Cuidados para a padronização do vestido das madrinhas

Os  vestidos das madrinhas fogem um pouco da situação usual das damas e pajens que, todos já sabemos, são trajados de modo padronizado e isso está implícito no convite, não havendo surpresas. As madrinhas padronizadas não são assim tão usadas e viabilizar esse quesito requer cuidados.

Madrinhas ou damas adultas vestidas de modo coordenado, ou seguindo um padrão de identidade…Ninguém pode negar que o visual é mesmo lindo né? Pronto,  vc também quer?!… Mas, e agora? Como fazer?

A padronização das madrinhas pode ser:

1) A noiva escolhe a cor do vestido e cada madrinha escolhe o tom que usará;
Você deve providenciar amostras de tecido nos tons, deixando que cada uma escolha o tom desejado (é sempre bom que você tenha mais tons que madrinhas, para facilitar). Dê para a madrinha a metade da amostra do tecido e escreva o nome dela na outra metade que ficará com você, mantendo certo controle para eventuais trocas…

padronização do vestido das madrinhas
Opção 1 –  A noiva escolhe a cor, e a madrinha escolhe o tom e o modelo do vestido.
Foto: Lauren Blankenship Photography.

2)  A noiva escolhe a cor do vestido, que será a mesma, exatamente no mesmo tom, para todas.
Ao escolher, se assegure de que nas lojas haverá estoque suficiente do tecido para todos os vestidos, então dê para as madrinhas a amostra e indicação da(s) loja(s) onde poderá ser comprado. Nessas duas formas, os modelos dos vestidos são diferentes, cada madrinha escolhe o seu modelo e manda confeccionar onde preferir.

padronização do vestido das madrinhas
Foto Wedding bee

padronização do vestido das madrinhas
Opção 2 – A noiva escolhe apenas a cor (que deve ser igual para todas) e a madrinha escolhe apenas o modelo do vestido. 
Foto Milton Nitta.

3) A noiva escolhe a cor e modelo. É a forma mais complicadinha e que requer mais cuidados, pois os vestidos serão iguais para todas as madrinhas,   por isso deverão ser  confeccionados no mesmo local para garantir a uniformidade.

padronização do vestido das madrinhas
Opção 3 – A noiva escolhe a cor e o modelo do vestido. Foto: Roberto Souza

Muito simples? Nem tanto…  Super  importante que você analise delicadamente as diferenças de  idade e tipo físico das suas madrinhas, da mesma forma que a condição financeira de cada uma  para a confecção de um novo vestido de festa especialmente para o seu casamento.  Todo cuidado é pouco!

Tudo pode ser viabilizado, desde que seja de modo consensual, amigável e agradável.

Exigências não são bem vindas e  nem educadas, especialmente se a noiva não irá custear as despesas decorrentes disso. Não é regra que a noiva pague, desde que as madrinhas tenham condições, de verdade, para isso.

Priorize dar um tratamento igualitário a todas as madrinhas e, sempre viabilize, ajude, dê opções, simplifique os detalhes e pedidos, não deixe que se transformem num problema para suas madrinhas…e consequentemente, para você.

Dicas

A escolha de cores para as madrinhas deve acontecer após as mães dos noivos terem escolhido as suas cores de vestido, para que não coincidam. E, logo após o convite da madrinha, já avise sobre a possibilidade de padronização dos vestidos, evitando que a sua madrinha já tenha providenciado o traje quando ficar sabendo dos seus planos.

Não esqueça: Surgindo divergências ou problemas, nunca perca o foco: a amizade e amor das madrinhas são bem mais importantes e maiores que o visual bacana dos vestidos iguais!

O melhor jeito é o velho e conhecido diálogo! Conversar, conversar, conversar… Com cada madrinha em separado e, depois, para resolverem certinho, definirem os tons  ou o modelo do vestido, que se reúnam e já aproveitem a oportunidade para boas risadas…Essa é uma das delícias dos preparativos: Estar com as pessoas queridas, sonhando com o seu grande dia!

 

 

Veja também

  • 0

    Avaliação geral

  • Avaliação das leitoras: 0 Votos

Compartilhar

Sobre Flavia Infante

Flávia Infante, 45 anos, assessora e cerimonial de eventos. Casamento é sua paixão e por isso faz questão de dividir com as leitoras todas as suas experiências e detalhes vividos como profissional da área.

Você também poderá gostar de



13 comments on “Cuidados para a padronização do vestido das madrinhas

  1. Mayara Carolina
    26 de agosto de 2013 at 17:06

    Adorei o post!
    Os vestidos são todos muito lindos.
    Mas os modelo que mais me encantou, é o que as madrinhas da última foto estão usando.

  2. hilber Barros
    2 de setembro de 2013 at 2:53

    Gostei muito do texto, bem facil a leitura e bem esclarecedor. Acho que é proprio de quem gosta do que faz! Parabéns pelo assunto….

  3. Bruna
    28 de março de 2014 at 14:14

    Adorei … estava na duvida e já decidi todas do mesmo tom mas com modelos diferentes !!!

  4. eymi
    29 de março de 2014 at 0:25

    eu pedi que fossem de claro, longo e liso! enquanto as maes estarão de vestido estampado. será pela manha.

  5. MARIA LUCIA LIMA DA SILVA
    16 de maio de 2014 at 21:38

    CONCORDO

  6. marta
    24 de abril de 2015 at 21:21

    sou mae do noivo o casamento acontecera pela manha e as madrinhas da noiva irao de lilas e as madrinhas do noivo irao de rosa a mae da noiva vai de vinho e eu te pergunto que cor devo ir

    • Rubia Rocha
      16 de setembro de 2015 at 22:48

      Olá Marta, você perguntou para os noivos se você pode escolher a cor? Você poderia usar Vinho também para combinar com a mãe da noiva, ou então usar um tom que combine com o vestido das madrinhas (rosa envelhecido, roxo por exemplo.

  7. Simone Alves
    31 de maio de 2016 at 16:37

    Olá,

    Estou com uma dúvida eu quero padronizar as madrinhas,mas a cor que escolhi não tem nada a ver com a cor de minha decoração. Isso está errado.

    A cor para as madrinhas seria azul tifanny
    A cor da decoração amarelo, branco e dourado.

    • Rubia Rocha
      29 de junho de 2016 at 20:52

      Simone, é até melhor que você não combine os tons. Pode apostar na sua escolha!

  8. Vanessa
    11 de outubro de 2016 at 20:57

    Olá Rubia, tenho uma enorme dúvida, que está me tirando o sono…
    Me caso em março, num sítio, à noite. Escolhi para a decoração as cores laranja, amarelo e goiaba. Fica muito estranho se eu pedir para as madrinhas usarem vestidos na cor salmão ou coral? Você acha que elas vão ficar parecendo parte da decoração?

    • Rubia Rocha
      8 de novembro de 2016 at 12:00

      Vanessa, eu já vi muitos casamentos onde os vestidos das madrinhas combinavam com as cores da decoração.
      Na teoria isso não é indicado, mas na prática se usa muito e fica sempre bem legal =)

      Uma segunda sugestão seria você escolher 2 cores para os vestidos, para intercalar nas madrinhas, assim você deixa esse detalhe menos escancarado, caso isso esteja te incomodando.

  9. Debora
    16 de fevereiro de 2017 at 18:51

    Olá.. vou em um casamento em que as madrinhas vão usar a mesma cor do vestido (rosa) e descobri isso depois de já ter comprado meu vestido para o casamento, ou seja, comprei um vestido da mesma cor das madrinhas. Fica chato eu ir com o vestido?

    • Rubia Rocha
      21 de fevereiro de 2017 at 20:45

      Não Debora, as vezes não tem como uma convidada normal adivinhar a cor do vestido das madrinhas. Se você já comprou siga com o plano. Não tem problema nenhum! ;)
      A noiva também não pode ficar chateada. Combinar a cor do vestido não significa que as madrinhas tem exclusividade de cor. Fique tranquila.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Os campos obrigatórios estão marcados com *