É possível realizar um casamento econômico e bonito?

Muitas pessoas ficam chocadas com o preço cobrado por produtos e serviços para casamentos. A pesquisa por itens para este tipo de evento sempre revela altas cifras, algo pouco atrativo para quem está com o orçamento apertado. Porém, há algumas formas de diminuir estes custos e realizar um casamento econômico e econômico.

A cerimonialista Shalimar Catramby, que está à frente da equipe da Casuarinas, casa de festas especializada em casamentos, conta que muitas pessoas não tem ideia de quanto custa um casamento e, por isso, logo se assustam quando começam a entrar em contato com fornecedores.

Mas, existem formas de economizar sem perder estilo e elegância.

Orçamento

Shalimar explica que o primeiro passo é estipular um orçamento bastante realista para que o casal possa se basear.

“O valor disponível deve ser dividido pelos vários itens que o casal deseja ter no evento, que devem ser listados a partir dos mais importantes. Dessa forma, fica mais fácil visualizar o que é fundamental e o que pode ser eliminado caso o orçamento não seja suficiente”, explica a profissional.

Planejamento com antecedência

A cerimonialista conta que começar a se planejar com antecedência também ajuda a economizar. “Começar o quanto antes permite ao casal pesquisar mais, aproveitar ofertas e fazer parcelamentos mais vantajosos”, cita Shalimar.

Lista de convidados

Shalimar também lembra que tornar a lista de convidados mais enxuta também é uma boa forma de economizar. “Os maiores gastos em casamentos costumam ser com bebidas e alimentação. Se não for possível fazer reduzir a lista de convidados, adaptar o cardápio para itens mais populares também pode ser uma boa saída”, ressalva a profissional.

Faça você mesmo

Quem deseja realizar um casamento mais econômico também deve estar disposto a colocar a mão na massa em alguns momentos. “Criar objetos decorativos, lembrancinhas ou mesmo fazendo alguns docinhos para a festa dão mais personalidade ao evento e ainda podem mostrar a afetividade do casal pelos convidados”, diz a cerimonialista.

Datas alternativas

Ela também comenta que para economizar pode ser interessante pensar em realizar o evento em uma data alternativa, como um domingo à tarde ou mesmo durante a semana. Como essas datas são pouco procuradas, casas de festas e fornecedores tendem a cobrar um pouco mais barato, o que ajuda a economizar no casamento.

Simplicidade também é  elegante

Por fim, Shalimar lembra que de forma alguma um casamento pode ser considerado sem graça só por ser mais econômico. “Muito pelo contrário, simplicidade sempre foi sinônimo de elegância e está muito em alta nos dias de hoje. Por isso, nenhum casal deve se preocupar com este tipo de detalhe. O mais importante é que o evento tenha a cara deles”, finaliza a cerimonialista.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *