Saiba como calcular a quantidade de bebida para sua festa

como-calcular-as-bebidas-da-festa-de-casamento

O que levar em conta no cálculo da bebida?

Vários fatores podem influenciar na quantidade de bebida necessária para o seu evento, dentre eles a duração da festa, o horário, a quantidade de convidados e até o endereço do local do evento. Por isso, não tente adivinhar qual a quantidade necessária para atender a todos antes de ter essas informações em mãos.

Quanto maior o tempo de duração da festa, mais as pessoas vão beber. Em festas que acontecem durante o dia o consumo de bebidas também tende a ser maior, devido às temperaturas mais quentes.

Se o local do evento é afastado e os convidados precisam pegar a estrada para chegar e também para voltar embora, o consumo de bebidas alcoólicas cai consideravelmente. Afinal, ainda que haja um ou outro desajuizado, são poucos os que arriscam beber e dirigir.

Outro fator que influencia no cálculo é a idade dos convidados. Jovens tendem a consumir mais bebidas do que os mais velhos e crianças bebem pouco, portanto, quanto mais informações sobre o público que estará presente, mais preciso será esse cálculo.

Como calcular a quantidade de bebidas sem álcool?

As bebidas sem álcool devem estar sempre presentes em maior quantidade, pois, o número de pessoas que as consome costuma ser maior. Veja a seguir o cálculo para refrigerantes e sucos e também água (com gás ou sem gás).

Refrigerantes e sucos

Em dias quentes, 1 litro por pessoa adulta é o ideal, no caso das crianças de até 10 anos, calcule 500 ml para cada uma. Se o evento não for acontecer no verão, 600 ml de refrigerante por pessoa é o suficiente.

Outro detalhe importante é a escolha dos sabores dos refrigerantes, a sugestão aqui é considerar a proporção de 70% de coca-cola, 30% de refrigerantes de limão e o restante de refrigerantes zero açúcar de sabores variados.

Água

Para o cálculo da quantidade de água (com gás ou sem gás), considere 1 garrafa de 500 ml por pessoa em qualquer estação do ano.

Como calcular a quantidade de bebidas alcoólicas?

Depois do cálculo de bebidas sem álcool é hora de aprender a calcular a quantidade de bebidas alcoólicas necessárias para atender aos seus convidados durante todo o evento. Veja a seguir uma tabela de sugestões considerando coquetéis de frutas, cervejas, champanhe ou espumante, whisky e gin.

Coquetel de frutas com álcool

Esse tipo de coquetel costuma ser servido na recepção dos convidados, logo no início da festa, em taças pequenas e, por isso, a quantidade necessária é pouca. O cálculo é de 2 litros para cada 20 convidados.

Cerveja

Podemos chamar a cerveja de “refrigerante dos adultos”, pois, entre todas as bebidas alcoólicas, essa é a mais consumida e a que deve estar presente em maior quantidade. Se a cerveja da festa for servida em latas de 300 ml, calcule 4 unidades por pessoa. Mas se for servida em garrafas de 600 ml, calcule 2 por pessoa.

Há também quem prefira optar pelo barril de chope, a fim de evitar desperdício. Se for o caso do seu evento, considere de 1,5 litros a 2 litros por pessoa, pois, devido ao seu sabor mais leve, as pessoas tendem a consumir um pouco mais.

Champanhe ou espumante

Se em algum momento da festa estiver planejado a abertura de champanhe ou espumante para um brinde, 1 garrafa a cada 6 pessoas é mais do que suficiente.

Whisky

Bebidas destiladas como o whisky são consumidas com um pouco mais de moderação, sobretudo devido ao seu alto teor alcoólico. Portanto, calcule aqui 1 garrafa para cada 10 convidados.

Gin

O Gin também é uma bebida destilada e segue a mesma lógica do Whisky. Portanto, 1 garrafa para cada 10 convidados pode ser suficiente – isso se for servido puro. Se o gin for servido no preparo de coquetéis como Gin Tônica, Cosmopolitan e Dry Martini, considere 3 a 4 doses por pessoa.

Gostou das dicas? Lembre-se de providenciar o copo ideal para servir cada tipo de bebida, isso fará toda a diferença na experiência dos seus convidados. Além disso, se o evento for acontecer em uma estação mais quente como o verão ou a primavera, opte por comprar gin cítrico, isso dará um toque especial aos coquetéis que levam o destilado como principal ingrediente.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *