Dicas do feng shui para harmonizar sua casa

O Feng Shui é a antiga arte chinesa de criar ambientes harmoniosos. Originou-se há cerca de 5.000 anos, nas planícies agrícolas da China Antiga.

Atualmente seu conhecimento tem se espalhado e evoluído na tentativa de harmonizar o ambiente e resolver problemas como a energia negativa da casa, ou trabalho, e acredite, ele funciona!

Eu mesma já fiz várias mudanças em minha casa e consegui resolver problemas como o sono agitado, pesadelos constantes, por exemplo, somente com uma disposição diferente dos móveis.

Encontrei um artigo muito legal sobre dicas do Feng Shui no site Delas | Casa, do Ig, escrito por Daniela Morás que vale muito a pena ler. É como eu sempre digo, não custa nada aplicar essas regrinhas, afinal de contas, quem não quer uma casa cheia de paz e harmonia?

Dicas_2

1) Limpeza e organização são fundamentais. “Procure também consertar tudo o que estiver enguiçado ou quebrado. A desordem física influi na desordem mental e emocional”, afirma Maria Teresa Saldanha, arquiteta e diretora do Instituto Brasileiro de Feng Shui.

fengshui_em_casa
Mantenha sua casa sempre organizada e limpa!

2) Posição da cama. “Coloque sempre a cama em uma posição da qual seja possível enxergar a saída do quarto”, recomenda Adriana Scartaris. Porém, a designer alerta que a cama não pode estar posicionada de modo que os pés fiquem direcionados para a porta e a cabeça para a janela, pois isso irá fazer com que a energia seja dispersada por esses dois pontos.

fengshui_em_casa2

3) Os aparelhos eletrônicos são vilões do sono. “É preciso desligar o celular e tirar televisão, computador e roteador do ambiente. Assim, você minimiza o campo eletromagnético”, indica o consultor holístico, Paulo Figueira.

fengshui_em_casa3

4) Atenção à planta do imóvel. Segundo Maria Teresa Saldanha, quartos muito recortados dispersam energia e geram instabilidade. “Quanto mais estável é a forma do quarto, mais estável é a mente de quem dorme no local.”

5) Encanamento. Nunca deixe a cabeceira da cama encostada em uma parede por onde passa encanamento, pois essa estrutura, de acordo com o feng shui, concentra energias ruins. “Se não for possível evitar, isole a sua cama com uma placa de madeira na parte de trás e deixe o local sempre muito bem iluminado”, indica Adriana Scartaris.

fengshui_em_casa4
Evite posicionar a cabeceira da cama em paredes onde passam canos. Se não tiver jeito, invista em painéis ter um isolamento.

6) Cabeceira da cama. Para crianças e adolescentes, Paulo Figueira recomenda que ela fique posicionada a Leste, onde nasce o sol. “Eles precisam de atenção. Por isso, precisam pegar toda a energia do sol nascente”, afirma. No caso de adultos e idosos, a cabeceira deve ficar a Oeste. “Eles precisam desacelerar; o sol da manhã não é legal, vai estressá-los.”

7) Portas e janelas. Se você for construir uma casa ou comprar um apartamento, atente para a posição de portas e janelas. “Evite colocar portas e janelas do quarto muito alinhadas, pois a energia tende a acelerar e os espaços ficam ‘vazios’, trazendo a sensação de solidão”, afirma Maria Teresa Saldanha.

8) Baguá. Uma dica para que a energia circule de maneira adequada dentro do quarto é colocar um baguá (instrumento octogonal usado para colocar o feng shui em prática). “Pendure o baguá na altura dos olhos da pessoa mais alta da casa”, indica Paulo Figueira.

Baguá

9) Banheiro. Quem dorme em uma suíte precisa tomar cuidado em relação ao banheiro. “A porta do banheiro sempre precisa estar fechada e a cama não pode ficar de frente para ela”, frisa Adriana Scartaris.

10) Tranquilidade. “O quarto de dormir deve ser um espaço yin dentro de uma casa, isto é, mais silencioso e quieto, para garantir um bom sono”, explica Maria Teresa Saldanha. Para conseguir isso, evite o uso de muitos espelhos no quarto, assim como cores fortes.

11) Espelhos. Os espelhos são algo perigoso, segundo o feng shui. “Nunca coloque um espelho no pé da cama, porque você vai assustar seu espírito e refletir o sha (espírito/ energia negativa)”, diz Paulo Figueira.

fengshui_em_casa5
Evite colocar espelhos voltados para os pés da cama.

12) Cores. Para os jovens casais, Adriana Scartaris dá uma dica: “para ativar a estabilidade e solidez entre eles, use cores amareladas, terrosas, mas sempre muito claras”. Já para os casais mais velhos, o truque é usar elementos em cores mais quentes e densas, como o vermelho e o laranja, que ativam a paixão.

fengshui_em_casa6
Jovens casais podem usar e abusar de tons terrosos e cores claras para ativar a estabilidade e solidez entre eles.
fengshui_em_casa7
Casais mais velhos podem apostar em cores fortes e vibrantes como o vermelho e laranja para ativar a paixão.

13) Sorte no amor. Uma dica de Maria Teresa Saldanha para os solteiros é ativar a região Sudoeste do quarto. “Use uma imagem amorosa que envolva pessoas ou animais em ambiente bonito. Os chineses usam muito dois pássaros namorando em um galho de cerejeira, dois peixinhos dourados”, entrega.

14) Iluminação. Cuidar desse aspecto também pode melhorar a qualidade do sono. “Nunca use lâmpadas fluorescentes ou dicróicas, porque elas funcionam a partir do excitamento de elétrons”, alerta Paulo Figueira. “Você não vai conseguir ficar no espaço, ele vai te irritar”, frisa o consultor, que recomenda o uso de lâmpadas incandescentes e, se possível, LED.

Imagens Pinterest.
Cliqui aqui
para ler esse artigo na íntegra.

Veja também
Dicas para pintar e decorar os ambientes da sua casa

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

One comment on “Dicas do feng shui para harmonizar sua casa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *