Entrada na Igreja x pais separados

Esse assunto é bem delicado e infelizmente é um mal que aflige boa parte das leitoras do blog do casamento.  Como devemos proceder quando temos pais separados e o pior,  que não se relacionam  nem como amigos?

A entrada dos pais na Igreja junto com os noivos é imprescindível (noiva com o pai, e noivo com a mãe),  mas como todos nós sabemos, ao final da cerimônia, os noivos saem juntos, e os 2 casais de pais também , na sequência. Além disso após acompanhar os noivos até o altar, os pais devem permanecer juntos ao lado dos noivos, é aí que vem o problema, como não fazer da cerimônia um martírio para os pais separados ?

Pesquisando um pouquinho sobre o assunto, percebi que existem algumas alternativas.  Os pais devem sim entrar na igreja acompanhando seus filhos,  é uma questão de respeito aos pais e faz parte do ritual matrimonial e só não acontece no caso de morte, ou em caso de ruptura de relacionamento.

Caso, vocês não desejem que eles permaneçam no altar um ao lado do outro, então eles assim que cumprirem o papel de acompanhantes, o pai pode sentar-se no primeiro banco com a sua atual esposa, e a mãe pode ficar no altar ao lado do noivo, sozinha ou acompanhada de um dos seus irmãos.

Inexistência da mãe do noivo
No caso da falta da mãe do noivo, é recomendável que uma parente o acompanhe até o altar, não importa a idade. (Irmã, Prima, Avó etc).  O noivo também pode entrar sozinho. Neste caso, é interessante que seja “sozinho mesmo”, inclusive, com uma música especial para o momento.

Inexistência do pai da noiva
Não é porque seu pai já é falecido que você tenha a obrigação de entrar na igreja com alguém. Se você acha que só ele poderia ocupar esse lugar ao seu lado, respeite a sua vontade.  Por outro lado você também pode escolher uma pessoa querida, um padrasto, um padrinho, avô , irmão, enfim, só você pode estabelecer isso. O mesmo acontece para um pai distante e um padrasto querido, você precisa avaliar o que é melhor para você.

Imagem: Além Fotografia.

Veja também

  • 2.6

    Avaliação geral

  • Avaliação das leitoras: 2 Votos

Compartilhar

Sobre Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Você também poderá gostar de



55 comments on “Entrada na Igreja x pais separados

  1. Veridiana
    29 de agosto de 2010 at 12:08

    Meninas, eu tenho esse problema. Meus pais se separaram há pouco mais de quatro anos e não sei o que fazer! Além de não se falarem, meu pai diz que não vai ao meu casamento, que não vai me levar ao altar e etc, sei que é tudo da boca pra fora, mas colocá-los juntos sem uma tragédia acontecer!!! Sou filha única, mas até lá vou pensar em uma solução para tudo se sair bem, afinal faltam 462 dias!!!!
    Parabens pelo blog!
    Abç,
    Veridiana

  2. ANA maria
    16 de janeiro de 2012 at 13:01

    nao sei o que fazer, os pais do meu noivo dizem que não vão ir no casamento porque não gostam dessas coisas,tem vergonha , não tem roupa boa etc…e agora o que que a gente faz? pode entrar outra pessoa com o noivo mesmo a mãe sendo viva??? se puderem me ajudar aqui no site faltam uns 20 dias pro casamento ME AJUDEM

    • Rubia Rocha
      18 de janeiro de 2012 at 16:07

      Ana! Eu duvido que os pais dele coloquem a vergonha em primeiro lugar, afinal de contas é o filho que está casando! Você pode ajudar seus sogros a emprestar uma roupa, talvez eles se sintam inseguros por falta de assessoria!
      De qualquer forma, é possível sim ele entrar sozinho ou com uma avó, tia, madrinha, ou um parente próximo. Vou torcer para que seus sogros mudem de idéia =)

  3. Mariane
    29 de janeiro de 2013 at 11:33

    Me ajudem, por favor!
    eM agosto DESSE ANO EU IREI CASSAR, PORÉM MEU PAI E MEU PADRASTRO NÃO PODEM SE VER DE MANEIRA ALGUMA, JUSTAMENTE PORQUE SAI BRIGA (DEUS ME LIVRE DISSO ACONTECER)
    e SE UM FOR, O OUTRO NÃO IRÁ NA FESTA, PORÉM ELES ME DISSERAM PARA FAZER DUAS FESTAS DE CASAMENTO!
    aCHAM ISSO CERTO?
    nÃO VOU ME CASAR NA IGREJA, PORÉM QUERIA MUITO FAZER UMA FESTA SÓ. jUSTAMENTE PORQUE PERDE A GRAÇA ATÉ PRO MEU NOIVO, ME VER DE NOIVA DUAS VEZES…,
    O QUE EU FAÇO?
    ME AJUDEM, POR FAVOR

    • Rubia Rocha
      29 de janeiro de 2013 at 18:56

      Mari, isso não é certo não.
      O problema de convivênia deles, nada tem a ver com o seu grande dia.
      Eles terão que entrar em um acordo e entender que este dia é especial para vocês dois.

  4. Luiza
    15 de janeiro de 2014 at 20:09

    Rúbia,
    Enfrento problemas seríssimos rsrsrsrs… Meus pais são separados e não se falam. Pior! Quando minha mãe está perto dele (como no meu noivado por exemplo) faz cada careta que vc pode até imaginar as fotos… Enfim, pra completar o quadro, meu noivo já não tem mais pai nem mãe. Ele tem uma irmã casada que vai ser madrinha e uma irmã solteira para a qual não conseguimos achar ninguém pra entrar junto. Ele também tem um filho, de 22 anos… Com quem ele deve entrar? Filho ou irmã? E como eu faço na saída quando meus pais tiverem que sair juntos? Minha mãe tem que entrar no cortejo? Posso colocar meu irmão para entrar com ela? Bjos…

    • Rubia Rocha
      17 de janeiro de 2014 at 19:34

      Luiza, não se preocupe porque para tudo nessa vida nós conseguimos jeito.

      Você pode entrar com o seu pai, normalmente. Quando ele te entregar para o seu noivo, poderá ficar sentado na primeira fileira, num lugar que fique confortável para ambos (não muito perto da sua mãe), porque a sua mãe também ficará na primeira fileira..

      Na saída, seu pai não precisa sair com a sua mãe.. Você pula essa parte.. Até porque pelo que você escreveu, não ficaria confortável para ninguém essa convivência forçada entre eles nesse momento.

      Vocês podem sair sozinhos, dispensando essa saída dos pais e padrinhos.

      …ou…

      arranjar um par para a sua mãe e um par para sair com seu pai (que pode ser a irmã do seu noivo)…

      Quanto a seu noivo, ele pode entrar com o filho + irmã, ou então com a irmã (que teoricamente seria o mais correto, e aí ela sairia com seu pai. (Daria bem certinho essa opção). E a sua mãe sairia com seu irmão ou com o filho do seu noivo…

      Afff maria.. hahaha espero que você tenha entendido a minha “solução”.. São várias alternativas..

      qualquer só me escrever tá? contato@blogdocasamento.com.br

      Bjo!

  5. Vanessa
    15 de janeiro de 2014 at 21:05

    Eu atualmente vivo e sinto na pele este problema. Mas no meu caso, meu pai não diz isso da boca pra fora. Ele quer me acompanhar até o altar, mas se recusa a ficar no altar e sair acompanhado da minha Mãe. Fiquei muito triste no começo. No entanto, adotei como medida que meu tio irmão da minha mãe a acompanhe até o altar e saia com ela no fim da cerimonia, até mesmo porque, meu sogro já faleceu e minha sogra deseja entrar sozinha. Também pensei em deixar minha mãe me acompanhar junto com meu pai até o altar e sair acompanhada com minha sogra. Tenho exatos três meses para achar uma solução.
    Abraços e sorte para todas.
    Vanessa

  6. FABIANE ALBUQUERQUE
    15 de janeiro de 2014 at 21:24

    no meu caso vou entrar na igreja com minha mae, pois meu pai é falecido e mae tb é mto importante ne…

    • Rubia Rocha
      17 de janeiro de 2014 at 19:23

      Claro, será uma ótima escolha Fabiane. Vai ser lindo, pode apostar.

  7. Danielle Andrade
    16 de janeiro de 2014 at 2:41

    Meu marido não tem família, serio!!. Como faço, quem deve estrar com ele na igreja, eu pensei em minha avó que é muito querida, será q dá certo?

    • Rubia Rocha
      17 de janeiro de 2014 at 19:20

      Claro que sim Danielle, já fui em um casamento em que a noiva não teve a presença de ninguém da família, então ela emprestou a família do noivo! Ela entrou com o sogro.

      Seu noivo pode empresta as figuras queridas da sua família também. O que importa é que o relacionamento seja harmônico entre todos.

  8. Tamires
    16 de janeiro de 2014 at 15:54

    Olá
    Eu vou entrar com a minha mãe, meu pai e falecido. Pensei em colocar minha tia para entrar com o pai do meu noivo, mais na saída minha tia terá que sair com a minha mãe. Tem algum problema? Me da uma ajuda, coloco outra pessoa pra sair com a minha mãe, o marido dela? E minha tia só pra entre mesmo com o pai dele? Obrigada

    • Rubia Rocha
      17 de janeiro de 2014 at 19:19

      Tamires, a sua mãe e a sua tia poderão sair com alguma figura masculina (filho, sobrinho, marido) Mesmo que eles não tenham entrado com elas.

      Eles podem ficar na primeira fileira da Igreja para facilitar a formação dos pares na saída.

  9. Ana
    20 de janeiro de 2014 at 20:48

    Olá!!!

    O pai do meu noivo é falecido, desse forma minha mãe entrará sozinha na igreja. O que posso fazer para ela não entrar sozinha?

    Abraços

    • Rubia Rocha
      26 de fevereiro de 2014 at 15:46

      Ana, ela pode entrar com um cunhado, irmão, primo ou avô seu. Pode ser qualquer pessoa da família que ela queira bem =)

      • EDILANE DA SILVA COSTA
        8 de março de 2016 at 19:23

        O MEU CASO E BEM PARECIDO, O PAI DO MEU NOIVO E FALECIDO ENTÃO A MAE DELE FICARA SOZINHA NO ALTAR?

        • Rubia Rocha
          11 de maio de 2016 at 21:46

          Isso Edilaine, ela entra com seu noivo e pode ficar sozinha no altar ou ao lado de alguém que possa fazer “par” com ela. Vale tio, sobrinho, filho ou pai dela.

  10. Ana Carolina
    23 de janeiro de 2014 at 14:04

    E em relação ao convite?
    Estou na dúvida de como abordar…
    O pai do meu noivo é falecido. A mãe dele vive a 20 anos com o padrasto dele.

    O que constar no convite?
    Estou achando melhor não citar nome dos pais… mas sei que os meus pais gostariam de ver os nomes deles no convite.

  11. Maria Izabel Marcal de Souza
    23 de janeiro de 2014 at 19:32

    como procedo? to perdida… minha mae n se relaciona com meu pai (que mora na Bahia) e nao vem ao casamento, e os pais do meu marido sao falecidos…

    • Rubia Rocha
      6 de março de 2014 at 15:27

      Maria, você pode entrar sozinha, ou acompanha de um tio, irmão ou amigo.
      A mesma coisa acontece para o seu noivo, que poderá entrar sozinho, ou acompanhado de uma mulher (irmã, tia, avó, madrinha).

  12. Andrezza
    13 de fevereiro de 2014 at 10:46

    Meu casamento vai ser uma loucura!! Minha mãe é separada do meu pai há mais de vinte anos, e é casada de novo, por uma pessoa que me criou tbm com ela! A questão é que pra não escolher um em demérito do outro, vou entrar com os dois na igreja: O pai de sangue, e o pai de criação!!! Meu noivo não tem contato com o pai! Ele entra com a mãe, mas quem acompanha a mãe dele no altar será seu tio!!! Minha mãe vai entrar com esse tio na igreja, e ficará no altar com o marido dela. Meu pai, após me levar vai sentar no banco com a sua atual mulher!!! Acredito que no fim, tudo dará certo!!!

  13. Letícia
    14 de fevereiro de 2014 at 15:08

    Boa tarde… Adorei o blog. Tem me dado várias dicas e esclarecido mta coisa.. de fato, esse é um momento mágico e maravilhoso, mas meio estressante tb. Então é bom termos com quem “dividir” certas questões, ainda mais com pessoas q estão na mesma situação, hehe…
    Só gostaria de esclarecer, pelo q entendi com base no q li aqui, q não há mtos protocolos e determinações formais para o cortejo da igreja, não?! Tb sou filha de pais divorciados e, embora eles até se dêem bem, tb pretendo fazer algo diferente, como colocar os dois para entrarem com seus respectivos cônjuges atuais. E eu, a noiva, vou entrar sozinha… acompanhada apenas de crianças (afilhados e sobrinhos), q serão nossos pajens e daminhas, mas em vez de entrarem antes, entrarão comigo. Achas uma boa ideia, Rubia?
    Obrigada!
    Bjok

    • Rubia Rocha
      21 de fevereiro de 2014 at 19:04

      Sim Letícia, ficará bem harmônico seus pais entrando com os seus companheiros atuais, todos se relacionando muito bem…

      E é isso mesmo, o planejamento da entrada pode ter as mudanças que forem, somos livres para organizar da maneira que ficar melhor para os noivos e os convidados =)

  14. Amanda
    9 de abril de 2014 at 17:47

    E se o pai estiver vivo e a noiva não quiser entrar com ele? é falta de consideração?

    • Rubia Rocha
      25 de junho de 2014 at 20:46

      Amanda, depende. Se o seu pai não se importar, você pode entrar sozinha ou com outra pessoa. Depende mais da reação dele mesmo.

  15. Elaine
    26 de junho de 2014 at 1:26

    Meu problema é um pouco sério. Minha filha vai se casar daqui a duas semanas. Vai entrar com o vô materno, porque ela chegou a conclusão que o pai não merece esse mérito, por abandonar os filhos quando nos separamos, e durante toda a vida. Não somos amigos, não suporto estar no mesmo lugar que ele, é recíproco. Eu tenho namorado, e ele se casou recentemente. Já que ele não vai entrar com a filha, não tem porque ele entrar comigo…como fazemos, já que os pais do noivo querem entrar e têm todo direito…não sei o que fazer.

    • Rubia Rocha
      1 de julho de 2014 at 14:33

      Elaine, você pode sentar na primeira fileira da igreja com o seu namorado sem passar pelo corredor, ou entrar com a sua filha e seu pai, porque não??? Se você for sair no final da cerimônia, poderá sair com seu pai ou com seu namorado.

      A sua filha pode entrar com o seu pai e… Se a sua filha quiser que o pai dela vá ao casamento, ele pode sentar na primeira fileira sem passar pelo corredor também.. Tipo assim, cada um na sua e com seus cada quais, sabe como? O legal é vcs montarem os “parzinhos” de forma que não fique desagradável para ninguém.

  16. ana
    26 de junho de 2014 at 13:05

    Oi tenho uma duvida meu enteado vai se casar a mae dele é falecida eu sou casada com o pai dele quem deve entra com o pai dele na igreja ? Eu q sou madrasta ou outra pessoa. Mas sr meu marido entra com outra pessoa nao vai fica chato prs mim

    • Rubia Rocha
      1 de julho de 2014 at 14:27

      Ana, você pode entrar com ele, se a relação de vocês for boa. Ele pode entrar sozinho também se ele preferir.

  17. Tamires Suelen
    21 de julho de 2014 at 5:47

    Olá Rubia.. estou com um enooorme problema… vou me casar e minha mãe não quer entrar com meu sogro… e não quer que a atual esposa do meu pai vá ao meu casamento… e também não quer ficar ao lado do meu pai em nenhum momento. Está sendo constrangedor pra mim porque não tenho culpa da separaçao dos meus pais, mas não sei o que fazer.

    • Rubia Rocha
      20 de agosto de 2014 at 14:32

      Tamires, você pode entrar com seu pai, e seu noivo com a mãe dele. Sua mãe e seu sogro podem ficar sentados na primeira fileira, sem participar do cortejo. Como eles não se relacionam muito bem, reserve os lugares para que cada um “fique no seu cantinho” ao lado das pessoas que eles gostam. Para evitar cara feia, sabe como? Assim você fica tranquila e eles aproveitam muito mais.

      Na saída, quando vcs já tiverem casado \o/ , vocês (vc e seu noivo) podem sair por primeiro, seguido dos padrinhos, ou seja, seus pais e respectivos acompanhantes saem junto com os convidados normais. Sem se expor.

  18. Vanessa Mendonça
    29 de agosto de 2014 at 15:47

    Boa tarde!!!
    Vou me casar em Julho de 2015, e o assunto altar com pais está sendo muito complicado para mim…Não sei o que fazer mesmo…rs
    Vamos lá…
    A família do meu noivo :
    O pai e a mãe estão separados a mais de 17 anos, o pai casou novamente e está com a atual esposa até os dias de hoje, inclusive meu noivo mora com o pai, a madrasta, o irmão( filho do pai e da mãe) e a irmã caçula de 15 anos (filha do pai e da madrasta). Minha sogra está sozinha e a questão é? o que fazer com ela depois que subir no altar com o filho? Meu noivo descarta a possibilidade do pai dele entrar sem a madrasta para evitar confusão, mas não sei o que fazer rsrs será que pode?
    Minha família:
    Meus pais também são separados a muitos anos e ambos não tem outro relacionamento, por este motivo não haveria problema nenhum de ficarem juntos no altar e sair da igreja juntos.
    Como o pai do noivo entra na igreja com a mãe da noiva e meu noivo não quer arrumar confusão com a madrasta, eu pensei que minha mãe poderia entrar na igreja com meu avó (também separado da minha avó rsrs…família doida) meu sogro com a madrasta e no altar minha sogra ficar ao lado do meu pai…alguém tem alguma sugestão? rsrs SOCORRO

    • Rubia Rocha
      8 de setembro de 2014 at 14:15

      Vanessa, seu caso é mais comum do se vc imagina.

      Sobre seu noivo: A sua sogra pode entrar com ele, sentar na primeira fileira da Igreja para não precisar ficar exposta no altar ao lado do seu sogro e no final ela poderá sair com alguma figura masculina da família, o pai, filho, irmão dela (da sua sogra). Ou então no fim da cerimônia ela pode sair junto com os convidados, sem precisar sair pelo corredor central junto com os pais e padrinhos.

      Sobre o seu caso: Se sua mãe não se importar ela poderá entrar com seu sogro (como é de costume – não vamos considerar ciúmes da madrasta do seu noivo neste momento né?) E sair com seu pai, se eles se dão bem.
      .. você também pode entrar com o seu pai e sua mãe , sabia? Aí os dois podem sair juntos no final, se não tiver problemas pra eles.

      Outra coisa Vanessa, como temos muitos casos de separação nas famílias, recomendo que os pais não fiquem no altar com vcs (noivos). Separe os bancos da frente para os pais e padrinhos, para evitar exposição e desconforto de todos. Com certeza eles ficarão BEEEM mais à vontade para curtir o casamento com vcs.

  19. Sônia Maria Araújo S. Gurgel
    1 de março de 2015 at 11:48

    Oi Rúbia, não sei se é SABEDORIA/MATURIDADE, para mim só quero que os noivos filho e nora sinta-se a vontade e felizes! Tudo sairá a contento conforme a vontade de DEUS nosso PAI MAIOR que já vem abençoando essa união! Sobre o vestuário mesmo simples gosto de me sentir bem! Se outrora provável eu escutasse opiniões de terceiros, mas, de anos para cá eu própria tomo minhas decisões! É um dia especial, será registrado em memórias, com certeza álbuns e redes sociais! Boa sorte aos noivos e todos os convidados! Ah, sou divorciada, mas, isso para mim não é problema, meu ex num relacionamento sério, quero vê-lo e a sua companheira que conheço, muito bem! Me surpreendo como tem casais que complicam sendo tudo tão simples! Gostei de suas respostas! Parabéns pelo BLOG! Interessante!

    • Rubia Rocha
      16 de setembro de 2015 at 21:56

      Sônia, o mundo precisa de mais pessoas como você! Certamente isso é maturidade e sabedoria sim. Esse tipo de comportamento e atitude só nos trazer coisas positivas para a vida !
      Grande bjo!

  20. Milka
    9 de junho de 2015 at 11:31

    Rubia, minha mãe faleceu há 1 ano. Vou entrar com meu pai no cortejo… E no altar ele fica sozinho? E na hora da saída quando todos fizerem suas duplas, com quem ele fica? Pensem em colocar alguém com ele da família da minha mãe para dar suporte, pois ele tem pressão alta e vai desabar igual manteiga, já que ele não tem família aqui. Mas ai veio a dúvida, esse figurante pode sair no cortejo com ele, mesmo sem ter entrado na igreja? Não gostaria que tivesse ninguém entrando com o pai do noivo no lugar da minha mãe. Está muito recente e não conseguiria ver ninguém no “seu lugar”. Faltam 4 meses para meu casamento! ♥

    • Rubia Rocha
      8 de julho de 2015 at 14:41

      Milka, você pode entrar com ele e na hora de sair, ele pode sair junto com os convidados, ou então sair com alguém da sua família (sua vó, irmã, tia, ou uma figura bem querida para vocês).

      Você pode reservar a primeira fileira da capela/igreja para os pais e padrinhos, assim ele não ficará sozinho no altar, ou então reservar uma cadeira ao lado da dele para (novamente) sua vó, tia ou alguém especial ficarem no altar com ele.

  21. VandaMartins
    18 de outubro de 2015 at 21:07

    vou me casar no dia 31 próximo, e já vivemos juntos à 15 anos temos 02 filhos. É decidimos agora fazermos a celebração.Meu esposo é muito tímido e quer que entremos os 02 juntos, oque vc acha da ideia?

    • Rubia Rocha
      28 de outubro de 2015 at 11:23

      Vanda, como vocês já estão juntos a muito tempo e tem filhos, não vejo problema em vcs entrarem juntos =) Vai ficar lindo!!!

  22. Valeria Souza
    9 de novembro de 2015 at 12:57

    Bom dia!
    Os pais do meu noivo são separados, e cada um ja tem outro relacionamento.
    Minha Sogra está com outra pessoa
    Meu Sogro está com outra pessoa.

    Eu não tenho ideia de como fazer na entrada dos pais e padrinhos.
    Não desejo que os novos companheiros sejam padrinhos ou fiquem no altar.

    Meus pais não são separados, e meu pai vai entrar na igreja ao meu lado.
    Com quem minha mãe entra? Se entrar com o pai do meu noivo, o que eu faço com os novos parceiros dos meus sogros?

    E pra piorar a sistuação a nova companheira do meu sogro fica me pressionando sobre como ela vai estar no altar.

    não sei o que fazer.

    • Rubia Rocha
      25 de fevereiro de 2016 at 22:04

      Valeria, eu acho que na sua situação, eu faria do jeito bem tradicional mesmo. Você entra com seu pai, seu noivo com a mãe dele, e sua mãe com o seu sogro. Na primeira fileira da Igreja/cerimônia, você pode reservar um lugar especial para os companheiros dos seus pais. Não é a ideia que eles fiquem em evidência, e sim seus pais – que estão casando os filhos ;)

  23. Anderson
    24 de março de 2016 at 13:46

    Bom dia , não sei oque eu faço , meus pais são separados e a minha madrasta odeia a minha mae , porem meu padrasto e me pai não se falam , porem também não são amigos.. não sei oque fazer na serimonia no dia do meu casamento

    • Rubia Rocha
      11 de maio de 2016 at 21:00

      Anderson, neste caso e melhor você entrar com a sua mãe, e se assegurar que ela e seu pai fiquem separados no altar, para evitar confusão. Na saída os pais não precisam sair junto, ou então seu pai sai com sua madrasta e sua mãe com o seu padrasto, assim fica “cada um na sua” .

      Se você perceber que isso não vai dar certo, melhor entrar sozinho e não envolver seus pais na cerimônia, a menos que eles colaborem.

  24. Alicia Hille
    19 de agosto de 2016 at 13:03

    Oii, bom dia!!

    Uma dúvida pessoal.. Meu pai é vivo mas não quero que ele me leve ao altar porque ele não fez parte da minha criação, neste caso quero que minha mãe me leve até o altar.. minha duvida é…
    se minha mãe entrar comigo e a mãe de meu noivo com ele, como entraram nossos pais??
    meu pai até tem um mulher, minha madrasta (MÁ MESMO) eu nem queria convidar ela, mas se for pra resolver o problema até convido… ainda tenho o pai do meu noivo… como acha que eu deveria proceder?

    • Rubia Rocha
      25 de agosto de 2016 at 14:11

      Alicia, você pode entrar com sua mãe e o seu noivo com a mãe dele, sem problema.

      Depois sua mãe e sua sogra podem entrar novamente com os seus companheiros (voltar pro fundo da igreja e entrar novamente). Se você não quiser que seu pai entre com sua madrasta, você pode entrar com sua mãe, seu noivo com a mãe dele, e pular direto para a entrada dos padrinhos, sem a entrada dos pais (homens) O problema aí é que o pai do noivo também não entraria).

      Na saída, vc e seu noivo saem juntos, e sua mãe pode sair com o companheiro dela, ou outra figura masculina como seu irmão, avô ou tio. Mesmo que este não tenha entrado no começo da cerimônia.

  25. Antônia Aguiar
    26 de outubro de 2016 at 1:00

    Sou madrasta e passei pelo maior constrangimento no casamento do meu enteado. Meu marido e a mãe dele nunca foram um casal, apenas sairam poucas vezes e ela engravidou. Ele acabou sendo criado pelos avós. Na hora da cerimônia ele quis entrar com a avó materna e simplesmente mandou a mãe dele entrar de braços dados com meu marido , que mal se falam, e isso tudo sem combinar com ninguém !! E o pior, simplesmente me ignoraram, fiquei no fundo da igreja em pé ,pois não tinha lugar para sentar e olhe que ele me chama de “boadrasta”, Resultado: Quando acabou a cerimônia , meu marido me pegou pela mão e fomos embora, Não tinha clima de ir para a festa !! Enfim, os noivos tem que ter muita sensibilidade para não magoar o sentimento de ninguém.

    • Rubia Rocha
      1 de dezembro de 2016 at 19:44

      Antônia, realmente faltou bastante diálogo aí para que ninguém se magoasse. Talvez se os noivos tivessem conversado antes com todos, esse tipo de situação pudesse ser evitada. Sinto muito por você =(

  26. Vanessa
    9 de fevereiro de 2017 at 12:51

    Me caso em Setembro deste ano, meus pais são separados à 14 anos porém ainda existe convivência e amizade entre eles (Graças a Deus). Neste caso, como sempre morei com a minha mãe durante a separação deles, minha mãe não aceita de jeito nenhum que eu entre somente com o meu pai, com isso vou entrar com os dois, não sei se é certo mas é uma vontade da minha mãe e também eu amaria entrar com os dois. A minha unica preocupação é na hora deles saírem, se os dois vai querer sair juntos da igreja ou se vão sair de fininho pela portas dos fundos kkkkkk adorei seu video Rubia, me ajudou muito ♥

    • Rubia Rocha
      2 de março de 2017 at 21:59

      Vanessa, você pode entrar com seu pai e sua mãe sem problema, e na saída ou eles saem cada um com seus novos acompanhantes, ou com qualquer pessoa (irmão, avós) para acompanhar. Uma terceira alternativa é eles sairem com os convidados, sem ser pelo corredor principal.

  27. Sofia
    10 de fevereiro de 2017 at 17:21

    Então, minha enteada vai se casar, diz que não tem problemas comigo, hoje vivemos em harmonia (relevo muitas coisas), porém não me sinto confortável em reuniões ou lugares onde a mãe dela está, devido há problemas do passado. Sei que ela faz questão do casamento tradicional, e me convidou para ser madrinha, junto com meu filho que é seu irmão…no primeiro momento fiquei feliz, ela disse que gostaria de ter todos no altar, depois fiquei pensando na situação e em outras que já passei nas formaturas, etc…e pensei em recusar. Não quero deixa-la triste ou constrange-la, mas será muito desagradável para mim, sei que é infantilidade…mas já aceitei tantas coisas para não criar problemas, mas não quero mais fazer isso…também acho que ela poderia me colocar no altar sem eu ser madrinha e no final sairia com meu esposo (pai dela), também não quero sugerir nada, acho que essa decisão deveria partir dela, tbm sei que ela pensou em fazer assim, porque é vontade da mãe dela ficar no altar ao lado do ex e sair com ele no final. O que faço? Ficará muito chato não aceitar e dizer que ficarei feliz apenas em participar desse dia?

    • Rubia Rocha
      2 de março de 2017 at 21:29

      Sofia, neste caso o ideal seria expor essa situação para ela. Como hoje vocês tem um bom relacionamento, converse com seu filho e com seu marido sobre como vocês poderiam fazer e sugira algo que você e seu esposo fiquem confortáveis. Creio que essa é a melhor forma de contornar a situação.

  28. Barbara
    23 de outubro de 2017 at 19:10

    Vou me casar ano que vem, porém meus pais são separados e meu pai e eu temos uma relação bem estremecida, até pouco tempo atrás nem nos falávamos, até eu descobrir que ele estava doente e nos reaproximarmos. Considerando isto, defini que minha mãe me conduziria ao altar, porém para que ele não se sentisse excluído, o convidei para padrinho juntamente com minha madrasta, mas acho que ele não entendeu e está achando que ele vai entrar comigo. Não sei como falar pra ele e sinceramente não queria magoá-lo. Mas não faz o mínimo sentido para mim que ele me leve ao altar, além do mais já está tudo certo com minha mãe. Como devo falar com ele? O que devo fazer?

    • Rubia Rocha
      27 de novembro de 2017 at 14:34

      Barbara, acho que você pode ser sincera e dizer que ele será seu padrinho e que entrará junto com os padrinhos… Mesmo que ele não entre com você, ele será um convidado de honra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Os campos obrigatórios estão marcados com *