Anel de noivado. Tudo que você precisa saber antes de comprar

O anel de noivado é um tema que gera muitas dúvidas e vou explicar porque.
Existem várias formas de planejar o noivado e consequentemente a compra das alianças. Por isso, no post de hoje vamos esclarecer todas as dúvidas sobre esse assunto, para que você esteja certo(a) da compra que irá fazer.

Anel de noivado ou alianças. Qual a diferença?

Então vamos lá… O anel de noivado é aquele que representa o pedido de casamento, ou seja, o pretendente compra o anel (sem a futura noiva saber) e faz o pedido de casamento, entregando a ela esse anel como “presente e compromisso”. Neste caso o anel de noivado é utilizado apenas pela noiva, durante todo o noivado, até o dia do casamento.

Já as alianças de casamento são utilizadas tanto pela noiva, quanto pelo noivo sinalizando o momento do casamento.

Em qual mão se usa o anel de noivado?

Depende. Existem variações.

Se o pedido de casamento for feito com o anel de noivado, a noiva deverá usá-lo no dedo anelar esquerdo (isso mesmo, na mesma mão que usamos a aliança de casamento, para quem já é casado). Neste caso, durante a cerimônia de casamento, haverá a troca de alianças e o anel de noivado ficará ali mesmo, preso a aliança. Claro que isso não é regra, há quem prefira usar no dedo anelar direito e trocar para a mão esquerda no dia do casamento.

Se a noiva for pedida em casamento com as alianças, o casal deverá usá-las no dedo anelar direito, durante todo o período de noivado, e a troca acontece na celebração de casamento, passando assim para a mão esquerda, para todo o sempre =)

Como eu vou saber a medida do anel de noivado da minha noiva?

Essa é a perguntinha que vale ouro (literalmente) heheheh

É muito simples de descobrir o tamanho, basta medir a parte interna de algum anel que sua noiva use no dedo anelar. O ideal é fazer essa operação em sigilo, mas sabemos que em alguns casos isso é muito difícil. Mesmo assim temos algumas alternativas para você:

1 – Peça ajuda para alguma amiga ou alguém da família que seja MUITO de confiança, para ela não suspeitar de nada. Dessa forma vocês poderão bolar um plano sem que ela desconfie.

Eu por exemplo, já participei de uma mega operação para descobrir a medida do anel de noivado da minha amiga. Reuni várias amigas com a desculpa que iria fazer um post aqui no Blog sobre alianças. Um pouquinho antes de entrar na joalheria, contei para a vendedora a história e ela foi me mostrando as alianças. Intencionalmente, fui com as minhas unhas por fazer, e ia pedindo para a “futura noiva” experimentar os anéis para eu tirar as fotos, já que ela estava com as unhas bonitinhas… E assim fomos todas levando ela na conversa até descobrir qual era a medida perfeita para o anel da noiva.

Depois que meu amigo o pedido de casamento, contamos pra ela que aquela visita a joalheria era uma baita de uma farsa, e acredite, ela nem desconfiou.

Conclusão: Amigas unidas, podem ser ótimas aliadas do noivo.

2 – Dê a desculpa do anel de namoro. Você pode acordar em um dia qualquer e decidir que “precisam reforçar esse compromisso do namoro “através das alianças de prata (ou qualquer material). Assim vocês podem ir juntos a uma loja experimentar as alianças de namoro sem ela perceber a sua real intenção.

3 – Em último recurso, fale a verdade. Eu particularmente acho que essa solução é sem graça, porque não existe coisa mais linda na vida que ser pedida em casamento, de surpresa. É maravilhoso!!!

Porém, achei válido listar aqui essa alternativa porque em muitos casos a noiva sabe que vai ser pedida em casamento, só não sabe quando.

Já vi acontecer com amigos próximos e acho que dessa forma, a noiva ainda consegue viver com expectativa para esse grande dia, então demos crédito a essa ideia também ;)

guia de medidas para aliança de casamento e anel de noivado

Qual o melhor momento para pedir a noiva em casamento?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que o pedido deve vir em um momento que ambos sinalizem o desejo de ficarem juntos. Se isso estiver bem claro, aí você pode seguir com o plano sem medo de ser feliz. (veja: 10 erros pedido de casamento)

A dica é escolher uma data que tenha algum significado especial, como aniversário de namoro, data do primeiro beijo, dia dos namorados. Mas isso não é regra, não existe dia ruim para pedir alguém em casamento, desde que a vibe do casal esteja boa.

Eu recomendo fortemente que esse pedido de casamento seja um momento somente entre o casal, celebrando a notícia com a família em um segundo momento.

Mas bem sabemos que alguns noivos preferem fazer o pedido de casamento em uma data comemorativa (como o Natal, por exemplo) com toda a família reunida.

Tem alguma coisa de errado nisso? Não! Mas antes de planejar um festão cheio de convidados, é importante se colocar no lugar da noiva. Noivas mais quietinhas e tímidas podem ficar meio paralisadas com esse grau de surpresa e exposição.

Como escolher o anel de noivado?

O anel de noivado, ou anel solitário, é o principal objeto de desejo quando o assunto é noivado. Uma maneira interessante de encontrar o anel de noivado dos sonhos é através da Internet, que permite comparar diferentes propostas em um curto espaço de tempo. A escolha irá depender muito do estilo da noiva (mesmo se o noivo optar por fazer uma surpresa, é interessante que ele saiba os gostos dela antes de se decidir pelo anel).

Para ajudar, selecionamos cinco detalhes específicos para prestar atenção na hora de escolher:

1. Com ou sem halo?
O halo é aquele círculo de diamantes menores que contornam o diamante central. Quando presente, ele gera a impressão que o diamante central é maior do que seu tamanho original. Além disso, confere ao anel um brilho de muitos espectros, adicionando ainda mais luz para a pedra central.

2. Aro liso ou cravejado?
O aro liso traz uma aparência mais clean, deixando o diamante central livre para brilhar sozinho. Já o aro cravejado cria um efeito cumulativo, gerando múltiplos focos de luz.

3. Delicado ou Robusto?
Aros estreitos, além de valorizarem o diamante, geram delicadeza e leveza, enquanto aros robustos ampliam a presença do anel.

O tamanho do diamante central também influencia, não só porque os diamantes menores trazem delicadeza ao solitário e diamantes maiores mais volume, mas, porque o próprio design do anel precisa, com suas proporções, respeitar o tamanho da pedra.

4. Branco, Amarelo ou Rosé?
As cores do ouro geralmente refletem muito bem a personalidade da noiva. Apesar de não ser uma regra, o ouro branco confere modernidade ao solitário, sendo capaz de gerar luminosidade para a joia. O ouro rosé se caracteriza por ser uma cor mais romântica, enquanto o ouro amarelo carrega um aspecto clássico.

5. Quatro ou seis garras?
Os solitários mais tradicionais surgiram com seis garras, a preocupação maior era garantir que a pedra não caísse. Mas com o tempo, e o avanço da técnica, os solitários de quatro garras – que igualmente garantem a segurança da pedra – começaram a surgir, com a proposta de ter menos elementos visuais e, com isso, realçar ainda mais o diamante. Por outro lado, seis garras podem agregar no design de um anel, formando uma maior área de metal e dando margem para o trabalho de criação.

Se você gostou dessas dicas e dos anéis, conheça mais sobre a marca Stella Diamonds, boutique de anéis de noivado que atende exclusivamente pela Internet, com muitas dicas e informações: clicando aqui.

Sobre a Stella Diamonds

Em 1906 Nicolau Gravina e Anita Serafini escaparam de uma guerra da Itália e abriram aqui no Brasil uma pequena lojinha de joias que resistiu ao tempo e atravessou gerações. Hoje a A Stella Diamonds é a primeira boutique de Solitários de Diamantes do Brasil.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *