Fazendo um casamento com identidade visual padronizada

Hoje vamos nos aprofundar um pouquinho mais no tema “Identidade visual  do casamento”.

Posso afirmar que combinar os elementos visuais da festa não dá trabalho nenhum, exigindo somente “percepção” e não tempo, além de criar um efeito mais bonito e elaborado para a festa.

Eu já postei aqui algumas dicas de como padronizar os detalhes da festa, e reafirmo que é muito fácil de organizar isso. Por isso listei algumas dicas de como manter a identidade da festa padronizada.

Escolha as cores da decoração e as mantenha no convite de casamento e demais itens da festa

Para formar uma identidade visual padronizada, é necessário combinar a cor da decoração com a cor dos convites, ou seja: Se a sua decoração é  branca com rosa antigo, então seu convite poderá ter o envelope branco com um laço rosa, impressão preto com rosa, ou pedraria rosa , por exemplo.

Aplique os elementos gráficos e as letras do convite em toda a papelaria.

No seu convite, provavelmente você escolherá um floral, um tipo de letra, ou algum elemento gráfico como passarinhos, corações, arabescos, etc. Para o restante da papelaria, é interessante que esses elementos também estejam presentes, (nos minicards de lembrancinha, nos cardápios, nas tags dos convidados, nos displays de mesa).

Pode ser apenas um detalhe, não precisa repetir tudo que tem no convite para não deixar o material poluído. É indicado manter o mesmo tipo de papel também para toda a papelaria.
As empresas especializadas em convites já sabem como padronizar estes itens.

Procure embalagens para bem casados, lembrancinhas e afins que também possam combinar com a papelaria e decoração da festa.

Para embalar os bem casados, lembrancinhas,  fazer os porta guardanapos, kit emergência, você pode seguir o “padrão das cores” .

Por exemplo: Sua decoração é toda colorida, com muito floral estampado nas almofadas do lounge e cortinas, porém não é possível aplicar esses elementos no convite , logo você pode escolher duas ou três cores principais do floral para decorar todo o resto, com laços de cetim, tecidos ou papel crepom nesses tons excolhidos.

Para ilustrar melhor o que estou dizendo, selecionei três imagens de um mesmo casamento onde a decoração dos móveis tem estampa florida. Como não é fácil decorar os demais elementos com a mesma estampa, as forminhas de doces, e lacinhos dos bem casados são mais ou menos no mesmo tom da estampa dos móveis, imagino que o convite deste casamento também tenha sido branco (pois a decoração é delicada) com toques de rosa, azul e verde clarinho.

decoracao.floraldecoracao.floral1decoracao.floral2Dueto FotografiaBruna Grillo

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

9 comments on “Fazendo um casamento com identidade visual padronizada”

  1. estou imaginando minha decoração de Chá Bar e casamento… quero muito definir uma identidade visual para as festas, mas estou vendo tanta coisa bonita que tenho medo de colocar muita informação! Alguma dica?!

    1. Thiemi, talvez seja melhor vc focar no tema ou na cor antes de tudo , com isso você já conseguirá filtrar melhor todas essas tentações…

  2. É importante usar as mesmas cores na igreja e na recepção? Por exemplo, vou usar flores brancas na recepção, e as toalhas e mobiliário serão pro dourado, com tons de marrom e bege. Sou obrigada a usar flores brancas na igreja? Queria fazer uma decoração com hortênsias azuis… desde já agradeço a ajuda ;)

    1. Aline, que nada! Não precisa combinar a Igreja com a cerimônia não. São dois ambientes diferentes e a decoração da Igreja não precisa ter “aquele destaque surpreendente” pois geralmente as cerimônias são rápidas e os convidados nem notam nada. Além disso, algumas Igrejas fazem mais de um casamento por dia, e por isso fica difícil combinar a decoração da Igreja com a decoração da festa de todas as noivas que casarão neste dia. Geralmente as noivas que dividem a Igreja optam por algo mais neutro, como flores brancas, ou bem clarinhas.

      O legal mesmo é caprichar da decoração da festa, num salão que será reservado somente para o seu casamento, aí sim você pode combinar tudo!

  3. Esse blog e maravilhoso!!!Foi o mais real que encontrei e olha que já passei por muitos…afinal caso ano que vem se Deus quiser…e Ele quer…a prova disso e ter me permitido encontrar vcs!!!!

  4. Adorei as dicas! Quero fazer meu casamento nos tons laranja e rosa (pink), porém o convite que escolhi é de papel semente com fita champagne. Como faço para criar uma identidade visual entre as cores da festa e o convite? Quando comprei os convites pensei em algo mais neutro e rustico, não sei onde caberia colocar as cores rosa forte e laranja. Alguma dica?

    1. Erika, se os seus convites já estão prontos, infelizmente não há nada que possamos fazer. Caso eles ainda estejam em produção, você poderá trocar a cor da fita por um dos tons da sua festa (laranja ou pink ou rosa) apenas para ter alguma padronização. De qualquer forma, se não foi possível alterar o seu convite, não se preocupe, isso é apenas um detalhe que não fará a menor diferença diante do propósito maior do seu grande dia ;)

      Ah! Caso seus convites venham com plásticos protetores, você pode usar aqueles lacres adesivos redondinhos nas cores da sua festa para fechar os plásticos.
      Esse lacre aqui: https://www.blogdocasamento.com.br/faca-voce-mesmo/faca-voce-mesma-decoracao-casamento/decoracao-com-lacres-adesivos-redondos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *