A importância do R.S.V.P. para a festa de casamento

Apensar de muita gente desconhecer a sigla R.S.V.P, a sua função é essencial e faz parte das tarefas do planejamento do casamento.

Uma das mais importantes é o controle do número de convidados. A confirmação da quantidade de pessoas que estarão presentes é crucial, inclusive, para auxiliar na contratação dos serviços para realização da festa.

R.S.V.P. - entregue junto com o convite de casamento Diana McGregor Photography

O que é R.S.V.P

A sigla R.S.V.P. é a abreviação da expressão francesa “Répondez S’il Vous Plaît”, que em tradução livre corresponde a “Responda, por favor”. Comumente essa sigla é impressa no final do convite, para que o convidado confirme ou não a sua presença no evento. “Seguido da abreviação, deve constar um endereço de e-mail ou telefone como meio para realizar a confirmação. Podem constar ambos e é essencial deixar claro que essa informação é muito importante para a organização o evento”, orienta Betta Lima, especialista em assessoria para eventos e proprietária da Betta Lima Eventos.

A profissional salienta que, apesar de não ser obrigatório, é fundamental que os convidados confirmem a presença.

“Como existe uma grande possibilidade de as pessoas não acessarem o site ou ligarem para a confirmação, recomendo contratar um R.S.V.P. ativo para entrar em contato com cada um. Dessa forma, é garantido que se consiga uma lista mais assertiva”, afirma.

O ideal é determinar uma data limite, para que haja tempo hábil caso seja necessária qualquer alteração no planejamento. Para os familiares e colegas mais próximos, a ligação não é necessária, por conta do contato mais frequente, consegue-se essa informação pessoalmente.

Para realizar essa tarefa é necessário que se tenha disponibilidade de tempo, o que geralmente os noivos não dispõem.

“Muitas vezes a assessoria realiza o R.S.V.P. para o casal e, com a lista completa de convidados em mãos, atende ou efetua as ligações e monitora o site. Assim, podemos acertar o buffet, número de mesas, comidas e bebidas.

Também devemos trabalhar considerando uma margem de variação, entre os confirmados e os que realmente comparecerão, que pode ser de 10 a 20% mais ou menos.

Independente da forma que será feita, a confirmação sempre deverá fazer parte da lista de tarefas para organização do casamento. Ainda, se preferirem, os noivos também podem optar por colocar a informação escrita em português mesmo como, por exemplo, ‘Confirmação de Presença’ no próprio convite”, finaliza Betta.

Veja também:

Veja também

Compartilhar

Sobre Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.



Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Os campos obrigatórios estão marcados com *