Dicas para tornar seu casamento inesquecível

Um casamento inesquecível não é necessariamente caro e extravagante. Um orçamento alto possibilita várias regalias, mas a chave para um casamento realmente luxuoso está nos detalhes, que permitem criar uma experiência única e memorável para os noivos, a família e os convidados.

Vale a pena investir em alguns pontos importantes para criar uma atmosfera que combine com as características e a história dos noivos, por isso aproveite estas dicas para fazer do seu casamento um evento realmente especial.

Convite

O convite é o primeiro contato que os convidados terão com o casamento, e costuma dar dicas sobre o “tom” da festa. Ele está cada vez menos formal, e fugir do tradicional pode ser uma ótima maneira de fazer algo que seja a “cara” dos noivos.

Dá para usar ilustrações, fotos do casal, contar uma historinha, falar da cidade escolhida no caso de um destination wedding, tudo isso dando uma prévia das cores e da atmosfera do casamento.

As possibilidades são infinitas, por isso pesquise bastante, misture toda a inspiração que surgir com um toque pessoal, e o resultado será um convite de casamento inesquecível.


Fotos: Boutique do Convite. 

Local

O local é um dos maiores gastos do casamento, por isso vale a pena investir em algo com personalidade. Há locais super caros que ainda vão precisar de muito investimento em decoração para serem transformados em um ambiente aconchegante, assim como existem outros que já têm um estilo próprio e não possuem preços tão extravagantes. Vale colocar na posta do lápis para chegar ao melhor custo benefício. (Veja: Dicas para escolher o local da recepção)

Os noivos também podem escolher um local de acordo com o estilo do casal, como um museu, uma construção histórica, um galpão, um parque ou jardim, o sítio, fazenda ou casa estilosa de algum familiar, e até um restaurante especial.

Apesar de parecerem mais caros no início, os custos podem se igualar aos de um local mais “cru”, considerando o que será gasto em decoração. Além disso, as características únicas costumam oferecer várias oportunidades para fotos incríveis.

Casamento Dalila e Joel / Fotos Julio Garcia. 
Casamento_Bruna_Gustavo15Casamento_Bruna_Gustavo14
Casamento: Bruna e Gustavo
Casamento_Escuna10Casamento_Escuna24
Casamento: Karina e Tiago

Iluminação

Muitas pessoas costumam subestimar o poder da iluminação, mas ela é um item fundamental para criar uma atmosfera única e luxuosa. Além de ser importantíssima para festas que fazem a transição do dia para a noite, é uma forma sutil de obter um efeito mais intimista.

É possível usar lustres, candelabros, pequenos abajures e velas para criar pontos focais que destaquem (ou escondam) diferentes partes do ambiente. Um esquema de iluminação que use dimmers também pode ser uma boa pedida para transformar a atmosfera do evento. Veja: Inspiração: Iluminação de casamento

Reproduçãoiluminacao_casamentoDecoração: Roberta Gouvea

Transporte

O transporte é outra chance para mostrar a personalidade do casal. A noiva pode chegar em um carro antigo e tradicional ou em uma limousine, mas já pensou em alugar um carro esportivo de luxo?

No caso de destination weddings, as ideias vão mais além. Alugar um jatinho particular para levar os noivos e a família pode ser uma maneira inovadora de começar as comemorações. Pode até parecer um sonho distante, mas empresas de fretamento aéreo de luxo, como a Chapman Freeborn, estão no Brasil dispostas a torná-lo realidade.

Detalhes

A beleza realmente está nos detalhes. No final das contas, são eles que compõem grande parte das lembranças inesquecíveis dos convidados. Uma cabine de fotos, por exemplo, pode render ótimos momentos para todos. Além disso, apostar em lembrancinhas e mimos para garantir o conforto dos convidados é algo que sempre vale a pena.

Em um casamento pequeno, uma ideia é decorar as mesas com fotos com a família, ou varalzinhos com fotos. Também é possível deixar bilhetinhos especiais com frases como “Ana, obrigado por ter vindo de tão longe”.

Outra possibilidade é dar a cada mesa um nome que esteja relacionado com a história do casal. Pode ser um lugar, restaurante ou endereço, com um cartãozinho e uma pequena descrição como “Foi aqui que nos conhecemos” ou “Foi nesse endereço que começamos a morar juntos”.

Estas são apenas algumas sugestões, mas não há limites para a criatividade, por isso aposte em detalhes que valorizem a história do casal até chegar a esta celebração tão esperada. O planejamento minucioso e a atenção extra a detalhes importantes certamente valerão a pena, já que permitem criar uma comemoração de um casamento inesquecível totalmente diferenciada dos demais.

Casamento Angélica e Henrique  / Foto Lucas Costa.
Casamento_Ana_Marcos
Casamento: Ana e Marcos
Casamento_AmandaNeto24
Casamento: Amanda e Neto
LoveBirds10
Casamento: Bruna e Bruno
Casamento Karine e Tom
Foto da capa: Julio Garcia.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

3 comments on “Dicas para tornar seu casamento inesquecível”

  1. Uma dica muito importante é, veja bem quem você convida para o seu casamento. Sempre vai ter aquele ou aqueles convidados que acham que tem mais direitos que outros ou querem regalias que não lhe foram oferecidas.
    Meu casamento estava perfeito ,tudo estava ocorrendo como planejado. Até que em certa hora da festa nossa cerimonial veio me trazer um problema, que na realidade ela deveria resolver. Convidamos 150 pessoas e fechamos para 170 mas sempre tem aquele convidado que traz parente, amigo do amigo e assim vai.
    Um pessoal que veio de outro estado parente de.minha esposa queriam se sentar todos juntos, só que ficaram jogando conversa fora do lado de fora do salão e não conseguiram se reunir em 2 mesas e ficaram distantes. Foi montada mais 2 mesas , porque os bonitos não queriam se sentar com outras pessoas que não a deles.
    Por fim resolvido este pequeno problema tudo ocorreu bem.
    Claro que sei que saíram falando, sei disto, e não me importo pois fiz e paguei toda a festa para minha esposa. E ela estando feliz para mim está ótimo.
    * OBS: tem pessoas que acham que sabem tudo ,mas não sabem nada.

  2. Caro Fabio, não acredito que os convidados tenham esse pensamento de “ter mais direitos que os outros” em uma festa de casamento.

    O sentido de uma festa de casamento é celebrar a união do casal, é um momento feliz que deve ser compartilhado com os convidados. Se eles compareceram, certamente é porque querem bem a você e sua esposa. Caso contrário não se dariam ao trabalho de vir de outro estado para prestigiar esse momento.

    Pelo seu relato, não penso que “ter um lugar para sentar” seja uma regalia, afinal de contas se você reservou 170 lugares, tanto a cerimonial como a casa de eventos teriam que estar em sincronia – reservando assim 170 lugares + 10% para convidados não confirmados. É muito provável que houve um sério erro aí na confirmação dos convidados ou na capacidade do seu salão de festas.

    Creio que isso seja um problema bem técnico que certamente não deveria ser levado a você e sua noiva. Quando esse tipo de coisa acontece, cabe a equipe da organização disponibilizar lugares para quem está sem, sem que isso seja um problema para os noivos e também para os convidados que podem ter se sentido mal recebidos pela equipe contratada.
    Você reclamou dos familiares da sua esposa, mas vejo aqui que eles foram convidados por ela, por isso nada mais justo do que acomodar os convidados dela sentados, assim como os seus certamente foram. É o mínimo que você pode oferecer a eles numa festa. Até porque deles certamente você recebeu algum tipo de presente, e no fim das contas isso não saiu de graça.

    Também não vejo problema em saber que seus convidados estavam jogando conversa fora. Nunca vi no mundo um casamento onde um noivo achou isso ruim. Até porque pela sua descrição, é provável que eles estivessem do lado de fora a pedido da equipe de organização, ou talvez porque estivessem fumando, ou porque queriam simplesmente conversar em um espaço aberto. Vale lembrar que é uma festa, não um quartel cheio de regras e restrições.

    Sinto muito pela sinceridade mas parece que você simplesmente não aprova os convidados da sua noiva, e talvez isso tenha sido percebido pela família dela, e seja um motivo pelo qual eles possam ter saído de lá tão chateados. Talvez você não tenha entendido o verdadeiro sentido que uma festa de casamento tem para uma família.

  3. Nossa, disse tudo Laís. Eu hein!

    Onde já se viu achar ruim que os convidados queriam sentar e não tinha lugar .
    Tá claro que isso foi um problema de organização. No lugar dos convidados acho que eu pediria o presente devolta hahahahahahahaha
    Nem fizesse casamento então, se for pra convidar e deixar os convidados sofrendo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *