A minha guirlanda de Natal

A guirlanda de Natal que eu vou mostrar pra vocês, eu inventei a muuuuuitos anos atrás e já virou tradição na minha família.

Todos os anos eu me embrenho no meio do mato para colher pinhas (que é a matéria prima da guirlanda), coisa que eu adoro fazer. Toda essa mobilização acaba sendo uma diversão só.

A parte boa de fazer essa guirlanda, é que você não precisa guardá-la inteira, se não tiver espaço em casa. Depois que as festas passam, é só desmontar tudo e guardar apenas os enfeites. Fica prático e você se obriga a manter a tradição de pegar pinhas, que é MUITO divertida =)

como_fazer_uma_guirlanda3

Para fazer essa guirlanda você vai precisar de:
Um aro de arame (bem resistente). O meu foi meu pai quem fez.
Fio de nylon (ou pistola de cola quente)
Tesoura
Tinta acrílica  branca (qualquer uma)
Pincel
Enfeites de natal de sua preferência
… e algumas pinhas!

como_fazer_uma_guirlanda10
como_fazer_uma_guirlanda4

Essa etapa faz bastante sujeira, por isso recomendo que você faça essa guirlanda em um ambiente com piso cerâmico, fácil de varrer depois, ou então use um papel ou plástico para forrar o local onde você irá trabalhar.

Pintando as pontinhas da pinha de branco, você vai conseguir aquele efeitinho de neve, que além de bem apropriado para o natal, também dá aquela quebrada no marrom e deixa a guirlanda mais delicada.

Como essa tinta é absorvida facilmente, se você quiser deixar a sua pinha bem branquinha, você precisará passar duas camadas de tinta, ou uma só, desde que seja bem grossa.

como_fazer_uma_guirlanda5

como_fazer_uma_guirlanda6

A etapa 2 é a hora do vamos ver. É agora que você vai começar a moldar a sua guirlanda. Aqui você precisará fixar a pinha com o fio de nylon, fazendo nós bem apertados e fortes. Repare que eu amarro uma por cima da outra para tampar o aro de arame e também para ela ficar com esse jeito de bem gorducha. Se você tiver torcendo o nariz para essa etapa, poderá simplificar bastante do processo se usar a cola quente para fixar as pinhas no arame.

Ah! Elas não ficam imóveis tá? Elas ficam meio ” balançantes” mesmo, e isso é que vai permitir que a gente molde elas e os enfeites depois de pendurar na porta.

como_fazer_uma_guirlanda9

Depois que a base da sua guirlanda estiver pronta, é hora de enfeitar (que é a melhor parte!!! ) . Você pode prender os enfeites da mesma forma que as pinhas, com o fio de nylon. Passe o fio pelos vãos e dê nós bem apertados. Aí é só pendurar na porta e esperar o Natal chegar ;)

como_fazer_uma_guirlanda8

Gostou? Então não esquece hein. Se fizer mande uma foto pra gente!

Veja também

Compartilhar

Sobre Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.



5 comments on “A minha guirlanda de Natal

  1. elmara
    22 de setembro de 2017 at 1:07

    k gracinha sua explicaçao..facil de entender…parabens…

  2. elmara
    22 de setembro de 2017 at 1:09

    saco o sera que faz um aro de arame perfeito???geralmente arame fica torto????espero q seu pai passe a numeraçao do arame…

    • Rubia Rocha
      3 de outubro de 2017 at 18:40

      Oi Elmara, o arame precisa ser mais espesso. Eu não entendo muito sobre espessura, ele só precisa ser forme para suportar o peso das pinhas.

  3. Paula
    7 de dezembro de 2018 at 0:23

    Sabe me dizer quantas pinhas mais ou menos usou?

    • Rubia Rocha
      7 de dezembro de 2018 at 10:40

      Oi Paula, eu nunca contei na verdade, mas acho que dá umas 30 pinhas talvez…

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Os campos obrigatórios estão marcados com *