Noivado: Dicas e inspirações para fazer sua festa

Se o seu casamento está longe ou você não tem data definida, que tal  comemorar o seu noivado para acalmar a ansiedade?

O noivado geralmente  é um jantar, almoço ou uma recepção oferecido pelos pais da noiva, para os familiares mais íntimos (irmãos, pais e avós) do casal, ou pelos próprios noivos.

Não há necessidade de convite se a sua lista for inferior a 30 pessoas. Caso contrário, elabore um convite simples e pequeno.

A recepção poderá ser feita na casa da noiva, em um restaurante ou uma chácara da família, sem muita formalidade, pois é apenas um anúncio de que o casamento irá acontecer.  Aqui vale uma dica: Todos os convidados do noivado deverão ser convidados para o casamento, ok?

O que servir?

Brunch: Para uma recepção pela manhã você pode investir em um brunch, que é a mistura de café da manhã com almoço. Leia mais. 

Almoço: Aqui o cardápio deve ser elaborado de acordo com as preferências gerais dos convidados, levando em consideração a estação do ano, clima, e local. Dias quentes pede um cardápio mais leve, com saladas e sucos, e dias frios pedem pratos mais encorpados e quentinhos, como feijoadas, sopas, vinhos e afins.

Jantar:
Para o janta, vale a mesma regra do almoço. Veja: Cardápio, o que servir. 

Somente bolo: 
Um bolo de noivado é super bem vindo acompanhado do brinde com um espumante.

Se você fizer questão de decorar  a sua festa de noivado, então confira só as inspirações que separamos para valorizar ainda mais  esse momento super especial.


Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

58 comments on “Noivado: Dicas e inspirações para fazer sua festa”

  1. Boa noite! Preciso de ajuda. Preciso organizar minha festa de noivado. Será a noite. Alguém tem alguma sugestão de como deve ser a decoração? Desde já agradeço.

  2. Ola, meu noivado sera em novembro, mas nao sei como organiza-lo simples mas delicado com a minha cara e do meu namorado. Podem me ajudar?

  3. Meu noivado será dia 28/08/2011 e será realizado um almoço mas até o momento não sei o que servirei. tenho 80 convidados e estou perdida. Quero que seja na casa da minha avó local grande com área arborizada. Quero que seja ao ar livre. Socorro.

    1. Olá Sandra, acredito que o melhor cardápio é o de massas e molhos, com uma saladinha para acompanhar =)
      De sobremesa você pode servir o bolo de noivado e alguns docinhos, arrumadinhos em uma bonita mesa de doces, vai ficar lindo, ainda mais se a cada da sua vó for em uma área verde.

  4. O meu noivado será em dezembro, mas minha lista tem 60 convidados, nossas famílias são grandes e temos um grupo de casais que são muito próximos e não podem faltar, então decidimos pelo churrasco, contratei um beffet que me cobrou por pessoa e não terei nenhum trabalho, fora isso cerveja geladíssima, caiporoska, um bolo lindo que já escolhi e alguns docinhos pra sobremesa.

  5. meu noivado será dia 24/09/2011 vou fazer em um restaurante (jantar), gostaria de saber se devo dar alguma lembrançinha e se devo colocar alguma coisa em cima da mesa. Obrigado!

    1. Olá Camila, você pode colocar a lembrancinha em frente ao prato dos convidados, ou então deixar em uma cestinha para entregar pessoalmente quando estiverem saindo =)

    1. Fernanda, noivado não tem muita regra para a roupa da noiva. No meu noivado eu estava com um vestido florido, fiz uma maquiagem leve e uma escova no cabelo. Eu acho bacana usar um vestido, ou uma saia para ficar bem feminino e delicado, mas isso depende muito de cada uma. Já os noivos podem usar uma polo, camisa com calça jeans (se o noivado for íntimo). Se for para muita gente em um restaurante, indico uma camisa e calça social, e um trage mais esporte fino para a noiva.

  6. Meu noivado será em outubro optei por um almoço e tem mais de 80 pessoas na nossa lista de convidados to totalmente perdida pois não sei o que fazer de almoço e nem a decoração por favor me ajude…..

  7. Vou fazer meu noivado em Dezembro e será apenas para meus pais,meu irmão, os pais do noivo, um cunhado com esposa e cunhada com esposo e minha avó mais uma amiga minha. O espaço já possuo que será num terraço lindo com vista de 90°graus da cidade que moro, mas não sei o que servir e pretendo fazer a noite e chamar uma fotografa profissional. Poderiam me ajudar???

    1. Olá Suelen, depende muito do que sua família gosta. Mas não vai ser difícil descobrir. Como seu noivado será bem íntimo, o cardápio pode ser definido pelo gosto dos convidados.

  8. vou ficar noiva no mês q vem e estou super perdida. optamos por fazer um churrasco e depois bolo pra 30 pessoas na casa dele. agora a questão é: o q servir durante o churrasco? qdo sevir o bolo? o espaço não é mto grande, qria fazer uma decoração simples na mesa, tô pensando em alugar mesas redondas.
    Socorro…

    1. Oi Gui, não tem segredo. É como se fosse um aniversário. Você convida as pessoas, elas comparecem, então você serve o churrasco e depois de um tempo corta o bolo e trocam as alianças. =)

  9. Bacana estas dicas…mas eu estou ponto de surtar, meu noivado é daqui a 2 dias e são tantas coisas para resolver ainda…optei por fazer churrasco para familia só não imaginava que iria gastar tanto..rsrs mas enfim sei tudo vale a pena, afinal encontrei o homem da minha vida, e tenho certeza que somos muito mais abençoados…

  10. Boa tarde Rúbia!!!
    Minha prima ficará noiva em 31/12/2011. Devido a data, gostaria de algumas dicas para a decoração do noivado, uma vez que será celebrado com o Reveillon. Será feito um jantar na casa dela e terá, aproximadamente, 60 convidados. Ela quer um bolo, uma mesa de frutas e frios (devido ao reveillon) e uma mesa com opções de sobremesa. O que você acha? Deveria ter todas essas opções de mesas? A decoração poderia ter balões, já que é um desejo dela?
    Desde já agradeço a atenção.

    1. Eliane, eu acho que vai combinar muito bem com a data! Verão e fim de ano, sugerem frutas, e alimentos leves. Eu apoio a idéia! Passa lá na sessão decoração de noivado, no menu no blog, tem algumas sugestões de decoração das mesas.

  11. Olá boa tarde.Eu estou procurando uma decoração,modelo de lembrancinhas simples porem bonitas.Gostaria de saber também oque devo servir para meus convidados, sendo eles familiares e amigos próximos,mais ou menos umas 60 pessoas.pretendo fazer em uma escolinha infantil, próximo de casa.vc pode me ajudar? desde já obrigada.

    1. Oi Amanda, tudo “depende”… Como são 60 pessoas, a minha dica é fazer um coquetel, com docinhos e salgadinhos, acompanhados de sucos e refris. É a dica mais prática e que proporciona menos dor de cabeça. Ter um bolo também é bacana para fornalizar o momento do brinde. Se a estrutura permitir, você também pode estudar a possibilidade de contratar um buffet de massas e molhos, que é um pouco mais em conta. Se você quiser me passar os detalhes do seu planejamento, pode me escrever no email [email protected] .

      Beijo.

    1. Núbia, tudo depende de quantas pessoas serão convidadas e qual será o local. Se for na sua residência e para poucas pessoas, você pode fazer um jantar, seguido de bolo e champagne. Se for para muitas pessoas e em um salão de festas, sugiro algo do tipo coquetel (canapés, salgadinhos e uma mesa de doces) com o champagne para o brinde.

      Nesse link postei algumas sugestões de decoração para noivado: https://www.blogdocasamento.com.br/category/noivado-nova-estrutura/decoracao-para-noivado/#axzz1uqa5F0BN

      Espero ter ajudado.

  12. Olá Linda, gosto imenso das suas dicas , axo muito legal essa ideia de ajudar a quem precise.A minha questão é:A festa do meu noivado será em Agosto mas para muitas pessoas(100 ou um pouco mais) , e estou um pouco perdida em relação ao que devo ou não servir, o que vestir,a côr da decoração etc , ou seja, não sei como organizar a festa …Socorrooooo

    1. Márcia, agora que você tem o numero de pessoas, você já sabe a dimensão da sua festa. Sugiro que você faça alguma coisa mais prática, até porque noivado não precisa ser tão formal. Uma opção é coquetel (salgadinhos, tipo canapés, mesa de frios) e um bolo com espumante para o Brinde. Uma segunda opção é pedir muitas e muitas pizzas! E a terceira opção e fechar um restaurante para servir o pessoal (mais por adesão, ou seja, cada um paga o seu). Qualquer uma das sugestões pode ter um bolo e espumante para o brinde. Tenho muitas dicas de decoração e looks para noivado na seção “noivado do blog” . Dá uma olhadinha!!!

  13. Oi, bom dia !! Meu noivado vai ser em Dezembro/2012 e já arrumamos praticamente tudo .. o que ta me matando mesmo kkk, é a decoração da mesa do bolo =/ .. não sei como montar a mesa do bolo, falo assim, a toalha, como enfeitar a mesa, essas coisas .. preciso muito de ajuda, porque a mesa do bolo é essencial não é? meu noivado vai ser decorado de branco e vermelho, me ajuda ? beijos

    1. Michelle, se você vai fazer só o bolo, ele pode ficar sozinho na mesa. Você pode decora-la com folhas verdes pétalas, pedraria espalhadinha.
      Se você quiser uma decoração mais “cheia” pode colocar o bolo em uma mesa maior, com porta retratos, caixinhas de madeira com doces dentro, vasinhos de flores, e doces espalhados para deixar a decoração mais “imponente”.
      Se você ainda estiver com dúvidas, escreva pra mim! Vamos trocando ideias =)

      Beijo.

  14. olá boa tarde! meu noivado será em julho e eu pensei em fazer em uma pizzaria de um amigo do meu noivo. Mas queria saber se não é muito informal demais, e qual tipo de decoração posso fazer.
    Obrigada

    1. OI Camila, o noivado pode ser informal, na verdade ele é bem íntimo, por isso você não precisa esquentar a cabeça. Se for fazer em uma pizzaria, você pode comprar arranjinhos prontos em floriculturas, ou fazer o seu próprio arranjo para colocar nas mesas. Nada muito complicado =)

      Aqui tenho um post com algumas inspirações para arranjos e um post exclusivo para pizza e noivado.
      https://www.blogdocasamento.com.br/noivado-nova-estrutura/planejamento-festa-noivado/festa-da-pizza-para-noivados-e-cerimonias-intimas/#axzz1xClNNVZJ
      https://www.blogdocasamento.com.br/noivado-nova-estrutura/decoracao-para-noivado/faca-seus-proprios-arranjos-de-mesa/#axzz1xClNNVZJ
      https://www.blogdocasamento.com.br/cerimonia-festa-casamento/decoracao-festa-igreja/decoracao-de-casamento-com-arranjo-de-uma-flor-so/#axzz1xClNNVZJ

  15. Vou noivar e estou ficando maluca com a decoração e com o que servir.. quero que tudo saia muito fofinho *-* espero sobreviver quando os preparativos do casamento começarem

  16. Oi boa tarde eu vou noivar no ano que vem no começo do ano mais ou menos de janeiro a março e gostaria de uma dica de um tema para o noivado,o que precisa para fazer um jantar para 100 pessoas…

  17. Boa noite! Preciso de ajuda. Preciso organizar minha festa de noivado. Será a noite. Alguém tem alguma sugestão de como deve ser a decoração?

  18. Olá, boa tarde !!! Primeiro, gostaria de dicas sobre o pedido de noivado, pretendo pedir minha namorada em casamento em breve, tenho como opções: julho (namorados), junho (mês das minhas férias), ou setembro (meu aniversário), na sua opinião qual seria a data mais importante, e como realizaria uma festa de noivado, no jardim da minha casa ( com varanda, árvores, flores, piscina, etc) ? Aguardo respostas e desde já agradeço.

    1. Erick, se fosse para eu escolher, acho que o mês dos namorados é uma data muito legal para fazer o pedido.
      Sobre a festa, a sua casa parece ser um lugar bem lindo e super apropriado.. Eu acho que vai dar muito certo! Depois não esqueça de mandar as fotos pra gente ;)

      Erick, dê uma passadinha da categoria “NOivados” lá no Blog. Tem muita coisa.. e com certeza isso ajudará você a se inspirar.
      https://www.blogdocasamento.com.br/category/noivado-nova-estrutura/

  19. amei as dicas, o noivado da minha filha vai ser perfeito com as dicas do bolo e decoração vai ficar linda ,,vcs estão de parabéns

  20. Na festa de meu noivado vai ser um buffet de Pizza, agua, refrigerantes, sucos cerveja e vinho. Depois bolo com docinhos incluindo nas bebidas agua de coco. Posso fazer o blinde com espumante só eu e meu noivo? Aguardo resposta.Muito Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *