Faça você mesmo: Sabonete de argila preta

Eu e minha mania de querer saber fazer tudo =) Esse ano resolvi que queria aprender a fazer meus próprios sabonetes. Amo a ideia de misturar ingredientes e criar novos cheirinhos. A primeira receita que criei foi essa de sabonete de argila preta.

É legal pra usar em casa, é legal pra dar de presente, pra fazer de lembrancinha.

A argila preta é conhecida a mais poderosa de todas elas. Sua composição inclui titânio, que, aliado aos grandes percentuais de silício e alumínio, formam um excelente rejuvenescedor.

É estimulante, antisséptica, antitóxica, redutora e adstringente e, por ser muito oxigenante e reativa, é especialmente eficaz se adicionada em máscaras de tratamentos de beleza tanto para o rosto quanto para o corpo de peles maduras, pois combatem a flacidez e as linhas de expressão e rugas, devido à sua capacidade de melhorar a circulação sanguínea periférica, favorecendo a renovação celular. (Fonte)

Daí pensei comigo, com tantos benefícios, porque não fazer um sabonete com ele!? Então sem mais, lá vai a receita:

Ingredientes

  • 250g de glicerina branca (base glicerinada)
  • 20 ml de essência cosmética de sua preferência
  • 12ml de extrato glicólio (eu usei de Aloe Vera)
  • 20 ml de lauril líquido (para o sabonete fazer bastante espuma)
  • 2 colheres de chá de argila preta
  • Eu usei também um pouquinho de gergelim preto (mais é opcional)
  • Um becker ou copinho dosador ou uma seringa (só para fazer sabonetes)

–  Todos esses ingredientes você encontra em lojas de produtos para artesanato, ou na internet (minhas coisas são daqui).
– A argila preta eu comprei em um ervanário (loja de produtos naturais).
– Essa receita rende 3 sabonetes de 85 gramas, cada.
– O investimento inicial pode parecer um pouquinho salgado para fazer apenas 3 sabonetes, mas esses ingredientes rendem muuuuuuuuuuuuuito. Você poderá fazer várias outras vezes depois.

Mode de fazer

  • Derreta a glicerina em fogo bem baixinho em uma panelinha esmaltada. Tem que ser esmaltada mesmo tá? E só para fazer isso.
  • Quando ela estiver toda derretida, deixe descansando tampada por 2 minutos e meio.
  • Enquanto isso, adicione todos os ingredientes em um copinho, misture bem e quando terminar esse período de descanso, junte essa misturinha com a glicerina, mexa mais um pouquinho e deixe descansar por mais 2 minutos e meio.
  • Terminando esse tempo, coloque em uma forminha e aguarde secar por mais ou menos 12 horas. Se você não tiver forminhas para sabonete, não se preocupe, pode ser qualquer potinho, caixinha ou embalagem. Eu por exemplo, por enquanto uso como molde um porta escova de dentes hehehe. Cabe certinho essa receita e rende 3 sabonetes grandes.

 

Veja também

Compartilhar

Sobre Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.



Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Os campos obrigatórios estão marcados com *