Devo colocar o tipo de traje a ser usado, no convite de casamento?

Essa pergunta parece ter uma resposta tão simples, mas tem tantas variáveis que resolvi fazer um post para explicar melhor essa incógnita.

Normalmente não indicamos que tipo de traje deve ser usado, no convite de casamento, pois consideramos que os convidados terão bom senso de se vestir adequadamente. Vamos entender como adequado os trajes sociais, vestidos longos ou longuetes, saias, sapatos ou sandálias com algum salto.. Nada de calça jeans, chinelos, camisetas ou vestidos coladinhos e curtinhos. Elegância acima de tudo. Essa seria uma “fórmula genérica” de como se vestir para ir a um casamento, em qualquer modalidade (tradicional, informal, civil).

Vamos também ser justos e considerar o outro lado da questão. Nós como noivas e noivos  não  podemos exigir que o nosso convidado mais humilde vá “a rigor”, se sabemos que ele não pode comprar ou alugar um traje. Já será de bom tamanho se ele usar uma camisa polo, ou camisa social, mesmo que sem gravata. Se for mulher,  uma calça e camisa social já estão de ótimo tamanho, caso não seja possível usar vestido. Certamente esses convidados estarão fazendo o seu melhor para poder vivenciar a alegria do grande dia com vocês ;)

Se você acha que seus convidados tem esse “bom senso”, não haverá necessidade de explicar isso no convite. Agora, se você não tem tanta certeza, melhor colocar sim, a menos que você não se importe com  os convidados “desligados”. (Não disse que o post teria várias respostas) ?

Trajes como Black-tie e Rigor, devem ser indicados apenas para casamentos noturnos e tradicionais (bem tradicionais). Brilhos, longos, jóias estão no figurino. Para os homens, ternos completos e sapato.

Para casamentos informais como praias, sítios, ou até festas temáticas, que poderão gerar dúvidas aos convidados, você poderá explicar pessoalmente no momento da entrega do convite. Pois em um casamento na praia, não faz sentido salto alto , não é mesmo?

Devo colocar o tipo de traje a ser usado, no convite de casamento?

Compartilhar

Sobre Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.



5 comments on “Devo colocar o tipo de traje a ser usado, no convite de casamento?

  1. Naty
    28 de julho de 2014 at 13:26

    O meu casamento que é dia 20 de set no final da tarde em uma casa de grama e arvores frutiferas…Nós colocamos, Traje:Como você se sentir feliz! ;)

  2. Anna Caroline
    1 de agosto de 2014 at 4:50

    Olá, tudo bem? Gostaria de saber se posso ir de vestido com meia preta, daquelas fio 80, já q está fazendo muito frio onde moro? O casamento será à noite e usarei um vestido preto, básico e um sapato de salto alto, também preto. Se não puder usar a meia grossa, posso usar uma meia fina preta, ou o ideal é a cor de pele? Obrigada!

    • Rubia Rocha
      20 de agosto de 2014 at 14:45

      Anna, é possível usar meia preta sim, independente se é 80 ou 40. Aqui em Curitiba também é mto frio e eu já usei meia preta com vestido hehehehe
      Se você tiver na dúvida opte por meia transparente, até para não carregar mto seu look vestido + sapato preto ;)

  3. nara cimetta
    14 de junho de 2015 at 0:06

    olá! meu casamento será em casa e moro em uma chácara! Mas não gostaria dos convidados confundirem a liberdade familiar de ser em casa com usar jeans e bermuda…como ser delicada em relação ao traje?como comunicar?
    obrigada

    • Rubia Rocha
      16 de setembro de 2015 at 23:11

      Nara, é só colocar pequeno no rodapé do convite o tipo de traje, por exemplo:

      Traje: Social

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Os campos obrigatórios estão marcados com *