Casamento_Carol_Lafa_miniwedding5

Dicas para a comemoração do casamento civil

O casamento civil é uma alternativa muito comum entre os casais que não querem fazer uma grande festa, por ser mais simples e rápido. E por assim ser, existe uma liberdade na escolha do traje. Para não errar basta optar por camisa e gravata para os homens e vestido, calça ou saia para a mulheres.

Casamento_Carol_Lafa_miniwedding5
Foto: Equipe Cleber Massao

” A cerimônia civil permite que se arrisque na cor”. (Casamento Click)

#Dica: Se você pretende casar somente no civil, levar as testemunhas e familiares para um jantar, coquetel, brunch ou brinde com bolo e champagne na casa dos noivos é uma forma muito carinhosa de agradecer a presença e também de viver o seu grande dia perto das pessoas que ama.

Não existe segredo para preparar uma pequena recepção após o casamento civil.
Clique aqui
para saber como calcular a quantidade de comida e bebidas por convidado.
Clique aqui para ler o post “Inspirações para a decoração do jantarzinho lá em casa”.

Veja também:
Faça você mesmo: Brunch para casamento
Inspirações para um casamento com bolo e champagne

Abaixo separei algumas inspirações de cardápio e decoração super bem vindas para comemorações de casamento civil ;)

comemoração do casamento civil
comemoração do casamento civil

comemoração do casamento civil

comemoração do casamento civil

comemoração do casamento civil

comemoração do casamento civil

comemoração do casamento civil

comemoração do casamento civilFotos: One wed

Compartilhar

Sobre Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

120 comments on “Dicas para a comemoração do casamento civil

  1. fernanda critina vieira
    23 de janeiro de 2011 at 16:14

    pretendo me casar so no civel mas gostaria de reunir poucas pessoas pra dividir esse momento comigo.o que vc pode me sugerir?obrigada fernanda

    • Rubia Rocha
      23 de janeiro de 2011 at 18:07

      Oi Fernanda, sugiro um jantar na sua casa, salão de festa do seu prédio, ou na casa dos seus pais. Um pequeno coquetel com salgadinhos, lambrusco para o brinde, refris e até um bolinho é bem simpático. Se você não tem tempo de preparar essas coisas, tem como simplificar convidando todos para jantar em um restaurante.
      Dá uma lida no meu post “um jantarzinho lá em casa” ;)

  2. Mariana
    21 de janeiro de 2012 at 17:57

    Oi moramos juntos a 10 anos quero me casar vamos fazer no civil, mas meu grande sonho é me vestir de noiva ter fotos e tudo mais o que vc me fala para isso é necessário um benção o que poderia ser feito já que meu companheiro não quer se casar na igreja eu falei pelo menos uma benção em algum lugar eu quero… me ajude afinal esse assunto gera um grande sofrimento pra mim preciso me recuperar disso obrigada, me mande por e-mail também…

    • Rubia Rocha
      1 de março de 2012 at 9:51

      Mariana, você pode se casar de branco na cerimônia civil. Já vi muito disso. Nada te impede de contratar um fotógrafo e recepcionar os convidados após o casamento com um bolo, champagne ou até mesmo um almoço. A única diferença é que a celebração será no civil e não no religioso, mas a união de vocês terá uma data e uma solenidade. Por isso se este é o seu sonho, faça acontecer!!!!

    • Keilla
      17 de agosto de 2015 at 21:39

      Ola Rubia… Pretendo me casar no civil ano que vem e daqui dois anos faremos s celebração religiosa. Pensamos em primeiro momento apos o casamento no civil darmos um churrasco mais nossas familias sao grandes e daria uma lista com 150 convidados o que me aconselha

      • Rubia Rocha
        16 de setembro de 2015 at 21:38

        Keilla, depende mais do seu orçamento mesmo. O casamento civil pode ser algo apenas para seus pais e irmãos.

  3. Eva Barboza
    21 de julho de 2012 at 17:59

    Querida gostaria de saber o seguinte vou me casar só no civil e gostaria de fazer um almoço,churrasco sei lá um coquetel para meus convidados no salão do meu prédio queria saber se posso pedir pro juiz realizar a cerimonia la também será que pode!!

  4. tânia
    25 de agosto de 2012 at 20:20

    Por gentileza, quero dar um jantar no aniversário de minha mãe, pois ela fara 80 anos e loquei um espaço para
    o evento . O jantar deverá ser para 250 pessoas e quero servir antes do jantar um coquetel , gostaria de saber a quantidade de salgados e bebidas devo contratar.
    para bebida será servido refrigerantes, vinho, cerveja
    e agua.quanto devo comprar?
    Quantos garçons preciso?

  5. DeISE MENEGHETTI
    27 de novembro de 2013 at 18:36

    Olá||
    pretendo casar no civil e receber a benção no caso da minha religião e a dele. Pretendo fazer tudo no clube,mas tudo bem simples. pretendo fazer dentro do salão do clube um altar simples onde eu realizarei as bençãos e o casamento civil. logo após pretendo servir salgados,alguns doces, bolo, espumante dentre outras bebidas. A decoração pensei em flores de tecidos que minha mãe CONFECCIONA, E Vi AS FotoS SuAS De DECorAçÃo pAra meSA onde uma taça leVava a flor dentro e em cima uma vela. Amo margaridas!! Pretendo ter buque de margaridas e mosquitinho e fazer a decoração com estas flores> Como eu disse tudo muito simplório praticamente tudo feito á mão. o que acha? E COMO FAZer um Convite PARA ESTE TIPO DE CASAMENTO? PoSSo TER NA FESTA dJ? FICA FEIO MINHA IRMà ALÉM DE SER CONVIDADA SER MINHA FOTÓGRAFA ? POSSO FAZER LUA DE MEL DE VIAJEM AQUELAS EM QUE OS CONVIDADOS DEPOSITAM O DINHEIRO? AGRADEÇO A SUA ATENÇÃO!! BEIJOS E SUCESSO.

    • Rubia Rocha
      18 de dezembro de 2013 at 22:35

      Deise, não vejo problema nenhum e você assumir toda a parte da decoração da festa. Se você conseguir tempo para isso, é uma ótima forma de economizar com a decoração.

      Com relação ao convite, como o seu casamento será apenas no Civil, ele poderá ser pequeno e simples também.

      O DJ também é uma opção sua. Com certeza ele deixará a festa bem animada. Ainda mais se você fizer o seu casamento em um Clube.

      Você pode sugerir que os convidados contribuam com dinheiro sim. Mas isso deverá ser feito de forma bem discreta.

  6. Letícia Solano
    3 de março de 2014 at 8:40

    Olá, me ajude por favor kkkkkkk
    Eu pretendo me casar no civil mas não quero abrir mão de uma confraternização com os tios e primos, sendo assim estou pensando em realizar o casamento no civil e nesse dia irmos almoçar em um restaurante somente os nossos pais e testemunhas, e alugar um Buffet no primeiro domingo posterior ao casamento, pois no domingo consigo descontos e um bom horário para servir almoço ou coquetel para os familiares, mas estou com medo de não ser algo elegante, pois foge ao tradicional, mas é o que posso pagar, me dê sua opinião, por favor Obrigada….

  7. Rubia Rocha
    9 de abril de 2014 at 15:30

    Obrigada Vania =)

  8. Fernanda
    15 de abril de 2014 at 4:14

    Irei me casar no civil em uma sexta-feira. No sábado irei fazer um churrasco para comemorar o casamento já realizado. Que roupa devo usar, já que será apenas um churrasco de comemoração?
    Obrigada. Fernanda

    • Rubia Rocha
      25 de junho de 2014 at 21:08

      Fernanda, como será uma celebração informal, você pode usar um vestidinho branco, para manter a sua posição de “noiva” na festa, mas nada impede que vc use algo florido. O importante é você estar lindona! ;)

  9. Paula
    19 de maio de 2014 at 23:32

    Olá Rubia. Em primeiro lugar, parabéns pelo site.É de grande ajuda. Irei me casar apenas no civil e como serão poucos convidados, pensei em realizar a recepção em um restaurante. O que posso oferecer, além do buffê fechado do restaurante? Tipo: bolo, bem casados, lembrancinhas. Devo contratar fotógrafo ou as fotos são feitas por algum parente? Desde já agradeço e aguardo ansiosamente a resposta.

    • Rubia Rocha
      20 de maio de 2014 at 15:27

      Paula, depende do orçamento que você tiver, na realidade.
      Porém após o jantar ou almoço é sempre simpático ter o bolo de casamento e/ou uma mesa de doces bem bonita =)
      As lembrancinhas vem em terceiro lugar “na lista de prioridades”. Se for possível tê-las, os convidados ficarão mega felizes \o/

      • Márcia
        6 de junho de 2014 at 0:02

        Olá Rubia.. fiquei muito feliz em ler seu blog e talvez você possa me ajudar.. pretendo me casar apenas no civil, mas idealizo um casamento muito romântico, numa fazenda, com padrinhos, daminhas, vestido de noiva volumoso embora sem brilhos.. entrada com os pais, essas coisas.. e depois almoço com muitas flores de decoração.. para mais ou menos 250 convidados.. vou passar vergonha se fizer tudo isso para um casamento apenas com um juiz? posso entrar ao som de violino, etc, como se realmente fosse um casamento religioso? Aguardo sua resposta e desde já agradeço..

        • Rubia Rocha
          25 de junho de 2014 at 22:04

          Márcia, claaaaaaaaaaaaaro que pode! Hoje em dia muitos casais não tem religião definida, e por isso optam por fazer uma celebração com um celebrante ou juiz de paz ou até mesmo uma pessoa da família. Assim.. sem igreja, sem capela, sem pastor…

          É super comum hoje em dia. O casamento é igual aos outros, tem flor, tem recepção, tem vestido de noiva, tem violino, tem padrinhos e daminhas, tudo como você sonha. A diferença é que o celebrante será uma pessoa não envolvida com religião, que fará um discurso bem bonito, com troca de alianças e beijo no final ;)

  10. eliane
    15 de julho de 2014 at 14:04

    vou casar so no civil em janeiro quero uma recepsao simples mas chic ao messmo tempo e quero comesar a pagar aos poucos ate janeiro

  11. Thamyris
    16 de julho de 2014 at 20:28

    Olá Rubia adorei as ideias ….
    Iria Casar final do ano em um lindo Hotel de frente para o mar como sempre sonhei só que como estamos nos mudando de casa a festa de casamento foi cancelada pelas despesas e preferi adiar.
    Entao sera somente no civil pois já esta marcado e só terá a festa final de 2015 , só que para não passar em branco queremos fazer um almoço (churrasco com uma linda mesa de Frios )para familiares e amigos mais íntimos . Sera no salão de festa do meu pai … Estou com duvidas somente com a decoração e se pode ter lembrancinha ou vai ser muita coisa , pois ja vamos ter a festa em 2015.

    • Rubia Rocha
      29 de julho de 2014 at 17:40

      Thamyris, como será uma celebração para poucos convidados, a decoração pode ser singela, como em um noivado. Algumas garrafinhas com flores, algumas flores de papel ou bandeirinhas, apenas para não ficar com cara de almoço de domingo. Sobre as lembrancinhas, não é obrigatório, você pode dispensar se não comportar em seu orçamento.

  12. Fabiana
    21 de julho de 2014 at 22:15

    Ola Rubia! Vou me casar no civil às 11:00 e após ofereceremos um almoço em uma churrascaria. Contratei a decoração das mesas dos convidados e a montagem de uma mesa com bolo fake, arranjo de flores e docinhos. Além disso encomendei também bem casados como lembranças. Contratei também um fotografo para o cartorio e durante o almoço. Irei montar uma apresentação com fotos dos nossos momentos para passar durante o almoço em uma tv disponível na sala da churrascaria que será reservada somente para o nosso evento. Chamaremos 50 pessoas. Você acha um evento adequado? Outra dúvida é se os noivos devem chegar antes dos convidados na churrascaria ou depois?Abraço

    • Rubia Rocha
      8 de setembro de 2014 at 14:34

      Fabiana, pela sua descrição seu casamento está bem planejado e será muito lindo, parece estar bem completo! Doces, lembrancinhas são mimos que caracterizam bem um momento como este, bem como a decoração =)
      Sobre a sua segunda dúvida, geralmente os noivos chegam depois que os convidados, para ter uma “entrada só para eles” Quando eles chegam, seguem direto para o corte do bolo fake e brinde (que são momentos de “protocolo” para as fotos), aí depois o almoço está liberado ;)

  13. Larissa Nabor
    28 de julho de 2014 at 1:28

    Olá Rubia tenho 18 anos e meu namorado tbem pretendemos nos casar apenas no civil por enquanto mais logo quero me casar na igreja como manda minha religiao mais no momento nao estamos tao bem de situaçao para podermos casar na igreja e fazer uma cerimonia tao mais moderna e sofisticada entao queremos fazer uma cerimonia simples mais bem marcante por isso resolvi pedir sua ajuda .Espero sua resposta . Atenciosamente Larissa

  14. Bethania
    13 de agosto de 2014 at 19:32

    BOA TARDE! MEU IRMÃO VAI SE CASAR NO CIVIL E VAI TER UMA COMEMORAÇÃO,DURANTE O DIA, EM UMA CHÁCARA,ONDE TEM PISCINA ,CAMPO DE FUTEBOL ETC. GOSTARIA DE SABER QUAL É O MELHOR TRAJE PARA OS CONVIDAOS.

  15. Juliana
    31 de agosto de 2014 at 17:51

    vou me casar apenas no civil numa sexta- feira, e após o casamento servirei um jantar. Preciso fazer convites impressos para esse jantar ???

  16. Gabriela Andrade
    9 de outubro de 2014 at 1:35

    Gostaria de me casar apenas no civil! A minha família mora toda aqui, a do noivo mora todos fora! Será que pega mal eu casar no civil e chamar meu parente que estão perto e amigos da cidade? E os que estão fora eu não chamar?

    • Rubia Rocha
      5 de janeiro de 2015 at 18:30

      Gabriela, depende mais da reação do noivo. Se ele achar que não tem problema, você pode convidar apenas as pessoas que moram na sua cidade.

  17. suzana
    21 de outubro de 2014 at 14:44

    Amei as dicas e mandem mais mais novidads

  18. Caroline
    19 de novembro de 2014 at 0:57

    Estava querendo casar no sábado e fazer a recepção no domingo. Mais não sei se visto de noiva no domingo também pra tirar fotos, a mesa de bolo e doces… Me dê uma ideia por favor!

    • Rubia Rocha
      1 de dezembro de 2014 at 18:30

      Caroline, se a festa durar dois dias, serão dois momentos diferentes (cerimônia e recepção) por isso é interessante você ser noiva nos dois momentos =)

  19. Suéllen Cruz
    21 de novembro de 2014 at 20:03

    Olá Rubia, primeiramente amei seu blog, li vários posts que me ajudaram bastante, porém nenhum parecido com meu caso, rsrs
    Moro em SP e meu noivo mora na BA, vamos nos casar no civil em SP e no religioso em Salvador, assim todos os amigos e familiares conseguem participar desse momento tão especial para nós.
    Estamos fazendo certo? Como podemos minimizar custos com isso, já que vamos fazer 2 cerimonias e ainda tem as passagens aéreas para as 2 famílias.
    Obrigada

    • Rubia Rocha
      1 de dezembro de 2014 at 18:23

      Oi Suéllen, achei bem interessante o jeitinho que você encontrou de dividir as cidades. O casamento civil não precisa ser no mesmo lugar da festa não. O lado negativo disso é que realmente serão duas despesas, pois a maioria dos contratos terão que ser duplicado mesmo =(

  20. Aline
    7 de dezembro de 2014 at 20:48

    Oi Rúbia Rocha tudo bom?
    Gostei muito do seu blog !
    Intao eu vou me casar lá pro mês de outubro do ano que vem, e quero muito realizar a cerimonia no mesmo salão da recepcao ! GostRia de receber dicas econômicas pois a grana está curta , porém queria que fosse uma coisa elegante porem simples! Bjus aguardo resposta

  21. Janaína
    29 de dezembro de 2014 at 22:32

    Olá Rúbia ! Parabéns pelo blog, gostei muito !!!
    Bem, gostaria de sua orientação, quanto ao casamento civil.
    Meu casamento será numa sexta-feira, pela manhã, nesse caso, poderei oferecer um almoço ou jantar no mesmo dia ? Qual das duas opções é melhor ? Quantos convidados poderei convidar para o casamento no civil ? Tenho em média 80 pessoas para convidar, porém sei que o espaço físico do cartório não comportará esse número. Como poderei resolver isso ? Desde já agradeço, lhe desejando boas festas e muitas alegrias em 2015 !

    • Rubia Rocha
      21 de janeiro de 2015 at 13:36

      Janaína, o ideal seria você fazer o almoço (a celebração do cartório – seguido do almoço). Se no cartório não couberem as 80 pessoas, você pode chamar para o cartório apenas os convidados mais próximos (pais, irmãos, avós) e convidar todo mundo apenas para o almoço.

  22. Laís Pereira
    10 de fevereiro de 2015 at 17:56

    Oláaa ! *-*

    Vou me casar no civil, e vai ser na parte da manhã, Pretendo organizar alguns salgados, docinhos e um bolo, além de algumas bebidas mais tranquila, Será que fica fora do normal, sendo que me caso de manhã e oferecer “guloseimas” para os convidados?

    Obrigadaaa!

    • Rubia Rocha
      16 de setembro de 2015 at 22:13

      Oi Laís, ficaria estranho você servir guloseimas à noite, mas como será pela manhã, pode ser petiscos sim.

  23. cristiane
    20 de fevereiro de 2015 at 14:10

    Ola Rúbia,tudo bem?
    Gostei muito do seu blog,achei muito informativo e me ajudou bastante…
    Só queria uma opinião sobre algo que estou em dúvida vou casar só no civil com vestido longo de noiva no período da manha, e gostaria de realizar um jantar a noite pois muitos dos convidados não podem comparecer para um almoço pois trabalham no sábado de manha,minha duvida e se posso fazer um jantar e me vestir com o vestido longo que usarei no civil e pedir q as madrinhas vistam o mesmo para poder tirar as fotos e tal?
    Agradeço des de já…
    Bjssss

  24. Cristiane
    20 de fevereiro de 2015 at 16:16

    Olá Rubia tudo bem?
    em primeiro luga adorei seu blog, achei muito informativo e me ajudou bastante em relação a minha festa de casamento…
    Mais eu tenho uma pequena duvida e queria sua opinião sobre o assunto.
    vou casar somente no civil e pretendo me vistir com um vestido longo de noiva mais nada bufante e nadaa um vestido discreto,vou pedir para as duas madrinhas que se vistam com os tons de rosa e com vestido curto,mais o casamento será num sabado de manha pois o cartorio so casa ate o 12:00 dia,muita gente que vou convidar trabalha no sabado de manha então não pode comparecer ao almoço,pensei em casar no sabado de manha e fazer um jantar a noite e ai esta minha duvida,eu posso me vistir com o mesmo vestido que vou vestir na hora do casamento?
    posso pedir para as madrinhas vir com o mesmo tambem para que possamos tirar fotos no salão e tal?
    E ai me ajuda pois será um dia unico pra mim e quero que sai tudo bonito pois as fotos são as unicas coisas que vão restar desse dia…
    Agradeço des de já a atenção!!!
    Bjsss

    • Rubia Rocha
      16 de setembro de 2015 at 22:06

      Oi Cris, olha, eu usaria algo mais social para o casamento no cartório e usaria outro vestido (mais noiva e mais festa, com uma make e cabelo mais top) para a noite.

  25. Fabiana
    1 de março de 2015 at 10:54

    Olá, vou me casar no civil,só onde eu moro os cartorio não abrem dia de sabado, então vou me casar na sexta e sabado vou fazer uma festa no salão com buffet foto dj e tudo mais….só que estou achando estranho isso casar na sexta e sabado ser a festa o que vc me diz por favor!!

    • Rubia Rocha
      16 de setembro de 2015 at 22:00

      Olá Fabiana, como vc irá casar apenas no civil, essa limitação de horário não é estranha não. Ruim seria fazer uma cerimônia religiosa em um dia e a recepção em outro. Mas questões de cartório são bem mais tranquilas. Se você se sentir desconfortável com isso, verifique a possibilidade de alguém celebrar o casamento no sábado pra ti. Pode ser um juiz de paz, um pastor ou padre que tenha disponibilidade ou até um membro da sua família que tenha habilidade para falar em público. Eles podem fazer um discurso rápido, mas que deixem o momento ainda mais especial ;)

  26. Aline
    3 de março de 2015 at 18:11

    Olá gostei do blog, tirei ideias muito legais, me caso este ano e a benção sera em casa mesmo após o civil. Queremos algo simples para 15 pessoas, optamos por viajar. Pensei em fazer um jantar ou um bolo e doces mas ainda não tenho a ideia final. Que vocês acham?

    • Rubia Rocha
      16 de setembro de 2015 at 21:53

      Aline, se a comemoração for à noite um jantar cai melhor, se for a tarde pode ser bolo e doces, fica super querido da parte dos noivos oferecer =)

  27. lilian claudia p ferreira
    4 de março de 2015 at 0:29

    boa noite rubia vou me casa no civil as 15:oo horas e so família e testemunhas o que posso serve me da uma ideia por gentileza bjs.

    • Rubia Rocha
      16 de setembro de 2015 at 21:45

      Olá Lilian, à tarde o mais indicado é um cardápio tipo brunch (café da tarde com mesa de frios, ou salgadinhos – tipo coquetel )

  28. Daniela
    10 de março de 2015 at 2:48

    Rubia, vou me casar apenas no civil e com nossos pais e testemunhas, sem festa, muito intimo. Mas gostaria de dividir essaalegria com meus amigos e familiares que não pudemos convidar. existe algum modelo de documento para enviar as pessoas queridas informando do enlace!?

    • Rubia Rocha
      16 de setembro de 2015 at 21:44

      Oi Dani, na verdade eu nunca vi isso acontecer, o que é comum é em um encontro com a família anunciar o casamento,mas infelizmente um tipo de documento eu acho que não conheço nenhum =(

  29. Lusinete
    15 de março de 2015 at 2:33

    Boa noite! Preciso de ajuda ,moro com meu esposo a 8 anos e resolvemos nos casar,vamos casar na igreja e no civil e petendemos fazer uma simples comemoração so para nao deixar passar em branco como vai ser 10 horas da manhã gostaria de servir um almoço com churrasco,o q vc mim surgeria para oferecer de almoço? Sao mais ou menos 60 convidados. Obrigada!

  30. camila
    9 de abril de 2015 at 15:17

    oi, vou casar no civil no, mas só vou fazer um almoço para familia e amigos no sábado e estou em duvida sobre o que usar no almoço, já me falaram pra repetir o vestido mas não quero e tbm não quero me vestir realmente de noiva, pensei em algo mais simples. Pode me dar alguma opião…

  31. camila
    9 de abril de 2015 at 15:18

    oi, vou casar no civil no, mas só vou fazer um almoço para familia e amigos no sábado e estou em duvida sobre o que usar no almoço, já me falaram pra repetir o vestido mas não quero e tbm não quero me vestir realmente de noiva, pensei em algo mais simples. Pode me dar alguma ajuda…

  32. Cristiana
    24 de abril de 2015 at 3:41

    Olá , boa noite
    Vou me casar somente no civil e vai cair numa terça feira de manhã, porém estou querendo fazer uma festa sábado a noite para comemorar.
    Que dicas você pode me dar? Não quero gastar horrores, porém minha família é grande. Que tipo de recepção seria legal?! Desde já agradeço! :)

    • Rubia Rocha
      16 de setembro de 2015 at 22:45

      Olá Cristina, você pode fazer uma recepção com coquetel (canapés e salgados) é a opção mais em conta que existe ;)

  33. Bruna
    28 de abril de 2015 at 23:27

    Vou me casar no civil e queria fazer uma festa fica feio se eu entra de noiva na festa?

    • Rubia Rocha
      8 de julho de 2015 at 14:32

      Não fica não Bruna, muitas noivas optam apenas pelo casamento civil e usam vestido de noiva, como em uma cerimônia religiosa ;) Só uma recomendação: opte por um vestido um pouco mais simples, sem muito volume. Os vestidos pelo joelho são super indicados ;)

  34. Bruna
    28 de abril de 2015 at 23:29

    Olá,Vou me casar no civil e queria fazer uma festa ficaria feio se eu entra de noiva?

    • Rubia Rocha
      16 de setembro de 2015 at 22:49

      Olá Bruna, muitas noivas entram vestidas de noiva no casamento civil, mas você pode deixar o vestido para usar na sua festa e usar um look mais social para o civil, que terá menos convidados.

  35. Israyla Mello
    4 de maio de 2015 at 10:58

    Gostei muito das dicas mais ainda estou em duvidas, pois vou me casar logo e não sei ainda o que fazer, gostaria muito que pudesse me ajudar. ( vou me casar no civil, mais não queria deixar ninguém de fora)…

  36. MARIANA LOPES
    11 de maio de 2015 at 13:13

    bom dia , vou casar só no civil , e futuramente faremos a grande festa . Estou com algumas duvidas , fazendo só uma comemoração depois do casamento civil , devo fazer antes NOIVADO. CHA DE PANELA essas coisas ?

    • Rubia Rocha
      16 de setembro de 2015 at 22:54

      OI Mari, você primeiro faz o noivado, que pode ou não ser uma comemoração coletiva. Depois o casamento civil que geralmente é restrita apenas para os mais íntimos (tipo pais, irmãos e avós) aí quando você estiver se preparando para a big festa, aí sim você faz o chá de panela (um mês antes) =)

  37. Fernanda
    27 de maio de 2015 at 14:34

    Rúbia, parabéns pelo blog Muitas dicas valiosas para quem está se aventurando a organizar seu próprio casamento, sem cerimonialista. rs…

    Vou casar agora no mês de junho no cartório às 9h00. Como vamos realizar também um cerimônia religiosa, optei por deixar o branco apenas para a igreja. Escolhi para mim um vestido curto em jacquard, sem mangas e na cor bege para a cerimônia civil. Mas estou com dúvidas em relação ao traje do meu noivo: ele deve usar terno ou pode deixar esse traje apenas para a cerimônia religiosa? Em caso afirmativo, de que cor? Mais alguns detalhes: ele é uma pessoa formal e está acima do peso.

    Agradeço a sua ajuda desde já.

  38. Fabiana
    2 de junho de 2015 at 0:35

    Boa Noite!! vou me casar no cartório numa sexta feira e vou fazer a festa no sabado no sitio. pois onde eu moro não faz casamento em cartorio no sabado. fica feio fazer uma festa 1 dia depois?

    • Rubia Rocha
      8 de julho de 2015 at 14:26

      Não fica não Fabiana, acredito que todos irão entender que fazer a festa no sábado ficará melhor para praticamente todos os seus convidados =)

  39. carolina ridolfi
    12 de junho de 2015 at 2:36

    Oiiii, adorei todas suas dicas, mas to meia perdida com tanta informação, moro junto a 6 anos e vou me casar no civil, quero fazer um almoço com churrasco para os parentes próximos. Só pra não passar em branco. Não sei como fazer uma decoração legal…gostaria que vc me desse umas dicas…Valeu bjssss.

  40. Dayane Gaspar
    25 de junho de 2015 at 21:17

    Nossa Amei as dicas, ano passado eu e meu noivo estávamos pensando em fazer uma grande festa , mas vimos que gastaríamos muito numa festa e não sobraria quase nada para viajarmos, e pensamos em casar só no civil mas sem passar em branco. Confesso que estou meio perdida, mas seu blog foi uma luz no fim do túnel ! Amei !

  41. Tayná Ávila
    16 de julho de 2015 at 19:05

    Rúbia,
    Pretendo me casar no final do ano que vem, portanto a grana está curta pois ainda precisamos reformar a casa.
    Estou pensando em casar somente no civil e no mesmo dia para não passar em branco gostaria de fazer uma festa em comemoração com os parentes e amigos bem próximos, algo em torno de 80 pessoas.
    Mas gostaria de fazer um mini-wedding em um buffet mesmo, com uma decoração bem intimista, com bolo, doces e bem casados.
    Você acha que seria chato para as outras pessoas que não serão convidadas? Seria melhor oferecer um almoço ou jantar? Como seria o convite ideal ?

    • Rubia Rocha
      27 de julho de 2015 at 20:42

      Tayná, a sua lista de convidados deve ser do tamanho do seu orçamento. Mesmo que alguém se chateie por você não convidar, faz parte da vida dos noivos esse desafio, você não é obrigada a convidar todo mundo ;)
      O convite para miniwedding pode ser pequeno e mais informal. Para casamentos diurnos ele pode ser colorido, com estampa, e pouco texto. Ele deve combinar com a sua decoração.

      Você pode escolher entre almoço e jantar sem problemas, isso depende mais das propostas e orçamentos dos seus fornecedores mesmo =)

  42. Rosana
    17 de julho de 2015 at 20:53

    Olá Rubia!
    Vou casar na sexta-feira apenas cerimonia civil, mas como logo depois é um feriadão vou fazer a festa 1 semana depois junto com um chaa-bar. vc acha que fica deselegante?

    • Rubia Rocha
      27 de julho de 2015 at 20:33

      Rosana não tem problema em marcar a festa para depois não =)

  43. Gabriela
    14 de agosto de 2015 at 13:35

    Oiie, irei me casar só no cível, vou fazer um almoço com churrasco e decoracao para familiares e amigos, queria saber se posso fazer convites com lista de presentes ? E posso usar vestido de noiva curto no civil ? Bjos

    • Rubia Rocha
      9 de outubro de 2015 at 20:13

      Gabriela, casamento civil combina super com vestido curto. (não curto demais).
      Se você oferecer um jantar, poderá fazer uma lista de presentes, porém deixe essa informação bem discreta.

  44. Rafaela
    20 de agosto de 2015 at 16:05

    Olá Rúbia, primeiramente parabéns pelo blog, já li alguns posts e também vi alguns casos parecidos com o meu, mas mesmo assim gostaria muito da sua ajuda, pois suas dicas são muito válidas. Gostaria de me casar e fazer uma festa, porém o orçamento esta apertado. Então surgiu uma segunda opção, casamento no civil com recepção para os familiares e amigos próximos, pretendo reservar um local e realizar um almoço com bolo e doces e decoração simples, também gostaria de entrar de noiva, penso em um vestido longo, branco e simples, o que você acha? Fico preocupada com a entrada, os noivos chegam depois dos convidados? Preciso fazer algum tipo de entrada? Em relação ao ambiente, posso colocar músicas para tocar durante este almoço? E as lembrancinhas penso em dar somente bem casados, o que você acha? Estou esquecendo de algo? Seria deselegante um casamento desta forma? Estou muito preocupada!! Agradeço a ajuda!

    • Rubia Rocha
      16 de setembro de 2015 at 21:36

      Olá Rafaela, você pode fazer a sua cerimônia de casamento civil normalmente, e quando fizer a festa (no almoço), pode recepcionar os convidados enquanto eles chegam e “entrar” no salão direto em direção ao bolo, para fazer a foto do corte do bolo e do brinde (escolha uma música bacana que tenha a cara de vocês)

      Esse momento da entrada deve acontecer antes do almoço, depois que todos os convidados estiverem presentes e acomodados em seus lugares. Uma dica: Você pode usar uma roupa enquanto estiver recepcionando os convidados e o seu vestido brando quando for entrar no salão para cortar o bolo.

      Sobre a música, penso que você “DEVE” colocar algo sim, casamento é um momento especial e a música sempre ajuda a deixar o clima mais animado ;)

      Bem casados são lembrancinhas bem sofisticadas e clássicas, não tem erro!

      Hoje em dia Rafa, não existe mais aquela tradição engessada, por isso você pode adaptar a sua festa de acordo com o seu orçamento sem problema. O dia será especial da mesma forma.

  45. Gabriele
    11 de setembro de 2015 at 23:33

    Olá, irei me casar no civil em fevereiro/16 mas gostaria de fazer uma festa logo após para uns 100 convidados, tenho o espaço da lanchonete do meu pai para a festa mas fico achando que vai ficar muito “pobre” kkk mas não podemos gastar muitooo… me ajudee por favor #dicass

    • Rubia Rocha
      25 de fevereiro de 2016 at 22:11

      Gabriele, capriche na decoração e tudo dará certo =)

  46. Rafaela Magalhães
    17 de setembro de 2015 at 2:24

    Olá! Vou me casar no civil e gostaria de saber se fica feio fazer uma recepção simples em minha casa só para familiares e alguns amigos e servir salgadinhos, ter uma mesa de bolo com alguns doces! Será tudo simples, para uns 50 convidados! Desde já agradeço!!

    • Rubia Rocha
      25 de fevereiro de 2016 at 22:10

      Rafa, parece bem acolhedor, vá em frente porque é super gentil da sua parte.

  47. Maria
    22 de setembro de 2015 at 19:52

    Boa Tarde, pretendo me casar no civil em dezembro, mas gostaria de fazer um churrasco para 90 pessoas com crianças, faria a noite por que seria num sábado.

  48. Fernanda Giestals
    24 de setembro de 2015 at 22:29

    Oi Rubia, vou casar somente no civil e nao queria deixar passar em branco, pensei em algum restaurante apos cartorio, simples, apenas para familiares, onde possa ter uma pequena mesa com bolo e uns bem casados, voce me indica algum lugar em SP?
    Obrigada.

    • Rubia Rocha
      9 de outubro de 2015 at 19:20

      Oi Fernanda, infelizmente não tenho nenhuma indicação, porém como será algo bem intimista, você pode escolher um lugar que já conheça, basta saber se eles reservam mesas =)

  49. Rosilâine Barros
    30 de setembro de 2015 at 3:54

    Olá!

    Irei me casar apenas no cívil, mas será pela manhã. E eu queria comemorar a tarde com apenas familiares e alguns amigos ás 16:00 da tarde.
    Não sei o que servir.
    Me dê uma dica por favor.

    • Rubia Rocha
      28 de outubro de 2015 at 11:39

      Olá Rosi, como é a tarde, o mais indicado seria um café, mesa de frios, ou coquetel com salgadinhos e doces de festa mesmo.

  50. MORENA OLIVEIRA
    1 de outubro de 2015 at 11:37

    OLA VOU ME CASAR SO NO CIVIL , PRETENDO FAZER ALGO SIMPLES DEPOIS EM UMA CHACARA, OQUE VOÇE ME ACONSELHA, VAI SER SOMENTE PARA OS PAIS E IRMÃOS.
    MAS GOSTARIA MUITA DE ME VESTIR DE NOIVA SERA NO PERIODO DO DIA MESMO.
    OQUE POSSO SERVI NAO POSSO GASTAR QUASE NADA .
    QUERIA FAZER ALGO SIMPLES BARATO E ACONCHEGANTE.PORQUE QUERO FOTOS COM A FAMÍLIA TAMBÉM.

    • Rubia Rocha
      28 de outubro de 2015 at 11:37

      Morena, você pode fazer um almoço com cardápio restrito, por exemplo: massas e saladas. OU então um coquetel com salgados e bebidas que é o sistema mais baratinho que tem =)

  51. Cristiane
    27 de outubro de 2015 at 14:23

    Oi Rúbia, boa tarde!!
    Não conhecia o seu blog, mas já gostei da sua iniciativa de ajudar a noivas.
    Me casarei apenas no civil e a cerimônia está marcado para as 08:00hs.
    Optamos por uma pequena recepção em um restaurante, porém só podemos chegar a partir do 12:00hs. Estou sem saber o que fazer com os convidados até a hora do almoço…tem alguma sugestão ou dica para me ajudar?!

    • Rubia Rocha
      28 de outubro de 2015 at 12:42

      Cristiane, realmente essa é uma boa pergunta! Você pode recepcioná-los na sua casa, ou então fazer um convitinho informando que a comemoração do seu casamento será às 12 horas no restaurante xx. Assim os convidados vão ao cartório, e no horário informado seguem para o restaurante.

  52. Cristiane
    4 de novembro de 2015 at 2:38

    Obrigada! ;)

  53. Isabella cristina
    13 de novembro de 2015 at 3:00

    Oi querida adorei seu blog mais queria uma sugestão
    •vou me casar só no civil mandei fazer convites so para os pais e padrinhos pq o cartorio é pequeno e não tem necessidade de todo mundo. Minha intenção depois seria ir pra um restaurante comemorar mais todo mundo tá reclamando que esta sem dinheiro entao decidi fazer algo na minha casa msm oq devo oferecer pra eles bolo bem casados espumante e as lembrancinhas ta bom ?

  54. Giovanna Maria
    8 de dezembro de 2015 at 4:18

    Oi Rubia adorei o post !!
    Irei me casar apenas no civil, já que eu e meu noivo não somos religiosos. O casamento no civil vai ser num sábado pela manha e pretendemos fazer uma festa no fim da tarde, já que a família é grande e vai ser muito bom compartilhar esse momento com eles. E não sei se posso fazer lista de presente de casamento. Iria ser estranho? Já que não vai ter casamento no religioso.

  55. Alessandra
    8 de dezembro de 2015 at 13:30

    Olá Rubia, gostaria de uma luz!!kk
    Vou me casar no civil de manhã e pretendo servir um jantar para umas 70 pessoas(familiares e amigos) as 17h (por ser sábado tem convidados que trabalham, então esse é o melhor horário). Não vou fazer uma cerimônia religiosa, pois meu pastor será meu padrinho, porém ele falará algumas palavras. A dúvida é como vou recepcionar os convidados? Como não terá uma cerimônia fica estranho entrar como o padrão?
    Bjs

    • Rubia Rocha
      11 de maio de 2016 at 21:09

      Alessandra, como será só civil, você pode recepcionar os convidados com seu noivo na entrada mesmo, sem cortejo. Como se fosse um aniversário, por exemplo.

  56. Tamara
    4 de março de 2016 at 21:17

    Oi Rubia! Seu blog e dicas são ótimas!
    Preciso muito de dicas e ajuda!
    Vou casar no civil, quero tudo registrado. Gostaria muito e fazer um ensaio em um parque após o casamento civil.
    Gostaria de saber se seria estranho/ ruim casar no cartório, com a presença dos pais, irmãos e padrinhos na parte da manhã, tirar as fotos no parque após, e recepcionar os convidados do cartório e alguns amigos proximls de noite.
    Ou você tem outra sugestão para me dar?
    Obrigada!!! Beijos!

    • Rubia Rocha
      11 de maio de 2016 at 21:45

      Olá Tamara, tudo bem? Para ficar bem encaixado, perfeito seria se você pudesse casar de manhã, fazer o ensaio no parque e seguir para um almoço ou coquetel a tarde com os convidados. Mas se você já tiver definido o local, siga o plano. Como você já viu todos eles pela manhã, a noite você vai para o local da comemoração e recepciona seus convidados já na entrada.

  57. MEGA SALTO
    22 de julho de 2016 at 19:12

    Muito legal as idéias, amamos!

  58. Aline
    5 de setembro de 2016 at 11:16

    Olá Rúbia!!
    Eu e meu noivo moramos juntos e decidimos nos casar no civil por agora e realizar a cerimônia no religioso daqui dois anos, pois estamos construindo nossa casa (moramos na casa do pais dele).. Não podemos gastar muito.. Oq vc sugere para uma recepção após o casamento no civil? Serão 20 pessoas no total, os padrinhos, nossos pais e irmãos..
    Me ajuda, to perdida!!
    Bjoss

  59. Claudia
    6 de setembro de 2016 at 18:02

    Oi vou me casar só no civil mais queria tirar fotos com o vestido de noiva pra guardar de recordação o que vc acha? Me de uma opinião obrigada

    • Rubia Rocha
      27 de setembro de 2016 at 18:21

      Olá Claudia, você pode contratar um fotógrafo pra fazer uma seção de fotos de vocês no dia.
      Tem muita gente que faz isso pra ter de recordação =)

      Se não der pra fazer no dia, é só marcar com o fotógrafo em outro dia, em um local legal pra fazer as fotos. Pode ser um parque, na praia, ou em um ponto turístico da sua cidade.
      Como geralmente fazemos em ensaios de casamento. Só que a diferença é que você estaria vestida de noiva!

      Olha umas ideias de ensaio aqui http://www.blogdocasamento.com.br/category/cerimonia-festa-casamento/ensaio/

  60. Ana Paula
    19 de setembro de 2016 at 1:09

    Oi Rubia! Acompanho teu trabalho a bastante tempo. Te acho espontânea, clara, objetiva, criativa e muito divertida!
    Me tira uma dúvida. Vou casar dia 17/12. Será uma cerimônia apenas civil que vamos fazer em casa, às 18h. Após, às 19h, iremos comemorar em um restaurante. Gostaria de saber se posso convidar apenas os padrinhos, pais, irmãos, dindos e avós para casa e o resto da família seria só para janta no restaurante. É deselegante?
    Obrigada e continue postando porque adoro tudo!

    • Rubia Rocha
      27 de setembro de 2016 at 15:13

      Oi Ana Paula =)

      Neste caso como você vai fazer uma comemoração com todo mundo depois no restaurante, ninguém vai ficar de fora, mesmo que vc chame só os mais próximo para algo em casa. Então pode! São 2 comemorações, envolvendo todos os convidados.

      O que não pode é vc casar no civil, mandar metade dos convidados embora e a outra metade chamar pra sua casa, meio escondido pra comemorar rsrsrs

  61. Alice Alves
    13 de outubro de 2016 at 15:27

    Olá! Li o seu post recentemente, muito bom. Mas tenho uma grande duvida, vou me casar em janeiro do ano que vem, será um casamento no civil com efeito religioso. Quero me vestir de noiva, terá um fotografo… Posso apenas fazer uma mesa de doces com bolo e bebidas, para fazermos um brinde no local da cerimonia mesma? Att. Alice

  62. karina katlen salomao baltazar
    14 de novembro de 2016 at 1:50

    boa noite , eu quero casar no civil , porem quero fazer um jantar no salao para os meus convidados , a minha duvida é se no salao precisa ser como se fosse na igreja com padrinhos e madrinhas , damas , cerimonialista .
    preciso muito saber . Obrigada

  63. Juliani jruguel
    21 de novembro de 2016 at 13:55

    Olá Rubia,
    Estou querendo fazer cerimonia religiosa com efeito civil, mas so para nossos pais e irmãos e depois fazer uma pequena comemoração. Tem algumas dicas de decoração e o que servir. Estou com muitas duvidas..
    Bjus

  64. mariana
    2 de dezembro de 2016 at 17:52

    vou fazer um almoço na churrascaria, vou servir o bolo e os bem casados, mais não sei o que seria legal e adequado para servir de sobremesa. me ajude por favor.

    • Rubia Rocha
      8 de dezembro de 2016 at 16:08

      Marina, leve em consideração a estação do ano e o clima, se for verão sobremesa mais geladas e refrescantes são uma boa opção. No inverno sobremesas mais encorpadas, com calda de chocolate quente por exemplo são ótimas pra manter os convidados quentinhos ;)

  65. Flavia
    8 de dezembro de 2016 at 12:42

    Rubia,
    Faremos uma recepção após o casamento no civil, apenas pra familia e testemunhas.
    Da quase umas 40 pessoas.
    Algumas estao perguntando sobre os presentes.
    Mas estou na duvida se seria deselegante fazer um listinha ou ate msm criar umas cotas de lua de mel.
    Faço algo assim ou deixo à escolha dos convidados???

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Os campos obrigatórios estão marcados com *

exsolve-comptrollership