Mini wedding: o que muda em relação a um casamento tradicional?

Noivas e noivos que estão acompanhando as tendências de casamento para preparar a própria comemoração já devem ter ouvido falar do mini wedding. Esse “pequeno casamento” é uma forma de realizar o sonho de casais que desejam dar um clima intimista para a celebração e, ainda, economizar um bom dinheiro para a lua de mel e para a casa nova.

Existe um fator que torna essa celebração muito mais especial do que os casamentos tradicionais: o envolvimento dos seus entes queridos. É comum que, para agilizar as datas e reduzir ainda mais os custos, familiares e amigos contribuam com algumas gentilezas, como fazer o bolo ou tirar as fotos do grande dia. Íntimo, o mini wedding possui, ainda, muitas outras diferenças dos casamentos que você está acostumado a frequentar. Conheça:

Valores

Há muitos custos a se considerar em um casamento e, para reduzi-los, o mini wedding pode ser uma ótima opção. Alguns itens podem apresentar uma boa redução de preço, como o menu, a bebida e as lembrancinhas (pois estão relacionados diretamente ao número de convidados), o aluguel do espaço (que será bem menor), a decoração (que será adaptada ao tamanho do espaço), e a assessoria, que pode ter escopo menor. DJ, fotografia, trajes, buquê e dia dos noivos não têm seu preço alterado. Já a impressão do convite pode sair mais cara devido a menor quantidade, pois as gráficas geralmente cobram menos para grandes volumes.

A economia só será possível se você considerar padrões similares para o mini wedding e para o casamento tradicional. Se você deseja aproveitar para realizar uma cerimônia suntuosa, a versão reduzida sairá tão ou mais cara do que um casamento de padrão simples para médio com centenas de convidados.

Convite

Como nem sempre a redução no número de convidados significa um menor gasto com os convites, a estratégia para economizar é fazer convites padronizados ao invés de nominais, substituindo “Sr. e Sra tal” por “Caro convidado”, o que pode diminuir um pouco mais o preço. Ainda assim vale lembrar que para uma celebração pequena, o tamanho do convite pode ser menor e com isso você ainda poderá fazer alguma economia.

mini wedding - convites para casamento Foto: Boutique do Convite

Convidados

A principal diferença de um casamento tradicional e de um mini wedding é justamente o número de participantes. No primeiro, são centenas de pessoas, de acordo com a lista do noivo e da noiva de relacionamentos com a família, com os amigos, com os colegas de trabalho e outros. Já na versão mini, a proposta é ter entre 50 e 120 convidados, apenas os mais próximos.

mini wedding - número de convidados Fotos: Kayan Freitas

Decoração

Substitua a grande quantidade de flores e cristais por arranjos autênticos, com flores da estação e adornos mais fáceis de serem encontrados. Nesse quesito, os mini weddings mostram sua criatividade, pois muitos casais optam pela decoração do tipo DIY (“do it yourself”, ou, em português, “faça você mesmo”). Entre as decorações mais populares, estão a bucólica, a tropical e as temáticas (com um tema que ambos os noivos sejam apaixonados), que se tornam cenários ideais para fotos únicas.

Fotos: Amanda Francelino. Fotos: Julio Garcia
Fotos: Lucas Costa

mini wedding - decoraçãoFotos: Júlio Garcia
 Estudio Cam.

Comes e bebes

Não há regras para agradar ao paladar, mas, com um número menor de convidados, você pode pensar em investir em um cardápio mais sofisticado, o que deixaria muito mais oneroso um casamento tradicional. Oferecer apenas bolo, champanhe e bem-casados no final da recepção, sem docinhos incrementados, também é uma forma de não exagerar no orçamento nem na quantidade.

Vestimentas

Também não existe um dress code pré-definido para o mini wedding. Se os noivos não desejarem usar peças formais como o fraque e o vestido longo, é permitido fazer adaptações que combinem com o estilo do casal. Bermuda, tênis, cores, comprimentos variados e outras opções podem ser usadas. Acessórios, cabelo, maquiagem e buquê também variam. Continua sendo de bom tom avisar os convidados qual é o tipo de traje recomendado para a festa.

Fotos: Cheila Wiggers.Lucas Costa

Dia dos noivos

O dia dos noivos nunca foi obrigatório, mas funciona como um momento de relaxamento e preparação para o esperado “sim”. O momento pode ser aproveitado sozinho, separadamente com as madrinhas e padrinhos ou apenas em casal, em um spa, hotel ou com todos os serviços dentro de casa. Entre uma das tendências de casamentos, está usar o dia dos noivos para tirar fotos inusitadas de bastidores.

Como uma tendência, o mini wedding em São Paulo oferece muita exclusividade e é intimista para os noivos e seus convidados.

Fotos: Rafael Rosa e Renato Mello.Foto: Jackelini Kil

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *