Verdades e mitos sobre as tulipas

As estações do ano são fundamentais para definir os tipos de flores que encontramos nas ruas e para cultivo. Com a chegada do outono, as temperaturas caem e algumas flores de verão como helicônias e antúrios saem do foco e dão lugar às flores com hábitos mais invernais, como as tulipas. De acordo com a Flor do Dia Design Floral, as tulipas são flores muito procuradas e fáceis de encontrar neste período.

“Elas são ótimas opções para um presente e, contrariando o que muita gente pensa, não são caras. Nos meses de maio e junho, quando a procura por flores é alta em razão do dia das mães e do dia dos namorados, o preço delas chega a ficar mais em conta do que o de rosas, por exemplo”, explica Carolina Botto de Lacerda, proprietária da Flor do Dia.

As tulipas podem ser encontradas em uma ampla cartela de cores, que vai do branco ao vermelho, do amarelo ao roxo. Uma curiosidade é que as tulipas plantadas em vaso duram basicamente o mesmo tempo que as de corte, utilizadas em buquês

Tulipas

Os cuidados com as tulipas são: uma pequena dose de sol e água sempre que a terra não estiver úmida (no caso da flor em vaso). A diferença é que essas flores gostam de água gelada. “Também pode colocar pedras de gelo na hora de regar. Esse processo diminui o calor e faz com que as tulipas durem mais”, aconselha Carolina.

Luxo na decoração

Quando o assunto é decoração, as tulipas trazem muito luxo. Segundo Rafael Botto de Lacerda, designer da Flor do Dia, as noivas que gostam de uma decoração mais clássica e luxuosa, devem optar pelas tulipas.

“Elas nunca saem de moda e dão um tom muito chique para o evento”, conta. Como possui uma grande cartela de cores, para os eventos noturnos as de tom avermelhado são as preferidas. “Já para casamentos diurnos as tulipas de cores mais vibrantes como laranja, amarela, pink e roxa, ficam ótimas”, completa Rafael.

Por serem flores de outono, as decorações com tulipas são muito comuns nos casamentos em maio, o mês das noivas.

Rafael também explica que por terem haste flexível, as tulipas podem ser moldadas e trazem movimento e leveza aos arranjos. “Elas podem vir acompanhadas de outros tipos de flores no arranjo, como rosas, e também sozinhas, já que causam bastante impacto”, opina o designer floral.

Tulipas_decoracao_casamento2

Tulipas_decoracao_casamento3

Tulipas_decoracao_casamento4

Tulipas_decoracao_casamento5

Tulipas_decoracao_casamento6

Tulipas_decoracao_casamento7

Tulipas_decoracao_casamento8Imagens

Um pouco de história

Muita gente pensa que as tulipas são originárias da Holanda, porém, a maioria das referências conta que na verdade as tulipas são turcas. Elas teriam sido levadas à Holanda por volta de 1560. O nome da flor foi inspirado na palavra “tulipan” que significa “turbante” (o formato da tulipa lembra mesmo um turbante).

Hoje a Holanda é conhecida por suas tulipas e outras flores, sendo chamada de “floricultura do mundo”. As flores são cultivadas em grandes e coloridos campos, e há vários festivais de tulipas em todo o país na primavera.

 

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *