Noivado: Dicas e inspirações para fazer sua festa

Se o seu casamento está longe ou você não tem data definida, que tal  comemorar o seu noivado para acalmar a ansiedade?

O noivado geralmente  é um jantar, almoço ou uma recepção oferecido pelos pais da noiva, para os familiares mais íntimos (irmãos, pais e avós) do casal, ou pelos próprios noivos.

Não há necessidade de convite se a sua lista for inferior a 30 pessoas. Caso contrário, elabore um convite simples e pequeno.

A recepção poderá ser feita na casa da noiva, em um restaurante ou uma chácara da família, sem muita formalidade, pois é apenas um anúncio de que o casamento irá acontecer.  Aqui vale uma dica: Todos os convidados do noivado deverão ser convidados para o casamento, ok?

O que servir?

Brunch: Para uma recepção pela manhã você pode investir em um brunch, que é a mistura de café da manhã com almoço. Leia mais. 

Almoço: Aqui o cardápio deve ser elaborado de acordo com as preferências gerais dos convidados, levando em consideração a estação do ano, clima, e local. Dias quentes pede um cardápio mais leve, com saladas e sucos, e dias frios pedem pratos mais encorpados e quentinhos, como feijoadas, sopas, vinhos e afins.

Jantar:
Para o janta, vale a mesma regra do almoço. Veja: Cardápio, o que servir. 

Somente bolo: 
Um bolo de noivado é super bem vindo acompanhado do brinde com um espumante.

Se você fizer questão de decorar  a sua festa de noivado, então confira só as inspirações que separamos para valorizar ainda mais  esse momento super especial.


Veja também

Compartilhar

Sobre Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.



58 comments on “Noivado: Dicas e inspirações para fazer sua festa

  1. aline felix dos santos
    16 de novembro de 2009 at 15:01

    legal adorei a dica meu noivado sera em breve

  2. Tradução
    18 de novembro de 2009 at 22:52

    Excelentes dicas,amei as mesas estão bem decoradas sem falar nos bolos que estão super perfeitos….

  3. traduçao de texto
    20 de novembro de 2009 at 9:55

    Fotos lindíssimas e idéias criativas ;-)

  4. Pollianna
    1 de fevereiro de 2010 at 15:21

    Muitissímo animada pro meu noivado …
    Planejado pra este ano de 2010 !
    Amei as fts!!!

  5. Bella
    13 de junho de 2011 at 22:53

    Boa noite! Preciso de ajuda. Preciso organizar minha festa de noivado. Será a noite. Alguém tem alguma sugestão de como deve ser a decoração? Desde já agradeço.

  6. Paula
    28 de julho de 2011 at 12:59

    Ola, meu noivado sera em novembro, mas nao sei como organiza-lo simples mas delicado com a minha cara e do meu namorado. Podem me ajudar?

  7. Sandra Marques
    8 de agosto de 2011 at 18:53

    Meu noivado será dia 28/08/2011 e será realizado um almoço mas até o momento não sei o que servirei. tenho 80 convidados e estou perdida. Quero que seja na casa da minha avó local grande com área arborizada. Quero que seja ao ar livre. Socorro.

    • Rubia Rocha
      10 de agosto de 2011 at 9:54

      Olá Sandra, acredito que o melhor cardápio é o de massas e molhos, com uma saladinha para acompanhar =)
      De sobremesa você pode servir o bolo de noivado e alguns docinhos, arrumadinhos em uma bonita mesa de doces, vai ficar lindo, ainda mais se a cada da sua vó for em uma área verde.

  8. Juli
    22 de agosto de 2011 at 10:00

    O meu noivado será em dezembro, mas minha lista tem 60 convidados, nossas famílias são grandes e temos um grupo de casais que são muito próximos e não podem faltar, então decidimos pelo churrasco, contratei um beffet que me cobrou por pessoa e não terei nenhum trabalho, fora isso cerveja geladíssima, caiporoska, um bolo lindo que já escolhi e alguns docinhos pra sobremesa.

  9. camila aprecida do amaral
    2 de setembro de 2011 at 19:08

    meu noivado será dia 24/09/2011 vou fazer em um restaurante (jantar), gostaria de saber se devo dar alguma lembrançinha e se devo colocar alguma coisa em cima da mesa. Obrigado!

    • Rubia Rocha
      5 de setembro de 2011 at 9:07

      Olá Camila, você pode colocar a lembrancinha em frente ao prato dos convidados, ou então deixar em uma cestinha para entregar pessoalmente quando estiverem saindo =)

  10. fernanda
    10 de setembro de 2011 at 13:27

    amei AS DICAS! EU VOU NOIVAR EM OUTUBRO E OPTEI POR UM CHURRASCO E DEPOS UM BOLO! QUE ROUPA DEVO VESTIR?

    • Rubia Rocha
      22 de novembro de 2011 at 8:55

      Fernanda, noivado não tem muita regra para a roupa da noiva. No meu noivado eu estava com um vestido florido, fiz uma maquiagem leve e uma escova no cabelo. Eu acho bacana usar um vestido, ou uma saia para ficar bem feminino e delicado, mas isso depende muito de cada uma. Já os noivos podem usar uma polo, camisa com calça jeans (se o noivado for íntimo). Se for para muita gente em um restaurante, indico uma camisa e calça social, e um trage mais esporte fino para a noiva.

  11. Jamile dos santos
    13 de setembro de 2011 at 9:07

    Meu noivado será em outubro optei por um almoço e tem mais de 80 pessoas na nossa lista de convidados to totalmente perdida pois não sei o que fazer de almoço e nem a decoração por favor me ajude…..

    • Rubia Rocha
      22 de novembro de 2011 at 8:51

      Olá Jamile, dê uma olhadinha na seção decoração no menu “noivado” tem bastante idéia lá =)

  12. Suelen Silveira
    29 de setembro de 2011 at 23:03

    Vou fazer meu noivado em Dezembro e será apenas para meus pais,meu irmão, os pais do noivo, um cunhado com esposa e cunhada com esposo e minha avó mais uma amiga minha. O espaço já possuo que será num terraço lindo com vista de 90°graus da cidade que moro, mas não sei o que servir e pretendo fazer a noite e chamar uma fotografa profissional. Poderiam me ajudar???

    • Rubia Rocha
      3 de outubro de 2011 at 19:08

      Olá Suelen, depende muito do que sua família gosta. Mas não vai ser difícil descobrir. Como seu noivado será bem íntimo, o cardápio pode ser definido pelo gosto dos convidados.

  13. karine
    30 de outubro de 2011 at 14:51

    oi estou grávida como posso fazer uma festa de noivado e anunciar a gravidez ??

    • Rubia Rocha
      8 de novembro de 2011 at 13:22

      Claro que sim, porque não???
      Existe um momento mais feliz que esse!?!?!
      Parabéns!!!!

  14. Gui
    28 de novembro de 2011 at 19:05

    vou ficar noiva no mês q vem e estou super perdida. optamos por fazer um churrasco e depois bolo pra 30 pessoas na casa dele. agora a questão é: o q servir durante o churrasco? qdo sevir o bolo? o espaço não é mto grande, qria fazer uma decoração simples na mesa, tô pensando em alugar mesas redondas.
    Socorro…

    • Rubia Rocha
      1 de dezembro de 2011 at 16:41

      Oi Gui, não tem segredo. É como se fosse um aniversário. Você convida as pessoas, elas comparecem, então você serve o churrasco e depois de um tempo corta o bolo e trocam as alianças. =)

  15. mayara
    8 de dezembro de 2011 at 9:16

    Bacana estas dicas…mas eu estou ponto de surtar, meu noivado é daqui a 2 dias e são tantas coisas para resolver ainda…optei por fazer churrasco para familia só não imaginava que iria gastar tanto..rsrs mas enfim sei tudo vale a pena, afinal encontrei o homem da minha vida, e tenho certeza que somos muito mais abençoados…

  16. Eliane Pousa
    13 de dezembro de 2011 at 13:49

    Boa tarde Rúbia!!!
    Minha prima ficará noiva em 31/12/2011. Devido a data, gostaria de algumas dicas para a decoração do noivado, uma vez que será celebrado com o Reveillon. Será feito um jantar na casa dela e terá, aproximadamente, 60 convidados. Ela quer um bolo, uma mesa de frutas e frios (devido ao reveillon) e uma mesa com opções de sobremesa. O que você acha? Deveria ter todas essas opções de mesas? A decoração poderia ter balões, já que é um desejo dela?
    Desde já agradeço a atenção.

    • Rubia Rocha
      14 de dezembro de 2011 at 16:08

      Eliane, eu acho que vai combinar muito bem com a data! Verão e fim de ano, sugerem frutas, e alimentos leves. Eu apoio a idéia! Passa lá na sessão decoração de noivado, no menu no blog, tem algumas sugestões de decoração das mesas.

  17. vanessa
    12 de fevereiro de 2012 at 16:40

    eu adorei as dika meu noivado sera em breve valeu…………….

  18. jaqueline
    14 de março de 2012 at 21:29

    gostaria de uma decoração simples para ser feito em casa. de festa de noivado e modelo de lembrançinha simples tambem.grata

  19. amanda
    22 de março de 2012 at 15:08

    Olá boa tarde.Eu estou procurando uma decoração,modelo de lembrancinhas simples porem bonitas.Gostaria de saber também oque devo servir para meus convidados, sendo eles familiares e amigos próximos,mais ou menos umas 60 pessoas.pretendo fazer em uma escolinha infantil, próximo de casa.vc pode me ajudar? desde já obrigada.

    • Rubia Rocha
      27 de março de 2012 at 11:49

      Oi Amanda, tudo “depende”… Como são 60 pessoas, a minha dica é fazer um coquetel, com docinhos e salgadinhos, acompanhados de sucos e refris. É a dica mais prática e que proporciona menos dor de cabeça. Ter um bolo também é bacana para fornalizar o momento do brinde. Se a estrutura permitir, você também pode estudar a possibilidade de contratar um buffet de massas e molhos, que é um pouco mais em conta. Se você quiser me passar os detalhes do seu planejamento, pode me escrever no email contato@blogdocasamento.com.br .

      Beijo.

  20. Núbia
    15 de maio de 2012 at 9:09

    Bom dia, meu jantar de noivado sera dia 18/05/2012,gostaria de saber qual o cardapio que devo fazer e a decoraçao.obrigada

    • Rubia Rocha
      16 de maio de 2012 at 17:33

      Núbia, tudo depende de quantas pessoas serão convidadas e qual será o local. Se for na sua residência e para poucas pessoas, você pode fazer um jantar, seguido de bolo e champagne. Se for para muitas pessoas e em um salão de festas, sugiro algo do tipo coquetel (canapés, salgadinhos e uma mesa de doces) com o champagne para o brinde.

      Nesse link postei algumas sugestões de decoração para noivado: http://www.blogdocasamento.com.br/category/noivado-nova-estrutura/decoracao-para-noivado/#axzz1uqa5F0BN

      Espero ter ajudado.

  21. Daniela
    17 de maio de 2012 at 9:49

    POr favor me ajude a realizar um sonho..me ajude a divulgar tb…obrigada

  22. Lau
    20 de maio de 2012 at 11:32

    Olá boa tarde, gostaria de saber como fazer uma festa simples de noivado, em um restaurante (um almoço ou jantar)obrigada.

  23. Márcia Miguel
    21 de maio de 2012 at 7:22

    Olá Linda, gosto imenso das suas dicas , axo muito legal essa ideia de ajudar a quem precise.A minha questão é:A festa do meu noivado será em Agosto mas para muitas pessoas(100 ou um pouco mais) , e estou um pouco perdida em relação ao que devo ou não servir, o que vestir,a côr da decoração etc , ou seja, não sei como organizar a festa …Socorrooooo

    • Rubia Rocha
      23 de maio de 2012 at 17:53

      Márcia, agora que você tem o numero de pessoas, você já sabe a dimensão da sua festa. Sugiro que você faça alguma coisa mais prática, até porque noivado não precisa ser tão formal. Uma opção é coquetel (salgadinhos, tipo canapés, mesa de frios) e um bolo com espumante para o Brinde. Uma segunda opção é pedir muitas e muitas pizzas! E a terceira opção e fechar um restaurante para servir o pessoal (mais por adesão, ou seja, cada um paga o seu). Qualquer uma das sugestões pode ter um bolo e espumante para o brinde. Tenho muitas dicas de decoração e looks para noivado na seção “noivado do blog” . Dá uma olhadinha!!!

  24. Michelle Aneli
    24 de maio de 2012 at 9:10

    Oi, bom dia !! Meu noivado vai ser em Dezembro/2012 e já arrumamos praticamente tudo .. o que ta me matando mesmo kkk, é a decoração da mesa do bolo =/ .. não sei como montar a mesa do bolo, falo assim, a toalha, como enfeitar a mesa, essas coisas .. preciso muito de ajuda, porque a mesa do bolo é essencial não é? meu noivado vai ser decorado de branco e vermelho, me ajuda ? beijos

    • Rubia Rocha
      8 de junho de 2012 at 17:14

      Michelle, se você vai fazer só o bolo, ele pode ficar sozinho na mesa. Você pode decora-la com folhas verdes pétalas, pedraria espalhadinha.
      Se você quiser uma decoração mais “cheia” pode colocar o bolo em uma mesa maior, com porta retratos, caixinhas de madeira com doces dentro, vasinhos de flores, e doces espalhados para deixar a decoração mais “imponente”.
      Se você ainda estiver com dúvidas, escreva pra mim! Vamos trocando ideias =)

      Beijo.

  25. Camila Camargo
    26 de maio de 2012 at 14:24

    olá boa tarde! meu noivado será em julho e eu pensei em fazer em uma pizzaria de um amigo do meu noivo. Mas queria saber se não é muito informal demais, e qual tipo de decoração posso fazer.
    Obrigada

  26. Bruna Dias
    5 de junho de 2012 at 21:44

    Vou noivar e estou ficando maluca com a decoração e com o que servir.. quero que tudo saia muito fofinho *-* espero sobreviver quando os preparativos do casamento começarem

    • Rubia Rocha
      8 de junho de 2012 at 17:10

      Calma Bruna, você vai sobreviver! É só ler bastante sobre o assunto, para clarear bastante as ideias ;)

  27. Raphaela leite
    13 de julho de 2012 at 16:20

    Oi boa tarde eu vou noivar no ano que vem no começo do ano mais ou menos de janeiro a março e gostaria de uma dica de um tema para o noivado,o que precisa para fazer um jantar para 100 pessoas…

  28. Regiane
    9 de agosto de 2012 at 11:08

    Boa noite! Preciso de ajuda. Preciso organizar minha festa de noivado. Será a noite. Alguém tem alguma sugestão de como deve ser a decoração?

  29. Paola
    11 de setembro de 2012 at 14:43

    Adorei o blog, em breve se Deus quiser vou fazer meu noivado. Um beijo no coração das noivinhas ?

  30. Rubia Rocha
    19 de outubro de 2012 at 13:12

    Iorena, acho melhor você dar uma olhada da seção Noivado, lá do blog. Lá você vai encontrar um apanhado geral de posts bem legais sobre noivado. Acho que é um bom começo para você começar a definir a decoração e tirar as suas dúvidas.
    O link é este: http://www.blogdocasamento.com.br/category/noivado-nova-estrutura/

  31. Amanda Karolinaa
    21 de outubro de 2012 at 0:03

    Amei,tudo perfeitinho… tudo muito delicado,foi ótimo ler as dicas..

  32. ERICK
    19 de fevereiro de 2014 at 20:36

    Olá, boa tarde !!! Primeiro, gostaria de dicas sobre o pedido de noivado, pretendo pedir minha namorada em casamento em breve, tenho como opções: julho (namorados), junho (mês das minhas férias), ou setembro (meu aniversário), na sua opinião qual seria a data mais importante, e como realizaria uma festa de noivado, no jardim da minha casa ( com varanda, árvores, flores, piscina, etc) ? Aguardo respostas e desde já agradeço.

    • Rubia Rocha
      25 de fevereiro de 2014 at 15:20

      Erick, se fosse para eu escolher, acho que o mês dos namorados é uma data muito legal para fazer o pedido.
      Sobre a festa, a sua casa parece ser um lugar bem lindo e super apropriado.. Eu acho que vai dar muito certo! Depois não esqueça de mandar as fotos pra gente ;)

      Erick, dê uma passadinha da categoria “NOivados” lá no Blog. Tem muita coisa.. e com certeza isso ajudará você a se inspirar.
      http://www.blogdocasamento.com.br/category/noivado-nova-estrutura/

  33. Elidiane
    3 de abril de 2014 at 16:25

    tudo muito lindo adorei as idéias

  34. eliane silva de andrade
    30 de maio de 2014 at 16:45

    amei as dicas, o noivado da minha filha vai ser perfeito com as dicas do bolo e decoração vai ficar linda ,,vcs estão de parabéns

  35. Nayara
    24 de fevereiro de 2015 at 13:34

    noivado será dia 05 de abril pra 40 pessoas

  36. ELIUDE DE ALMEIDA
    12 de maio de 2015 at 19:13

    Amei as dicas!Vou noivar no mes de junho de 2015!

  37. Tereza
    14 de agosto de 2015 at 1:37

    Na festa de meu noivado vai ser um buffet de Pizza, agua, refrigerantes, sucos cerveja e vinho. Depois bolo com docinhos incluindo nas bebidas agua de coco. Posso fazer o blinde com espumante só eu e meu noivo? Aguardo resposta.Muito Obrigada.

    • Rubia Rocha
      9 de outubro de 2015 at 20:12

      Claro Tereza! Noivado também precisa ter brinde =) Pode ser somente para vcs dois.

  38. Carol
    12 de setembro de 2015 at 1:06

    Vou fazer um casamento simples e queria saber como faço para chamar os meus pastores pra abençoar a nossa união??

  39. Diniz
    14 de fevereiro de 2016 at 14:56

    Bom, gostei, bom mesmo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Os campos obrigatórios estão marcados com *