido um almoço e que o cardápio seria massa, porém estou um pouco insegura com a sugestão. Gostaria de saber se seria uma boa opção e que prato de entrada você sugeria?

    • Rubia Rocha
      16 de setembro de 2015 at 22:11

      Olá Marília, massa é sempre bem democrático. Como você irá casar perto do horário do almoço, é uma boa alternativa. Só verifique que tipo de massa combina melhor com dias quentes de verão ou frios, para servir algo que fique confortável para todos. A entrada pode ser uma mesa de frios, ou canapés.

  33. Vanessa
    4 de março de 2015 at 3:55

    Irei casar em setembro de 2016, e não tenho idéia de como começar você pode me ajudar

  34. stefanny
    21 de março de 2015 at 2:31

    Olá
    Boa noite
    Gostaria de saber se fica bom servir no meu casamento uma entrada de mesa de frios prato principal dois tipos de arroz um com nozes ou castanhas e outro com raspa de limão acompanhado com carne branco aos quatros queijos e carne vermelha ao molho de vinho . A minha única dúvida qual salada servir pode me da uma dica ?

    • Rubia Rocha
      16 de setembro de 2015 at 22:33

      Olá Stefanny, na dúvida opte pelo democráticos. Eu apostaria em saladas verdes com umas lascas de queijo, ou um mix com tomates secos, pimentões grelhados.

  35. claudia
    28 de março de 2015 at 0:04

    olá vou me casar em novembro. Particularmente não gosto de casamento com jantar, acho que fica tudo muito amarrado, vou fazer um coquetel, porém estou achando as opçoes que o buffet me deu pouca. posso colocar uma mesa de frios? combina com coquetel?

    • Rubia Rocha
      6 de abril de 2015 at 18:52

      Combina sim Claudia, e muito! Fica super charmoso aliás ;)

      • thiago gama
        5 de maio de 2015 at 16:51

        Ola gostaria de sua ajuda, vou fazer uma festa com tema bar para 90 pessoas, com frango, carne , batata frita com cheddar , calabreza e salgados em geral. Alem claro que terá cerveja, refrigerante, vodka e drinks.

        Porem minha duvida será poe Jantar ou não, pois iremos botar tudo isso que disse e mais mesa de frios, estou na duvida entre mesa de frios ou Jantar.

        grato.

        • Rubia Rocha
          16 de setembro de 2015 at 22:51

          Olá Thiago, depende mais do perfil dos seus convidados. Como o tema será “bar” os petiscos e feios combinam muito bem com o tema, eu particularmente não colocaria jantar além deles.

  36. thiago gama rosa
    5 de maio de 2015 at 16:44

    Ola gostaria de sua ajuda, vou fazer uma festa com tema bar para 90 pessoas, com frango, carne , batata frita com cheddar , calabreza e salgados em geral. Alem claro que terá cerveja, refrigerante, vodka e drinks.

    Porem minha duvida será poe Jantar ou não, pois iremos botar tudo isso que disse e mais mesa de frios, estou na duvida entre mesa de frios ou Jantar.

    grato.

    • Rubia Rocha
      8 de maio de 2015 at 17:57

      Thiago, é difícil aconselhar sem conhecer seus convidados. Eu recomendo que você faça uma pesquisa com alguns convidados para saber sobre a opinião deles. Eu acredito que se houver os petiscos mais mesa de frios não seja necessário o jantar e vice e versa =)

      • Regina
        23 de maio de 2015 at 3:38

        Rúbia, irei me casar em uma cerimônia simples na igreja e como não planejamos com antecedência estamos com o orçamento apertado para a recepção. Estamos pensando em receber nossos convidados para um jantar. Como entrada serviremos salgados. Porém, com o orçamento apertado, pensamos em não servir bebidas alcoólicas, apenas refrigerantes, sucos e água. Teria algum problema? Seria de algum modo deselegante? Obrigada!

        • Rubia Rocha
          8 de julho de 2015 at 14:37

          Regina, problema algum! Quem determina o que será servido são vocês e seu orçamento. Confesso que alguns convidados não vão gostar, mas quem se importa com a felicidade desse momento tão especial para vocês não vai ligar para isso.

  37. renata kelly
    27 de maio de 2015 at 17:52

    Ola Rubia, Quero fazer meu casamento em um sitio, no final da tarde, entre 17 e 18hrs. Será p/ mais ou menos 300 convidados.. pensei em fazer um jantar…. Vc acha que sai mais barato um jantar ou salgadinhos?pensei tbm em fzer uma mesa p belisco e uma mesa de guloseimas para as crianças….. como sou evangelica servirei de bebida: agua, suco e refrigerante…

    • Rubia Rocha
      8 de julho de 2015 at 14:14

      Renata, acredito que coquetel (salgadinhos) seja bem mais em conta. Mas vale a pena fazer alguns orçamentos para colocar na ponta do lápis, pois em algumas situações, dependendo do fornecedor o coquetel pode sair mais caro.

  38. Regina
    20 de junho de 2015 at 0:07

    Rúbia, me casarei em breve. Decidimos de última hora pela cerimônia religiosa e por isso estamos com o orçamento apertado. De qualquer maneira, quero servir algo aos nossos convidados, acolhê-los numa recepção simples, um jantar com entrada de salgados e bolo de sobremesa. Mas com o orçamento apertado não vamos conseguir bancar bebidas alcoólicas. Então serviremos, refrigerantes, água e sucos. Isso é de algum modo deselegante?

    • Rubia Rocha
      16 de setembro de 2015 at 23:05

      Olá Regina, terão convidados que não irão gostar, mas isso não é deselegante não, ainda mais se isso extrapolar o orçamento. Prepare-se para elogios e caras feias, mas o que realmente importa é que tudo esteja caprichado e que você não tenha dívidas do casamento para pagar depois da lua de mel ;)

  39. Milena
    10 de julho de 2015 at 11:55

    Oi Rubia! Amei seu blog, parabéns! Tenho uma dúvida:
    Irei fazer um coquetel com frios, salgados, etc. Eu e meu noivo amamos açaí e churros e pensamos em colocar um carrinho “gourmet” dos dois, para ser um ‘extra’ para os convidados, já que a cerimonia + coquetel será em um local mais estilo praia. Você acha deselegante?!
    bjos!

    • Rubia Rocha
      16 de setembro de 2015 at 23:11

      Milena achei fantástico, fica a cara de vocês e esses lanchinhos são super adorados pelos convidados. Mantenha o plano porque vai ser a sensação da festa!

  40. Alyne
    10 de agosto de 2015 at 4:30

    Oi vou me casar agora dia 29 e vou e tinha escolhido coquetel e sem álcool…só que será de dia…casamento as 09 :00 da manhã e recepção em seguida no salão da igreja mesmo…mas agora me surgiu uma dúvida… Vi q Coquetel é servido mais a noite…fica feio eu servi coquetel pela manhã??? Pf me ajude

    • Rubia Rocha
      25 de fevereiro de 2016 at 22:18

      Alyne, ele será considerado como um café da manhã. Você pode montar o cardápio com base em um coffee breack, que todo mundo adora!

  41. Daniela Souza
    18 de agosto de 2015 at 17:44

    Ola tudo bem, gostaria de pedir sua ajuda, olha eu e meu namorado vamos casar em março do ano que vem, não estamos em condiçoes de gastar muito, quase nada kk queremos fazer um coquetel de salgados e massas e bebidas refrigerante, vamos casar na igreja mesmo e la ja tem o salão de festa o que ja ajuda, e assim estamos em duvidas e contratamos uma decoradora ou se nós mesmo fazemos a decoração, e como fazer essa decoração???? Obrigada

  42. Hélica Carla
    14 de setembro de 2015 at 18:34

    Olá, meu casamento será às 16:00 e tenho dúvidas quanto ao que servir.
    Pois queria deixar uma mesa com água e sucos, e alguns petiscos (pois geralmente nesse dia as pessoas por questão de horário talvez não almoçam) para que as pessoas se sirvam antes da cerimônia.
    E tenho dúvidas quanto a salgadinhos, e o que sevir.
    Farei um casamento com pouca grana,porém nao quero fazer feio.
    Desde já agradeço pela atenção.

    • Rubia Rocha
      9 de outubro de 2015 at 19:53

      Hélica, vc pode fazer uma mesa de frios, ou uma mesa de canapés (salgadinhos e doces).
      Como você tem um orçamento definido, verifique o preço nas confeitarias que você já conhece, e escolha salgadinhos um pouco diferentes dos tradicionais para deixar um pouquinho sofisticado ;)
      Fica bacana e você não gasta muito =)

  43. Milene de Souza Bernardes
    15 de setembro de 2015 at 16:02

    Vou casar no civil,não quero gastar muito .Oque posso servir para 60 pessoas.

    • Rubia Rocha
      16 de setembro de 2015 at 21:21

      Milene, coquetel talvez seja a opção mais prática e em conta.

  44. marlinda pagung
    8 de outubro de 2015 at 19:49

    vou fazer 15 anos de casada estava pensando em servir frios para ficar mais barato o que voce acha será que pega mal

    • Rubia Rocha
      28 de outubro de 2015 at 11:27

      Mesa de frios é bacana Marlinda, ficaria uma espécie de coquetel para seus convidados =)

  45. silvia soares
    20 de janeiro de 2016 at 2:40

    Olá, irei casar a menos de um mês e não fiz absolutamente nada! Estou sem grana para pagar um espaço então irei fazer a recepção em casa mesmo não convidei praticamente ninguém por medo de não conseguir fazer uma festa legal.
    Como é uma terça feira não sei se vou em um restaurante com os padrinhos que são meus pais e no máximo mais 10 pessoas da família também mais por outro lado penso como tirarei as fotos de recordação? Será que tem alguma empresa de buffet que fãça esse serviço em casa e a decoração como faço? Por favor me ajude estou perdida!

  46. Thamiris
    19 de março de 2016 at 13:09

    Eu e meu noivo vamos mudar de Estado , e ja teremos um custo com a mudança, então será um miniwedding e eu tinha pensado em coquetel com bolo e champagne, coisa simples só pra uniao nao passar em branco, eu sonho com casamento ao ar livre , você acha que seria melhor a tarde por ser coquetel? Não da a impressao que a festa esta meio que ” incompleta”?

    • Rubia Rocha
      11 de maio de 2016 at 21:50

      De forma alguma Thamiris, mini wedding a tarde ou pela manhã são perfeitos. Coquetel combina melhor com casamentos a tarde mesmo, pois o cardápio está mais para “lanche” do que para almoço ou jantar.

  47. Rosa Eulallya Costa
    16 de setembro de 2016 at 4:07

    Olá Rúbia!
    Encontrei você no YouTube ontem e resolvi dar uma revirada aqui no blog. Amei TUDO!
    Irei casar no fim de 2017 e terei entre 100 e 110 convidados (Só nossos familiares e amigos mais próximos), porém nosso orçamento está bem apertado. Penso em fazer um coquetel, mas como nossos convidados são muito animados e sei que a festa vai ser longa, fico com receio de o coquetel não ser suficiente. Moro no Sertão de Pernambuco, próximo a uma cidade pequena (onde será a festa), e aqui não é fornecido a opção de mesa de massas ou coisas parecidas.
    O que eu faço?

    • Rubia Rocha
      27 de setembro de 2016 at 15:20

      Rosa que bom! Você se inscreveu no canal né?? Hein? Hein? =P
      Brincadeira…

      Você chegou a ver o vídeo que fiz sobre cardápio? Lá tem bastante ideia do que servir no casamento. Coquetel são salgadinhos de festa – bem práticos , mas você pode pedir pizza, pode fazer churrasco, hamburgada, ou qualquer coisa que fique bem prático e dentro do seu orçamento. https://youtu.be/4FE8CjBf308

      Se fizer coquetel, que acho que é o mais econômico, você pode caprichar na quantidade pra rolar por bastante tempo. Se você tiver verba, depois do coquetel, quando os convidados já estiverem ficando com aquele fominha de leve, você pode abrir uma outra temporada de petiscos – que pode ser pipoca, sorvete, mini cachorro quente, ou então a própria mesa de doces ou bolo. Dá uma olhadinha nesse post aqui http://www.blogdocasamento.com.br/lanchinho-da-madrugada/

      Bjo!

  48. Luana
    13 de outubro de 2016 at 16:50

    Rubia!

    Pretendo servir no meu casamento:
    Salgado, coquetel, doce, torta e bolo.

    Estou preocupada de estar muito simples, porém é o que está cabendo no meu orçamento… O que você acha??? Me ajuda!!!
    Beijos!!
    Obrigada!

    • Rubia Rocha
      8 de novembro de 2016 at 11:58

      Luana, você tem que se preocupar em fazer o que é possível financeiramente. Seu cardápio parece ser muito bom ;)
      Capriche na decoração, para deixar tudo bem mimoso e siga seu plano \o/

  49. Jaqueline
    2 de dezembro de 2016 at 12:25

    Olá Rúbia! Amei o post sobre coquetel! Decidi fazer um coquetel no meu casamento que será em maio/2017 mas estou com muitas dúvidas a respeito e com medo de ficar desorganizado, sabe?!
    Então a primeira é em relação a como servir os salgados, pois serão 180 convidados e necessitaria de muitos garçons para servir, e garçons na minha cidade é muito caro, cerca de R$100 cada… Então pensei em colocar umas duas mesas com os salgados, onde cada convidado iria até ela e se serviria… Será que dá bagunça e fica feio?

    Outro detalhe… em relação à comodidade dos convidados.. não terei condições de alugar mesas e cadeiras, então on convidados ficarão em pé durante o coquetel… alugarei um launge e terão algumas mesas dispostas no jardim, já que alugarei muitas cadeiras para a cerimonia que será no mesmo ambiente…. será que fica feio também?

    Então gostaria que mde ajudasse a esclarecer essas dúvidas pra eu ficar mais tranquila em relação ao meu casamento… tenho muito medo dos convidados ficarem insatisfeitos ….
    agradeço pela ajuda! beijoo

    • Rubia Rocha
      8 de dezembro de 2016 at 16:21

      Jaque, no coquetel os convidados podem ficar em pé sim. É legal deixar um lounge ou cadeiras para os idosos, gestantes e crianças.

      A recomendação é que você contrate um garçom para cada 20 convidados, como esse valor ficará fora do orçamento, a sua estratégia será super boa de montar duas mesas postas para que os convidados se sirvam como num coffee break. Existe a chance da maioria se concentrar perto das mesas, mas isso é bem natural.

      * Uma dica extra. Já que a sua recepção vai ter jardim, pense na possibilidade de jogar umas almofadas e mantas na grama para deixar um clima bem descontraído, se for possível, claro! Tipo esse casamento -> http://www.blogdocasamento.com.br/casamento-primaveril/

  50. Aline
    7 de abril de 2017 at 11:39

    Rubia,
    Perfeito seu post!
    Tenho dúvida na questão da variedade de itens. Você acha pouco servir 6 tipo de salgadinhos, 4 tipos de canapés, 2 cremes quentes, 3 finger foods e 1 massa recheada? É uma festa para cerca de 150 pessoas. A massa pensei em manicaretti mas tenho dúvida se apenas um tipo de massa, recheio e molho fica muito limitado.
    Desde já agradeço sua atenção.

    • Rubia Rocha
      12 de abril de 2017 at 12:50

      Aline, seu cardápio está bem amplo! Com certeza vai atender ao gosto de todos os convidados. Minha sugestão de massa seria de uma com carne e uma vegetariana com duas opções de molhos, mas isso tudo depende mesmo do seu orçamento e do sistema do buffet =)

  51. Aline
    24 de abril de 2017 at 13:39

    Rubia, vou acatar sua sugestão. Muito obrigada! Um abraço.

  52. Nicole
    1 de setembro de 2017 at 19:30

    Excelente artigo, certamente irá ajudar bastante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Os campos obrigatórios estão marcados com *