6 tendências de casamento para 2023

O pós-pandemia é o momento de celebrar o amor, afinal, apenas em 2022 o número de casamentos cresceu 17,5% no Brasil, de acordo com a plataforma iCasei. Com a celebração da união em alta entre os casais, separei 6 tendências de festa de casamento para 2023:

Flores, flores e mais flores

As flores estão em alta nas decorações de festas de casamento e continuarão como forte tendência em 2023. Seja em arranjos suspensos ou em decorações aéreas, as instalações florais marcarão presença nas cerimônias e recepções nupciais. O grande trunfo da decoração que traz o floral como centro é a gama de possibilidades que pode ser criada com as cores, formatos e aromas.

Com o floral é possível construir uma estética moderna, romântica, minimalista ou rústica. As flores são altamente democráticas e capazes de criar um ambiente alegre e acolhedor.

Mini wedding

A pandemia nos trouxe algumas mudanças de comportamento, o que impulsiona tendências, como é o caso dos mini weddings. A busca por uma cerimônia mais intimista que proporcione aos noivos uma vivência e contato mais próximo com os convidados está em alta.

Essa tendência também abraça os casais que têm um perfil mais reservado e não se identifica com festas grandiosas e muito cheias. Outro benefício do mini wedding é a possibilidade de personalização das experiências gastronômicas e de entretenimento.

Johansson Correia

Casamentos em dias de semana

Outra tendência impulsionada pelo pós-pandemia é a realização de cerimônias nos dias de semana. Devido ao alto número de remarcações, os noivos enfrentaram uma escassez de datas aos finais de semana, o que impôs a escolha por um dia de semana.

Durante décadas, os noivos sentiam-se inseguros em escolher um dia da semana para a celebração da união por acreditarem que grande parte dos convidados não compareceriam à festa, o que não é verdade!

Casar em meio a semana tem suas vantagens, afinal, o casal sente-se livre para escolher uma data marcante na própria história e permite que o casal e os convidados tenham o final de semana para descansar e recarregar as energias.

Algumas tradições são quebradas, isso faz parte e é interessante!

Ao longo dos últimos anos algumas tradições das celebrações de casamento vem sendo quebradas e esse é um movimento muito interessante. Acredite se quiser, mas a hegemonia do vestido de noiva está por um fio. Os ternos e macacões para noivas estão fazendo muito sucesso fora do Brasil e a tendência já começou a dar as caras por aqui.

Outra tradição que está sendo quebrada pelos noivos é aquela de só se encontrarem no altar. Alguns fazem questão de que esse momento do encontro seja um momento mais reservado e optam pelo encontro antes da cerimônia. Sabe uma tradição que não é quebrada? A emoção. Independente das escolhas dos casais, a emoção está sempre no centro da celebração!

first look

first look

first look

Cores

Nos últimos anos acompanhamos a tendência da escolha dos noivos por uma paleta de cores a ser seguida pelos padrinhos, madrinhas, damas e pajens. Em 2023, a tendência que estará em evidência é pela escolha dos tons mais neutros tanto para a vestimenta quanto para a decoração do espaço. A WGSN e Coloro relataram que ‘Digital Lavender’ será a cor de 2023, que está completamente de acordo com a tendência de cores mais calmas e menos intensas para a temporada de casamentos que virão em 2023.

Sabores

A gastronomia puxa uma das principais tendências para 2023, afinal há um aumento relativo à procura de um cardápio que oferece diversidade de cores e sabores. Os casais querem que seus convidados se surpreendam enquanto comem.

Essa tendência pode ser impulsionada pelo boom dos reality shows de gastronomia e o crescimento de restaurantes que estão focados na experiência de seus clientes para além da entrega de um simples prato. Os chefs ganham destaque e seus preparos vão se tornar parte do show da festa de casamento.

Uma tendência atemporal para as celebrações de casamentos é o amor. Este nunca sai de moda!
*Vânia Martins Figueira é especialista em eventos sociais e sócia diretora do Recanto dos Sonhos

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *