Terapeutas lançam guia para casais criarem estratégias que melhoram a qualidade do relacionamento

Crise no casamento: Meu plano de relacionamento

No mundo dos negócios, além de inovação e capacidade de administrar crises, um bom planejamento é a chave para o sucesso. Empresas tradicionais e startups utilizam esse recurso para prever custos, atrair novos talentos e aumentar a produtividade. E na vida pessoal? É possível um casal apaixonado mapear suas emoções, expectativas e dificuldades e traçar metas para melhorar o relacionamento?

Essa é justamente a proposta do Meu Plano de Relacionamento – Guia para quem deseja um relacionamento com mais qualidade (Matrix Editora, 48 págs). As autoras Denise Miranda de Figueiredo e Marina Simas de Lima, terapeutas do Instituto do Casal, acreditam que relacionamentos felizes e harmoniosos precisam de investimento.

“Relações afetivas e sexuais de qualidade são construídas ao longo da vida e impactadas pelas diversas fases da história do casal”, diz Denise. “É necessário realinhar as expectativas o tempo todo e, nos momentos de crise, enxergar oportunidade de crescimento e fortalecimento da relação”, completa Marina.

O guia propõe exercícios individuais e em casal para um período de 14 dias. No primeiro e no segundo, por exemplo, é solicitado que uma das partes do casal faça um desenho e um texto que para retratar como está o relacionamento e como seria o ideal. Depois, é indicado compartilhar com o parceiro como foi realizar a tarefa e relatar o que aprendeu.

Assim, o casal consegue valorizar os pontos fortes e descobrir os pontos frágeis que precisam de atenção e cuidado. A partir do dia onze, depois de várias atividades de autoconhecimento, é sugerido um plano de ação que, semelhante a um plano de negócios, define objetivos, competências, recursos e prazos para alcançar as metas.

Crise no casamento: Meu plano de relacionamento

Crise no casamento: Meu plano de relacionamento

Crise no casamento: Meu plano de relacionamento

O processo pode parecer racional demais para tratar de questões do coração. Mas é justamente o contrário. Nesses tempos de pandemia em que os divórcios aumentaram 24%, de janeiro a julho de 2021, em comparação ao primeiro semestre do ano passado, o guia é uma ferramenta importante. Pode ajudar muitos casais que se desestabilizaram a trabalhar questões emocionais, criar novos sonhos e compreender o valor do companheirismo e do amor diante das dificuldades.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *