Preparando um casamento na praia

Casamento na praia é uma opção muito legal para quem adoraria dizer o sim em um cenário natural. O local é um convite para usar e abusar do tema, e a decoração pode seguir para esse mesmo lado. No post de hoje, preparamos algumas dicas iniciais para você preparar o seu casamento na praia. Tome nota!

Tempo e Clima: verifique as condições climáticas do lugar, os meses de ventos mais fracos e menos possibilidade de chuva. Se for ao ar livre, painéis decorativos  que delimitem uma área para a cerimônia pode ajudar a controlar o vento e proteger os convidados. O calor atrai mais mosquitos, por isso as tochas e velas de citronela são essenciais

.Dave Robbins PhotographyRuth Eileen Photography
Como chegar: na alta temporada o trânsito tende a ser intenso, por isso oriente seus convidados com mapas e informações de onde é possível estacionar.

Convites: informe no convite que a cerimônia será  realizada “à beira mar” para que os convidados possam ir vestidos adequadamente. Já pensou suas madrinhas  de salto alto na areia? Nem pensar né?

Boutique do Convite

Conheça a linha completa de convites rústicos da Boutique do Convite – aqui. 

Look: por falar em salto alto, brilhos, tecidos pesados, salto alto não fazem parte da cena. Para casamentos realizados na praia, o ideal são tecidos leves e com caimento, até porque eles são mais fresquinhos e confortáveis. Para os pés o melhor são sandálias rasteirinhas ou até mesmo nada!  Coroa de flores e look estilo “boho” estão super em alta e são bem apropriados para casamentos na praia.

Número de convidados: Se você não mora na praia, e fará um destination wedding, um casamento para um número menor de convidados será bem mais fácil de planejar. Até porque você precisará pensar na acomodação dos seus convidados (em hotéis ou casas alugadas), se eles precisarem viajar até o local do casamento. A acomodação poderá ser por conta do convidados, mas ainda assim é importante chegar se a cidade (praia) que você irá casar tem estrutura para acomodar o número de convidados.

Orçamento: pense que o local da sua cerimônia precisa  estar de acordo com as possibilidades financeiras de seus convidados, pois eles precisarão se deslocar , uma praia pública  mais próxima  da maioria dos convidados será garantia de presença. Se seus convidados possuem um padrão de vida elevado, os Resorts são uma boa pedida, e a lua-de-mel pode ser por ali mesmo, prolongando o grande dia por dois ou três dias!

Decoração: a praia tem todo um contexto natural maravilhoso, por isso você deve seguir a risca as referências do tema “praia”, é claro! Abuse dos elementos marinhos como estrela e concha do mar, âncoras, barcos, materiais como sisal e  ráfia, as cores verde-água, azul, beges e castanho-claro.  O corredor dos noivos pode ser decorado com folhas e pétalas brancas, tochas, e flores.

ReproduçãoCasamento na praia Emily e Bruno / Fotos Além Fotografia

Hora do dia: o por do sol é o horário mais procurado pelos noivos, pois além de ser um presente de Deus, é a hora onde os banhistas estão retornando para suas casas, favorecendo a privacidade da cerimônia. A maré baixa permite um ambiente com menos ruído.

ReproduçãoAlém Fotografia

Cadeiras para os convidados: Se sua cerimônia for mais formal, prefira cadeira com pés altos, caso contrário os convidados poderão assistir tudo de pé mesmo, ainda assim reserve alguns lugares para mães com filhos pequenos e idosos descansarem.

Música: a praia tem muito ruído, por isso opte por instrumentos portáteis que emitam notas altas, mas que não sufoquem o barulho do mar, ficará lindíssimo a integração dos 2 sons.

Permissões : para realizar seu casamento com tranquilidade, verifique na secretaria do meio ambiente ou na prefeitura do local se é possível obter uma liberação ou licença para a cerimônia.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *