Dicas para a comemoração do casamento civil

Por Rubia Rocha em 2 de abril de 2014

O casamento civil é uma alternativa muito comum entre os casais que não querem fazer uma grande festa, por ser mais simples e rápido. E por assim ser, existe uma liberdade na escolha do traje. Para não errar basta optar por camisa e gravata para os homens e vestido, calça ou saia para a mulheres.

” A cerimônia civil permite que se arrisque na cor”. (Casamento Click)

#Dica: Se você pretende casar somente no civil, levar as testemunhas e familiares para um jantar, coquetel, brunch ou brinde com bolo e champagne na casa dos noivos é uma forma muito carinhosa de agradecer a presença e também de viver o seu grande dia perto das pessoas que ama.

Não existe segredo para preparar uma pequena recepção após o casamento civil.
Clique aqui
para saber como calcular a quantidade de comida e bebidas por convidado.
Clique aqui para ler o post “Inspirações para a decoração do jantarzinho lá em casa”.

Veja também:
Faça você mesmo: Brunch para casamento
Inspirações para um casamento com bolo e champagne

Abaixo separei algumas inspirações de cardápio e decoração super bem vindas para comemorações de casamento civil ;)

comemoração do casamento civil
comemoração do casamento civil

comemoração do casamento civil

comemoração do casamento civil

comemoração do casamento civil

comemoração do casamento civil

comemoração do casamento civil

comemoração do casamento civilFotos: One wed


Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto. Atualmente também é editora do ZankYou – Revista de Casamento do Portal Terra. Ver todos os posts de Rubia Rocha


Tudo para o seu casamento você encontra em nosso guia de fornecedores do Blog do Casamento. Acesse!

Seu e-mail não será divulgado! expediency-anemotropism
  1. fernanda critina vieira disse:

    pretendo me casar so no civel mas gostaria de reunir poucas pessoas pra dividir esse momento comigo.o que vc pode me sugerir?obrigada fernanda

    • Rubia Rocha disse:

      Oi Fernanda, sugiro um jantar na sua casa, salão de festa do seu prédio, ou na casa dos seus pais. Um pequeno coquetel com salgadinhos, lambrusco para o brinde, refris e até um bolinho é bem simpático. Se você não tem tempo de preparar essas coisas, tem como simplificar convidando todos para jantar em um restaurante.
      Dá uma lida no meu post “um jantarzinho lá em casa” ;)

  2. Mariana disse:

    Oi moramos juntos a 10 anos quero me casar vamos fazer no civil, mas meu grande sonho é me vestir de noiva ter fotos e tudo mais o que vc me fala para isso é necessário um benção o que poderia ser feito já que meu companheiro não quer se casar na igreja eu falei pelo menos uma benção em algum lugar eu quero… me ajude afinal esse assunto gera um grande sofrimento pra mim preciso me recuperar disso obrigada, me mande por e-mail também…

    • Rubia Rocha disse:

      Mariana, você pode se casar de branco na cerimônia civil. Já vi muito disso. Nada te impede de contratar um fotógrafo e recepcionar os convidados após o casamento com um bolo, champagne ou até mesmo um almoço. A única diferença é que a celebração será no civil e não no religioso, mas a união de vocês terá uma data e uma solenidade. Por isso se este é o seu sonho, faça acontecer!!!!

  3. Eva Barboza disse:

    Querida gostaria de saber o seguinte vou me casar só no civil e gostaria de fazer um almoço,churrasco sei lá um coquetel para meus convidados no salão do meu prédio queria saber se posso pedir pro juiz realizar a cerimonia la também será que pode!!

  4. tânia disse:

    Por gentileza, quero dar um jantar no aniversário de minha mãe, pois ela fara 80 anos e loquei um espaço para
    o evento . O jantar deverá ser para 250 pessoas e quero servir antes do jantar um coquetel , gostaria de saber a quantidade de salgados e bebidas devo contratar.
    para bebida será servido refrigerantes, vinho, cerveja
    e agua.quanto devo comprar?
    Quantos garçons preciso?

  5. DeISE MENEGHETTI disse:

    Olá||
    pretendo casar no civil e receber a benção no caso da minha religião e a dele. Pretendo fazer tudo no clube,mas tudo bem simples. pretendo fazer dentro do salão do clube um altar simples onde eu realizarei as bençãos e o casamento civil. logo após pretendo servir salgados,alguns doces, bolo, espumante dentre outras bebidas. A decoração pensei em flores de tecidos que minha mãe CONFECCIONA, E Vi AS FotoS SuAS De DECorAçÃo pAra meSA onde uma taça leVava a flor dentro e em cima uma vela. Amo margaridas!! Pretendo ter buque de margaridas e mosquitinho e fazer a decoração com estas flores> Como eu disse tudo muito simplório praticamente tudo feito á mão. o que acha? E COMO FAZer um Convite PARA ESTE TIPO DE CASAMENTO? PoSSo TER NA FESTA dJ? FICA FEIO MINHA IRMà ALÉM DE SER CONVIDADA SER MINHA FOTÓGRAFA ? POSSO FAZER LUA DE MEL DE VIAJEM AQUELAS EM QUE OS CONVIDADOS DEPOSITAM O DINHEIRO? AGRADEÇO A SUA ATENÇÃO!! BEIJOS E SUCESSO.

    • Rubia Rocha disse:

      Deise, não vejo problema nenhum e você assumir toda a parte da decoração da festa. Se você conseguir tempo para isso, é uma ótima forma de economizar com a decoração.

      Com relação ao convite, como o seu casamento será apenas no Civil, ele poderá ser pequeno e simples também.

      O DJ também é uma opção sua. Com certeza ele deixará a festa bem animada. Ainda mais se você fizer o seu casamento em um Clube.

      Você pode sugerir que os convidados contribuam com dinheiro sim. Mas isso deverá ser feito de forma bem discreta.

  6. Letícia Solano disse:

    Olá, me ajude por favor kkkkkkk
    Eu pretendo me casar no civil mas não quero abrir mão de uma confraternização com os tios e primos, sendo assim estou pensando em realizar o casamento no civil e nesse dia irmos almoçar em um restaurante somente os nossos pais e testemunhas, e alugar um Buffet no primeiro domingo posterior ao casamento, pois no domingo consigo descontos e um bom horário para servir almoço ou coquetel para os familiares, mas estou com medo de não ser algo elegante, pois foge ao tradicional, mas é o que posso pagar, me dê sua opinião, por favor Obrigada….

  7. Rubia Rocha disse:

    Obrigada Vania =)

  8. Fernanda disse:

    Irei me casar no civil em uma sexta-feira. No sábado irei fazer um churrasco para comemorar o casamento já realizado. Que roupa devo usar, já que será apenas um churrasco de comemoração?
    Obrigada. Fernanda

    • Rubia Rocha disse:

      Fernanda, como será uma celebração informal, você pode usar um vestidinho branco, para manter a sua posição de “noiva” na festa, mas nada impede que vc use algo florido. O importante é você estar lindona! ;)

  9. Paula disse:

    Olá Rubia. Em primeiro lugar, parabéns pelo site.É de grande ajuda. Irei me casar apenas no civil e como serão poucos convidados, pensei em realizar a recepção em um restaurante. O que posso oferecer, além do buffê fechado do restaurante? Tipo: bolo, bem casados, lembrancinhas. Devo contratar fotógrafo ou as fotos são feitas por algum parente? Desde já agradeço e aguardo ansiosamente a resposta.

    • Rubia Rocha disse:

      Paula, depende do orçamento que você tiver, na realidade.
      Porém após o jantar ou almoço é sempre simpático ter o bolo de casamento e/ou uma mesa de doces bem bonita =)
      As lembrancinhas vem em terceiro lugar “na lista de prioridades”. Se for possível tê-las, os convidados ficarão mega felizes \o/

      • Márcia disse:

        Olá Rubia.. fiquei muito feliz em ler seu blog e talvez você possa me ajudar.. pretendo me casar apenas no civil, mas idealizo um casamento muito romântico, numa fazenda, com padrinhos, daminhas, vestido de noiva volumoso embora sem brilhos.. entrada com os pais, essas coisas.. e depois almoço com muitas flores de decoração.. para mais ou menos 250 convidados.. vou passar vergonha se fizer tudo isso para um casamento apenas com um juiz? posso entrar ao som de violino, etc, como se realmente fosse um casamento religioso? Aguardo sua resposta e desde já agradeço..

        • Rubia Rocha disse:

          Márcia, claaaaaaaaaaaaaro que pode! Hoje em dia muitos casais não tem religião definida, e por isso optam por fazer uma celebração com um celebrante ou juiz de paz ou até mesmo uma pessoa da família. Assim.. sem igreja, sem capela, sem pastor…

          É super comum hoje em dia. O casamento é igual aos outros, tem flor, tem recepção, tem vestido de noiva, tem violino, tem padrinhos e daminhas, tudo como você sonha. A diferença é que o celebrante será uma pessoa não envolvida com religião, que fará um discurso bem bonito, com troca de alianças e beijo no final ;)

  10. eliane disse:

    vou casar so no civil em janeiro quero uma recepsao simples mas chic ao messmo tempo e quero comesar a pagar aos poucos ate janeiro

  11. Thamyris disse:

    Olá Rubia adorei as ideias ….
    Iria Casar final do ano em um lindo Hotel de frente para o mar como sempre sonhei só que como estamos nos mudando de casa a festa de casamento foi cancelada pelas despesas e preferi adiar.
    Entao sera somente no civil pois já esta marcado e só terá a festa final de 2015 , só que para não passar em branco queremos fazer um almoço (churrasco com uma linda mesa de Frios )para familiares e amigos mais íntimos . Sera no salão de festa do meu pai … Estou com duvidas somente com a decoração e se pode ter lembrancinha ou vai ser muita coisa , pois ja vamos ter a festa em 2015.

    • Rubia Rocha disse:

      Thamyris, como será uma celebração para poucos convidados, a decoração pode ser singela, como em um noivado. Algumas garrafinhas com flores, algumas flores de papel ou bandeirinhas, apenas para não ficar com cara de almoço de domingo. Sobre as lembrancinhas, não é obrigatório, você pode dispensar se não comportar em seu orçamento.

  12. Fabiana disse:

    Ola Rubia! Vou me casar no civil às 11:00 e após ofereceremos um almoço em uma churrascaria. Contratei a decoração das mesas dos convidados e a montagem de uma mesa com bolo fake, arranjo de flores e docinhos. Além disso encomendei também bem casados como lembranças. Contratei também um fotografo para o cartorio e durante o almoço. Irei montar uma apresentação com fotos dos nossos momentos para passar durante o almoço em uma tv disponível na sala da churrascaria que será reservada somente para o nosso evento. Chamaremos 50 pessoas. Você acha um evento adequado? Outra dúvida é se os noivos devem chegar antes dos convidados na churrascaria ou depois?Abraço

    • Rubia Rocha disse:

      Fabiana, pela sua descrição seu casamento está bem planejado e será muito lindo, parece estar bem completo! Doces, lembrancinhas são mimos que caracterizam bem um momento como este, bem como a decoração =)
      Sobre a sua segunda dúvida, geralmente os noivos chegam depois que os convidados, para ter uma “entrada só para eles” Quando eles chegam, seguem direto para o corte do bolo fake e brinde (que são momentos de “protocolo” para as fotos), aí depois o almoço está liberado ;)

  13. Larissa Nabor disse:

    Olá Rubia tenho 18 anos e meu namorado tbem pretendemos nos casar apenas no civil por enquanto mais logo quero me casar na igreja como manda minha religiao mais no momento nao estamos tao bem de situaçao para podermos casar na igreja e fazer uma cerimonia tao mais moderna e sofisticada entao queremos fazer uma cerimonia simples mais bem marcante por isso resolvi pedir sua ajuda .Espero sua resposta . Atenciosamente Larissa

  14. Bethania disse:

    BOA TARDE! MEU IRMÃO VAI SE CASAR NO CIVIL E VAI TER UMA COMEMORAÇÃO,DURANTE O DIA, EM UMA CHÁCARA,ONDE TEM PISCINA ,CAMPO DE FUTEBOL ETC. GOSTARIA DE SABER QUAL É O MELHOR TRAJE PARA OS CONVIDAOS.

  15. Juliana disse:

    vou me casar apenas no civil numa sexta- feira, e após o casamento servirei um jantar. Preciso fazer convites impressos para esse jantar ???

  16. Gabriela Andrade disse:

    Gostaria de me casar apenas no civil! A minha família mora toda aqui, a do noivo mora todos fora! Será que pega mal eu casar no civil e chamar meu parente que estão perto e amigos da cidade? E os que estão fora eu não chamar?

    • Rubia Rocha disse:

      Gabriela, depende mais da reação do noivo. Se ele achar que não tem problema, você pode convidar apenas as pessoas que moram na sua cidade.

  17. suzana disse:

    Amei as dicas e mandem mais mais novidads

  18. Caroline disse:

    Estava querendo casar no sábado e fazer a recepção no domingo. Mais não sei se visto de noiva no domingo também pra tirar fotos, a mesa de bolo e doces… Me dê uma ideia por favor!

    • Rubia Rocha disse:

      Caroline, se a festa durar dois dias, serão dois momentos diferentes (cerimônia e recepção) por isso é interessante você ser noiva nos dois momentos =)

  19. Suéllen Cruz disse:

    Olá Rubia, primeiramente amei seu blog, li vários posts que me ajudaram bastante, porém nenhum parecido com meu caso, rsrs
    Moro em SP e meu noivo mora na BA, vamos nos casar no civil em SP e no religioso em Salvador, assim todos os amigos e familiares conseguem participar desse momento tão especial para nós.
    Estamos fazendo certo? Como podemos minimizar custos com isso, já que vamos fazer 2 cerimonias e ainda tem as passagens aéreas para as 2 famílias.
    Obrigada

    • Rubia Rocha disse:

      Oi Suéllen, achei bem interessante o jeitinho que você encontrou de dividir as cidades. O casamento civil não precisa ser no mesmo lugar da festa não. O lado negativo disso é que realmente serão duas despesas, pois a maioria dos contratos terão que ser duplicado mesmo =(

  20. Aline disse:

    Oi Rúbia Rocha tudo bom?
    Gostei muito do seu blog !
    Intao eu vou me casar lá pro mês de outubro do ano que vem, e quero muito realizar a cerimonia no mesmo salão da recepcao ! GostRia de receber dicas econômicas pois a grana está curta , porém queria que fosse uma coisa elegante porem simples! Bjus aguardo resposta

  21. Janaína disse:

    Olá Rúbia ! Parabéns pelo blog, gostei muito !!!
    Bem, gostaria de sua orientação, quanto ao casamento civil.
    Meu casamento será numa sexta-feira, pela manhã, nesse caso, poderei oferecer um almoço ou jantar no mesmo dia ? Qual das duas opções é melhor ? Quantos convidados poderei convidar para o casamento no civil ? Tenho em média 80 pessoas para convidar, porém sei que o espaço físico do cartório não comportará esse número. Como poderei resolver isso ? Desde já agradeço, lhe desejando boas festas e muitas alegrias em 2015 !

    • Rubia Rocha disse:

      Janaína, o ideal seria você fazer o almoço (a celebração do cartório – seguido do almoço). Se no cartório não couberem as 80 pessoas, você pode chamar para o cartório apenas os convidados mais próximos (pais, irmãos, avós) e convidar todo mundo apenas para o almoço.