Sol + calor = manchas na pele. Saiba como evitar e tratar!

Dias abafados, praia, piscina são a combinação perfeita para as tão sonhadas férias. Porém, a longa exposição ao sol pode trazer um problema que fica durante o resto do ano com você: as manchas na pele ou melanose solar. Essas manchas podem aparecer com o passar da idade, mas também são muito associadas à exposição ao sol e ao calor excessivo.

Além do uso contínuo do protetor solar, que deve ser reaplicado a cada duas horas, e as barreiras físicas, como óculos e chapéu, é preciso tomar alguns cuidados para manter a pele intacta com a chegada do sol mais forte do verão.

Segundo a fisioterapeuta dermato-funcional da clínica de estética Siluets, Andressa Joffe, tratamentos específicos para renovação celular com peeling, vitamina C, cosméticos à base de ácido e punturação são indicados para o pré e pós-verão.

“Para evitar ou controlar o aparecimento dessas manchas, é preciso manter o equilíbrio da região. Por isso o peeling é muito indicado, ele remove as células mortas, hidrata, dá firmeza, suaviza rugas e até elimina algumas manchas”. Produtos à base de vitamina C também são importantes porque estimulam a produção de colágeno, alerta a especialista.

A punturação já é um tratamento mais longo e progressivo, ideal para ser feito com antecedência à exposição ao sol ou depois do período de verão. “A técnica de punturação (microagulhamento) associada com os cosméticos à base de ácidos faz com que grande quantidade de colágeno se forme em toda área. A pele ficará mais firme, iluminada e regenerada uniformemente”, explica Andressa.

A fisioterapeuta alerta que, antes do tratamento, é necessário sempre uma avaliação para descobrir o grau das manchas. “O mais importante é relatar primeiramente a profundidade que ela se encontra, se realmente é uma melanose solar e indicar um tratamento correto com um profissional qualificado”, explica.

Nos tratamentos específicos para manchas e renovação celular, é importante que o paciente esteja ciente que podem aparecer pequenas crostas, descamação, vermelhidão e inchaço, por isso o uso intenso e contínuo do filtro solar e chapéu, além de cuidados com o sol nos horários de pio, é obrigatório.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *