Cardápio de festa: Cachorro quente para 30 pessoas

13 de setembro de 2012

Dia 03 de Setembro foi meu aniversário, e dia 01 (sábado) resolvi fazer uma pequena confraternização com a minha família e amigos lá no salão de festas de casa. Fiquei meses pensando no que servir. Queria algo simples e democrático, foi aí que me decidi pelo cachorro quente. Conversei com o Gabe (meu marido) e resolvemos fazer um buffet de cachorro quente e uma mesa de sobremesas para completar o cardápio.

Você deve estar se perguntando: Tá, e exatamente onde você quer chegar com esse post? Eu explico… Como sempre fico insegura com essa questão de quantidade de comida, desta vez resolvi anotar tudo em um caderninho para publicar no blog. Assim, facilito a vida de quem quiser fazer uma “festa do cachorro quente”, seja para aniversário , noivado, ou chá de cozinha…

Obviamente não tive 100% de acertos… algumas coisas faltaram e outras sobraram, e muito! A ponto de ter que comê-las durante a semana toda!


Então o cardápio para 30 pessoas ficou assim: (já com as minhas correções)

Salsicha picadinha (nós fizemos as salsichas com molho de tomate, tomate, e cebola). A minha conta foi de 2 salsichas por pessoa, 1 litro de molho de tomate, 1 kilo de tomate e umas 3 cebolas grandes.  Duas salsichas por pessoa (para 30 pessoas) pesam mais ou menos 3 kilos.
Pão: média de 2 por pessoa + 15% de margem
Maionese temperada (usei uma embalagem de 400gramas de maionese, e temperei com suco de limão e sal) Para dar um toque no sabor.
Ketchup e mostarda (comprei uma embalagem pequena da Heinz de cada).
Purê de batata (1,5 kilo de batatas, cozidas e amassadas com leite e manteiga)
Calabresa (1,2 kilo de calabresa picadinha. Fritei na frigideira e tirei o excesso de gordura no papel toalha para ela ficar sequinha)
Milho (1 lata para cada 10 pessoas)
Batata Palha (um pacote de 500 gramas para 30 pessoas)
Molho Vinagrete: (300 gramas de cebola, 300 gramas de tomate e um pimentão) – Essa medida varia de acordo com o paladar dos convidados.. logo não é uma regra.

 

Bebidas: Refrigerantes, cerveja e água.
(1 garrafa de refrigerante para cada 4 pessoas, 6 garrafas de cerveja 355ml por pessoa que bebe).

 

Sobremesas:
Pudim de leite com baunilha
Manjar branco com calda de ameixas
Bolo de morango, nozes e chocolate
Palmieres com ganache  (biscoitos de massa folhada com canela e açúcar)


Decoração:
TNT branco e TNT florido
Arranjos de vidro com flores
Palitinhos com corações
Bandeirinhas de corações para o bolo.

 

Minhas considerações:
Fiz a conta de 3 pães por pessoa e sobrou quase metade! Comprei o dobro de batata palha e milho. O  tomate  e molho de tomate errei para menos. Além disso, essa média de duas salsinhas por pessoa é o mais garantido, porém pode contar que uma boa quantia sobrará, porque a salsinha picada em rodelas rende horrores.  O vinagrete e a calabresa foram os primeiros a acabar, por isso a minha conta foi mais generosa na lista acima.

Quanto aos doces, não se preocupe com a quantidade,  sempre sobrará, e muito! A menos que você  faça somente uma sobremesa. Caso contrário, se houver variações, todo mundo comerá a vontade.

O bolo, assim como no episódio do cupcake (clique aqui) deu um certo trabalho para fazer em casa. Joguei fora duas massas antes do Gabe acertar, além disso a regamos bem menos do que o necessário para o bolo ficar macio, logo ele ficou meio sequim =S

Fiz um cantinho para as crianças, com cartazes coloridos e muito lápis de cor. Batata! As crianças ficaram completamente envolvidas , foi uma alegria só.

De um modo geral, o cardápio foi bem aceito pelo pessoal, recebi muitos elogios  =)

decoração de aniversário

decoração de aniversário

decoração de aniversário

decoração de aniversário

decoração de aniversário

decoração de aniversário

decoração de aniversário

decoração de aniversário

decoração de aniversário

 


Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto. Atualmente também é editora do ZankYou – Revista de Casamento do Portal Terra. Ver todos os posts de Rubia Rocha


4 Comentários

Comentários

Seu e-mail não será divulgado! complexional-uneminent
  1. Andrea disse:

    Olá, estou aproveitando seus cálculos! Obrigada! Poderia passar a recita do molho? Obrigadinha!!!

  2. Fernanda disse:

    Adorei a ideia do cantinho para crianças… Na última recepção que fiz em minha casa, foi bastante trágico a passagem das crianças, pois como ainda não temos filho, não lembramos que nossos amigos já tinham e poderiam leva-los…Resumindo, estávamos preparados para receber apenas adultos, logo tive que improvisar algumas coisas para que as crianças se sentissem mais a vontade…Da próxima vez irei preparar um cantinho exclusivo para elas!

  3. Karoline disse:

    Olá Rubia, primeiramente gostaria de agradecer pelo post pois me esclareceu muitas dúvidas e gostaria de saber, a quantidade de pães que você calculou foi com pães de tamanho normal ou eram mini pães, aqueles para festa ?
    Desde já obrigada, atenciosamente
    Karoline.

  4. Patricia disse:

    Muito boas as suas considerações, estão me ajudando muito!