Cosméticos x lifting facial: o que é mais eficaz?

Se a redução dos sinais de envelhecimento é uma prioridade, cosméticos e exercícios faciais podem ser atraentes opções de baixo custo.

No entanto, não é possível esperar que estes métodos alternativos produzam os mesmos benefícios que um procedimento cirúrgico.

 

Melhorias temporárias

Muitos produtos no mercado podem com sucesso fazer um lifting temporário da pele, fazendo o rosto parecer mais brilhante e mais jovem. Eles geralmente contêm ingredientes como cafeína, ácido glicólico, ureia, ácido hialurônico e extratos botânicos.

“Estas substâncias atuam na remoção das células mortas da pele, revelando uma pele mais brilhante e hidratando a epiderme para torná-la mais saudável. Possuem um efeito lifting que ajuda a reduzir a aparência das rugas. Embora eficazes na realização desses objetivos, os resultados são passageiros.

Além disso, os ingredientes podem causar irritação ou outras reações adversas que podem causar mais danos do que bem à pele sensível de uma pessoa”, afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado, (CRM-SP 62.735), diretor do Centro de Medicina Integrada.

cosméticos para lifting facial
1 Creme Facial Efeito Lifting Renew Clinical Infinit Lift.
2 Concentrado Anti-Flacidez Roc Pro-Define.
3 Rejuvenescedor Facial Vichy Liftactiv Serum 10 Supreme .
4 Biomarine Biomarin Tox Loção Antienvelhecimento.
5 Epidrat Lift – Hidratação Rejuvenescedora.

Além dos cosméticos, os exercícios faciais também são considerados uma outra maneira de provocar um efeito lifting na pele e reduzir a aparência do envelhecimento.

“A prática envolve flexionar e relaxar certos músculos na face para produzir uma sensação mais firme, mais apertada. No entanto, de acordo com um estudo publicado no Aesthetic Surgery Journal, a eficácia destes exercícios não pôde ser determinada.

Enquanto os pacientes relataram resultados positivos, a pesquisa não incluiu um grupo controle, o que dificultou a comparação das conclusões. Além disso, repetidas expressões faciais, seja para exercício ou não, são um importante contribuinte  fator para  o aparecimento das rugas, de acordo com a Clínica Mayo”, diz Ruben Penteado, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Ainda no rol dos procedimentos  anteriores ao lifting facial,  estão os  fios de sustentação (silhouette) como alternativa menos invasiva ao lifting cirúrgico, que apresentam resultados mais discretos, mas que provocam grande satisfação, até o momento, entre os pacientes.


A atriz Jennifer Aniston é outra que prefere adotar procedimentos menos invasivos e com excelente resultados (Foto: Reprodução)

Enfrente os fatos

Apesar de sua eficácia, nenhum produto, exercício ou fio de sustentação pode oferecer o mesmo efeito duradouro de um lifting facial. O procedimento produz resultados que não podem ser duplicados com cosméticos e exercícios e também fornece  efeitos mais duradouros.

“A Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética (ASAPS) observou que, dependendo da técnica empregada no lifting facial, os resultados podem durar até 10 anos. Os genes, a qualidade da pele e as rotinas de manutenção do procedimento afetam sua longevidade. Embora haja sempre riscos associados a qualquer tipo de cirurgia, as complicações graves deste tipo de procedimento são incomuns, por isso o lifting facial continua sendo o melhor método de rejuvenescimento facial”, diz o médico.

 

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *