6 dicas para organizar um casamento barato

Fazer um casamento barato, talvez seja um dos principais objetivos dos casais nessa circunstância de crise pandêmica mundial. E não é para menos, com os empregos ameaçados ninguém quer se comprometer com grandes despesas sem saber o que irá acontecer no futuro.

Se esse é exatamente o seu caso, então confira as dicas de como fazer um casamento barato:

1- Planeje cada etapa

Ah Rubia, que conversinha chata! Odeio planilhas, fazer anotações, sou uma pessoa mais orgânica e deixo a vida de levar.
Se você é dessas pessoas que odeia esse tipo de controle, então a solução pra você é: Guarde dinheiro por um BOM tempo e quando você tiver a quantia ideal, então marque a data e comece a contratar seus fornecedores

Por outro lado, se você simpatiza com a ideia de colocar tudo na ponta do lápis, ótimo! Você certamente conseguirá fazer o seu dinheiro render e seu casamento será muito melhor do que você sonha. Faça orçamentos com pelo menos 3 fornecedores, anote todos os detalhes de negociação, some todos os gastos, analise o custo benefício de todos os fornecedores, projete o custo total da festa para saber se  cada detalhezinho pode extrapolar o seu orçamento.

Além disso é importante TER um orçamento, e isso também tem que ser planejado. Chutar quanto você quer gastar no casamento sem saber de onde você vai tirar o dinheiro não faz sentido algum.

2 – Inspire-se

Uma ótima forma de economizar no casamento é através da inspiração. O seu casamento não precisa ser igual aos outros. Só aqui no Blog do Casamento tem post sobre tipo de assunto super inspirador para você conseguir abrir a caixola para ideias que talvez você nem soubesse que era possível fazer em um casamento. Comece por aí. PESQUISE!

Pesquise por lugares alternativos para casar, cardápios alternativos, decoração DIY, casamentos reais inusitados, tipos de recepção de casamento, e por ai vai.

Aqui no Blog, já publiquei muitos casamentos celebrados em casa, em barcos, em cantinas, na casa da madrinha, em adega e até no sítio dos amigos.

3 – Cardápio Criativo

Na estatística dos gastos, a alimentação é um dos itens mais caros da festa, por isso, um cardápio alternativo pode ajudar muito a equilibrar as contas. No lugar de um tradicional buffet, porque não um Food Truck?  Um café colonial, uma mesa de bolos caseiros, churrasco, feijoada, pizza, crepes?

4 –  DIY do que você se garante

Aqui no Blog, falamos muito sobre DIY, eles são maravilhosos em muitos sentidos. Além de ajudar a deixar o casamento mais barato, também é uma terapia para noivos ansiosos, porém o DIY é bem vindo para aquilo que você sabe fazer muito bem. Você não vai se arriscar a fazer o vestido de noiva se nunca tocou em uma máquina de costura, não é mesmo?

Se você manda bem na cozinha, poderá fazer uma mesa de bolos caseiros ou até mesmo os docinhos da sua festa. Se você se garante na make, porque não fazer a sua própria maquiagem no dia do casamento?

Use o seu talento para o “faça você mesmo”na sua área OU faça muitos testes antes, para ter certeza de que vai dar tudo certo no final. Não pague para ver, porque você pode ser pega pelo “barato que sai caro”.

5 – Lista de convidados restrita

Sim! Quanto menor a sua lista, mais chances de fazer um casamento barato. Claro que muitos detalhes independem de convidados, como o vestido, maquiagem, alianças, mas se você pretende fazer uma recepção de casamento após a celebração, uma lista de convidados extensa vai pesar no orçamento.

Rubia, não tenho como cortar pessoas da minha lista, tem jeito de economizar? 

Tem sim. Você pode pensar em uma recepção mais simples, como a celebração de brinde com bolo por exemplo (clique aqui para saber mais).

6 – Livre-se das formalidades

Você não precisa seguir os padrões dos casamentos glamurentos que os Blogs e fotógrafos publicam por aí. Acredite, tem muito casal por aí que acreditou no seu planejamento e provou que um casamento cheio de amor pode ser feito em qualquer lugar e de qualquer forma com um orçamento bem controladinho.

Se você não faz ideia do que isso quer dizer, vamos clarear esse tópico:

Preciso comprar uma aliança de ouro agora? Meu vestido tem que ser desenhado por estilista? Minha decoração precisa ser com Orquideas, que é minha flor preferida? Preciso mesmo de topo de bolo, porta alianças, cabide personalizado, lembrancinhas de casamento?

Você pode focar no seu objetivo e dizer não para tudo isso, se quiser mesmo fazer um casamento barato. A única regra aqui é planejar uma celebração que seja envolvente, e que seus convidados se sintam abraçados por vocês, em cada detalhe que foi possível fazer, mesmo que sejam poucos.

Pense comigo: Vale muito mais um bolinho caseiro feito com muito carinho pela sua avó, servido junto com os doces na sua festa, do que um bolo mega ornamentado feito por uma cake designer que está totalmente fora do seu orçamento. A dica aqui é divulgar esses detalhes singelos e queridos (em um momento de discurso por exemplo, em forma de agradecimento), para que todos possam apreciar o esforço e talento dos envolvidos nesse dia tão especial.

Captou a essência da coisa?

Veja também:

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *