Colágeno: Saiba quais seus benefícios para a beleza da pele

O colágeno é uma proteína encontrada em nosso organismo, que corresponde a até 30 por cento das proteínas do organismo.

Entre os locais com maior concentração dessa proteína temos os músculos, ossos, pele, vasos sanguíneos e o sistema digestivo.  As proteínas de colágeno são constantemente renovadas e, em se tratando da pele, elas são responsáveis por sua elasticidade e maior resistência.

Alimentação adequada e fatores que favorecem a qualidade de vida são fundamentais para manter a produção dessas moléculas, visto que situações adversas podem interferir na produção de colágeno. Assim o stress, a falta de nutrientes e a deficiência de vitamina C, podem resultar em defeitos na síntese do colágeno.

De acordo com o médico dermatologista Luciano Morgado, a produção de colágeno ocorre com maior eficiência até os 30 anos de idade. Após essa faixa etária, por conta do desenvolvimento do envelhecimento, a produção fica mais restrita. Dessa forma, torna-se necessário o seu consumo paralelo, a fim de repor essa proteína no corpo.

”A produção dessa proteína diminui gradativamente, com variações individuais, resultando em acentuação das rugas e dos sulcos e também em fragilidade articular e óssea. Estima-se que a partir dos 50 anos apenas 35% do colágeno necessário para os órgãos de sustentação é produzido pelo organismo”.

Benefícios do colágeno

São vários os benefícios do colágeno para o corpo. Na pele, os mais encontrados são o tipo I e o tipo IV, sendo responsáveis, junto com as fibras elásticas, pela firmeza e elasticidade da pele. A sua deficiência pode resultar em uma pele mais frouxa e flácida, com acentuação das rugas e sulcos da pele.

Com o caminhar da idade, a saída é buscar outras formas para adquiri-lo para a pele. Entre as possibilidades, estão os cremes que possuem entre os seus componentes o colágeno e a elastina, tendo importante função hidratante para a pele.

“Por via oral, os mais utilizados são os colágenos hidrolisados, de mais fácil absorção. Esses produtos podem ajudar no tratamento de flacidez e rugas na pele. Todavia, importante frisar que isolados não fazem milagre, devendo ser usados em conjunto com outros métodos terapêuticos antirrugas e antienvelhecimento e que são mais um item que pode contribuir para a melhora da pele”, completa o médico da Clínica Monte Parnaso.

Corpo Clínico

Dra. Ana Regina Franchi Trávolo – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da InternationalAssociationofAesthetic Medicine;graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP e fellow em Dermatologia e Laser pelo Hospital Ramon Cajal, na Espanha.

Dr. Luciano Ferreira Morgado – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da InternationalAssociationofAesthetic Medicine; pós-graduado em Cirurgia Dermatológica, Laser e Dermatologia Estética pela FM-ABC São Paulo; graduado em Medicina pela UnB e mestre em Terapia Fotodinâmica com Nanotecnologia pela Universidade de Brasília.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *