Dicas de cozinha para recém casados

dicas de cozinha para recem casados

Vamos combinar que vida de recém casado pode ser considerada um “pré fiasco” para muitos casais. Já vi gente lavando roupa com desinfetante, achando que era amaciante, gente que está procurando até hoje cheiro verde para comprar porque não sabia que isso era a mesma coisa que cebolinha com salsinha juntos.. e por aí vai…

A boa notícia é que vamos aprendendo as coisas aos trancos e barrancos e com o tempo ficando super experientes no assunto “lar”.

Por isso resolvi publicar algumas dicas que tenho comigo a alguns anos (como estou chegando nos 9 anos de casada, já testei praticamente todas), e pasmem, funcionam!!! (pelo menos para mim).

Anota aí!

Receitinha de requeijão

Requeijão caseiro: 2 litros de leite, 1 xícara de vinagre branco, 1 colher de manteiga e sal a gosto.Coloque o leite numa panela, quando começar a ferver coloque o vinagre e mexa. Desligue o fogo, escorra o soro, coloque a massinha no liquidificador, coloque a manteiga e adicione sal. Bata até virar um creme!

Receitas à milanesa

Quando for fazer qualquer carne a milanesa, para ficar mais saborosa, acrescente à farinha de rosca um pouquinho de queijo parmesão ralado.

Sobre a alface

As folhas de alface quando cortadas com faca perdem muito seu valor nutritivo. Deixe sempre as folhas inteiras ou rasgue com as mãos.

Bolo de chocolate

O bolo de chocolate não ficará ressecado, se você acrescentar à massa uma ou meia maçã ralada ou, se preferir, uma colher de café bem forte.

Frango sequinho

Para o frango frito ficar dourado e sequinho, sem grudar na panela, coloque uma colher de sopa de maisena no óleo de fritura bem quente.

Colarinho das camisas

Antes de lavar as camisas, aplique xampu nos colarinhos. O xampu tira a gordura e facilita a lavagem.

Cheiro na geladeira

Para tirar o cheiro forte da geladeira ou de vasilhames plásticos, é só lavá-los com bicarbonato de sódio diluído em um pouco de água. No caso dos vasilhames, deixe-os mergulhados nessa solução por algum tempo.

Panela com fundo queimado

Para tirar o queimado do fundo da panela, leve a ferver um pouco de água misturada com bicarbonato de sódio.

Dica para o detergente

Torne o detergente mais eficiente, dissolvendo algumas gotas de vinagre. Suas panelas ficarão brilhando e sem gordura.

Cozinha perfumada

Para perfumar a cozinha depois de usá-la, coloque num recipiente (borrifador) álcool e cravo da índia, e deixe descansar por alguns dias. Depois, é só usar. Além de perfumar o ambiente, afasta as moscas.

Dica para a omelete

Omelete mais leve: misture um pouco de leite aos ovos enquanto bate. Ela ficará mais leve, cremosa e crescerá mais.

Panelas e fôrmas engorduradas

Para tirar as manchas amareladas da panela ou fôrmas depois do uso, ferva uns minutos com um pouco de detergente e vinagre, a gordura vai soltar, depois, passe uma esponja enquanto a panela/forma ainda estiver quente.

Um toque a mais na batata cozida

Para dar um sabor especial a qualquer prato com batatas cozidas, coloque 2 ou 3 cravos-da-índia, louro, alecrim ou tomilho na água do cozimento.

Óleo para salada

Coloque os dentes de alho descascados dentro de um vidro com óleo de cozinha. Assim, eles não ficam ressecados e o óleo pode ser utilizado depois como molho para saladas.

Para assar os peixes

O peixe assado não grudará na fôrma e nem perderá o sabor, se você forrar a assadeira com fatias de batata crua.

Um up no purê de batatas

O purê de batatas ficará mais saboroso se você substituir o leite por creme de leite.

Um up no vinagre

Para dar um aroma agradável ao vinagre, coloque no frasco algumas folhas de manjericão ou alecrim e depois tampe bem.

Para eliminar o cheiro de fritura

Se a cozinha estiver com cheiro forte de fritura, encha um copo com vinagre e coloque-o sobre a geladeira ou armário.

Bife à milanesa crocante

Para o bife à milanesa ficar com aquela casquinha crocante, você deve passar os bifes na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e por último na farinha de rosca.

Aproveitando ao máximo a maionese do potinho

Retire a maionese que sobrou no fundo do vidro espremendo o suco de meio limão. A mistura dará um ótimo molho para saladas.

Para fritar

Um dente de alho no óleo das frituras absorve o cheiro e o excesso de gordura.

Um toque no arroz

O arroz ficará mais gostoso se depois de pronto você colocar um pedaço de manteiga e misturar com um garfo.

Bolo fofinho

Para seu bolo ficar mais fofo e crescer mais, dê duas ou três batidas leves com o fundo da forma em cima da mesa da cozinha, reduzindo assim as bolhas antes de ir para o forno.

Limpeza do microondas

Para limpar o forno de micro-ondas, coloque uma vasilha com água e ligue no forno por 2 minutos. E então, passe um pano ou papel toalha e seque em seguida.

O truque da beringela

Para tirar o amargo da berinjela, deixe-a de molho na água com um pouco de sal e vinagre por meia hora.

Dica para descascar o alho

Descasque o alho com facilidade, levando-o ao micro-ondas por 10 segundos num recipiente com um pouco de água.

Sobre guardar os ovos

Para guardar os ovos coloque-os com a parte mais pontuda para baixo, nesta posição eles duram mais.

Dica da tábua de carne

Quando a tábua de carne ficar com cheiro de alho, cebola, peixe etc, esfregue-a com um pedaço de limão, ou bicarbonato, enxaguando em seguida.

Para fazer seu próprio temperinho

Para fazer um tempero caseiro: Você precisará de 2 maços de cheiro verde, 6 dentes de alho e ½ kg de sal. Misture tudo no liquidificador e bata por alguns segundos. Coloque em um vidro esterilizado e totalmente seco.

Limpeza de verduras

Para limpar verduras, mergulhe-as em água com um pouco de sal e vinagre. Os bichinhos subirão à superfície da água.

Sobre a maçã

A maçã é uma fruta que tem tudo a ver com a culinária. Ela é um excelente acompanhamento para assados. Além disso, a casca serve para fazer chás e pode ser acrescentada ao mate gelado para realçar o sabor.

Para limpar a geladeira

Para limpar a geladeira faça uma solução de 1 litro de água morna e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Retire os alimentos da geladeira, deixe descongelar, molhe um pano limpo nesta solução e passe em todas as gavetas, prateleiras, inclusive no congelador.

Para limpar o fogão

Como limpar o tampo de inox do fogão? Não há nada melhor para limpar as peças em inox que esfregá-las com bicarbonato de sódio umedecido com um pouquinho de vinagre de maçã.

Para untar bolo

Dica nutritiva: em vez de untar a forma de bolo com farinha de trigo, use aveia , farinha de rosca ou farelo de trigo. Além de saudável, o bolo adquire uma textura diferente.

Para armazenar temperos

Nunca guarde condimentos perto do fogão, pois eles perderão a cor e o sabor. Para que os condimentos continuem sempre frescos, guarde-os na geladeira.

Um toque no café

Dê um toque especial ao café. Acrescente pau de canela. Desta forma o café ganha um sabor e um aroma verdadeiramente diferente e saboroso.

Um toque no molho de tomate

Isso eu aprendi um um casal mineiro. Quando for fazer um molho de tomate caseiro, coloque um “tiquin”de canela em pó.  Ele vai dar uma intensificado no sabor, sem ser percebido. Fica ótimo!

Para tomates e beringelas

Para retirar mais facilmente a pele da beterraba, retire-a da água fervente e mergulhe imediatamente num recipiente co

Quando o bolo sair do forno

Ao retirar o bolo do forno, cubra imediatamente com um pano seco. Isso evitará que ele tome vento e consequentemente murche.

Dica para o frango assado

Asse o frango com maçãs dentro. Darão um sabor delicioso e deixarão a carne mais úmida. Outra super dica é regar o frango que está no forno com suco de laranja.

Para engrossar o feijão

Experimente colocar um tomate no feijão que vai cozinhar. Além de engrossar o caldo, fica mais saboroso.
Dica extra:  Calcule o feijão: 1 xícara de feijão cru serve três pessoas depois de pronto.

Atenção para os ovos na geladeira

Para não alterar a consistência da massa de suas receitas, não use manteiga ou ovos gelados. A sua receita irá ficar da maneira que você imagina, sem alteração!

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

9 comments on “Dicas de cozinha para recém casados”

  1. Valeu pelas dicas, me caso em outubro e estou arrebanhando o maior número de dicas e informações sobre “como se dona-de-casa” possíveis; estou até me tornando mais calma…rs. Valeu! Beijos

  2. Nossa!!!!
    Eu irei me casar em fevereiro de 2012, e estou muito impressionada, adorei mesmo as dicas super uteis =]
    Copiei tudinho, tomara que dê certo eu na cozinha rsrs.
    Beijo e sempre que tiver mais dicas comunique.

  3. Amei as dicas.. uma dica que eu acho legal para tecidos é uma solução com água, bicarbonato de sódio, vinagre e amaciante para limpar colchão, sofá e até mesmo burrifar em toalhas e roupas; essa solução faz com que diminua as bactérias, fungos e limpe a sujeira que fica acumulada em tecidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *