Dicas para economizar na compra das alianças

O ponto de partida de um casamento é o pedido de casamento  com um jantar bem romântico, uma festinha íntima de noivado, ou um churrasquinho descontraído entre os amigos e familiares. Não importa.  Em qualquer um deles existe uma coisa em comum: A Aliança. (Veja: Dicas para planejar um noivado)

É difícil escrever sobre ela, pois cada pessoa pensa de uma forma diferente. Uns querem algo bem especial sem se importar com o preço, outros já pensam na economia e procuram algo mais tradicional. Então resolvi dar algumas dicas que passadas a partir de várias joalherias por onde passei =)

Dicas para economizar na compra das alianças

  • O que você precisa saber sobre uma aliança é que ela precisa ser de Ouro 18k. Ouro 14k e outro 24k não servem. O ouro 14k é ruim, meio avermelhado. Já o 24k é mole e não pode ser utilizado em joias.

 

  • Normalmente um par de alianças tem em média de 7 a 8 gramas de ouro, misturados à outros metais que ajudam na consistência. Logo se a sua aliança for espessa a concentração de ouro será menor, mas nem por isso ela deixará de ser de boa qualidade. Sabe aquela máxima do “tamanho não é documento”? Pois ela se aplicaria muito bem aqui neste item. Quanto menor a aliança, mais ouro concentrado, ela terá…

 

  • Nada impede você de comprar uma aliança com menos ouro, 3 gramas de ouro (o par), por exemplo. Sua aliança será bem mais em conta, porém menos resistente. Ainda assim, conheço pessoas que  fizeram assim e estão com as alianças intactas por mais de 10 anos. Essa questão depende muito do tipo de atividade que você faz. Por exemplo: se você trabalha em um escritório ou uma loja é provável que a durabilidade seja muito maior.

 

  • Fiquem atentos aos preços das Joalherias famosas. Como publicitária alerto: você estará comprando a “marca” e não a joia. Comprar sua aliança em uma joalheria menor ou mandar fazer com um Ourives pode valer muito a pena, seja ela cheia de brilhantes ou bem tradicional. É tudo uma questão de preferência.

 

  • Aqui vai uma dica super econômica: você pode gastar somente com a mão de obra se tiver em casa joias de ouro que não usa mais. Eu mesma encontrei diversas pulseiras e anéis de quando era criança que por sorte estavam guardadas em meu porta-joias. Para saber se suas joias são de ouro, procure no fecho das correntinhas ou pulseiras uma indicação “18k” ou “750” – que indica que a peça foi feita com 75% de ouro, é regra – se for de ouro essas informações estarão ali.  Esse ouro é derretido a 1000 graus e remodelado no modelo de aliança que você quiser!

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

20 comments on “Dicas para economizar na compra das alianças”

  1. outra dica otima, e comprar direto do frabicante, a minha e um anel de noivado, 18k de ouro branco e no total de 1k de diamantes, sendo que o diamante central e de .45 pontos .. Meu noivo comprou direto da fabrica em Londres e pagou 800 euros, levou para avaliar e a avaliacao voltou em 3500 euros .. fou uma PUTA de uma economia .. por isso, procure frabricantes, lojas vc so paga o nome … =))

  2. creio que a aliança de 14k é melhor e isso nao implica em o ouro ficar avermelhado. ela é bem mais resitente que a de 18k. nos EUA o ouro 14k é o mais usado pra aneis em geral.

  3. A ultima dica é justamente o que eu estava procurando, porém não encontrei lojas que derretessem joías e transformassem em alianças. Se possível me informarem lugares na região de São Paulo, que posso solicitar esse serviço, fico grata.

    Desde já agradeço!

  4. Também não vejo problema em ser 14k, a cor é exatamente a mesa não há diferença estética, maior durabilidade/resistência e ainda sai mais em conta.

  5. Tenha cuidado com o contraste 18k ou 750 existe ourives
    que carimba em joias com teor do ouro bem mais baixo
    aconselho levar em uma ourivesaria de confiança para testar, quanto a cor não quer dizer o teor vai depender
    da liga usada , se tiverem alguma duvida ou precisarem de fazer algumas joias pode entrar em contato : tel 69 34123219 ou email : [email protected]

  6. Nàp é verdade que quanto mais espessa uma aliança menor é a sua concentração de ouro. O que define a concentração são os quilates (18k, por exemplo, tem 75% de ouro) e qualquer peça feita com ouro de um certo “quilate” vai ter a mesma concentração de ouro. O que aumenta ou diminui com tamanho é a quantidade total de ouro.

  7. Só para complementar o que já disseram, o ouro 18k -750 quer dizer 75% de ouro 24k (que seria o puro, mas mole para jóias) = 18k. O resto são misturas de outros metais. Por isso existe o ouro branco, sem mistura de bronze por exemplo, só com platina. A questão é saber se o ouro 18k usado tem a mistura real de 18k mesmo. Pode ter 14k ou até 10k. É só comprar a barra de 24k e misturar com prata, bronze, platina e etc. A olho nu é difícil saber. É aí que mora o perigo, o ourives misturar errado ou comprar errado uma barra achando que é 18k. Por isso tem que ser alguém com experiência. O fato é que tanto lojas como ourives (fábricas) famosas vão te dar uma certificado de autenticidade de ouro 18k, e caso vc descubra que não é (como indo no penhor da caixa), eles vão trocar p/ vc por uma verdadeira. Pq a maioria das lojas não tem fábrica própria. Talvez a H Stern tenha e olhe lá.

  8. Gostei da dica, gostaria de dica, gostaria de engrossar minha aliança, tenho outras peças e gostaria de pagar apenas pela mão de obra. Poderia me indicar local.
    Grata

    1. Mila, acho que cada ourivez pede um prazo diferente, o melhor mesmo é ver diretamente na loja ou profissional com quem você queira fazer.

  9. O ouro ser 14k não implica em nada na coloração mas tem maior quantidade de ligas (outros metais que são misturados). O outro existe de variadas cores. Uma peça industrializada, o que é mais comercializada em lojas, tem uma procedência de maior confiança além de retornos de assistência mais garantidos. Dato importante porque toda aliança precisa de manutenção o que muitas lojas oferecem sem custo e em horários e pontos mais flexíveis. O ouro 18k tem menor quantidade de ligas que o 14k ou seja mais ouro o que o faz mais valorizado.

  10. Bom dia, Pessoal.
    Tenho um par de alianças 18k, e pedi pra o ourives fazer uma só, porém larga que acho linda. Dentro dela percebi que tem 750g. O que preciso saber é o seguinte: ambas juntas quantas gramas ficaria? porquê a moça que levou para o ourives informou que deu 3 gramas, e eu achei estranho. Fico no aguardo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *