Dicas para economizar no chá de cozinha

Sem dúvida o chá de cozinha é uma espécie de “esquenta” para a festa de casamento. Ele é o evento perfeito (assim como o chá de lingerie) para as convidadas se conhecerem, quebrando todo aquele gelo, além é claro de ajudar os noivos a equipar a casa, ou no caso do chá de lingerie, o guarda roupa da noiva.

Um chá de cozinha (ou lingerie) não precisa de muito dinheiro envolvido, pois é um evento mais simples e muito mais informal que uma festa de casamento, por isso mesmo ele pode ser preparado com mais tranquilidade. Abaixo listei cinco dicas bem simples de como fazer para economizar no chá de cozinha.

 

convites para chá de cozinha
Por ser uma reunião informal e bem descontraída, os convites podem ser bem simples e impressos em casa mesmo. A ideia aqui é apenas comunicar o dia a hora e o local do evento. O convite também pode ser feito por email ou pelas redes sociais.

O Blog do Casamento tem muitas e muitas opções de downloads de convitinhos para essas ocasiões, é só baixar e imprimir em casa.

Chá de Cozinha – Clique aqui para fazer o download dos modelos.
Chá de lingerie – Clique aqui para fazer o download dos modelos.
Chá bar – Clique aqui para fazer o download dos modelos.
Chá de beleza – Clique aqui para fazer o download dos modelos.

 

decoração de chá de cozinha
A decoração é a parte mais divertida de todas, pois é ela que define o estilo da noiva e o estilo do chá. Ele pode ser romântico, expressado por cores mais claras e suaves, pode ser mais sofisticado, representado pela temática “Paris”, pode ser engraçado trabalhando com o tema “dona de casa”, e assim por diante.

Para economizar na decoração do chá de cozinha, é muito simples: Em casa, olhe ao seu redor e separe todos os objetos e utensílios que representem bem o tema e possam ajudar na decoração.

Vou citar alguns exemplos: Xícaras e louças vintage ou antigas, bules de porcelana, colar de pérola, livros, colheres de pau, panelas esmaltadas, copos, garrafas, vidros de conserva, galheteiros, porta retratos, grampos de roupa.

Agora o segundo passo é separar tudo que possa servir como “vaso para flores”, dentre esses itens. Não quer decorar com flores? Muito Bem.. Que tal substituir as flores por macarrão espaguete então?

decoracao.cha.de.panela4
Foto reprodução.

A terceira etapa é fazer lacinhos de cetim em tudo que puder, dentre esses itens: xícaras, colher de pau, copos, garrafas, porta retratos, e espalhar esses objetos pelo local da festa.

As louças que você separou e não servem como vasos de flores, podem servir como bandejas ou recipientes para os itens dos cardápio. Por exemplo: as xícaras, podem muito bem servir o chá propriamente dito, se a quantidade de xícaras for suficiente para o número de convidadas. Se não for, elas podem acomodar itens do cardápio, como patês, balinhas e doces, por exemplo.

Para completar a decoração, você pode espalhar balões (bexigas), fazer mural de fotos com os grampos de roupa revestidos ou pintados, fazer uma parede decorada com tiras de papel crepom.

Se o local da festa tiver muitas mesas, você pode cobri-las com toalhas de TNT. Hoje em dia é possível encontrar TNT (em metro) com muitas opções de estampa para agregar ainda mais valor à decoração.

cha_de_cozinha

cha_de_cozinha2

cha_de_cozinha3
Fotos: Chá de cozinha da Di

 

Cardápio para chá de cozinha
Geralmente os chás de cozinha, como o próprio nome diz são uma tarde de chá ou café realizado aos sábados ou domingos. Por isso o cardápio naturalmente já se direciona para os pães, salgados, docinhos e sobremesas, com algumas opções de bebidas, que variam de região para região e também pela estação do ano (inverno e verão). Ou seja, aqui no Sul, um chá de cozinha realizado no inverno, pede café ou chocolate beeeeeeeeeem quentinho, com pão de queijo recém saído do forno (o meu chá foi bem assim.. em um dia muuuuuito frio – clique aqui). Já no norte ou nordeste podemos abusar dos sucos e tortas geladas, sem medo de ser feliz ;)

Você pode encomendar os docinhos e salgadinhos em uma confeitaria (aquela de que você sempre encomenda para os aniversários da família) ou então pode fazer o próprio cardápio, incluindo aí bolos caseiros, cachorro quente, sobremesas e frutas. Clique aqui para ver o meu cardápio de chá de cozinha.

Cha_cozinha_Aline6

Cha_cozinha_Aline8

Cha_cozinha_Aline7
Fotos: Chá de cozinha da Aline

 

organização de chá de cozinha
É de praxe que as madrinhas ou melhores amigas da noiva se reúnam para planejar o roteiro do chá. É aí que surgem as brincadeiras que irão fazer as convidadas interagirem umas com as outras, e também os castigos que a noiva terá que pagar, caso não acerte o que tem dentro de cada pacote de presente. Dependendo da situação, as madrinhas e amigas também podem ficar responsáveis pela decoração da festa. Aí fica a critério da noiva.

Clique aqui para ver algumas ideias, brincadeiras e castigos para o chá de cozinha.

cha.de.cozinha7

cha.de.cozinha8
Fotos: Chá de cozinha da Jana

lembrancinhas para chá de cozinha
Fazer as próprias lembrancinhas podem render um bom dinheiro poupado. Ó Deus, e como pode! São tantas opções que nem sei se consigo listar todas assim, de cabeça… Mas vamos tentar \o/

– Vidrinhos com geleias ou doces
– Colheres de pau (que foi a minha lembrancinha)
– Utensílios para cozinha
– Pão de mel
– Esmaltes personalizados (clique aqui)
– Latinhas de alumínio
– Caderninho de anotações
– Paninhos de prato ou copa
– Brigadeiro de colher
– Mini hidratantes/sabonete líquido
– Cupcakes
– Imãs de gelateira
– Porta recados
– Caixinha de chá
– Muda de flores ou temperos
– Caneca ou xícara de chá (com doces dentro)
– Mini kit para café da manhã (composto por porções individuais de biscoitos, cookies, torradinhas, geléiras e manteigas, dessas que vemos em cestas de café da manhã)
– Chaveiros
– Sachês perfumados
– Sais de banho

Lembrancinhas_cha_cozinha9

Lembrancinhas_cha_cozinha3

Lembrancinhas_cha_cozinha10
Fotos: Ideias e inspirações de lembrancinha para chá de cozinha

 

 

 

  • 3

    Avaliação geral

  • Avaliação das leitoras: 2 Votos

Compartilhar

Sobre Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Você também poderá gostar de

37 comments on “Dicas para economizar no chá de cozinha

  1. Vania
    9 de abril de 2014 at 14:08

    Que bacana! Adorei as dicas! Meu chá é neste sábado e vou usá-las com certeza, principalmente para a decoração… As colheres de pau para lembrancinha já comprei ;) . Muito obrigada pelas dicas!!!

  2. monique
    9 de abril de 2014 at 21:07

    Oi. Aonde eu encontro colheres pau barato para lembrancinhas.?

    • Rubia Rocha
      25 de junho de 2014 at 20:45

      Monique, na sua cidade tem alguma feira de artesanato?

  3. Lívia Martins
    15 de abril de 2014 at 12:46

    Adorei as ideias, Rúbia. Onde você comprou as colheres de pau para entregar como lembrança?

    • Rubia Rocha
      25 de junho de 2014 at 21:07

      Lívia, eu comprei na feira de artesanato que tem aqui em Curitiba, no largo da Ordem. Se você é de Curitiba, só ir lá.. Se não é, qualquer feira de artesanato tem, ou então essas banquinhas que tem na serra das praias, sabe como ?

  4. fernanda lacerda
    20 de junho de 2014 at 20:42

    Amei as dicas! usarei as dicas :)

  5. Suzyanne Sá
    5 de julho de 2014 at 3:33

    Rubia querida, amei as dicas!
    Já tinha escolhido utilizar as colheres de pau como vc fez, para dar de lembrancinha, mas hj mesmo encontrei algo que sempre quis, depois envio as fotos, por enquanto ainda é surpresa! ;) hehehe
    Mas anotei váaarias dicas de decoração, obrigada! ;)

    • Rubia Rocha
      9 de julho de 2014 at 13:04

      Que bom Suzy =) È bom manter surpresa certas coisinhas em segredo mesmo.. tem coisas que a gente não pode contar nem para as madrinhas, pra ficar mais legal ;)

  6. Raylane
    21 de julho de 2014 at 1:33

    adooorei as dicas, vou usá-las para organizar meu chá de panelas.. OBRIGADA!!

  7. evila
    15 de novembro de 2014 at 2:03

    Amei as sugestões . irei usa las no meu chá de cozinha

  8. natalya menezes
    21 de novembro de 2014 at 19:50

    adorei as dicas!

  9. Ester Vitória
    3 de dezembro de 2014 at 21:51

    Amei seu blog Rubia, pois è
    muito resumido e eficiente…
    Parabéns bjoos!!!!!

    • Rubia Rocha
      21 de janeiro de 2015 at 14:03

      Que bom Ester, fico feliz que tenha gostado. Comentários como este me motivam a continuar =)

  10. Rosi
    2 de fevereiro de 2015 at 17:16

    Rubia, vc me salvou! A noiva me incumbiu do papel de madrinha e terei que organizar chá bar e chá de lingerie, estava desesperada já! kk
    obrigada pelas dicas!

    • Rubia Rocha
      16 de setembro de 2015 at 21:42

      Que bom Rosi!!!! Capricha lá! ;)
      Bjo!

  11. layana
    4 de fevereiro de 2015 at 1:10

    eu estou organizando o meu chá de cozinha e as suas dicas estão me ajudando muito a ideia das colheres de pau foi ótima e útil (muito obrigada) pela ajuda

  12. Viviane
    4 de fevereiro de 2015 at 17:15

    Ola Rubia,
    absorvi e colocarei em prática no meu chá de panelas, varias dicas que você nos fornece gratuitamente, ajudou muito obrigada

  13. lenilda Vinhote
    22 de fevereiro de 2015 at 18:27

    Cada vez que visito essas páginas eu me encanto mais vou pegar todas essas dicas p fazer no meu cha.

  14. priih castro
    22 de fevereiro de 2015 at 19:06

    Nossaa Ameii ah dicas .. my cha ee nesse domingo .. ee vou usa as docas qee vc deu ^^

  15. PRISCILLA EVERTON
    24 de fevereiro de 2015 at 16:50

    Adoreeeei o site :)

  16. thaynara
    14 de março de 2015 at 18:32

    Quero Fazer Meu Chà De Panela Vermelho e Branco Queria Algumas Dicas e Algumas Imagens

  17. izabel thomas
    15 de abril de 2015 at 17:42

    muito obrigada Rubia , adoorei !! :) , estou preparando meu cha de panela e amei suas dicas de decoraçao . beijos

    • Rubia Rocha
      16 de setembro de 2015 at 22:23

      Que bom Iza!
      Bjo!

  18. Dione da Silva machado
    22 de abril de 2015 at 13:49

    Muito legal as dicas!!amei tudo!!!

  19. Tatiane
    30 de abril de 2015 at 0:52

    Amei sua dicas Rubia. Com certeza irei usá-las em meu chá de panela. ❤

  20. Juliana
    11 de junho de 2015 at 1:47

    Adorarei as dicas!!!! Usarei no meu chá de casa nova… Obrigada !!

  21. Paula
    16 de julho de 2015 at 18:31

    tudo muito charmoso.

  22. sueli
    18 de julho de 2015 at 0:02

    adorei as dicas vou usar para fazer o cha da minha irmã

  23. Ludymilla Ferreira
    30 de julho de 2015 at 13:52

    Tudo muito lindo e delicado. amei a dica das colheres de pau para lembrancinhas, ira me ajudar muito esse Blog amei demais rs! Meus Parabéns Rubia Rocha tudo lindo em seu Blog de Casamento!

    • Rubia Rocha
      16 de setembro de 2015 at 23:15

      Obrigada Lud
      =*

  24. carla
    15 de agosto de 2015 at 19:14

    Gostei muito das dicas vou usá-las no meu Chá as lembranças são muito baratas e fáceis de fazer. Parabéns pelo seu talento sucesso!!!

  25. Hayane
    21 de agosto de 2015 at 11:49

    Ameeeeei as suqueiras! Ficou lindo, quero para o meu!

  26. Indhiana
    3 de setembro de 2015 at 14:18

    Tudo maravilhoso, com a minha pesquisa vou gastar bem menos do que eu imaginava.. Simples e sofisticado.. Muito obg pelas dicas (:

  27. Adriane
    26 de setembro de 2015 at 21:14

    Tudo de otimo.adoreii ..

  28. Maiara
    10 de outubro de 2015 at 7:31

    Adorei ótimas idéias

  29. corburt erilio
    13 de janeiro de 2017 at 12:46

    I believe this internet site has very fantastic composed written content blog posts.

  30. Suzane
    27 de março de 2017 at 15:47

    Amei tudo!

    Beijão!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Os campos obrigatórios estão marcados com *