Ritual das areias ou cerimônia das areias

A cerimônia das areais é bem popular nos Estados Unidos e Inglaterra. É um ritual diferente e neutro, ou seja, é respeitosa a qualquer religião. Todos podem fazer este ritual sem ofender nenhum convidado.

Essa cerimônia acontece da seguinte forma: um potinho de areia colorida fica junto de cada padrinho, cada um de uma cor. Durante ou após a cerimônia do casamento eles colocam ao mesmo tempo as areias em um vaso maior, fazendo com que as cores fiquem mescladas. Esse ritual simboliza a união do casal.

“Assim como não dá para separar os grãos de areia, que o amor do casal também seja inseparável”.

O Ritual das areias ou cerimônia das areias, além de ser muito diferente , prende e envolve os convidados, fazendo com que todos realmente participem da celebração.

Cada cor de areia tem o seu significado:

O preto está associado à ideia mistério e fantasia, sendo hoje em dia uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo. Significa também dignidade.

O branco associa-se à ideia de paz, de calma, de pureza.  Significa inocência e pureza.

O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo.

O Verde significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma.

O Amarelo transmite calor, luz e descontração. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética, que transmite otimismo.

O Azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho.

O Castanho é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.

O Lilás, significa espiritualidade e intuição.

O Rosa significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.

O Dourado ou cor ouro está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

7 comments on “Ritual das areias ou cerimônia das areias”

  1. Vi este mestre de cerimônias que realizou o casamento de uma amiga, foi lindo…o que foi aquilo…as palavras do cara emocionou gente que nunca chorou em casamento…foi lindo! Super indico. O nome dele é Éder…consegui o cartão dele: [email protected]
    Bjs.

  2. Uma cerimonia linda e todos foram às lágrimas. Tive oportunidade de assistir com o Celebrante Ilson Barros, da phdconsultores em duas oportunidades e sempre ficou diferente…

  3. Olá Rubia…
    Parabéns pelo Blog.

    Gostaria de saber se me autoriza a utilizar parte do texto e imagens sobre o ritual das areias para colocar na minha rede social da minha empresa de Cerimonial??? Com a devida informação da fonte, é claro…

    Aguardo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *