Como organizar um noivado

25 de junho de 2012

Conforme prometido, lá vai um post para iniciantes no assunto de Como organizar um noivado. Tenho recebido muitos emails com dúvidas sobre como planejar um noivado, então vou organizar mais ou menos por tópicos para ficar bem explicadinho.

O  primeiro passo é definir a listinha dos convidados.  Primeiramente o noivado é um jantar ou “brunch” (café da manhã com alguns pratos de almoço) que a família da noiva ou os noivos oferecem para os convidados mais íntimos, ou seja, pais, avós, irmãos e amigos mais próximos.

Para festa de até 30 pessoas não é necessário enviar convites. Ele pode ser feito pessoalmente, por email ou telefone, assim mesmo, bem informal.

O próximo passo é definir o local. A recepção pode ser na casa na noiva, salão de festa ou restaurante. Não há necessidade de uma decoração super elaborada, porque a idéia é que seja um momento bem informal, descontraído e agradável entre a família. Eu particularmente gosto muito dessa decoração tipo toalha estampada, meio mineira, meio baiana, tipo casa de vó, acho que isso deixa o clima bem agradável, do tipo que não dá vontade de ir embora (mais ou menos como esse post – clique aqui).

? Se você optar pelo restaurante, o ideal é que os noivos paguem a conta, mas isso não é uma regra, se o orçamento estiver curto, avise os convidados que o noivado será “por adesão” ou seja, cada um paga o seu, mas não esqueça que o bolo e o espumante é por conta dos noivos! Não vejo problema de cada um pagar a sua conta , afinal os convidados são super íntimos e certamente não ligarão para isso (esse tópico vai gerar polêmica, eu sei, então na dúvida, ofereça um jantar na sua casa! =) )

? O cardápio pode ser qualquer coisa! Gente, pense que o noivado é nada mais que  um jantar de família, então pode ser churrasco, pizza e vinho, tapas, coquetel com salgadinhos e canapés, feijoada, buffet de massas e molhos, lasanha e vinho, crepes e assim por diante, porém  não esqueça de dar um toque especial fugindo do cardápio tipo “trivial”  para diferenciar o seu noivado de um jantar comum (isso também  pode ser feito atráves da decoração).

O que você precisa pensar é em como vai viabilizar esse cardápio: Você mesma vai deixar tudo preparado com ajuda da sua mãe? Vai pedir pizzas na pizzaria de costume? Vai contratar um buffet? Vai encomendar tudo na confeitaria? Vai contratar um churrasqueiro? E assim por diante. Eu particularmente acho que o jeito  mais fácil de promover um noivado é utilizando o “serviço à americana”, onde os pratos ficam disponíveis  em um grande aparador e os próprios convidados se servem.

- Se o noivado for em casa ou em um salão de festa, não esqueça de colocar uma musiquinha de fundo, para deixar o clima mais agradável.

- Se você optar por cuidar de toda a parte do buffet (ou seja, sem contratar uma empresa), não esqueça de providenciar os seguintes itens:

  • Mesa ou aparador para o buffet
  • Mesa para as bebidas
  • Mesa e cadeiras para os convidados (caso seja um jantar)
  • Toalhas de mesa
  • Arranjos de mesa
  • Pratos, copos e talheres
  • Guardanapos
  • Mesa para o bolo (e doces – se houver)
  • Pratinhos e garfos para o bolo
  • Taças para o brinde
  • Espumante  para o brinde
  • Cesto de lixo
  • Sabonete, papel higiênico e toalhas para os banheiros
  • Gelo para as bebidas
  • Travessas e pratos para a mesa do buffet

- Se você optar por um jantar de noivado,  lembre-se que à noite o cardápio precisa ser um pouco mais leve, para não causar indigestão, ou seja, nada de feijoada e comidas fortes.

- Mantenha os animais domésticos afastados no ambiente durante a comemoração.

- Esta é uma ótima ocasião para você mesma fazer os seus arranjos, pois serão poucos e mais simples que a de um casamento (clique aqui para acessar a seção faça você mesmo e divirta-se!).

Se você já noivou e já tem uma certa experiência no assunto, divida seus “causos” com a gente, deixando um comentário nesse post ;)

como organizar um noivado

Foto: Lane Dittoe

 Clique aqui para ler outros posts sobre noivado.

 

 


Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto. Atualmente também é editora do ZankYou – Revista de Casamento do Portal Terra. Ver todos os posts de Rubia Rocha


3 Comentários

Comentários

Seu e-mail não será divulgado!
  1. Fran Huesa disse:

    adorei as dicas….
    bju

    respireecase.blogspot.com.br

  2. Isadora disse:

    Bom o meu noivado, foi algo bem simples, como meu noivo trabalha com banners, implorei para que ele fizesse um pra mim, ficou lindo! Fiz umas lembrancinhas para as mesas, com cachepó vermelho de bolinha branca, papel celofone vermelho, um balao de coração e a nossa fotinho, ficou simples, mas ficou lindo =)

  3. Camila disse:

    Amei as dicas… Estava bem confusa no q fazer… Obrigada pela ajuda!!