7 erros que devemos evitar para manter a pele jovem

Ter uma pele jovem é um sonho para a grande maioria das pessoas, pois à medida que envelhecemos, a nossa pele perde elasticidade e firmeza. Mas, essas mudanças podem acontecer mais cedo por conta de um envelhecimento precoce. De acordo com a Associação da Academia Americana de Dermatologia, existem duas causas de envelhecimento da pele.

“O fator intrínseco, que se refere a fatores genéticos e bioquímicos, bem como aos efeitos das alterações hormonais durante a vida. E o extrínseco, que são as agressões externas, como poluição ou raios UV e hábitos de vida, entre eles, fumar ou consumir muito açúcar”, coloca Laura Chacon-Garbato esteticista licenciada e diretora de Treinamento e Educação Mundial de Produtos Nutricionais da Herbalife.

Os fatores extrínsecos são aqueles que conseguimos controlar ​​para manter a pele com boa aparência à medida que envelhecemos. Por isso, aqui estão sete pontos sobre os quais podemos atuar para evitar que esse processo se acelere:

1. Não confie apenas na maquiagem como protetor solar

Hoje é fácil encontrar produtos para make que ofereça algum fator de proteção solar (FPS), mas nem sempre eles têm amplo espectro de proteção. Isso significa que eles até protegem contra os raios UVB, que causam a vermelhidão na pele e as queimaduras solares, mas não dos raios UVA, que geram as rugas e as manchas na pele.

Acontece que os raios UVA representam até 95% da radiação que atinge a superfície do planeta, segundo a Skin Cancer Foundation, e atuam com a mesma intensidade durante o dia, além de penetrar as nuvens, a neblina e o vidro. O que fazer: antes da maquiagem, aplique um protetor solar com FPS de amplo espectro.

Quer aprender os fundamentos da beleza limpa e natural para rosto, corpo e cabelo, fazendo seus próprios cosméticos caseiros de forma simples, rápida e segura, gastando até 5X menos do que gastaria comprando produtos prontos. Clique aqui e saiba mais.

2. Evite o uso de sabonetes

Sabões em barra comuns costumam conter ingredientes que removem os óleos naturais da pele (álcool, fragrância e sulfatos) e a desidratam. Quando ela se torna seca, sua barreira de proteção fica enfraquecida e não consegue proteger contra agentes irritantes como poluição, vírus e bactérias. Além de acentuar as rugas.

O que fazer:

Opte por usar um produto sem sulfato que limpe e tenha ação hidratante e, em seguida, aplique um creme que contenha antioxidantes como vitaminas A, C e E.

3. Não economize nas horas de descanso

Quando o corpo descansa, ele se renova. O sono ajuda na regeneração das células da pele, aumenta a produção de colágeno e dá à pele uma pausa do estresse ambiental (raios UV, poluição, etc.). Um estudo conduzido pelo Departamento de Dermatologia do UH Cleveland Medical Center descobriu que o sono cronicamente ruim está associado a sinais aumentados de envelhecimento intrínseco, diminuição da função de barreira da pele e da satisfação com a aparência.

O que fazer:

• Durma de 6 a 8 horas todas as noites e procure ter uma boa higiene do sono.
• Levante-se e deite-se na mesma hora todos os dias.
• Certifique-se de que o quarto esteja escuro e silencioso para dormir.
• Evite telas eletrônicas antes de se deitar.

4. Não esfregue os olhos constantemente

A pele ao redor dos olhos é muito delicada, por isso, o ato de esfregá-los pode causar rugas, linhas finas e olheiras. Pessoas que sofrem de doenças de pele, como eczema, dermatite atópica ou alergias, devem ter mais atenção já que tendem a esfregar os olhos com frequência. O que fazer: Consulte um alergista ou dermatologista para descartar quaisquer condições subjacentes que a fricção dos olhos possa causar. Busque um profissional para ter o diagnóstico e o tratamento corretos.

5. Não torne o estresse crônico algo normal

De acordo com a Harvard Health, o estresse pode ter um efeito negativo no bem-estar geral da pele e até gerar condições graves, como psoríase, eczema, acne e queda de cabelo. O estresse crônico, ligado à produção excessiva de cortisol, também pode acelerar o processo de envelhecimento, aumentando a inflamação e a superprodução de radicais livres que danificam a pele.

O que fazer: Realize mudanças no estilo de vida para reduzir o estresse.

Por exemplo:
• Tenha uma alimentação balanceada.
• Exercite-se regularmente.
• Durma o suficiente.
• Procure meditar.

6. Não use canudos

Franzir os lábios repetidamente contribui para a formação de linhas ao redor da boca. Quando se usa canudo, ativam-se os músculos ao redor dos lábios. O que fazer: Evite usar um canudo, afinal, essa decisão também contribui para o meio ambiente, ao reduzir os plásticos descartáveis.

7. Não se esqueça dos óculos de sol

A maioria das pessoas usa óculos escuros para reduzir o brilho da luz solar, no entanto, eles deveriam ser usados ​​todos os dias, mesmo em dias nublados ou frios!

Isso porque os óculos protegem os olhos contra os raios UV que podem danificar as pálpebras, o cristalino, a retina e a córnea. Além disso, seus danos induzem ao ressecamento, às rugas, aos sulcos acentuados na pele, à flacidez, à perda de elastina e às manchas. O que fazer:

Use óculos de sol de qualidade que ofereçam 100% de proteção UVA e UVB o ano todo.

7 coisas que envelhecem a pele / como manter a pele jovem

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *