Dicas para fazer seu próprio porta-guardanapo gastando 10,00!

11 de janeiro de 2011

Olá Meninas!!!  Inaugurando meu primeiro post de 2011, lá vai uma dica que na verdade é uma resposta a leitora Marcia Helena que pediu auxílio para fazer seu próprio porta guardanapo, mas sem gastar muito.

Acho que já comentei que eu estou fazendo os meus com florzinhas de fuxico, no geral, gastei R$60,00 com tecido e argolinhas de acrílico, falta ainda pensar no miolo da flor e demais materiais como cola quente ou cola de tecido.

Em média um porta guardanapo desses aqui em Curitiba custa 5,00,  eu gastei (até o momento) 0,50 para fazê-los, achei um bom negócio heheheh. Em primeiríssima mão, olha só como está meu projeto piloto:

porta guardanapo para casamento

Na verdade esse porta guardanapo é bem legal, mais exige bastante trabalho manual, e hoje levo em conta a falta de tempo, é por isso que minha sugestão é a de porta guardanapo de laço chanel. Ele é lindo, fácil de fazer e ridiculamente barato.

Vamos as continhas: uma peça de fita de cetim simples (número 3) com 10 metros custa em média 2,00. Para fazer o laço chanel duplo mais a “argolinha” envolta do porta guardanapo, você precisará em média de 5 peças de 10 metros, para fazer 100 unidades, ou seja 10,00 !!!!!

Claro que depois que terminar talvez você queira complementar colocando uma pedrinha de strass no meio do laço, ou quem sabe escolher uma fita mais cara como a de gorgurão (que é lindíssima) ou uma estampada,  mesmo assim o custo é bem baixo e você levará bem pouco tempo para produzí-los.

Dicas para fazer seu próprio porta-guardanapo

passo_a_passo

Laço Chanel Duplo para porta guardanapo:

  1. Corte quatro tiras de fita nos seguintes tamanhos: 15 cm, 12cm, 10cm e 4cm.
  2. As fitas de 12cm e 10cm são para o laço, então coloque dois pinguinhos de cola bem na pontinha  e junte-as formando uma argolinha.
  3. Eu costumo usar aquela colinha de pano da acrilex, mas cola branca também funciona, isso porque uso prendedores de roupas por uns minutinhos.
  4. Cole as argolinhas (uma de 12cm e uma de 10cm), uma na outra escondendo o remendinho.
  5. Use o pedaço menor de 4cm para envolver as duas argolinhas, e cole-a na parte de trás do laço. Use o grampinho de roupa para ajudar a fixar bem a cola.
  6. Seu laço está pronto, agora é só colar (em forma de argolinha) a fita de 15cm, e depois colar o laço nela.

laco_chanel

Dicas:
* Para ir mais rápido, você pode colar primeiro todas as argolinhas maiores, depois as menores, e na terceira etapa envolver a fita de 4cm nas duas. Assim você levará em média de 2 a 3 horas para terminar os laços.

* Se for aplicar strass ou algum acessório nos laços, não use cola “superbonder” ou similares, elas mancham a fita. O melhor é cola de pano ou cola quente (esta última cola bem mais rápido).

* Você pode fazer os laços com cores mescladas, basta cortar a fita de 12cm de uma cor e a de 10cm de outra,  ou só o miolinho de 4cm de cor diferente, fica bem lindo também.

* Para o porta guardanapo de fuxico, você pode usar cola quente ou “superbonder” para colar a flor de tecido na argola de acrílico. Eu usei uma silimar a superbonder, o acabamento fica perfeito!

No final das contas ele ficará assim:

Porta guardanapo para casamento

Para fazer esses modelos, sugiro que você leia os artigos abaixo:

Aprenda a fazer florzinhas de fuxico e faça você mesmo a decoração do seu casamento
Veja como fazer laços de cetim para sua decoração de casamento (outras formas de fazer)
Porta guardanapos como item de decoração: detalhes que fazem a diferença!

Dicas para padronizar os detalhes do seu casamento

 


Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto. Atualmente também é editora do ZankYou – Revista de Casamento do Portal Terra. Ver todos os posts de Rubia Rocha


22 Comentários

Comentários

Seu e-mail não será divulgado!
  1. Carla disse:

    Lindo!! Amei a ideia!!

  2. Cassia disse:

    Parabéns o laço channel
    !! adorei e copiei!!! fica delicado e ainda não tira a atenção das flores!!!

  3. Julia disse:

    Muito delicado amei parabens

  4. Amanda disse:

    Parabens pelo post, amei a ideia. Realmente aqui em Curitiba as coisas sao muito caras, vai faicar mais barato e tem aquela coisa “fui em quem fez” muito legal! Adorei!!!!

  5. Priscila disse:

    Muito lindo! Quanto mais coisas eu puder fazer melhor.
    Em que tipo de loja você compra o guardanapo (barato)? Ele já vem assim?

  6. Mariana disse:

    Este laço é um charme..já comprei todo material para fazer para o meu casamento!!! Saiu muito barato!!

  7. Wanda Costa. disse:

    Olá amiga
    Quero fazer os meus porta-guardanapos c/ o laço chanel e fita de cetim,arrematando com florzinha de pano.Não tenho muita habilidade p/usar cola quente.tenho que fazer 150 deles p/ minhas Bodas de Ouro.Qual a cola que devo usar?Comprei a cola lantejoula da Acrilex, fiz um teste porém manchou a fita.Você pode me ajudar?
    Aguardo resposta e agradeço sua atenção.
    wanda.

    • Rubia Rocha disse:

      Wanda, você pode tentar usar aquela cola super pano da acrilex “35g”, ela nção mancha o tecido. Acho que com essa dará certo. Fiz meus laços do convite com ela e ficaram todos bem perfeitinhos.

  8. Wanda Costa. disse:

    Amiga, obrigada pela sua atençao e resposta.
    Vou conferir a dica e depois mando notícias.
    Besitosssssssssssssss milllllllllllllllllllllllllll

  9. Wanda Costa. disse:

    Fico muito feliz pois tenho amigas de blog que são uns anjos na minha vida.
    A saber:Rebeca arteira do Rio Grande do Sul;
    Daiane Daniela também do Rio Grande do Sul;
    Algumas aquí do estado que +tarde vou enumerar.
    Agradeço também a amiga do blog casando sem grana pelas dicas.
    Todas vocês compartilham tudo que sabem.
    Ainda não tenho o meu blog, mas o que eu já fiz, mando receita.
    Boa noite a todas e
    gracias por todo.

  10. gabriela disse:

    Olá!!
    Adorei a ideia, bem simples e bonito.
    Tbm sou de ctba e minha dúvida é a seguinte: Vc tbm fez os guardanapos de pano ou só comprou o pano e pediu para alguma costureira fazer?
    Obrigada!

    • Rubia Rocha disse:

      Oi Gabrila, eu fiz só o porta guardanapo. Os guardanapos de tecido os restaurantes ou buffet´s oferecem, então é uma preocupação a menos =)

  11. Vou tentar fazer…
    Pode fazer com cola quente?
    bjos
    ;)

  12. Miriã disse:

    Olá, achei um charme esses lacinhos e muito facil de fazer porém gostaria de saber qual numero de fita você usou. Aguardo resposta obrigada.

  13. Andreia Coutinho disse:

    Ameiiiiiiiiiiiiiii a dic.. estou há três meses do casamento…salvou minha data tão especial hahaha abjos

  14. Woah! Eu estou amando muito o template / tema deste site. É simples, mas eficaz. Muitas vezes é difícil de conseguir que ” perfeito equilíbrio ” entre usabilidade e aparência. Devo dizer que você tem feito um excelente trabalho com isso. Além disso, o blog carrega extremamente rápido para mim no Chrome. Blog excelente! muitas felicidades

  15. Norma Lucia N Amaraal disse:

    Adorei as dicas.