Como planejar o casamento de acordo com cada estação do ano

Cada estação tem a sua peculiaridade e dependendo da data escolhida, será preciso abrir mão de determinadas flores, mudar o foco da decoração, investir mais em iluminação, selecionar bem os itens do cardápio. Cada estação pede uma cor, um aroma, uma textura e um sabor.

“Sempre procuramos entender qual é a essência dos noivos e o que eles buscam, porque assim dá para definir sem erro qual é a estação do ano mais acertada para realizar a cerimônia e como vamos utilizar da melhor forma os recursos naturais que cada época pode oferecer”, pontua Larissa Coelho, gerente do Lugar 166.

verao

Para os dias quentes do verão, as comidas leves e bebidas mais refrescantes garantem uma atmosfera mais tropical. “Trabalhar com coquetéis de frutas, saladas, molhos leves, carnes magras e substituir frituras por assados e entradas frias é o mais indicado” – comenta. As luzes e flores também influenciam muito na temperatura do local. Cores mais fechadas geralmente causam a sensação de aconchego e aquecimento. Então, investir em flores do campo com cores mais alegres e muito verde dá a sensação de frescor, além de luzes mais claras.

casamento_no_verao1 casamento_no_verao2 casamento_no_verao3
casamento_na_praia2

primavera

Na primavera, tecidos fluidos e estampados podem compor a decoração da festa. “O legal é que investindo em tecidos estampados a decoração pode ser composta por plantas e flores mais delicadas como a Gipsofila, os famosos mosquitinhos” – explica a gerente. Já no cardápio, a primavera é a época mais apropriada para ousar e brincar com sabores, cores e aromas, uma vez que a estação oferece uma diversidade grande de alimentos.

Casamento_Isabella.Cleber1
Casamento_Isabella22
Casamento Isa e Cleber

casamento_na_praia3 casamento_na_praia4

Outono

Muitas luzes, flores e tons amadeirados combinam com o Outono, onde os dias são ensolarados e gelados e as noites frias e chuvosas. Nossa dica é apostar em um local fechado e com uma decoração mais natural, usar galhos secos dará um toque rústico e elegante ao ambiente, na gastronomia, pratos com sabores marcantes caem super bem, ainda mais acompanhados de bons vinhos.

Barn_wedding_casamento_celeiro19
inspiracao_casamento_ao_ar_livre_confort_wedding22
inspiracao_casamento_ao_ar_livre_confort_wedding16casamento_no_outono

inverno
“É certo que no Brasil ninguém sofre com as baixas temperaturas, mas o frio daqui já é suficiente para dar total atenção a temperatura da festa” – alerta. Iluminação amarela ajuda a tornar o ambiente quente e requintado. Velas, lamparinas ou grandes lustres trazem um charme a mais para o evento, e podem ser usados em qualquer horário já que os dias são mais curtos e escuros. A gastronomia pode ser aquela quentinha, com molhos, queijos, vinhos, chocolates e especiarias.

casamento_no_invernocasamento_no_inverno2
Casamento_Maisa_Emerson12
Casamento_Maisa_Emerson22
Casamento Maísa e Emerson

Mas o que nunca sai de moda e não tem interferência nenhuma com a estação do ano, é colocar a personalidade dos noivos no evento, é imprimir as sensações e a identidade do casal na festa. Seja no alto astral do verão, no romance da primavera, no aconchego do outono ou na sobriedade do inverno, o importante é soltar a criatividade e aproveitar o melhor que cada estação pode oferecer.

Seguindo essas dicas e os instintos, os noivos podem garantir o sucesso do dia mais especial do início da vida a dois.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *