Casamento_Andressa17

O roteiro da celebração de casamento na Igreja Católica

Toda noiva está cansada de saber do passo a passo do casamento, escolher a data, procurar a Igreja, local da recepção,  decoração do ambiente, quantidade de doces, a música da valsa, etc , etc, etc, mas me conte, você sabe direitinho qual é o roteiro da missa de casamento? Resolvi  resumir o roteiro da celebração de um casamento católico em 5 partes.

1) Cortejo de entrada. Os convidados devem estar presentes antes de a noiva entrar porque, juntamente com o sacerdote eles representam a Igreja que recebe o casal para a bênção matrimonial.

O cortejo começa com a entrada dos casais de padrinhos, em seguida entram a mãe da noiva  com o pai do noivo,  logo depois entra o noivo acompanhado da mãe, seguido das daminhas e pajens e por último  a noiva com o pai.

#Dica: Para os noivos que tem os pais falecidos ou separados, clique aqui para ver outras alternativas, ou então aqui para ler o post “Com quem devo entrar na Igreja”.

A entrada da noiva é marcada pela marcha nupcial, embora hoje as músicas instrumentais das bandas favoritas dos noivos também sejam uma boa opção para os casais que gostam de se diferenciar e dar um toque mais pessoal  já no início da cerimônia.

Voltando à noiva…   Ela deve caminhar a passos lentos, coincidentes com os acordes que terminarão ao mesmo tempo de sua chegada ao altar.

Casamento.Murilo.Luana3

2) Liturgia. Os noivos ficam de pé frente ao sacerdote, ou de joelhos em um genuflexório geralmente adornado disposto frente ao altar.  O sacerdote dá início à parte litúrgica com palavras de boas vindas e enaltecimento do valor do matrimônio. Os padrinhos podem fazer a 1° e a 2° leitura, o sacerdote lê o evangelho e faz a prédica. Terminado o seu sermão, anuncia o ritual do casamento.

Casamento.Murilo.Luana5

Depois que os noivos pronunciam seu compromisso mútuo, o sacerdote solicita as alianças. Após colocadas as alianças, o padre convida os noivos a que se beijem como indicação do seu amor. Reinicia-se a liturgia da missa, com o credo e a oração universal.

3) Assinaturas e fotos. Terminada a missa, são assinados os papeis pelos noivos e pelos padrinhos, sobre o altar ou sobre uma mesinha disposta lateralmente, numa das pequenas naves laterais.

4) Cortejo de saída. Terminadas as fotos com os pais diante do altar, o noivo dá o braço esquerdo à noiva, e descem ao átrio, atravessando o templo rumo à porta principal. Logo  seguem os pais da noiva, os pais do noivo e os casais de padrinhos. Essa ordem também pode ser invertida, caso os noivos queiram fazer a chuva de arroz ou sparkles do lado de fora da Igreja.

Casamento.Ju.e.Pedro6
O roteiro da celebração de casamento na Igreja Católica

5) Recebendo os cumprimentos. Os convidados precisam de uma oportunidade para cumprimentar os recém-casados e estes, e seus familiares, precisam de uma oportunidade para agradecer a presença de todos na cerimônia. As alternativas para isso são:

(a) receber os cumprimentos na igreja, posicionando-se em uma “fila de cumprimentos” tanto os que receberão os cumprimentos quanto os que irão apresentá-los;
(b) receber os cumprimentos sem fila organizada, dentro ou fora da igreja, e isto vai melhor quando se abre mão do cortejo de saída;
(c) deixar para receber os cumprimentos e efetuar os agradecimentos na recepção.

Fonte: Cobra, Rubem Q. – Casamento religioso católico. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2003.

  • 4.3

    Avaliação geral

  • Avaliação das leitoras: 2 Votos

Compartilhar

Sobre Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Você também poderá gostar de

23 comments on “O roteiro da celebração de casamento na Igreja Católica

  1. palavras
    17 de julho de 2010 at 23:12

    Nossa…! que coisas lindas que tem aki nesse blog, esses cafés coloniais então, MARAVILHOSOS…com esse roteiro fica fácil…dá até vontade de casar…rrs
    Parabens pelo blog…
    um abraço

  2. Patrícia
    19 de julho de 2010 at 13:46

    Vou me casar em uma chácara, e a celebração será feita por um pastor/juiz de paz no gramado ao lado do salão principal.
    Gostaria de saber qual o ritual tradicional para este tipo de celebração.
    Desde já agradeço

  3. Alana
    21 de julho de 2010 at 11:56

    Obrigada pelas dicas. Gostaria de saber se vc tem um roteiro para a festa de casamento.
    em que momentos realizar, por exemplo: o brinde, a dança dos noivos, a hora do buque… Obrigada!

  4. Elizene alves marinho salles
    12 de março de 2011 at 14:45

    Já estou casada no civil e tenho um filho de 7 anos agora meu marido resolveu se casar no religioso no dia do seu aniversario. Eu quero uma coisa simples, como devo fazer o meu roteiro? Estou sem saber o que fazer…

  5. Aline Rosi Rodrigues
    15 de janeiro de 2014 at 13:12

    Olá, me tira uma dúvida. Você diz que no cortejo de saída saí-se primeiro os noivos, depois os pais e os padrinhos. Normalmente os noivos são os últimos a sair não são??? Veja na foto, quando os noivos saem todos já estão a espera com arroz, pétalas e etc.

    • Rubia Rocha
      26 de fevereiro de 2014 at 15:56

      Oi Aline, então sabe que sua pergunta me fez refletir! hehehe
      Depois que li o seu comentário percebi que já fui em vários casamentos em que os noivos saíram por último também.

      Acredito que isso tenha um motivo. Os noivos que querem chuva de arroz por exemplo, precisam sair por último, porque os pais e padrinhos tem que ficar posicionados formando um corredor.

      Já os noivos que contratam carro (antigo) esperando na porta da igreja, saem pro primeiro, para poder fazer as fotos na porta da Igreja.

      Acredito que isso seja mais uma questão de planejamento, de acordo com a preferência dos próprios noivos.

  6. Edênia Camelo
    15 de janeiro de 2014 at 14:05

    Como funciona o roteiro de celebração de casamento ecumênico?

  7. cristina kaline
    15 de janeiro de 2014 at 15:43

    Adoreiiiiiiii já sou casada so no civil mas quero casar na minha igreja(religião)temos dois filhos e quero que eles participem,se vc pder abordar esse tema em uma prox oportunidade eu agradeço(é uma casal lindo ela tem 4 aninhos e ele 2)vou espera ele crescer mais um pouco…..bjão

  8. Carolina Manna Barbosa
    15 de janeiro de 2014 at 16:34

    Rubia, eu gostaria apenas de acrescentar uma informação. Eu sou católica (praticante) e conversando com pessoas da igreja, inclusive um sacerdote, tomei conhecimento que a forma tradicional para o cortejo de entrada inicia-se com o noivo. O noivo fica como anfitrião para receber os convidados, que são os padrinhos, e depois a noiva. Essa é a forma tradicional! Com o passar dos anos fizeram a adaptação para que os padrinhos entrem primeiro e possam ver a entrada dos “personagens principais”, o noivo e a noiva. A entrada dos padrinhos antes do noivo tornou-se tão comum que hoje, quando as pessoas vão a uma cerimônia de casamento no modelo tradicional, acham que teve um erro do cerimonial, mas não é verdade! Então, os dois modelos estão corretos e fica a critério dos noivos escolher! Beijosss

  9. Marcelle
    15 de janeiro de 2014 at 16:47

    Como informação, o ritual de matrimônio não se chama Missa.
    O ritual de matrimônio é bem mais curto, não tem a consagração do Pão, e só há comunhão quando os noivos pedem.
    Há possibilidade de ter o ritual do matrimônio dentro da missa, mas para isso precisa ser acertado com o padre que fará a celebração, pois ela será mais extensa.

  10. Laura Lourenço
    15 de janeiro de 2014 at 17:51

    Rubia Rocha, adoro as suas dicas de casamento! Eu gostaria que desse dicas de casamento quando não há vesta a penas o casamento no civil e religioso.
    Um abraço e parabéns pelo seu trabalho…

  11. Laura Thaís
    15 de janeiro de 2014 at 18:32

    Rubia Rocha, adoro as suas dicas de casamento! Vou me casar este ano, mas pretendo fazer um casamento simples sem festa, apenas o casamento no civil e no religioso. Mas gostaria de fazer algo diferente e delicado, será que você poderia me dar alguma sugestão?
    Um abraço e parabéns pelo seu trabalho…

  12. Cristiane
    18 de janeiro de 2014 at 4:46

    As entradas e a parte Liturgica depende muito de cada cidade, e bacana cada casal de noivinhos ficarem atentos nas normas de cada Igreja para ter a certeza de que tudo que querem sera permitido, saber que a tão sonhada escolta das alianças com o violino ou a linda entrada com os clarins entrando no corredor do cerimonial chamando a atenção de todos “o grande momento chegou” que e a entrada da noiva ser proibido.Sou a Cris moro em Mogi das Cruzes SP.

  13. Jordana
    12 de fevereiro de 2014 at 19:52

    Queria uma entrada bem legal pro meu casamento,pq nós não podemos casar na igreja,então temos que improvisar tudo no salão da festa

  14. ana paulac
    30 de março de 2014 at 15:13

    eu vou casar e gostaria de saber em qual momento posso colocar a entrada da nossa senhora de aparecida

    • Rubia Rocha
      25 de junho de 2014 at 21:13

      Ana, ela pode entrar com uma criança, junto com as alianças…

  15. Vivian cartao de credito bradesco
    21 de abril de 2014 at 17:40

    Cara, eu definitivamente amo esse editorial, eh tao valioso, portanto, estou indo definitivamente salvar. Eu tenho que dizer que o material desse artigo eh muito excepcional! Ninguem faz isso a investigacao assim esses dias n eh ? Tiremos o chapeu para voce! So mais uma sugestao… pode colocar um tradutor para o seu publico do mundo todo …

    • Rubia Rocha
      20 de maio de 2014 at 16:04

      Obrigada pela dica Vivian =)))
      Fico mega feliz que tenha sido útil

  16. Jéssica
    30 de maio de 2014 at 13:43

    Obrigada pelo esclarecimento.
    Achei lindo, que você colocou a sequência da missa, após o ato matrimonial, pois as pessoas costumam eliminar essa parte para não ficar “longo e cansativo”, deixando de lado o real sentido da celebração Eucarística.
    Parabéns pelo seu trabalho.

  17. Aline Xavier
    20 de junho de 2015 at 14:36

    Ótimas dicas Rubia!

    No nosso blog a gente disponibilizou um Wedding Planer pra download, pra ajudar as noivinhas a organizarem tim tim por tim tim, inclusive cerimônia religiosa! :)

    Vai desde a lista de convidados, a fornecedores, organização financeira, música, entre muitos outros detalhes! :) Segue o link: http://goo.gl/LXVKB9

    Beijo!
    Aline Xavier​
    5KMiles​.com.br

  18. Patrícia
    27 de agosto de 2015 at 12:21

    Muito bom… só corrigindo uma coisa, não existe missa de casamento… ritual de casamento não é missa… pode sim um casamento ser celebrado dentro de uma missa, mas ritual de casamento não é missa. Bjs

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Os campos obrigatórios estão marcados com *