Pajens e daminhas de casamento, o que você precisa saber para escolher os seus

A participação de crianças no casamento é uma forma de simbolizar o amor inocente,  e tirando a  tradição, também é uma atração a parte antes da noiva entrar. As crianças não precisam necessariamente ser parentes, porém é interessante que os noivos tenham afinidade com elas.

O ideal é convidar crianças acima de 3 anos, que já são mais espertinhas e tem mais “coragem” de entrar e fazer bonito na cerimônia. Se você não tem muita opção, as crianças “bebês” ficam mais à vontade se entrarem com uma criança mais velha, ou então no colo da mãe.  Já assisti casamentos em que os noivos optaram por “daminhas adultas” (irmãs, primas, etc.) quando não há crianças para desempenhar o papel.

A escolha das roupas deve ser de acordo com o horário da cerimônia, geralmente usa-se vestido branco com faixinhas ou detalhes coloridos para as daminhas e terninhos ou calça e caminha com suspensório para os pajens. As cores não precisam combinar com a decoração. Elas podem combinar com os vestidos das madrinhas (se elas combinarem cores) ou simplesmente com o look da noiva.

Sobre quem deve pagar pelo traje, geralmente são os noivos, mas tudo vai de conversar com os pais da criança.  Lembre-se que: se vocês optarem por pagar pelos trajes, terão mais liberdade de escolher tudo de acordo com o que planejaram. Fiz um vídeo só falando sobre isso =) (Clique aqui)

Ao entrar na cerimônia, as crianças podem carregar itens como Bíblia, bonecas de pano, carrinhos, plaquinhas, buquês de doces, ursinhos de pelúcia, as alianças, velas, buquê natural e itens que sejam utilizados durante a celebração. Aqui vai da criatividade dos noivos e do estilo do casamento.

Ao escolher a seus Pajens e daminhas de casamento, faça o convite pessoalmente explicando como será o processo, pergunte se elas topam e se não ficarão com vergonha e prepare um presentinho especial para elas em forma de agradecimento, uma caixa de doces ou um brinquedo, por exemplo.

Foto: Diamond Photo

 

Veja também

Compartilhar

Sobre Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.



7 comments on “Pajens e daminhas de casamento, o que você precisa saber para escolher os seus

  1. A.Júlia
    17 de março de 2011 at 10:49

    Olá td bem??? Primeiramente a parabenizo pelo blog
    simplesmente maravilhoso…
    Bom preciso de uma ajudinha quanto a entrada da daminha e pajem. Existe alguma regra quanto a isso? Gostaria que eles entrassem depois de mim, qd estivesse no altar mas vi em alguns site q eles entram antes da noiva???
    Obrigada bjinhoss

  2. daniele
    18 de outubro de 2012 at 17:23

    Boa tarde, Tem uma menina na minha igreja que vai casar. Ela é integrante de um grupo de dança, e quer que todas as meninas entrem no casamento, só não sabe com que objeto cada uma deve entrar. São no total de 10 meninas acima de 15 anos. Vcs podem me ajudar?

  3. Jéssica santos
    5 de maio de 2014 at 15:00

    Tenho dois meninos e uma menina como posso organizar para que os tres participem?

    • Rubia Rocha
      6 de maio de 2014 at 15:17

      Jéssica, cada um pode levar alguma coisa.
      Exemplo: Um poide levar uma bíblia, o outra as alianças, ou uma plaquinha “lá vem a noiva” e a daminha pode levar um buquê ou boneca de pano =)

      É tranquilo, todos podem participar sem problemas.

  4. lorena
    17 de junho de 2014 at 0:33

    Ei, sou fã do seu blog!! leio todos os dias!! Gostaria de saber se seria legal padronizar os sapatinhos das daminhas. meu casamento sera de dia e os vestidos são curtos.

    • Rubia Rocha
      25 de junho de 2014 at 21:50

      Lorena, fica bonitinho sim, geralmente as daminhas se combinam em tudo mesmo… e é bom para as fotos, mas é um detalhe que será pouco “reparado”pelos convidados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Os campos obrigatórios estão marcados com *