Lista de casamento: Dicas para escolher seus presentes

Vamos combinar que hoje em dia fazer lista de casamento (ou lista de presentes, chame como quiser) é algo tão comum e tão prático que dispensa qualquer tipo de crítica.

Ela é super importante para direcionar os convidados ao que os noivos mais precisam, já considerando o gosto e prioridades do casal. Com ela o convidado terá certeza que irá agradar, dispensando toda e qualquer seção de bate perna atrás de algum presente para os noivos Tempo é dinheiro também, não é verdade?

Com o peso da idade e da experiência que o casamento nos trás (me senti “a vó” agora), percebemos que nem sempre acertamos nas escolhas na hora de resgatar os presentes de casamento. Quando nos deparamos com uma cota de valor que podemos usar para qualquer coisa na loja, bate uma loucura incontrolável de levar tudo pra casa, até o que temos certeza que não vamos precisar… Por isso senta que lá vem o conselho…

Dicas para escolher seus presentes

Leve em conta a rotina do casal

Como é o dia a dia de vocês? Ambos trabalham fora? Almoçam fora? Depois do casamento, vão tomar café da manhã juntos, ou pelo menos jantar juntos? A rotina que o casal terá deve ser levado em conta na hora de resgatar os presentes. Do que adianta voltar pra casa com um jogo de panelas de 30 unidades, se vocês praticamente não param em casa, ou não gostam de cozinhar ? Estabeleça prioridades para não pedir coisas que possam ficar “encalhadas” nos armários de casa.

Considere o tamanho da sua casa

Se você vai morar em um apartamento de 50m2, um jogo de louças de 200 peças só vai te causar sofrimento. Já pensou? Como é que você vai fazer para guardar tudo isso? Se a sua casa consegue receber 6 pessoas por exemplo, pense na quantidade de utensílios equivalente, com uma margem extra, caso você se mude para uma casa maior depois de um tempo.

Comece pelo essencial

Comece a sua lista pelos produtos essenciais e termine com peças de decoração e utensílios. Aqui é importante definir o que o casal realmente precisa, por exemplo: geladeira, fogão, máquina de lavar, além é claro de itens de menor valor como faqueiros, jogo de panelas, eletrodomésticos.

O ideal é que os noivos façam sua lista de casamento em uma ou no máximo duas lojas, sendo uma para eletrodomésticos e outra para utensílios variados. Escolha itens com preços variados, a partir de R$ 50,00 para que todos se sintam confortáveis em presenteá-los.

Na dúvida opte pelo resgate do dinheiro

Existem lojas que fazem a lista, mas o resgate precisa ser em produtos. Se você ainda não tem bem definida as prioridades e não sabe como será a nova rotina do casal, a dica é fazer listas em sites de casamento  (como o icasei, por exemplo) onde todos os presentes viram crédito em dinheiro, para você mobiliar a sua casa aos pouquinhos e conforme a necessidade do casal. Não tenha pressa.

Facilite para o seu convidado

Não existe quantidade mínima ou máxima de itens para a lista de presentes, o ideal é calcular em média uns 3 produtos por convidado, assim, eles terão mais liberdade para escolher o  presente, sem prejudicar o orçamento. Além disso, as pessoas também poderão se reunir e comprar um presente maior, ou então comprar vários presentes menores da sua lista, para atingir um determinado valor.

Veja também:
Como informar a lista de casamento de ima forma elegante 
Como escolher um site de casamento 

 

Veja também

Compartilhar

Sobre Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.



12 comments on “Lista de casamento: Dicas para escolher seus presentes

  1. ludmilla
    18 de fevereiro de 2010 at 16:53

    gostaria q estivesse uma lista de presente pronta, p/ norteamento

  2. ludmilla
    18 de fevereiro de 2010 at 16:53

    o site é muito bom

  3. Andréia Arruda
    4 de maio de 2010 at 11:23

    Onde eu posso pegar uma lista + ou – pronta ?
    Beijos !!!

    • admin
      11 de maio de 2010 at 17:47

      OI Andréia, você pode entrar no site das lojas e ir anotando o que é do interesse do casal : )

  4. Diego
    15 de fevereiro de 2011 at 12:34

    Olá, muito bacana o site!
    Gostaria de deixar uma sugestão de um site para lista de presentes.
    http://convidados.com.br
    Abraço a todos!

  5. mayque
    22 de abril de 2014 at 20:04

    Adoro esse site!!!
    gostaria que estivesse uma lista de presente pronta.

  6. euda
    23 de abril de 2014 at 17:18

    Gostaria de uma ajuda kero me casar e num tenho ideia de nd

  7. Daniela
    2 de junho de 2014 at 17:43

    Gostaria muito de dicas de como abordar os convidados quando o presente for em espécie! Pois ja temos a casa montada e gostaríamos de receber em dinheiro mas temos receio de sermos incovinientes na forma de abordar o convidao

    • Rubia Rocha
      5 de junho de 2014 at 19:35

      Daniela, o ideal é colocar no convite assim: mais informações no site (e fazer um site de casamento com as informações bancárias , sugerindo uma contribuição em dinheiro).
      Uma outra opção seria entregar junto com o convite um cartãozinho com uma mensagem mais ou menos assim:

      Caso queira nos presentear, sugerimos uma contribuição através de depósito bancário, agencia e conta xxx …

  8. adriana
    21 de maio de 2015 at 13:11

    Gostaria muito de dicas de como pedir aos convidados ao invés de presente o dinheiro, vou fazer uma festa de 15 anos para minha filha, e está tem dois sonhos: o primeiro a festa de 15 anos e outro de fazer um book profissional, então a festa estou fazendo e o book não terei como fazer, assim pensamos que ao invés de presente pedir em dinheiro mas não tenho ideia de com pedir, pensei em colar um envelope atrás do convite e uma mms, será que poderia de ajudar a fazer está mms

    • Rubia Rocha
      9 de junho de 2015 at 13:26

      Adriana, você pode sugerir o presente assim:

      Sua presença já é um presente, caso queira me presentear, sugiro uma contribuição em dinheiro ou depósito bancário…

  9. Gabrielle
    13 de setembro de 2017 at 14:55

    Adorei, uma lista completa faz toda diferença.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Os campos obrigatórios estão marcados com *