Vida de recém casada, truques e dicas de cozinha

Vamos combinar que vida de recém casada pode ser considerada um “pré fiasco”. Por mais que a gente tenha intimidade com a cozinha e afazeres domésticos, nossas mães sempre serão muito melhores que nós.

Tendo empregada ou não, vamos aprendendo as coisas aos trancos e barrancos, pois conciliar trabalho, casa e marido é uma tarefa que  faz “nós ” em nossas cabeças no início.

Por isso resolvi publicar algumas dicas que tenho comigo a alguns anos, que vão direto para o livro de receitas que estou preparando… São dicas ótimas para impressionar até quem acha que você não combina com a cozinha hehehe.

Vida de recém casada, truques e dicas de cozinha

– Requeijão caseiro: 2 litros de leite, 1 xícara de vinagre branco, 1 colher de manteiga e sal a gosto.Coloque o leite numa panela, quando começar a ferver coloque o vinagre e mexa. Desligue o fogo, escorra o soro, coloque a massinha no liquidificador, coloque a manteiga e adicione sal. Bata até virar um creme!

– Quando for fazer qualquer carne a milanesa, para ficar mais saborosa, acrescente à farinha de rosca um pouquinho de queijo parmesão ralado.

– Tire o cheiro desagradável dos cinzeiros, lavando-os com água e vinagre.

– As folhas de alface quando cortadas com faca perdem muito seu valor nutritivo. Deixe sempre as folhas inteiras ou rasgue com as mãos.

– O bolo de chocolate não ficará ressecado, se você acrescentar à massa uma ou meia maçã ralada ou, se preferir, uma colher de café bem forte.

– Para o frango frito ficar dourado e sequinho, sem grudar na panela, coloque uma colher de sopa de maisena no óleo de fritura bem quente.

– Antes de lavar as camisas, aplique xampu nos colarinhos. O xampu tira a gordura e facilita a lavagem.

– Para tirar o cheiro forte da geladeira ou de vasilhames plásticos, é só lavá-los com bicarbonato de sódio diluído em um pouco de água. No caso dos vasilhames, deixe-os mergulhados nessa solução por algum tempo.

– Para tirar o queimado do fundo da panela, leve a ferver um pouco de água misturada com bicarbonato de sódio.

– Torne o detergente mais eficiente, dissolvendo algumas gotas de vinagre. Suas panelas ficarão brilhando e sem gordura.

– Para perfumar a cozinha depois de usá-la, coloque num recipiente (borrifador) álcool e cravo da índia, e deixe descansar por alguns dias. Depois, é só usar. Além de perfumar o ambiente, afasta as moscas.

– Omelete mais leve: misture um pouco de leite aos ovos enquanto bate. Ela ficará mais leve, cremosa e crescerá mais.

– Para conservar a mandioca por um mês, descasque-a , lave-a, seque e guarde em um saco de plástico fechado dentro do congelador.

– Para tirar as manchas amareladas da panela depois de uma fritura, ensaboe a parte amarelada e deixe esquentar. Depois, passe uma palha de aço enquanto a panela estiver quente.

– Para dar um sabor especial a qualquer prato com batatas cozidas, coloque 2 ou 3 cravos-da-índia na água do cozimento.

– Para dar um sabor especial às batatas fritas, coloque duas rodelas de cebola um pouco antes de tirá-las do fogo.

– Coloque os dentes de alho descascados dentro de um vidro com óleo de cozinha. Assim, eles não ficam ressecados e o óleo pode ser utilizado depois como molho para saladas.

– O peixe assado não grudará na fôrma e nem perderá o sabor, se você forrar a assadeira com fatias de batata crua.

– O purê de batatas ficará mais saboroso se você substituir o leite por creme de leite.

– Para dar um aroma agradável ao vinagre, coloque no frasco algumas folhas de manjericão ou alecrim e depois tampe bem.

– Para que o frango fique mais macio, coloque uma pitada de fermento em pó na água do cozimento.

– Se a cozinha estiver com cheiro forte de fritura, encha um copo com vinagre e coloque-o sobre a geladeira ou armário.

– Para o bife à milanesa ficar com aquela casquinha crocante, você deve passar os bifes na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e por último na farinha de rosca.

– Retire a maionese que sobrou no fundo do vidro espremendo o suco de meio limão. A mistura dará um ótimo molho para saladas.

– Para facilitar a limpeza dos queimadores do fogão, ferva-os com água, sal, vinagre, gotas de limão e saponáceo em pó. Depois, esfregue com esponja de aço. Assim as manchas sairão mais rápido..

– Pode-se evitar que a gordura queime, durante as frituras, colocando-se na frigideira uma cenoura pequena. Ela vai tirar qualquer cheiro de queimado.

– Um dente de alho no óleo das frituras absorve o cheiro e o excesso de gordura.

– O arroz ficará mais gostoso se depois de pronto você colocar um pedaço de manteiga e misturar com um garfo.

– Para seu bolo ficar mais fofo e crescer mais, dê duas ou três batidas leves com o fundo da forma em cima da mesa da cozinha, reduzindo assim as bolhas antes de ir para o forno.

– Para limpar o forno de micro-ondas, coloque uma vasilha com água e ligue no forno por 2 minutos. E então, passe um pano ou papel toalha e seque em seguida.

– Para reduzir o cheiro de peixe no ar, ponha suco de limão no óleo em que vai fritar o peixe. Isso diminuirá a fumaça e o cheiro.

– Para tirar o amargo da berinjela, deixe-a de molho na água com um pouco de sal e vinagre por meia hora.

– Excesso de sal na comida? Coloque batatas cruas no feijão ou outro cozido. Elas retiram o excesso de sal.

– Frite os bifes na margarina, em vez de óleo. Eles não encolherão e ficarão bem mais macios.

– Descasque o alho com facilidade, levando-o ao micro-ondas por 10 segundos num recipiente com um pouco de água.

– Para guardar os ovos coloque-os com a parte mais pontuda para baixo, nesta posição eles duram mais.

– Quando a tábua de carne ficar com cheiro de alho, cebola, peixe etc, esfregue-a com um pedaço de limão, ou bicarbonato, enxaguando em seguida.

– Para fazer um tempero caseiro: Você precisará de 2 maços de cheiro verde, 6 dentes de alho e ½ kg de sal. Misture tudo no liquidificador e bata por alguns segundos. Coloque em um vidro esterilizado e totalmente seco.

– Para limpar verduras, mergulhe-as em água com um pouco de sal e vinagre. Os bichinhos subirão à superfície da água.

– A maçã é uma fruta que tem tudo a ver com a culinária. Ela é um excelente acompanhamento para assados. Além disso, a casca serve para fazer chás e pode ser acrescentada ao mate gelado para realçar o sabor.

– Para limpar a geladeira faça uma solução de 1 litro de água morna e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Retire os alimentos da geladeira, deixe descongelar, molhe um pano limpo nesta solução e passe em todas as gavetas, prateleiras, inclusive no congelador.

– Como limpar o tampo de inox do fogão? Não há nada melhor para limpar as peças em inox que esfregá-las com bicarbonato de sódio umedecido com um pouquinho de vinagre de maçã.

– Dica nutritiva: em vez de untar a forma de bolo com farinha de trigo, use aveia , farinha de rosca ou farelo de trigo. Além de saudável, o bolo adquire uma textura diferente.

– Nunca guarde condimentos perto do fogão, pois eles perderão a cor e o sabor. Para que os condimentos continuem sempre frescos, guarde-os na geladeira.

– Dê um toque especial ao café. Acrescente pau de canela. Desta forma o café ganha um sabor e um aroma verdadeiramente diferente e saboroso.

– Para retirar mais facilmente a pele da beterraba, retire-a da água fervente e mergulhe imediatamente num recipiente com água fria. Isso serve também para tomates.

– Para a feijoada ficar mais leve, quando estiver pronta, acrescente um copo de caldo de laranja.

– Ao retirar o bolo do forno, cubra imediatamente com um pano seco. Isso evitará que ele tome vento e consequentemente murche.

– Asse o frango com maçãs dentro. Darão um sabor delicioso e deixarão a carne mais úmida.

– Experimente colocar um tomate no feijão que vai cozinhar. Além de engrossar o caldo, fica mais saboroso.

– Calcule o feijão: 1 xícara de feijão cru serve três pessoas depois de pronto.

– Para não alterar a consistência da massa de suas receitas, não use manteiga ou ovos gelados. A sua receita irá ficar da maneira que você imagina, sem alteração!

Veja também

  • 3.4

    Avaliação geral

  • Avaliação das leitoras: 2 Votos

Compartilhar

Sobre Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Você também poderá gostar de



9 comments on “Vida de recém casada, truques e dicas de cozinha

  1. Suzane Gomes
    17 de agosto de 2010 at 13:35

    Gostei muito das dicas!!! Algumas já tinha visto, mas a maioria não, muito boas… Concerteza vou fazer algumas em casa… =)

  2. Tatiane
    18 de agosto de 2010 at 8:28

    Valeu pelas dicas tbm to fazendo um caderno de receitas vou colocar esse itens lá!!

  3. Rosecláudia
    23 de agosto de 2010 at 12:19

    Valeu pelas dicas, me caso em outubro e estou arrebanhando o maior número de dicas e informações sobre “como se dona-de-casa” possíveis; estou até me tornando mais calma…rs. Valeu! Beijos

  4. Michelle
    30 de junho de 2011 at 5:10

    Nossa!!!!
    Eu irei me casar em fevereiro de 2012, e estou muito impressionada, adorei mesmo as dicas super uteis =]
    Copiei tudinho, tomara que dê certo eu na cozinha rsrs.
    Beijo e sempre que tiver mais dicas comunique.

  5. Deon Bravender
    11 de março de 2012 at 5:40

    Caro autor. Estou contente por ter encontrado um site que valha a pena marcar nos favoritos! Estava mesmo maravilhoso, bom trabalho!

  6. Evelyn Xavier
    18 de junho de 2015 at 16:41

    Adorei todas as dicas!!

  7. Bruna Xavier
    24 de novembro de 2015 at 3:16

    Amei as dicas.. uma dica que eu acho legal para tecidos é uma solução com água, bicarbonato de sódio, vinagre e amaciante para limpar colchão, sofá e até mesmo burrifar em toalhas e roupas; essa solução faz com que diminua as bactérias, fungos e limpe a sujeira que fica acumulada em tecidos.

  8. mayara
    15 de novembro de 2016 at 19:58

    Me casei agora e amei o blog! Parabéns.

  9. Isadora
    23 de novembro de 2017 at 16:50

    Ótimas ideias eu tive vendo essas imagens, valeu por compartilhar!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Os campos obrigatórios estão marcados com *