Destination Wedding: o que é e quais são os melhores destinos

Quando se pensa em casamento, é quase automático relacionar tudo à realização de um sonho, uma experiência incrível e que ficará gravada para sempre na memória dos noivos e também dos convidados, mas é possível deixar esse dia ainda mais especial.

Para isso, basta recorrer ao destination wedding, que está em alta no mercado de casamentos e chama a atenção de muitos noivos, os quais poderão fazer com que o tão esperado dia seja parte de uma experiência fenomenal.

Entenda exatamente do que se trata esse conceito, quais são os prós e contras que mais chamam atenção e quais destinos podem ser ideais para casais de diferentes estilos.

O que é destination wedding?

A tradução literal significa “casamento destino”, mas ele também é conhecido como “casar fora”. Em outras palavras, é quando o casamento é realizado em um lugar diferente de onde os noivos moram, seja em outra cidade, estado ou país.

Uma prática comum para os casamentos é que eles sejam celebrados em locais onde os noivos moram, regiões próximas ou na cidade de um deles, no caso dos que moram distante. Porém, o destination wedding leva isso para outro nível.

É possível que um casal de Bauru se case em Florianópolis, que noivos de Búzios escolham Campos do Jordão ou que o casal que vive em Campo Grande escolha se casar em Paris, entre tantas outras possibilidades.

Prós e contras do destination wedding

A prática é bem interessante e se mostra como um acontecimento memorável, mas assim como em outras formas de cerimônia de casamento, existem os prós e os contras. Os que mais se destacam são os seguintes:

Prós

  • Ocasião inesquecível: o casamento já é uma data memorável por si só, mas quando é realizado em um lugar diferente, a experiência promete ser ainda mais fantástica.
  • Novas experiências: seja em um lugar que os noivos já conhecem ou uma grande novidade, a diferença em relação aos casamentos convencionais traz um ar de novidade bem interessante.
  • Entretenimento para a família e amigos: ao aliar o casamento a uma viagem, os convidados também passam por uma ocasião deliciosa e conseguem descansar e relaxar, o que é muito bem-vindo.
  • Realização de um sonho: para quem enxerga o destination wedding como um sonho, realizá-lo será uma mistura de bons sentimentos, da alegria à surpresa de ter chegado ao grande dia.
  • Proximidade com os convidados: além da experiência especial, os noivos estarão junto de seus amigos e familiares logo que tiverem concluído o matrimônio, o que promete criar ótimas memórias para o futuro e estreitar os laços entre todos que ali estarão.

Contras

  • Custo elevado: de acordo com o destino escolhido e a infraestrutura necessária, os custos podem ser mais altos do que em casamentos convencionais, já que a hospedagem deve ser planejada em conjunto com o matrimônio.
  • Menor número de convidados: geralmente, o número de convidados que consegue participar do casamento é menor, já que nem todos conseguem se programar para estar ali, seja por questões financeiras ou de agenda, já que todo o processo costuma durar alguns dias.
  • Maior tempo de planejamento: devido a todos os trâmites, costuma ser necessário um tempo maior para planejar o casamento do que quando ele é realizado da maneira tradicional.
  • Dificuldade de organização: por vezes, o destino escolhido é tão longe que os noivos não conseguem visitá-lo. Por isso, fica um pouco mais complicado acompanhar cada detalhe de perto.
  • (Quase) obrigatoriedade de assessoria para casamentos: devido aos motivos vistos anteriormente, é de praxe que os noivos deleguem a organização da cerimônia a uma agência especializada, a qual fará contato com o buffet, o cerimonialista, os responsáveis pelo espaço físico, hospedagem e tudo mais que estiver envolvido.

Melhores destinos para destination wedding

Uma das seguintes opções pode ser exatamente o que você procurava para essa data tão especial!

  • Punta Cana (República Dominicana): a areia branca e as águas azuis e serenas são a pedida ideal para quem deseja um casamento na praia, com aquele delicioso frescor que vem do mar.

  • Paris (França): a cidade luz é um destino fantástico, com sua marca registrada, que é a Torre Eiffel, além do Museu do Louvre, do Arco do Triunfo e da Catedral de Notre-Dame de Paris, o que trará garantia de muito romance;
I heart Paris
  • Ilhas Maldivas: quando se pensa em uma praia paradisíaca, é difícil não pensar nas Maldivas, onde a água parece não existir de tão transparente que é, o que atrai visitantes de todos os lugares do mundo.
  • Montego Bay (Jamaica): a simpática MoBay está entre as principais quando se fala sobre casamentos internacionais. Além da bela praia e das encantadoras florestas, o local ainda abriga a Laguna Luminosa, lagoa dotada de micróbios fosforescentes que fazem com que a água brilhe conforme se movimenta, principalmente durante a noite.
  • Santorini (Grécia): a ilha grega traz um visual fora do comum, não apenas pelas águas, mas também pelas casas e hotéis da região, com sua coloração clara e alguns com o telhado azul, o que resulta em uma experiência simplesmente inigualável.
  • Trancoso (Bahia): com suas praias encantadoras, Trancoso também ganha pontos pela infraestrutura, repleta de bares, restaurantes e clubes, que prometem deixar o passeio ainda mais divertido.
  • Búzios (Rio de Janeiro): mais uma opção certa para os amantes das praias. Muitas pousadas se oferecem como espaço para receber os destination weddings, o que traz conforto e comodidade para os noivos e seus convidados.

  • Nova Petrópolis (Rio Grande do Sul): chamada de Jardim da Serra Gaúcha, a cidade tem jardins encantadores e uma natureza deslumbrante. A opção também é indicada para quem deseja ter uma visão privilegiada da serra.
  • Monte Verde (Minas Gerais): chamado de Suíça Mineira, o distrito alia um clima frio cheio de romance a uma natureza preservada, cuja vegetação é repleta de eucaliptos e pinheiros. A rede de hotéis e pousadas também é mais um de seus destaques.

Com tantas opções assim, os noivos podem escolher aquela que melhor atende às suas preferências e, dessa forma, tornar uma ocasião naturalmente memorável em alguns dos dias mais especiais de suas vidas.

Caso pretenda se casar em outro país, não se esqueça de contar com os serviços de uma empresa de tradução para traduzir os documentos necessários. Assim, tudo estará preparado para que o matrimônio e a cerimônia sejam tão lindos e encantadores quanto a ocasião merece!

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *