7 dicas para arrasar na decoração do seu apartamento

A construção de um apartamento envolve muitas etapas, desde a estrutural até a hidráulica e a elétrica, mas uma das que mais chama a atenção é a decoração, que é aquilo que os seus olhos conseguem ver.

Por isso, mesmo que cada uma das etapas da construção seja importantíssima, é a decoração que vai te deixar encantado, já que poderá planejar como cada pedacinho dos cômodos ficarão para que o resultado final seja maravilhoso.

Se você acha que uma boa decoração é algo muito complicado de se fazer, então você está profundamente enganado! É claro que o processo leva um certo tempo e precisa de dedicação, mas é bem mais simples do que você imagina.

Com as dicas certas, você será capaz de arrasar na montagem do seu apartamento e fazer com que ele seja digno de uma revista de design de interiores ou daquelas fotos incríveis de Pinterest e de Instagram!

1 – Escolha um estilo de decoração

Minimalista, moderno, rústico, retrô, industrial, romântico… Existem vários estilos de decoração, e com certeza um deles faz seu coração bater mais forte. Esse deve ser o estilo presente na sua casa.

Muitas vezes, no momento da decoração de um apartamento, nós acreditamos que esses estilos são tão bonitos que estão até distantes de nós, mas saiba que isso não é verdade. Nada impede que você os utilize no seu lar!

Por isso, se tem um estilo que você ama, não deixe de aplicá-lo no seu novo apartamento. Assim, você se sentirá dentro de um sonho, mas que é melhor ainda, já que é a realidade!


Existem vários estilos de decoração, e com certeza um deles faz seu coração bater mais forte

2 – Pesquise por inspirações

É difícil decidir tudo de cabeça, não é? Além dos estilos, são muitos itens, cores, enfeites, cortinas, tapetes, prateleiras, nichos… Para se livrar dessa dúvida, nada melhor do que procurar por inspirações.

A internet reúne milhões de opções para você, de pessoas do Brasil e de vários outros países, que expõem a decoração do seu apartamento, e é claro que isso pode te ajudar muito na hora de escolher o que você quer.

Ao ver um projeto finalizado, você consegue ter uma noção muito melhor daquilo que realmente gosta. Além disso, você também pode pegar um pouquinho de inspiração de cada projeto e ter um resultado único.

3 – Faça testes antes de decidir

Pode ser que você não saiba qual é a melhor cor para aquela parede de destaque da sala, ou mesmo se ela merece um papel de parede, grafiato, textura ou outro detalhe que a deixe ainda mais especial, e o melhor a se fazer é testar.

Para eliminar a dúvida quanto às cores, por exemplo, você pode comprar aquelas latinhas de tinta próprias para testes. Elas são bem pequenininhas, para que você pinte um pedaço da parede e veja se gosta mesmo dela na prática.

Faça todos os testes que quiser e, então, parta para a decoração propriamente dita. Assim, você terá toda a certeza que precisa na hora de tirar o projeto do papel.

4 – Peça ajuda para um profissional

Por falar em projetos, uma ótima opção é contar com um profissional da área, como um arquiteto ou um designer de interiores, que podem te ajudar demais com a decoração do seu apartamento.

Muita gente pensa que isso não é necessário, mas acredite: o conhecimento teórico e prático e a experiência desses profissionais pode ser a diferença entre um apartamento bacana e outro que seja simplesmente encantador.

Tais profissionais podem aliar seus gostos e preferências pessoais às últimas tendências do mundo da arquitetura e do design de interiores, o que garante um projeto exclusivo e que supere todas as suas expectativas.

5 – Não deixe de dar o primeiro passo

Se o seu apartamento ainda está sem nenhum item de decoração, pode ser que você ainda não sinta a motivação que precisa para continuar, e a melhor coisa que pode ser feita para afastar esse sentimento é dar o primeiro passo.

Você pode comprar um enfeite para colocar em cima do balcão, uma lata de tinta para pintar uma parede, uma luminária,  ou um tapete para colocar na entrada. Então, o restante da decoração começará a tomar forma e tudo se encaminhará.

Depois de dar o primeiro passo, os próximos serão consequência, e tudo ficará pronto muito mais rapidamente do que você pode imaginar.

6 – Separe um orçamento para a decoração

Você não precisa gastar uma fortuna com a decoração se não quiser, mas seja qual for a sua vontade, é claro que isso demandará um certo investimento. Se esse valor já estiver disponível, melhor ainda.

Então, para conseguir ter todos os itens de decoração que você deseja, é uma ótima ideia começar a guardar um certo valor por mês. Assim, na hora que quiser comprar aquele item maravilhoso, o dinheiro já estará disponível.

Você também pode fazer uma modificação de cada vez se estiver com o orçamento um pouco apertado, não tem problema nenhum. Afinal de contas, o que importa mesmo é, como vimos anteriormente, dar o primeiro passo.

7 – Enjoou? então recomece!

Se você seguiu a todos os 6 passos anteriores há alguns meses ou anos, mas já está um pouco cansado da decoração da sua casa atualmente, comece tudo de novo!

Novidades trazem uma energia muito positiva, tanto ao ambiente quanto a você e a todos que moram ali. Então, não tenha medo de recomeçar e fazer com que o apartamento tenha a decoração que você quer que ele tenha agora.

Uma dica bacana é tirar fotos de como o apartamento estava e guardar algum de seus itens para a nova decoração, como um quadro ou um centro de mesa. Assim, você sempre se lembrará de toda a evolução pela qual o apartamento passou.

Alcance a decoração dos seus sonhos!

Fala a verdade: nenhuma dessas dicas é muito complicada de se realizar, não é? Se você não conseguir colocar todas em prática ao mesmo tempo, vá de uma em uma, até que tudo esteja da forma que você sempre quis.

Então, mãos na massa: faça todos os esforços necessários e veja como o apartamento studio dos seus sonhos, com aquela decoração maravilhosa e exuberante, será uma realidade para você!

Fotos via: Pinterest

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *