Moscatel – o espumante preferido das mulheres

Eu já falei certa vez sobre o Lambrusco (clique aqui para ler esse post) que é o coringão dos vinhos em casamento. Hoje quero dar uma outra dica sobre bebidas… Não que eu saiba muito sobre elas, é mais por gosto pessoal mesmo.

Se você está pensando em brindar o seu noivado, seu chá de lingerie, ou até mesmo o natal e o ano novo, e gosta de bebidas docinhas, então você também vai gostar muito do Moscatel!

Ah isso vale para o brinde do casamento também, claro…  Se você procura uma bebida suave, que agrade o paladar feminino, não tenho dúvidas que o Moscatel será muito bem recebido pelas mulheres.

“Isso porque este vinho é um espumante natural, com excelentes características para acompanhar frutas, especialmente morangos frescos, pêssegos, mousse de maracujá, sorvetes, biscoitos tipo wafers e amêndoas secas. O desprendimento constante das pequenas borbulhas atribui uma vivacidade a esta bebida, que a faz combinar com ambientes festivos e alegres. Os Espumantes Moscatéis são aromáticos e apresentam uma agradável doçura, a qual é harmonizada com a acidez natural das uvas.

Devido a sua doçura e ao aroma intenso, o Espumante Moscatel deve ser servido bem fresco, cerca de 4 a 6 °C. As taças devem ser longas, tipo tulipa, para reter melhor o gás carbônico e observar o movimento ascendente das pequenas borbulhas, a partir da base da taça. Na superfície do líquido, como consequência, observa-se a formação de um elegante colar de espuma branca. A coloração é amarelo-esverdeada, de pouca intensidade. A fragrância se percebe espontaneamente, sem que seja necessário agitar o copo, pois o estourar audível das pequenas borbulhas facilita o movimento das moléculas voláteis de aroma até o senso olfativo. O aroma moscatel é intenso, inconfundível e agradável. É frequente encontrar notas que lembram flores de acácia, bergamota ou laranjeira, mel selvagem, abacaxi, amoras brancas, pêras maduras, pêssego e algumas ervas aromáticas de quintal. Na boca, percebe-se, de imediato, uma sensação agradável de doçura, logo equilibrada por uma delicada acidez proveniente da uva e do gás carbônico. O sabor tem uma certa cremosidade; é delicado e persiste por longo tempo”.

mostacel2

Fonte: Embrapa.

Veja também
Como calcular a quantidade de comida por convidado
80 inspirações para o seu bolo de casamento
25 Inspirações para uma comemoração de casamento com bolo e champagne

Veja também

Compartilhar

Sobre Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.



3 comments on “Moscatel – o espumante preferido das mulheres

  1. Fabiola Manuel
    30 de junho de 2016 at 21:22

    Adorei a dica, estou preparando meu chá de panela aqui. Estou super empolgada.

  2. Beatriz Correa
    5 de janeiro de 2017 at 20:28

    Amei, vou indicar para minhas amigas….

  3. marli
    11 de abril de 2017 at 1:12

    Boas a dica muito obrigado por compartilhar

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Os campos obrigatórios estão marcados com *