5 noivas famosas para você se inspirar

noivas famosas foto 6

O vestido de noiva é o maior símbolo do casamento. Essa peça tão importante para a cerimônia, no entanto, nem sempre teve o estilo que conhecemos hoje em dia.

Na Idade Média, por exemplo, as noivas usavam vestidos pomposos e de cores fortes, para demonstrar a riqueza de suas famílias.

A origem do vestido branco é incerta, mas os historiadores sabem que Maria da Escócia usou essa roupa para homenagear o brasão da família de sua mãe.

Maria de Médici, a rainha-mãe da França do século XVII, usou branco em seu casamento porque era contra as vestimentas pretas da Igreja Católica.

Mas a maior associação histórica ao vestido branco fica por conta da Rainha Vitória, uma das primeiras mulheres da nobreza britânica a se casar por amor. Por causa disso, o traje ganhou uma noção mais romântica e muita força na Era Vitoriana.

Desde então, inúmeras noivas icônicas já cruzaram o altar com vestidos e acessórios que entraram para a história.

1 – Grace Kelly

Grace Kelly viveu uma vida digna dos filmes que estrelava.

No começo dos anos 1950, já era conhecida em todo o mundo como uma das melhores atrizes da atualidade, vencendo diversos prêmios importantes da indústria do cinema, como o Globo de Ouro, BAFTA e Oscar.

Em 1955, conheceu Rainier III, o Príncipe de Mônaco, no Festival de Cannes. Depois de um ano de relacionamento, o casal se uniu oficialmente em uma celebração elaboradamente luxuosa.

Após a união legal na Riviera Francesa, Grace se tornou a Princesa de Mônaco no dia 19 de abril de 1956, na Catedral de São Nicolau – que estava completamente tomada de lírios brancos e lírios-do-vale.

Sua roupa era uma atração à parte. O modelo de gola alta, mangas compridas de renda e cauda de 3 metros foi desenhado por Helen Rose, que também havia criado o vestido de casamento da atriz Elizabeth Taylor.

Para o estilista Oscar de la Renta, “Grace Kelly deu um novo significado à palavra ‘ícone’” no dia de seu casamento.

noivas famosas

2 – Priyanka Chopra

Em 2018, a atriz Priyanka Chopra fez duas cerimônias: uma hindu e uma cristã, para honrar suas raízes indianas e a cultura ocidental do marido, o cantor Nick Jonas.

Para o casamento cristão, escolheu um belíssimo vestido justo e rendado da Ralph Lauren, bordado com mais de 2 milhões de lantejoulas e finalizado com uma impressionante cauda de 22 metros.

Na cerimônia hindu, usou um lehenga (traje tradicional indiano) vermelho exclusivo, assinado pelo designer Sabyasachi Mukherji. O vestido foi feito por uma equipe de 100 pessoas e demorou mais de 3,720 horas para ficar pronto.

Ela também usou todos os acessórios de uma noiva indiana, como tornozeleiras, braceletes, brincos, maang tikka (adorno para a testa), colares e argolas no nariz – tudo em dourado.

3 – Solange Knowles

A cantora e atriz Solange Knowles – irmã mais nova de Beyoncé – fugiu do tradicional e usou roupas bem diferentes para o seu casamento com o diretor Alan Ferguson em 2014.

Como o casamento foi dividido em diferentes eventos e atividades, Solange usou seis looks para cada um – incluindo um macacão enquanto ia de bicicleta até o local da cerimônia, em Nova Orleans –, mas o traje que mais chamou atenção foi a da foto oficial do casamento, divulgada exclusivamente pela Vogue.

A noiva deixou todos de boca aberta ao exibir o incrível vestido marfim minimalista, com uma capa sobre os ombros que se abria em um círculo ao seu redor. O designer responsável foi Humberto Leon, que criou a peça para a grife francesa Kenzo.

O cabelo black power junto com o batom vermelho e os enormes braceletes dourados deram um ar de super heroína à Solange, que parecia uma versão moderna e ainda mais descolada da Mulher-Maravilha.

4 – Princesa Diana

Talvez o mais conhecido do mundo, o vestido que a Princesa Diana usou em seu casamento com o Príncipe Charles, em 1981, foi feito com tafetá, renda, mangas bufantes, pérolas, lantejoulas, 140 metros de tule e uma cauda de mais de 7,5 metros.

Desenhado por David e Elizabeth Emanuel, o vestido rapidamente se tornou um objeto de desejo de noivas globo afora. Pouco tempo depois da exibição da cerimônia na TV para o mundo todo, muitas lojas especializadas começaram a fazer cópias do modelo.

Os acessórios e joias também fizeram o traje de Diana se tornar memorável. Na cabeça, usou a Tiara Spencer, feita exclusivamente para sua família em 1936. A peça tem um desenho floral e é incrustada de diamantes.

O imponente anel de noivado azul também chamou atenção, embora não tenha caído nas graças da família real. A aliança confeccionada em ouro branco, 14 pedras de diamante e uma safira solitária pertencia ao catálogo da Casa Garrard.

Por mais que a Garrard fosse a joalheria oficial da realeza britânica há mais de 100 anos, o anel poderia ter sido usado por qualquer pessoa que tivesse 47 mil libras para comprá-lo.

Isso desagradou porque a nobreza não gostava da ideia de que plebeus pudessem ter acesso às mesmas joias que eles, ainda mais em um momento tão importante como aquele.

5 – Serena Williams

Para se casar com o empresário Alexis Ohanian, a tenista Serena Williams usou três vestidos de noiva – para a cerimônia, primeira dança do casal e festa.

O primeiro foi um tomara que caia da Alexander McQueen no estilo princesa, com o busto bem acinturado e uma saia volumosa. Para completar, carregou rosas brancas e usou brincos e pulseiras prateadas.

O segundo foi um Versace bordado e cheio de plumas. Donatella Versace, vice-presidente da casa de luxo, disse que sua equipe trabalhou no vestido por 1,500 horas.

O terceiro vestido era uma versão mais curta do anterior, justo no busto e aberto na saia. Acenando para seu talento esportivo, ela completou o look com um tênis Nike coberto de pedras brilhantes.

Dinâmicas, polêmicas, ousadas e até inusitadas, o fato é que essas peças romperam padrões e ditaram novos comportamentos na nossa sociedade. Todas ainda usavam peças exuberantes acessórios como anéis de ouro, brincos de prata e tiaras de diamantes que deixavam os seus looks ainda mais marcantes.

Talvez você não tenha a conta bancária dessas modelos, mas com certeza os seus looks poderão te ajudar a montar o vestido perfeito para o dia mais importante da sua vida. Em tempos de pouca grana, é hora de inovar!

Fotos: Reprodução

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *