Buquê de Noiva: Dicas Para Você Escolher o Buquê Certo Para Seu Casamento

Chegou a hora de procurar seu buquê de noiva e você não sabe o que fazer? Segue aqui algumas dicas para não errar na hora da escolha do seu buquê dos sonhos! Se você buscar o significado de buquê de noiva hoje em dia, vai saber que ele significa “vida” e “fertilidade”, pois por ser arquitetado com flores e existirem diversas espécies, cada uma possui suas características únicas, tornando o buquê um acessório para lá de especial.

Em um momento tão importante, é essencial que conheça todas as possibilidades e estilos de buquê de noiva que existem, para que a sua escolha se encaixe perfeitamente ao dia esperado. Neste post vamos te auxiliar com maiores dicas sobre a vasta gama de modelos, tanto aqueles planejados com flores naturais, como também os artificiais, indicando as melhores tendências, pois são muitos formatos, cores e espécies de flores!

Para facilitar, dividimos nos seguintes tópicos que são os mais importantes:

  • Horário do casamento;
  • Tamanho da noiva ou seu biotipo;
  • Como combinar seu buquê;
  • Acessórios;
  • Modelos de Buquê;
  • Dicas extras.

Hora do casamento

Inicialmente, é importante se atentar ao horário da cerimônia, isso interfere em todo o restante relacionado a harmonização do casamento, desde o ambiente da festa ao vestido da noiva.

O buquê de noiva precisa estar em sintonia com a cerimônia, por exemplo, para casamentos ao ar livre, geralmente a luz do dia e no campo é possível mesclar mais as flores, as folhagens, texturas e cores. Já em uma cerimônia com a luz mais amena, durante a noite e na igreja o ideal são os buquês mais tradicionais, como o modelo cascata e o redondo.

Biotipo da noiva

Assim como interfere na escolha do vestido, o biotipo da noiva também é importante ser considerado na hora da decisão pelo buquê, já que o tamanho dele deve estar de acordo com a estatura dela.

As novas de menor estatura devem prestar atenção para não optarem por um buquê desproporcional, podendo prejudicar até a sua entrada na cerimônia, escolher os modelos menores tradicionais nessa hora não traz riscos de afetar a harmonia do casamento em geral.

ara as noivas mais longilíneas, os maxis buquês são interessantes, por serem tendência e darem um toque de modernidade e ousadia.

Como combinar meu buquê de noiva?

Primeira dica: O buquê deve combinar com seu estilo, com a sua personalidade, a personalidade da noiva é um fator crucial que deve ser levado em consideração na hora de escolher o buquê. Tudo vai depender da imagem que você gostaria de transmitir sobre si mesma no casamento, já que um buquê colorido transpassa uma imagem completamente contrária de um buquê mais clean e de cores claras, por exemplo.

Segunda dica: Seus costumes e estilos também fazem parte da noiva que você será no grande dia, seja ela mais delicada, romântica, refinada ou tradicional.

Quando você opta por ser mais tradicional, por exemplo, a escolha de um buquê de noiva redondo é um dos mais utilizados, pois é prático e sem erro por possuir forma de meia esfera perfeita. Se você já é do time das noivas mais românticas e delicadas, um buquê cascata é a melhor opção, ele se apresenta uma cascata de flores que cobre a mão da noiva, dando o efeito de que as flores estão caindo, também existem os modelos denominados como dome, bonche, posy ou clutch, nesse caso, uma vez que as flores são escolhidas, as hastes são unidas na base com algum detalhe que simula parte essencial da noiva ou da vida dela, como um broche ou pingente, um tecido bonito, um laço antigo, algo que seja associado a ela ou sua família.

Terceira dica: Um outro ponto importante na hora desta combinação, você também pode pensar em flores que agreguem aos vestidos de suas madrinhas, harmonizando com o tom dos vestidos.

Acessórios para o buquê de noiva

Existem diversos modos de se apresentar um buque de noiva, um deles é acrescentando algum acessório, seja ele de significado importante para os noivos ou não, é uma maneira de agregar modernidade e sofisticação ao buquê.

O buquê de pérolas é muito utilizado nesses casos, como também buques que carregam algum símbolo religioso, como um terço ou acessório especial da noiva, como uma joia de família ou lembrança do noivo. Além de também carregar diversos significados em cada flor que você coloca em seu buquê.

Terço no Buquê
Relicário, para dar um charme todo especial.
Fita em todo caule da flor e e laço dando acabamento com as fitas longas.
Essências para aromatizar suas flores.

Tipos de buquê de noiva

Os buques de noiva, como dito anteriormente, variam muito pela espécie de flor utilizada, tipo de cerimonia, biotipo e personalidade da noiva. Mas quais são os tipos de buques mais utilizados?

Buquê Redondo/Clássico: Esse é o modelo mais procurado, é um buquê de noiva redondo que simula metade da uma esfera. É composto por pequenas flores seu diâmetro geralmente não mede mais de 30 centímetros, buquê ideal para vestidos de casamento simples, mas com saia mais elaborada ou com saia volumosa.

Desconstruído: Chamado de desconstruído ou assimétrico, esse buquê de noiva uma combinação de flores e folhagens dispostas de maneira desarranjada, geralmente o mais escolhido para cerimônias realizadas ao ar livre e modernas.

Cascata:  O buquê cascata é clássico e atemporal, é combinado por uma mistura de flores em queda natural, idêntico a um cacho de uvas. Chama bastante atenção por ser rico em detalhes e acaba sendo muito utilizado pelas noivas mais altas em cerimônias noturnas.

Dicas extras

Tome muito cuidado com o peso do buquê, a junção das flores pode ocasionar em um incomodo que, ao longo da cerimônia, te faça largá-lo com alguma pessoa mais próxima de você. Por isso, se informe no momento da construção e evite este desconforto.

Agora uma novidade que está revolucionando a forma de escolher o buquê de noiva ideal para você, é o que tem de mais novo nos casamentos! São os buquês com flores permanentes, eles são mais fáceis de cuidar e melhores para serem escolhidos, pois suas flores não dependem da época do ano, ou seja, se você quer um buquê de copo de leite branco, com flores naturais, terá de esperar a época certa do ano conciliando com as estações, podendo adiar ou antecipar apressadamente sua cerimônia, para que ela esteja em sua melhor floração, só assim ficará bonito de verdade, o que não é o caso de uma flor permanente.

Outro ponto positivo dos buquês de flores artificiais é que você também poderá guardá-lo por anos e será sua grande lembrança somada ao seu álbum de fotos. Além de também ter um peso consideravelmente menor que o buquê de flores naturais.

As dicas variam muito de período para período, mas o que não pode passar é o desejo da noiva para esse item tão importante e harmonioso, escolha sempre aquele que faz com que o seu coração pule de alegria e você se sinta a noiva mais linda desse mundo!

Published by Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami