Dicas para economizar na decoração da cerimônia de casamento

Esses dias, conversando com uma amiga, noiva começamos a bater um papo sobre decoração, ficamos nos perguntando porque uma decoração pode variar tanto de preço de um casamento para o outro. Claro que você deve estar pensando que cada situação exige um preço diferente, e é exatamente neste ponto que quero chegar.

Existem milhões de formas de decorar a uma cerimônia de casamento e acredite –  assim como o céu é o limite, você também pode fazer uma grande economia. Basta se aventurar, pesquisar o local, estudar as possibilidades, se inspirar nos casamentos realizados e conversar com os profissionais já com as suas ideias em mente, para ele fazer o orçamento dentro das suas expectativas. Até porque não existe nada mais frustrante que receber um orçamento fora da sua realidade, não é verdade?

Abaixo segue algumas dicas práticas de como economizar na decoração da cerimônia de casamento: 

  • Escolha flores da estação, elas serão mais acessíveis, terão melhores preços e estarão mais bonitas.
  • Não é necessário decorar todos os bancos ou cadeiras com arranjos de flores. Decore um e pule dois, se for necessário
  • Uma opção bem prática e mais econômica são os buquezinhos de flores somente nos bancos do corredor
  • Se não não éuma opção, aposte na decoração botânica. O greenery veio para ficar. Além de lindo, decorar a cerimônia com folhas e plantas fica bem mais em conta.
  •  Troque as flores nobres, por flores mais populares. Você pode intercalar espécies, criando um mix de flores. O efeito fica incrível! Mini margaridas, cravíneas ou gipsufilas (mosquitinho), por exemplo, são flores mais baratinhas!
  • Se a cerimônia acontecer ao ar livre, plantas envasadas são ótimas opções para decorar o caminho até o altar. Dependendo das espécies escolhidas, vocês poderão alugar estes vasos, reduzindo bastante o custo.
  • Igrejas que possuem paredes decoradas e muitos detalhes pedem uma decoração mais básica, o que pode reduzir os custos.
  • Existem Igrejas que celebram mais de um casamento no mesmo dia. Se esse for o caso, converse com as outras noivas, vocês poderão dividir os custos da decoração.
  • Se o orçamento estiver apertado, procure inspirações para decorar o local da cerimônia com elementos alternativos como flores de papel, folhas, garrafinhas, etc…

Dica: Se você não tem ideia de como pedir um orçamento da sua decoração, então aí vai uma receitinha de bolo  que não tem erro, é economia na certa!

– Peça um orçamento para 2 arranjos na entrada e 2 no altar (que ficarão ao lado dos noivos), verifique com a floricultura se é possível transportar esses mesmos arranjos para o local da recepção, assim você poderá reaproveitá-los na entrada do salão, na mesa do buffet, mesa do bolo etc!

– No corredor, ao invés de arranjos, peça uma decoração com folhas, plantas envasadas ou velas. Materiais alternativos quando alugados podem ser mais baratos que arranjos florais que serão usados apenas durante o casamento.

As imagens a seguir traduzem (mais ou menos) essa “receitinha”. Acho que com elas você terá uma boa noção de como é uma decoração de muito bom gosto e mais em conta!

Bruna Grillo.Julio Garcia
Lucas Costa
Ainho Alves.Reprodução.
Jackelini KilFelipe ErnstJulio GarciaCrazz Little Things ReproduçãoElaine Fukuyama.Reprodução
Bruna Grillo. 
Brian Hatton Photography Dicas_para_economizar_na_dcerimonia_casamento4 Dicas_para_economizar_na_dcerimonia_casamento5cataventos2Reprodução.Casamento_Pri_Phill9ReproduçãoCasamento_homoafetivo_ze_marcelo10Casamento_Lud_Rodrigo15
Casamento Lud e Rodrigo | Foto Lari Guimarães

Veja também

Compartilhar

Sobre Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.



7 comments on “Dicas para economizar na decoração da cerimônia de casamento

  1. patricia TEIXEIRA
    11 de março de 2010 at 16:55

    ola,gostei muito de conhecer esse blog foi de Deus..
    que o SENHOR esteja sempre usando a vida de voces, para ajudar aqueles que nescessitam de ajuda p/que de maneira consciente e segura,de esse passo que e construir uma familia….!
    muito obrigago.

    PATRICIA TEIXEIRA…

  2. Elizandra
    4 de maio de 2010 at 22:55

    Olá!
    gostei muiiiito do blog de vcs! estou preparando o casamento da minha amiga e adoreiii as idéias que vcs dão!!

    SUCESSO PRA VCS!

  3. ana cristina
    27 de maio de 2010 at 23:07

    achei demais as suas fotos!!!!!!!!!!!!
    continue mandando boas dicas, as noivas agradecem.

  4. Mônica nascimento
    23 de novembro de 2010 at 18:04

    Adorei as dicas de poucos arranjos para baratear…
    Só gostaria de algumas idéias com a decoração azul, desejo utilizar essa cor no tapete (marinho) e nas flores, nestas tons mais claros. pois o corredor da minha igreja é enorme.
    Bjos, Mônica

  5. Socorro
    3 de fevereiro de 2012 at 23:58

    Adorei muitoooooo

  6. Ludmila Pimenta
    14 de abril de 2015 at 11:52

    Olá Rubia, essas bolas azuis com fita de cetim da foto de capa do seu post foram do meu casamento =) , se puder creditar fico agradecida.
    Ah! e se quiser uma ideia de post com meus buquês artesanais em papel, é uma opção bem bacana para quem quer guardar um pouquinho do casamento depois da festa.
    Minha empresa é a Descolados Colados (https://www.facebook.com/descoladoscolados) e a foto é da Larissa Guimarães. Muito Obrigada =)

    • Rubia Rocha
      16 de setembro de 2015 at 22:28

      Creditado Lud.
      Bjo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Os campos obrigatórios estão marcados com *